Baixe em PDF
Baixe em PDF
A urina dos gatos é levemente ácida por natureza, com um pH que fica entre 6,0 e 6,5. Quando o animal está desidratado ou come apenas ração seca, esse pH sobe e passa de 7,0 — ou seja, fica básico. [1] X Fonte de pesquisa Se isso acontecer com o seu pet, ele corre o risco de desenvolver algum problema urinário, como os que caracterizam a síndrome urológica felina (SUF). [2] X Fonte de pesquisa Portanto, siga as dicas abaixo e comece a comprar ração enlatada ou comida crua para o animal, além de dar mais água a ele no dia a dia.
Passos
-
Passe a dar refeições menores e mais frequentes ao seu gato. Dar ração (ou outro tipo de alimento) ao gato só uma vez por dia é um dos principais fatores capazes de deixar a urina dele básica. Para evitar que isso aconteça, crie o hábito de dar de quatro a seis refeições pequenas ao seu pet ao longo do dia. Isso equilibra melhor a ingestão de nutrientes e calorias, evitando picos no pH. [3] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo: dê um pouco de ração ao gato às 7h, quando você for sair para trabalhar, e às 18h, quando chegar em casa. Depois, alimente-o mais duas vezes: uma às 20h e outra às 23h.
-
Comece a dar ração úmida ao gato. Os gatos que não são domesticados praticamente só tomam água quando estão comendo . Gatos domésticos, por sua vez, são mais saudáveis — até do ponto de vista do trato urinário — quando não apenas bebem água em um regime normal, mas também a ingerem por meio da alimentação sólida. Troque a ração seca por uma marca úmida!
- A nível de comparação, rações secas têm entre 5 e 10% de água, enquanto as úmidas têm 75%.
- Além de ser repleta de carboidratos (que o corpo do gato não consegue processar), a ração seca ainda desidrata o organismo.
-
Umedeça a ração seca do seu gato se ele não comer nada enlatado. Gatos domésticos são bastante seletivos quando se trata de alimentação, o que piora quando eles precisam mudar de dieta. Se o seu pet não se acostumar à comida enlatada de cara, você pode pelo menos umedecer a ração seca dele. É só pegar um potinho com o líquido e salpicar os grãos de leve.
- Em vez de usar água do filtro, você pode umedecer a ração do gato usando o caldo que vem em latas de atum e sardinha.
- Use essa técnica até o seu gato se acostumar à mudança da ração.
-
Passe a dar comida crua ao gato. Produtos crus contêm um teor de água ainda maior que ração enlatada. Por isso, eles podem contribuir bastante com a redução e a estabilização do pH da urina do seu gato.
- Comece comprando algumas carnes cruas em qualquer açougue. Depois, adicione ovos crus, água e vitaminas, como B e E.
-
Adapte a alimentação do seu gato aos poucos. Não adianta você mudar a alimentação do seu gato da noite para o dia: isso só vai fazer mal ao estômago dele. É melhor se preparar para a transição ao longo de quatro a seis semanas. Comece incorporando a ração nova (ou os produtos crus) a 25% do total de refeições dele. De pouco em pouco, essa proporção vai aumentar até chegar a 100%.
- Continue dando o mesmo volume de ração ao gato durante todo o processo de transição.
Publicidade
-
Distribua mais três ou quatro tigelas d'água pela sua casa. Um dos passos mais importantes para diminuir o pH da urina do seu gato é cuidar da hidratação dele. Se você colocar uma única tigela d'água em casa, ele sequer vai ter disposição para beber. Por isso, distribua algumas extras por aí — se possível, uma em cada cômodo principal (sala, cozinha, quarto etc.).
- Troque a água de todas as tigelas pelo menos uma vez por dia.
-
Veja se o gato está urinando mais na caixa de areia. Quando o seu gato começar a tomar mais água, ele também vai passar a urinar com maior frequência. Dê uma olhada na caixa de areia no fim de todo dia. A quantidade de "flocos" de xixi deve ser maior que era antes. Caso ela tenha dobrado ou triplicado, é bem provável que o pH da urina do pet esteja diminuindo.
- Leve o gato ao veterinário se ele estiver comendo ração enlatada ou comida crua e bebendo mais água, mas ainda não urinar com a frequência ideal.
-
Consulte um veterinário. O veterinário pode ter recomendações específicas para você reduzir o pH da urina do seu gato, incluindo outras adaptações possíveis na alimentação. Além disso, ele vai indicar o melhor tipo de ração ou comida. Se o seu pet apresentar qualquer sintoma da síndrome urológica felina, descreva o que está acontecendo e peça dicas e opções de tratamento ao médico.
- Pode ser que o veterinário receite um medicamento que ajude a resolver os problemas urinários do gato.
-
Peça para o veterinário medir o pH da urina do gato. Dá para medir o pH da urina do gato logo que ele esvaziar a bexiga. Sendo assim, o veterinário é o único que consegue fazer o exame. Ele pode usar um cateter para coletar uma amostra e, em seguida, dizer se o xixi está ou não básico. [4] X Fonte de pesquisa
- Não adianta você coletar uma amostra de urina do gato em casa e levar ao consultório do veterinário depois.
Publicidade
Dicas
- Gatos com a urina básica também correm o risco de desenvolver cristais, os quais acabam se juntando e formando pedras nas bexigas. Essas pedras, por sua vez, podem ser fatais. [5] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Referências
- ↑ https://feline-nutrition.org/answers/answers-the-importance-of-urine-ph
- ↑ https://www.waltham.com/document/nutrition/cat/cat-urinary-tract-health/276/
- ↑ https://www.petcoach.co/article/urine-crystals-and-bladder-stones-in-cats-formation-diet-an/
- ↑ https://www.lbah.com/word/feline/feline-urinary-tract-disease/
- ↑ https://www.petcoach.co/article/urine-crystals-and-bladder-stones-in-cats-formation-diet-an/
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 6 149 vezes.
Publicidade