PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O gato não liga se está fazendo xixi na sua cama em vez da caixinha de areia, mas você deve estar de saco cheio disso. Urinar em locais errados é a forma mais comum e menos tolerada (em felinos) de evacuação inapropriada. [1] O “miau”, por mais maligno que possa ser, não está fazendo número um na sua cama por despeito ou vingança. Veja com o veterinário o que fazer, e trabalhem em diferentes estratégias para acabar com esse comportamento.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Excluindo possíveis doenças

PDF download Baixe em PDF
  1. O gato não está fazendo xixi fora da caixa por querer. Há uma boa razão, a qual o veterinário ajudará a identificar; pode ser um problema de saúde, como infecção do trato urinário (ITU) ou diabetes, que o fazem urinar com maior frequência.
    • Caso ele esteja deitado na cama e sinta vontade de tirar a água do joelho, ele pode fazer ali mesmo, por não ter tempo de chegar à caixa de areia.
    • Leve-o ao veterinário assim que notar o problema. Quanto antes for identificado, antes será tratado.
  2. Ele fará exames físicos e diagnósticos para determinar se um problema de saúde possa ser a causa do mal comportamento. O sangue e a urina serão analisados e, caso o felino tenha ITU, a urina dele conterá bactérias e talvez até sangue. Com diabetes, por outro lado, ela conterá glicose, e um nível anormal de glóbulos brancos indicará uma infecção.
    • Ao tratar uma doença oculta, não haverá mais problema com a urina na cama, mas, se a tal doença causar dor ao urinar, ele pode associar essa dor à caixa de areia. Assim, mesmo após curado, ele pode não querer usá-la e você precisará treiná-lo de novo.
  3. Um gato não precisa estar doente para fazer xixi na cama. Ele pode estar com aversão à caixa de areia, o que significa que há algo de errado com ela (está suja ou desconfortável, por exemplo), fazendo com que ele prefira urinar em outra superfície (como a cama macia). Outros motivos são: [2]
    • Há poucas caixas e muitos gatos na mesma casa;
    • A caixa está em um local aberto, impedindo que ele tenha privacidade;
    • Houve uma mudança estressante na rotina dele, como um novo felino no pedaço ou uma mudança de casa.
    • Tentativa e erro é a única forma de descobrir o que há de errado. O veterinário pode recomendar estratégias diferentes para fazê-lo parar de urinar na cama.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Encorajando o uso da caixa de areia

PDF download Baixe em PDF
  1. a caixa de areia. Para que o bichano pare de fazer as necessidades no lugar errado, você precisará encorajar o uso da caixa. Caso ele tenha aversão a ela por estar suja, limpe-a com maior frequência (todo dia, de preferência). Não sendo possível limpá-la diariamente, compre uma caixa de areia autolimpante. [3]
    • A sujeira é o motivo mais comum para os gatos urinarem fora da caixa. [4]
    • Tire toda a areia ou pedregulhos e esfregue a caixa com detergente suave.
    • O cheiro deste pode ser incômodo para o animal. Após a limpeza, enxague a caixa (para remover odores mais fortes), [5] deixe-a secar e coloque areia nova.
  2. Ele pode estar fazendo xixi na cama simplesmente porque a caixa está desconfortável. Como o colchão é macio, escolha uma areia mais macia também, e que não contenha grânulos grandes.
  3. Ao deixar a caixa de areia mais perto do local onde o gato está, o problema pode ser resolvido. Quando ele fizer certo por cerca de um mês, passe a movê-la para o local desejado, mas somente cinco centímetros por dia. [6] É um teste de paciência, sim, mas assim há maiores chances de o bichano continuar a usá-la.
    • Os felinos gostam de ter privacidade ao evacuar, portanto coloque a caixa de areia em um local quieto, privado e acessível, como o canto de um cômodo onde as pessoas não costumam passar ou ficar.
  4. Um dos gatos (supondo que você tenha vários) pode estar urinando na cama por falta de caixas para todos. A regra geral é ter uma caixa extra; se você tem três gatos, tenha quatro caixas. Coloque-as em vários locais da casa, onde eles costumam ficar; [7] uma delas (a extra) pode ficar no quarto onde os acidentes andam acontecendo.
    • Mova-a lentamente para um local mais privado e quieto, longe das outras caixas.
    • Caso não tenha certeza de qual deles não consegue se segurar, peça ao veterinário um corante fluorescente que possa ser adicionado seguramente à comida dos bichanos. Coloque-o em uma tigela por vez para saber qual está comendo ração com corante. Assim, quando tiver xixi na sua cama, use uma lanterna de luz negra (que custa baratinho em lojas como a Casas Bahia) para ver se o líquido brilha. Sse sim, o último a ingerir corante é o culpado. [8]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Desencorajando a urinação na cama

PDF download Baixe em PDF
  1. Encorajá-lo a usar a caixa de areia é uma forma indireta de lidar com o problema; para ser mais direto, torne a cama inacessível ou indesejável. Você pode, por exemplo, fechar a porta do quarto. [9]
    • Saiba que, caso o incontinente não queira mesmo usar a caixa de areia, ele vai achar outro lugar (também inapropriado) para tirar a água do joelho.
    • Ao fechar a porta, use uma estratégia para encorajá-lo a usar a caixa de areia ao mesmo tempo.
  2. Caso não queira ser tão malvado a ponto de fechar a porta, faça a própria cama ser um local indesejado com um neutralizador de odores (para gatos) para remover o cheiro dela. Os felinos urinam em locais com o próprio cheiro e, ao tirá-lo da cama, ela se tornará um lugar indesejável para fazer xixi. [10]
    • Limpe o lençol e edredom antes de usar o spray.
    • Não use um que tenha amônia, pois ela está presente na urina também; usar um spray desses só deixaria o animal mais tentado a fazer xixi ali. [11]
    • Um dos felinos pode estar urinando ali para marcar o território. Neutralize o odor de todos eles para diminuir tal necessidade. [12]
  3. Os feromônios são substâncias que os animais soltam no ambiente para se comunicar com outros. Os gatos, por exemplo, o soltam para demarcar território, impedindo que outros invadam a área. A mesma lógica pode ser usada para acabar com o problema da urinação: espirre um spray de feromônios felinos na cama, e o bichano pensará que outro já demarcou aquele território, parando de urinar ali.
    • A Feliway® é um produto de feromônios para gatos disponível em qualquer pet shop .
    • Use um neutralizante de odores e depois o Feliway® para tornar a cama ainda menos desejável.
    Publicidade

Dicas

  • O bichano pode estar fazendo as necessidades na cama por ela ter o seu cheiro. Ele pode estar ansioso porque você não está em casa, e fazer isso pode ajudar a aliviar o sentimento de ansiedade. [13]
  • Caso ele esteja ansioso, peça um remédio ao veterinário, [14] e use a medicação junto com outras estratégias para que ele pare de fazer xixi na cama.
  • Pode demorar bastante até o problema ser corrigido: ele pode só parar com o mal comportamento após dois meses. [15]
  • Você pode achar que se trata de uma simples demarcação de território, mas os gatos tendem a fazer isso em superfícies verticais, como uma parede.
Publicidade

Avisos

  • A evacuação indevida é a razão mais comum de animais serem mandados a abrigos. [16] Tente resolver o problema antes de perder a paciência.
  • Não o puna por fazer o número um na cama; esfregar o nariz dele na urina não acabará com o mau comportamento, e ainda o fará ter medo de você.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 50 716 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade