Baixe em PDF Baixe em PDF

Todo mundo que faz jardinagem já teve problemas de drenagem com pelo menos um vaso, não é? Um bom forro é capaz de resolver e impedir esse tipo de situação! Com esse material, você vai poder até para trocar as plantinhas de vaso sem afetar as raízes — além de conseguir colocar a terra diretamente no recipiente, o que evita aquela bagunça toda. Siga os passos simples deste artigo para aprender a usar essa estratégia e ficar com um jardim cada vez mais lindo.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Forrando os vasos

Baixe em PDF
  1. Os materiais mais comuns para projetos como este são plástico e tecido, como sacos de juta, embora também seja possível usar filtros de café com plantas menores. Tudo depende das dimensões do vaso e do que você tem à disposição. Dê uma olhada em casa e veja se encontra algo.
    • Caixas, garrafas e outros recipientes de plástico são excelentes opções. Você só precisa cortar o pescoço do material, lavá-lo por dentro e colocá-lo dentro de um vaso de dimensões maiores.
    • Use somente um material que você consiga perfurar. Lembre-se de que a água deve sair do forro.
  2. Coloque o forro dentro do vaso e marque os pontos onde você precisa cortar usando um pincel atômico ou uma caneta. Por exemplo: se você for usar um saco de juta, ponha-o dentro do vaso e faça a marca um pouco além da altura do recipiente (para dobrar o pano em volta do aro); se estiver usando uma caixa de plástico, faça a marca um pouco abaixo dessa altura (para ele ficar disfarçado). [1]
    • O forro pode, mas não precisa chegar ao fundo do vaso. Se ele for muito fundo, é até melhor você não preencher tudo com terra — ainda mais se o material conseguir reter essa terra e a planta. Nesse caso, preencha a base do vaso com pedrinhas ou cascalho.
  3. O ideal é cortar o forro em uma altura que ele não fique visível, ou seja, de modo que a planta pareça estar bem inserida diretamente no vaso. No entanto, você também precisa deixar um pouco do material livre perto do aro para quando quiser trocar a planta de recipiente. Para isso, corte-o com uma tesoura afiada até ficar satisfeito.
    • Se você estiver usando um forro de tecido, como de juta, deixe parte dele exposta em volta do aro do vaso para dar à planta um aspecto rústico e decorado.
    • Você pode deixar um resto do material em lados opostos do forro para usar com alças na hora de trocar a planta de vaso. Só faça alguns testes e veja se ele consegue sustentar a terra e a planta no momento dessa transferência.
  4. Esses orifícios devem ficar equidistantes e grandes o bastante para a água conseguir passar — mas não a ponto de a terra vazar toda vez que você mudar o vaso de lugar. De toda maneira, eles são essenciais para a saúde das plantas: quando as raízes ficam encharcadas o tempo todo, acabam apodrecendo gradualmente ou mesmo se afogando pela falta de ar. [2] Não importa o material do forro (plástico, tecido ou filtro de café), faça alguns buraquinhos na base e teste a eficácia deles.
    • Eis outro benefício de um bom forro: quando você colocar uma planta em um vaso que não tem orifícios de drenagem, mas que tem forro, basta levantar a plantinha, esperar as raízes secarem e colocar tudo de volta no lugar!
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Cultivando as plantas

Baixe em PDF
  1. A terra para plantio ideal depende da planta. No geral, ela deve reter umidade e nutrientes em volta das raízes ao mesmo tempo que permite que elas respirem. Compre um saco de qualidade em qualquer loja de jardinagem, mas dê preferência a marcas que contenham turfa, casca de pinheiro e perlita ou vermiculita. [3] Preencha o equivalente a metade do vaso antes de colocar a planta no lugar.
    • É muito importante usar um tipo de terra que seja feito especificamente para plantio. A terra que fica no seu quintal não é ideal para cultivo.
    • Deixe um espaço de 5 a 7,5 cm entre o topo da terra e o aro do vaso.
  2. A planta de maior tamanho deve ficar no centro do vaso, enquanto as menores ficam em volta dela. [4] Depois que você transferir a muda ao vaso, adicione um pouco mais da terra até cobrir todas as raízes. [5] Não deixe o material muito compacto; é melhor que ele fique "fofinho".
  3. Você tem que regar a planta de vez em quando, mas tomar cuidado para não exagerar. Encoste na superfície da terra e faça a rega sempre que ela estiver seca. Adicione água aos poucos e pare apenas quando ela não vazar mais pelos orifícios de drenagem. O mais recomendado é que haja pelo menos um buraco na base do vaso, mas se não for o caso você tem que levantar o forro, fazer a drenagem e colocar tudo de volta no lugar depois. [6] Toda a área das raízes tem que estar úmida, não encharcada. Por fim, lembre-se de que a ventilação e a drenagem são indispensáveis.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 3 345 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade