Baixe em PDF Baixe em PDF

Quer aprender a desenhar um polígono? Os polígonos são figuras fechadas formadas por segmentos de reta. Existem diferentes tipos de polígonos, porém todos eles possuem duas características em comum: um número igual de lados e de vértices. [1]

  1. Os polígonos são classificados de acordo com seu número total de lados. [1] Por exemplo, um pentágono possui cinco lados, um hexágono tem seis lados e um octógono possui oito. Os matemáticos usam o termo "n-ágono" quando se referem a um polígono de "n" lados. Não há valor máximo para o número de lados que um polígono pode ter. Um polígono pode ainda ser simples (quando seus lados não se cruzam), como um quadrado, ou complexo (quando seus lados se cruzam), como uma estrela. [1]
  2. Um polígono regular é aquele em que todos os ângulos e todos os lados são iguais. É importante lembrar que, mesmo esse sendo o conceito mais conhecido de polígono, nem todos os polígonos são regulares. Desenhar um polígono regular requer um pouco mais de trabalho que um polígono simples; se você quer aprender a desenhar um, pesquise como construir polígonos regulares usando um círculo.
    Publicidade
Método 1
Método 1 de 3:

Desenhe um polígono simples

Baixe em PDF
  1. Um polígono não precisa ser obrigatoriamente regular para ser classificado como polígono. Se quiser facilitar seu trabalho, use somente uma régua (ou qualquer outro material de lateral reta) e um lápis; desenhe segmentos de reta e ligue-os criando uma forma fechada. O resultado será um polígono! [2]
    • Diferente do que a maioria acredita, termos como "hexágono", "octógono" e "pentágono", por exemplo, não querem dizer necessariamente que o polígono seja regular. "Hexágono" é o nome dado a um polígono com seis lados; um "hexágono regular" possui seis lados iguais e também seis ângulos internos iguais.
  2. Seja simples ou complexo, os segmentos de reta que compõem um polígono devem sempre formar um circuito, ou seja, não deve haver espaço aberto entre eles. Se os lados forem retos e formarem uma figura fechada, será um polígono! [1]
  3. Para conhecer melhor as características do polígono, experimente calcular seu perímetro ou sua área.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Desenhe um polígono regular

Baixe em PDF
  1. O polígono classificado como regular é aquele onde todos os lados e todos os ângulos possuem a mesma medida. Os polígonos regulares mais fáceis de identificar são o triângulo equilátero (possui três lados iguais e ângulos internos medindo 60 graus cada) e o quadrado (possui quatro lados iguais e ângulos internos medindo 90 graus cada). Além desses, existem diversos outros tipos de polígonos bem mais complexos!
  2. Na hora de escolher um polígono regular (ou um polígono de qualquer outro tipo) para desenhar, você terá um vasta lista de opções. Por exemplo:
    • Você pode desenhar polígonos regulares usando um círculo.
    • Você pode desenhar um quadrado.
    • Você pode desenhar um pentágono regular (cinco lados e cinco ângulos iguais).
    • Você pode desenhar um hexágono regular (seis lados e seis ângulos iguais).
    • Você pode desenhar um octógono regular (oito lados e oito ângulos iguais).
    • Você pode desenhar um polígono com quantos lados/ângulos quiser! Observe o método a seguir para aprender a construir polígonos regulares usando um círculo.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Desenhe um polígono regular com transferidor

Baixe em PDF
  1. Como o transferidor tem a forma de um semi-círculo, comece traçando uma linha reta com a parte reta do transferidor. Marque o meio e as extremidades da linha reta com pontos. Em seguida, use a parte curva do transferidor para traçar um semi-círculo (começando de uma das extremidades da reta até chegar à outra) e depois vire-o para traçar um outro semi-círculo (alinhando com os pontos no centro e nas extremidades da reta) formando então um círculo completo.
  2. Um círculo possui no total 360 graus, portanto, basta dividir esse 360 graus pelo número de lados do polígono (que é igual ao seu número de vértices). O valor resultante dessa operação é a medida do ângulo formado entre duas linhas retas saindo do centro do círculo até dois vértices adjacentes do polígono.
    • Por exemplo, se você for desenhar um hexágono, o valor desse ângulo será de 60 graus.
  3. Escolha um ponto inicial e, a partir dele, gire o transferidor (sentido horário ou anti-horário) e marque com um ponto a medida do ângulo calculado no passo anterior até completar uma volta.
    • Por exemplo, se você for desenhar um hexágono, comece escolhendo um lugar do círculo para marcar o primeiro ponto; em seguida, usando o transferidor, marque o próximo ponto 60 graus a partir do primeiro. Repita esse processo até ter marcado todos os seis pontos.
  4. Faça isso com uma régua tomando cuidado para não sobrepor as linhas. Faça linhas tracejadas antes de desenhar os lados do polígono definitivamente; assim será mais fácil apagar e corrigir qualquer erro ou linha sobreposta.
  5. Está pronto seu polígono! Para ter certeza de que ele é realmente regular, verifique com a régua se todos os segmentos de reta (ou seja, os lados do polígono) possuem o mesmo comprimento.
    Publicidade

Materiais Necessários

  • Lápis
  • Régua
  • Transferidor (para desenhar polígonos regulares)
  • Folha de papel

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 47 765 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade