PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Obter a bicicleta mais leve possível é o objetivo de ciclistas ao redor do mundo, e a lógica por trás dela parece óbvia. A maioria das pessoas acredita que uma bike mais leve significa maior velocidade e maior facilidade para subir morros sem o peso extra. No entanto, vários estudos mostraram que diminuir 450 g economiza apenas alguns segundos no máximo durante as subidas. Ainda assim, tal diferença pode importar nas corridas disputadas e em bike tours de longa distância.

Método 1
Método 1 de 2:

Substituindo as partes pesadas

PDF download Baixe em PDF
  1. Ele é a base da bike e a parte mais cara. Comprar um quadro novo geralmente significa trocar de bicicleta, pois a menos que você tenha freios, pedais, marchas e um guidão incríveis na sua bicicleta velha, raramente vale a pena comprar um quadro novo e transferir tudo. Ao comprar quadros, há uma hierarquia clara em relação ao peso.
    • Fibra de carbono: o padrão de ouro para bicicletas leves, a fibra infelizmente é um pouco frágil. Ela é bem comum em mountain bikes , já que a tecnologia evoluiu ao longo dos anos, portanto tome cuidado se decidir comprar uma bicicleta usada. Quase todas as melhores bikes de corrida, de triatlo e de estrada são desse material.
    • Titânio: mais forte que o aço, porém bem mais leve, o titânio é outra opção de alta qualidade encontrada comumente em bicicletas de estrada e de montanha.
    • Alumínio: fortes e leves, os quadros desse metal são os mais comuns para qualquer tipo de bike.
    • Aço: resistente, porém pesado, ele é mais comum nas bicicletas antigas, menos preocupadas com o peso. [1]
  2. Talvez o melhor ajuste que valha o esforço e o dinheiro seja obter rodas mais leves. Você não apenas diminuirá o peso, como também ficará bem mais aerodinâmico. As rodas com menos raios e feitas de materiais mais finos ajudarão a deixar a bike mais leve. O que constitui uma atualização depende do que você tem no momento, mas no geral, há algumas modificações que não falham:
    • Rodas de fibra de carbono.
    • Rodas tubulares.
    • Rodas aero. [2]
  3. Os de mountain bike , que são um tanto grandes e nodosos, matarão você de cansaço nas subidas pavimentadas. Se andar mais por estradas do que por trilhas, compre um conjunto de pneus urbanos ou "cross", que são mais leves, oferecem menos fricção e ainda assim podem lidar com as trilhas leves.
  4. Observe as coroas, que são as engrenagens grandes de metal ao lado do pedal direito. Se tiver três, compre uma pedivela compacta com duas coroas. Ainda que você fique com menos marchas, o peso diminuirá.
    • Caso ainda queira manter as marchas, porém perder o peso, você pode colocar uma marcha extra na parte de trás, conhecida como cassete. Dito isso, muitos ciclistas dizem que, após uma ou duas semanas andando com uma pedivela compacta, eles até se esquecem de que tinham outra coroa.
  5. Os de fibra de carbono ou aerodinâmicos especiais, como os de triatlo, diminuirão o peso e amortecerão parte da vibração ao redor das suas mãos nas estradas esburacadas. No entanto, lembre-se de que a fibra de carbono é um tanto frágil, portanto, se você cair, leve a bicicleta para uma verificação na bicicletaria local.
  6. Há uma série de adições que as pessoas colocam nas bikes e que, infelizmente, não fazem nada além de aumentar o peso. Remova todos os alforjes, os faróis, os para-lamas, as bombas, as decorações e os refletores, especialmente se for andar em um dia seco fora da cidade. [3]
    • Caso o passeio seja curto, retire os suportes para garrafas extras. Mas leve sempre pelo menos uma garrafa consigo, a não ser que a água seja fornecida pela corrida.
    • Todos esses itens diminuirão o peso total apenas em algumas gramas, o que raramente vale a pena se você remover um farol que o proteja em estradas movimentadas.
  7. Embora essa dica sirva mais para os corredores, os sapatos e os capacetes aerodinâmicos e mais leves diminuem o peso e deixam você mais rápido e com uma aparência profissional. No entanto, eles podem ser caros. Você pode ainda trocar os pedais por versões de corrida e usar sapatos leves que se prendam a eles.
  8. Essas mudanças não são para os fracos e envolvem remover cada grama de peso possível. O ciclista profissional Jack Pullar talvez seja o exemplo mais extremo, pois ele removeu o revestimento do selim e perfurou a peça, e então serrou a parte de baixo do guidão para reduzir o peso. Embora você deva tomar cuidado, algumas modificações para corrida incluem:
    • Serrar o canote do selim 2,5 a 5 cm abaixo de onde ele está fixado.
    • Aparar as pontas de todos os cabos e de seus revestimentos.
    • Remover os suportes para garrafas e os parafusos.
  9. A menos que esteja disposto a pagar R$30.000 por uma bike nova e de alta qualidade que pese 5 kg, nunca vai conseguir reduzir tanto o peso. Trocar para um conjunto de marchas e desviador mais leve, por exemplo, reduz o equivalente em peso a um terço de um iPhone 4. [4] Você não perceberá a diferença. Se for competir no Tour de France , vai querer ter a bicicleta mais leve que puder. Caso contrário, concentre-se em alguns ajustes maiores e econômicos e procure ter pernas mais fortes, não uma bike mais leve.
    • Se tiver rodas legais e ainda quiser uma bicicleta mais leve, compre um selim de fibra de carbono ou pedais menores e mais leves primeiro. Eles não farão muita diferença, mas diminuirão o peso da bike.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Levando pouco peso para um tour

PDF download Baixe em PDF
  1. Os tours são quando você pedala com tudo o que precisa para viver em alforjes presos à sua bike. Como você viajará longas distâncias, cada quilo que puder diminuir fará diferença para suas pernas e seus pulmões. O essencial, que você não deve deixar de lado, inclui:
    • Garrafas de água e purificadores de água portáteis.
    • Bomba de ar manual.
    • Câmaras de ar extras e um kit para remendos.
    • Cabo desviador e de freio extras.
    • Chave canivete para bike.
    • Lanterna de cabeça.
    • Kit de primeiros socorros, especialmente se for passar um tempo longe de cidades.
  2. Use sempre as bolsas traseiras primeiro, mas adicione um conjunto frontal para reduzir o estresse sobre partes vitais da bike e talvez ajudar você a subir. Embora os alforjes não deixem sua bicicleta mais leve, eles ajudarão a estabilizá-la e deixarão o pneu traseiro, o quadro, o rack e os freios traseiros felizes.
    • No entanto, não use um conjunto extra de alforjes como uma desculpa para levar mais coisas; apenas distribua os itens em quatro bolsas em vez de duas.
  3. Você realmente precisa de detergente, xampu e sabonete separados ou um só limpador multiuso servirá? Em vez de ler um livro de capa dura, compre alguns de capa mole baratos, arranque as capas e queime ou jogue fora os capítulos depois que acabar de lê-los. Dicas como essas tornam o processo de armazenamento mais fácil e evitam o acúmulo de peso desnecessário.
    • Embora uma bomba de ar normal possa ser mais fácil de usar, uma bomba de mão é bem mais leve.
    • Em vez de pratos, leve um conjunto de recipientes plásticos leves. Você pode guardar as sobras dentro deles e usar as partes de baixo como tigelas e as de cima, como pratos.
  4. O tour de bike não é um evento glamouroso, e portanto você não deve esperar se vestir tão bem. Leve dois ou três pares de shorts e camisetas para ciclistas, uma jaqueta ou calças impermeáveis leves, dependendo do clima, e um conjunto de roupas limpas para usar depois de pedalar. Se as noites forem frias, calças, um gorro e luvas são adições leves.
    • Nunca leve roupas de algodão com você, pois elas são pesadas e absorvem a água como esponjas, pesando ainda mais.
    • Deixe um alforje para as roupas sujas e outro para as limpas, e reutilize as peças sujas o máximo que puder antes de trocar para algo limpo.
  5. Diferentes dos trilheiros, os ciclistas de tours inteligentes não precisam carregar todo o alimento necessário nas costas todo dia. Caso planeje passar por pelo menos uma cidade a cada um ou dois dias, você pode diminuir bastante o peso comprando as refeições no final do dia. Se parar em uma cidade ou perto de uma, compre o jantar daquela noite e o café da manhã seguinte, e verifique um mapa. Se for passar por outra cidade cedo no dia seguinte, compre o almoço mais tarde e coma-o na estrada; repita no dia seguinte.
    • Tenha sempre três ou quatro lanches com alto valor de carboidratos (barras de granola ou proteína, frutas, cereais secos etc) à mão. Ao pedalar longas distâncias, você precisará comer algo a cada 30 ou 60 minutos. [5]
    • Leve sempre uma "refeição de emergência" não muito pesada na mochila, como granola, arroz ou macarrão desidratados, feijões e outros, caso não consiga encontrar um local para parar.
  6. As mesmas lições aprendidas pelos mochileiros, que carregam tudo o que precisam nas costas, podem ajudar você a manter o peso longe das rodas. Barracas, sacos de dormir e esteiras leves podem não ser tão essenciais para um ciclista, mas ainda farão uma grande diferença. Toda marca de artigos para acampamento fornece variações leves de seu equipamento, porém existem algumas dicas para fazer o melhor com o que você já tem.
    • Divida as barracas entre vários ciclistas. Embora uma tenda para uma ou duas pessoas com certeza seja mais leve, dividir uma para quatro pessoas entre essas quatro pode ser ainda melhor. Faça com que um carregue a lona, outro os suportes e outro a barraca ou a cobertura para o solo, reduzindo o peso por pessoa.
    • Os colchões de espuma, incluindo as coberturas para camas de solteiro, são incrivelmente leves, embora possam ser volumosos.
    • Use o saco de dormir mais leve que puder. Caso vá fazer um tour pela costa do Nordeste no verão, por exemplo, um saco isolante provavelmente é pesado demais para suas necessidades.
  7. Se estiver levando a sério a ideia de deixar sua bike o mais leve e eficiente possível, todo o equipamento de conveniência ou de segurança pode ser removido. Os refletores nos raios da roda, na frente e atrás da bicicleta, o pé de apoio, as decorações e outros podem sair. Caso vá passar por estradas movimentadas, no entanto, um farol e alguns refletores valerão o peso mínimo.
    • Pense bem ao fazer as malas: você realmente vai ler três livros na viagem? Precisa desse par de jeans bonitos e pesados "só pra garantir"? O objetivo de fazer um tour é viver de maneira simples e aproveitar o passeio, não colocar sua vida inteira em uma bicicleta.
    Publicidade

Dicas

Publicidade

Avisos

  • Verifique as leis locais antes de remover itens de segurança como refletores, pois eles são obrigatórios em algumas áreas.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 112 331 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade