Baixe em PDF Baixe em PDF

Às vezes, ser chamado para sair é tão difícil quanto chamar alguém para sair, principalmente se você estiver rejeitando o pedido de alguém. Dizer "Não" para um convite pode criar um clima estranho, e os dois podem acabar se magoando se tudo não for feito da melhor forma. Apesar da situação dificilmente ser positiva para algum dos dois, existem algumas formas de diminuir o impacto para todos e seguir em frente.

Método 1
Método 1 de 3:

Rejeitando um amigo

Baixe em PDF
  1. [1] Se um amigo ou paquera o chamou para sair, o melhor a se fazer é dar uma resposta objetiva desde o início. Não fique enrolando e evitando ser sincero, ser breve e direto geralmente é a melhor opção. É claro que uma resposta simples, como "Eu não gosto de você apenas como um amigo" pode parecer fria, mas é importante deixar as suas intenções claras desde o início. Após essa resposta inicial, você pode fazer o seu papel de amigo e consolar o pretendente.
    • Diga algo como "Desculpe, você é uma ótima pessoa, mas eu não vejo você dessa forma". Esse é um exemplo de rejeição simples, direto e amigável, por conta do elogio.
    • Não se preocupe com a possibilidade de soar insensível. Agir dessa forma fará com que o outro sofra menos a longo prazo.
  2. [2] Mesmo que não tenha interesse romântico pela pessoa, os sentimentos dela não deixam de ser importantes. Tentar enrolar e esconder o que realmente sente é um erro que a maioria das pessoas cometem, por isso, tente ser o mais sincero e direto possível ao rejeitar alguém. Afinal, não deve ser fácil para o outro sair da zona de conforto e chamá-lo para sair, então o mínimo que você pode fazer é retribuir com honestidade.
    • Não confunda sinceridade com frieza. Sempre haverá formas de dizer as coisas com mais suavidade sem deixar a sinceridade de lado. Por exemplo, em vez de dizer "Eu acho você feio", você pode diminuir o impacto do que vai dizer ao destacar a subjetividade da beleza ao dizer "Particularmente, eu não me sinto atraído por você, mas eu posso entender completamente porque outras garotas se sentiriam".
    • Evitar as partes mais complicadas da rejeição pode ser uma boa ideia inicialmente, mas isso poderá gerar mal-entendidos. A melhor abordagem é deixar bem claro todos os motivos que fazem você não se interessar pelo outro para que ele possa entender a rejeição.
  3. Se você nunca foi capaz de chamar alguém para sair, talvez entenda a coragem necessária para se colocar nessa situação vulnerável. Se a pessoa já for sua amiga, provavelmente ela já o vê como alguém importante para o futuro, não apenas como um paquera. Dedicar um tempo para entender tudo do ponto de vista do outro pode facilitar muito a resolução da situação.
    • Mesmo que você sinta pena da outra pessoa, não deixe esse sentimento influenciar a sua decisão. Em primeiro lugar, você provavelmente tem um bom motivo para rejeitá-la, ele não vai desaparecer do nada, então não mude de ideia por pena.
    • Qualquer tipo de rejeição social causa sofrimento. Ao se sensibilizar pelo outro, tente lembrar dos momentos em que você foi rejeitado. Existem vários tipos de rejeições sociais, e elas podem causar muito sofrimento a qualquer pessoa. [3]
    • Se você considera a pessoa um amigo, provavelmente será importante se preocupar ainda mais com os sentimentos dele. Isso é bom, mas não deixe essa proteção a ele influenciar na sua decisão.
  4. Os elogios são uma ótima forma de fazer alguém que está sofrendo por causa de você se sentir melhor. Eles serão um ótimo consolo e podem ser muito importantes para fazer a pessoa superar a situação. É importante destacar, porém, que esse elogio não deve iludir a pessoa e fazê-la achar que ainda tem alguma chance com você. Tente dizer algo gentil, mas que você diria a um amigo.
    • Você pode dizer algo como: "Nós não daríamos certo como um casal, mas eu acho você uma pessoa muito doce e divertida".
  5. [4] Você não precisa se preocupar com isso se a pessoa for um estranho, mas no caso de um amigo, a rejeição pode ter consequências sérias na amizade de vocês. Após a parte inicial da rejeição, onde a sinceridade deve ser o foco, é uma boa ideia falar sobre as coisas boas do relacionamento de vocês. Inicialmente, a pessoa rejeitada pode não se empolgar muito com a ideia de ter que se contentar com a amizade, mas lembrá-la dos pontos positivos da amizade de vocês pode ser muito importante para ajudá-la a superar essa situação.
    • Destaque a importância daquela amizade para você. Isso aumentará a autoconfiança do outro. Nesse momento difícil, isso provavelmente ajudará bastante.
  6. Todas as rejeições requerem espaço e um tempo para que a pessoa se recupere. Mesmo que você seja muito amigo da pessoa, o ideal é que você se afaste um pouco por um tempo para ajudá-la a se recuperar. Depois de um certo tempo, vocês devem tentar voltar a se falar e continuar a amizade como ela era antes, e isso também poderá ser vantajoso para você. Mesmo que vocês voltem a se falar, a iniciativa de continuar a amizade deve vir de você. Enfim, espere as coisas se acalmarem e converse com o seu amigo para saber como ele está. Após uma conversa, vocês devem ter uma boa ideia de se o tempo foi suficiente ou não.
    • Esse tempo pode variar de acordo com as consequências da rejeição e com a personalidade de vocês. Ele pode variar desde algumas horas até meses.
    • Lembre-se de que sempre haverá uma chance de o seu amigo não querer mais continuar a amizade após a rejeição. A dor pode ser grande demais para ele suportar.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Rejeitando um estranho

Baixe em PDF
  1. [5] É recomendável dar aos outros a chance de demonstrar o que sentem, mas quando um estranho se aproxima de você em público, a sua decisão pode acabar sendo tomada de forma mais impulsiva. Se houver algo na pessoa que o incomoda, siga seu instinto e rejeite-o. Por outro lado, se você gostou da atenção que ele o dedicou, não tenha medo de dar uma chance.
    • Dizer "Sim" de forma impulsiva não é recomendável. [6] Esse é um erro comum, então tente evitá-lo no futuro.
  2. [7] Você sempre terá a opção de simplesmente dizer "Não". Como a pessoa não é um amigo, você não precisa se importar tanto com os sentimentos dela, o que simplifica um pouco o problema. A melhor forma de rejeitar alguém nesse caso é ir direto ao ponto.
    • Você também pode rejeitar alguém através da linguagem corporal. Se você estiver em um ambiente barulhento, como um clube, basta fazer o sinal de "Não" com a cabeça. A maioria das pessoas entenderá a mensagem.
    • Diga algo como "Eu não estou interessado". É simples, resolve o problema e não estende muito a conversa.
  3. [8] Se uma pessoa persistente chamá-lo para sair, provavelmente ela tentará encontrar analisar o que você disse e encontrar erros. Por isso, a melhor opção é ser o mais direto possível.
    • Dar falsas esperanças poderá fazer a pessoa insistir no futuro.
  4. Se mentir para sair dessa situação, será necessário inventar uma história que não seja descoberta facilmente. [9] Não importa se isso mentira ou não, dizer que você já está em um relacionamento evita que o outro se machuque com a rejeição. Essa é uma estratégia muito usada, mas que só deve ser adotada se você achar que o outro não descobrirá a mentira.
    • Simplesmente dizer "Eu tenho um namorado" pode evitar que o outro leve a rejeição para o lado pessoal.
  5. Não há problema em dizer algo simples, como "Desculpe, mas não tenho interesse", mas não exagere. [10] Você pode acabar passando a impressão de que está com pena da pessoa, ou pior, demonstrar que você não tem certeza sobre a sua decisão. Ninguém gosta de machucar o outro, mas pedir desculpas não ajudará em nada nesse caso.
  6. [11] Se você estiver conversando com um estranho, os egos podem ficar mais aflorados. Todo mundo gosta de sair por cima, e muitas vezes isso pode causar discussões. Se você rejeitou alguém, a pessoa provavelmente vai querer algum comentário sobre a sua decisão. Simplesmente escute e aceite o que ela tem a dizer e não se sinta na obrigação de responder.
    • Para algumas pessoas, isso pode ser difícil de se pôr em prática. Se você for do tipo de pessoa que gosta de ter sempre razão, lembre-se de que você só tem a perder ao prolongar a discussão. Uma rejeição curta e direta só trará benefícios a você, que poderá voltar logo a aproveitar a noite.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Lidando com um pretendente persistente

Baixe em PDF
  1. Um dos erros mais comuns que as pessoas cometem ao rejeitar alguém é não demonstrar firmeza durante a decisão. Se a pessoa continua insistindo, talvez ela ache que você não tem certeza sobre a decisão e ainda acredite que há uma chance. Se necessário, diga novamente que não deseja sair com aquela pessoa de forma direta, sem deixar dúvidas.
    • Diga algo simples e direto, como "Desculpe, mas eu não quero sair com você". Você pode acabar alongando a conversa se disser algo mais do que isso.
    • Tenha certeza de que a sua linguagem corporal passará a mesma mensagem das suas palavras. A comunicação não-verbal também é muito importante. Se você estiver dando um sorriso sedutor ao rejeitar alguém, talvez a pessoa interprete aquilo como um desafio, não como uma rejeição.
  2. Se achar que a pessoa não vai parar de insistir, o melhor a se fazer é ignorá-la. Tudo o que você precisa dizer é que não está interessado. Se o outro continuar insistindo depois disso, evitar o contato com ele e ignorá-lo será uma boa saída para dar um fim a esse comportamento. Algumas pessoas são capazes de qualquer coisa para chamar a atenção do paquera, mas na maioria das vezes, elas perderão o interesse depois de um tempo. Nessa situação, ignorar o outro será melhor para os dois.
    • Isso inclui qualquer forma de contato virtual. Não adianta nada dar um tempo na pessoa na vida real e continuar comentando as postagens dela nas redes sociais. Um pretendente persistente provavelmente tentará mandar uma mensagem online ou uma mensagem de texto ao ver algo assim.
  3. Não importa se a pessoa é um amigo próximo ou apenas um conhecido, a ajuda dos seus melhores amigos será de grande importância para que ela entenda a sua posição. Dependendo da situação, eles poderão dar conselhos ou até mesmo tomar alguma atitude para ajudá-lo a lidar com a pessoa. De qualquer forma, eles serão um importante apoio emocional. Às vezes nós esquecemos que existem várias pessoas ao nosso redor que se preocupam muito com a gente. Não tenha medo de buscar esse apoio se alguém estiver incomodando.
    • A situação pode até ficar mais simples se a pessoa que está insistindo fizer parte do seu círculo de amizades. Nesse caso, os seus amigos em comum poderão conversar diretamente com ela e tentar convencê-la a aceitar a sua decisão.
  4. Trazer uma autoridade (pais, professores, polícia, etc...) para uma questão pessoal só é recomendável quando a situação realmente estiver séria, principalmente se as perspectivas forem de piora. Se você já disse ao outro que não tem interesse em sair com ele mas ele continuar insistindo, talvez isso evolua para um ponto onde a sua segurança esteja em perigo. Se isso acontecer, não tenha medo de pedir ajuda ou de prestar queixa à polícia se a situação for realmente séria.
    • Só chegue a esse ponto se a sua integridade física estiver em perigo. Algumas pessoas levam uma rejeição muito a sério e podem fazer ameaças violentas. Se ela estiver simplesmente enviando mensagens e sendo um pouco irritante, não será apropriado chamar as autoridades.
    • Se você ainda estiver na escola, fale com o professor ou com o diretor antes de procurar a polícia.
    • Ordens de restrição são uma forma de manter a segurança de pessoas em risco. Elas só devem ser consideradas se a situação estiver realmente grave e se a pessoa não der sinais de que irá parar com aquele comportamento. Uma ordem de restrição é para casos sérios e não estará disponível para uma pessoa que simplesmente se sente incomodada por alguém.
    Publicidade

Dicas

  • Ao rejeitar alguém, você deve encontrar um equilíbrio entre ser firme (dizer "Não") e ser cuidadoso (para proteger os sentimentos da pessoa). Ajuste esse equilíbrio de acordo com a situação e não tenha medo de ser mais firme se o pretendente insistir.
  • Prever a reação da pessoa antes de rejeitá-la poderá ajudá-lo a encontrar a melhor forma de abordar o assunto.
  • Apesar de em geral os garotos serem os que tomam a iniciativa, as mesmas regras mostradas aqui se aplicam se você estiver rejeitando uma garota. Todos temos sentimentos, independentemente do sexo, e uma rejeição pode machucar os sentimentos de qualquer pessoa.
  • É melhor rejeitar alguém pessoalmente do que por mensagem de texto. Um contato real demonstrará muito mais respeito pelo sentimento do outro do que um virtual. [12]
Publicidade

Avisos

  • Não ceda à pressão de alguém que está utilizando intimidações para fazer você aceitar um relacionamento. Isso só causará mais problemas no futuro e esse provavelmente será só a primeira de outras práticas abusivas.
  • Algumas pessoas podem ficar muito tristes ou com muita raiva ao serem rejeitadas. Em alguns casos, elas podem gritar ou se tornarem violentas. Se isso ocorrer, a sua prioridade deverá sempre ser sair daquela situação de perigo o mais rápido possível.
  • Só rejeite alguém se você tiver certeza de que está tomando a decisão correta. Se você mudar de ideia depois, talvez o estrago já tenha sido feito e seja tarde demais para salvar o relacionamento.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 32 925 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade