Baixe em PDF
Baixe em PDF
O formato de vídeo MP4 é um dos mais utilizados e compatíveis com dispositivos, televisões e computadores hoje em dia. Saber como converter vídeos para essa extensão facilita com que sejam reproduzidos em qualquer dispositivo. Existem várias maneiras de fazer com que um arquivo de vídeo se torne um MP4 (e não é preciso pagar nada).
Passos
-
Copie o URL do vídeo (na barra de endereços) abrindo-o no YouTube.
- Esse método também funciona para diversos outros sites de streaming grátis de vídeos, mas não para serviços como Netflix ou Looke.
-
Entre em um site de download de vídeos do YouTube. Existem diversos endereços que realizarão o download de vídeos do YouTube, como o KeepVid, o Savefrom e o ClipConverter .
-
Cole o endereço do vídeo no campo designado para receber o URL, e clique em “Continuar” ou “Donwload”.
-
Na opção “Formato do Vídeo” ou “Extensão do Vídeo”, escolha “MP4" entre as várias alternativas.
-
Defina a qualidade do arquivo que será baixado. “720p” e 1080p” são as melhores; para a segunda opção, será preciso obter as faixas de vídeo e áudio separadamente, enquanto a primeira já terá ambos.
-
Espere pelo fim do download do vídeo. A velocidade dependerá da qualidade, do comprimento e da velocidade da conexão.
- Caso tenha obtido a versão 720p ou uma de menor qualidade, nada mais precisará ser feito; na 1080p, será preciso juntar o áudio e o vídeo. Continue lendo para saber como fazer isso.
-
Baixe o arquivo de áudio (apenas 1080p). Também será preciso obter o “MP3” para o vídeo; é o arquivo de áudio separado e que será mixado ao vídeo.
-
Faça o download e instale o ffmpeg (apenas no 1080p). O ffmpeg é uma ferramenta de linha de comando que permite a junção de áudio e vídeo para o arquivo de qualidade 1080p. Os Passos a seguir o ajudarão na instalação e do ffmpeg e na mixagem dos itens; como o ffmpeg é um pouco complicado de ser usado, leia esse guia se precisar de maiores detalhes.
- Entre aqui para baixar os arquivos do ffmpeg, que funciona em todos os sistemas operacionais;
- Extraia-os para a pasta ffmpeg no disco rígido “C:”;
- Pressione as teclas ⊞ Win + Pause e clique em “Configurações Avançadas do Sistema”. Escolha Variáveis de ambiente... ;
- Encontre “Path” (Caminho) em “Variáveis de Sistema”; clique sobre a opção e selecione Editar... ;
- Adicione ;c:\ffmpeg\bin ao fim da linha “Valor da variável” e clique em OK . A instalação do ffmpeg estará concluída no Windows.
-
Combine os arquivos de áudio e vídeo através do "Prompt de Comando". Coloque ambos na pasta “Usuário”.
- Pressione ⊞ Win + R e digite cmd para abrir o Prompt de Comando, que iniciará na pasta “Usuário”. Digite {{kbd|cd X:\caminho\para\arquivos (substituindo “caminho para arquivos” pelas pastas no caminho até o áudio e o vídeo) para abrir um diretório diferente, se necessário.
- Digite ffmpeg -i ArquivoÁudio .mp3 -i ArquivoVídeo .mp4 -acodec copy -vcodec copy ArquivoSaída .mp4 e pressione ↵ Enter . Substitua “ArquivoÁudio”, “ArquivoVídeo” e “ArquivoSaída” pelos respectivos nomes de cada item (você pode dar o nome que desejar ao arquivo de saída). O vídeo e o áudio serão combinados, resultando em um arquivo de vídeo na mesma pasta; esse procedimento pode durar alguns minutos.
Publicidade
-
Baixe e instale o Handbrake, um programa gratuito e de código aberto de conversão de vídeos que funciona em qualquer sistema operacional. Obtenha-o aqui para converter praticamente qualquer extensão para MP4.
-
Use o Handbrake para abrir o arquivo de vídeo. Abra-o e clique em “Source” (Fonte) e depois em “File” (Arquivo); procure pelo arquivo de vídeo desejado.
-
À direita, no painel “Presets” (Configurações Predefinidas), escolha "Normal", dentro da subseção “Legacy”. Essa configuração de conversão funcionara praticamente em qualquer computador.
- Na lista “Devices” (Dispositivos), é possível otimizar a conversão para um aparelho específico, como um Playstation 4 ou o Chromecast.
-
Clique em "Browse" (Pesquisar) para definir o nome e a localização do arquivo resultante. É preciso dar um nome e escolher um local para salvá-lo antes de iniciar a conversão; opte por uma pasta de fácil acesso.
- No menu “Save as type” (“Salvar como extensão”), verifique se está definido como “MP4”.
-
Clique em "Add to Queue" (“Adicionar à fila) e escolha "Start" (Iniciar). O Handbrake começará a converter o vídeo para o formato MP4, um processo que pode demorar alguns minutos ou várias horas. Tudo depende da qualidade escolhida e do tamanho do vídeo. [1] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Baixe e instale o VLC Player, um reprodutor de vídeos de código aberto e gratuito, que reproduz qualquer formato. Além disso, ele converte arquivos de vídeo para MP4; obtenha-o aqui para qualquer sistema operacional.
-
Clique no menu “Mídia” e depois em “Converter/Salvar” para abrir a ferramenta de conversão.
-
Selecione a opção . Adicionar... e escolha o vídeo; ele pode ser de praticamente qualquer formato. Clique em Converter/Salvar após selecionar todos os itens.
-
Escolha a opção "Vídeo – H.264 + MP3 (MP4)" no menu “Perfil”. Isso faz com que o VLC saiba que o vídeo precisa sair com a extensão “MP4”; se quiser, arrume as configurações clicando em “Preferências”, mas a maioria dos usuário deverá deixá-las como estão.
-
Clique em . Pesquisar... e salve o arquivo de saída, que é o já convertido e pronto. Dê um nome que facilitará o reconhecimento dele.
-
Selecione o botão . Iniciar e espere. O processo de conversão demorará de acordo com a duração do vídeo original, já que o VLC o reproduz e “regrava-o” como MP4. [2] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Esteja ciente das limitações dos sites de conversão. Primeiramente, será preciso fazer o upload do vídeo; mesmo se o endereço não possuir um limite de tamanho do arquivo (e muitos possuem), o próprio processo de envio poderá levar horas. Se o vídeo em questão for bem longo, tente usar o Handbrake ou o VLC .
-
Alguns dos sites de conversão de arquivos de vídeo mais conhecidos são:
-
Faça o upload do arquivo de vídeo. Clique no botão correspondente à seleção de um arquivo no computador (geralmente, o “Browse” ou “Pesquisar); alguns serviços dão a opção de utilizar itens armazenados no Dropbox ou no Google Drive.
- O envio do vídeo pode demorar bastante tempo.
-
Defina o formato de saída. Grande parte dos endereços de conversão permitem que o usuário escolha a extensão do vídeo convertido; nesse caso, opte por “MP4”.
-
Espere pela conclusão do processo. Após realizar o upload do arquivo, espere até que ele seja convertido; o tempo exato para que isso ocorra varia de acordo com o site. Além disso, o tamanho do vídeo interfere no tempo de conversão. Ao final do processo, um link de download será exibido (ou enviado a seu e-mail) para que possa obter o arquivo convertido.Publicidade
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 55 680 vezes.
Publicidade