Este artigo foi coescrito por Lena Dicken, Psy.D
. A Dra. Lena Dicken é Psicóloga Clínica em Santa Monica, California. Com mais de oito anos de experiência, a Dra. Dicken é especialista em terapias para tratar ansiedade, depressão, períodos de transição na vida e dificuldades de relacionamento. Utiliza uma abordagem integrada que combina Psicodinâmica, Terapia Cognitivo Comportamental e técnicas de Mindfulness. A Dra. Dicken é formada em Medicina Integrada pela University of Hawaii em Manoa, é Mestra em Psicologia Terapêutica pela Argosy University Los Angeles e é Doutora em Psicologia Clínica pela Chicago School of Professional Psychology em Westwood. O trabalho da Dra. Dicken já foi destaque em GOOP, The Chalkboard Magazine e em inúmeros artigos e podcasts. É Psicóloga Licenciada no estado da Califórnia.
Este artigo foi visualizado 2 568 vezes.
Perder um amigo pode ser uma experiência devastadora. Quer vocês tenham brigado ou apenas se afastado, é completamente normal sentir-se repleto de pensamentos sobre o que deu errado e sobre o quanto sente sua falta. Embora refletir na perda seja uma parte importante do processo de cura, ruminar ou se obcecar com a amizade torna difícil o processo de avançar. Leia mais para dicas sobre como reconquistar o foco e olhar em direção ao futuro com uma perspectiva positiva.
Passos
-
Depositá-los no papel pode trazer um grande alívio. Ao se perceber ruminando, anote o que passa por sua mente. Anote também como se sente com relação a esses pensamentos. Ao terminar, releia o que escreveu para um maior entendimento de seus sentimentos e deixe-os livres. [1] X Fonte de pesquisa
- Se você tem pensado muito sobre a última conversa com esse amigo, escreva sobre se sente com relação a ela. Talvez esteja nervoso pelo que ele disse ou se sinta ferido pelas palavras que ouviu.
- Processe os sentimentos de uma forma que o ajude. Caso não goste de escrever grandes textos em um diário, experimente desenhar, escrever poemas ou fazer listas.
Publicidade
-
Fale com o amigo perdido para se permitir um fechamento. Talvez haja ainda coisas que queria ter dito ou perguntas que continua tendo. Coloque tudo no papel. Quando terminar, rasgue a carta, jogue-a fora ou queime-a cerimoniosamente.
- Apesar de nunca chegar a dizer essas coisas diretamente para o seu amigo, liberar os sentimentos dessa forma o ajudará a dar um fim a elas.
-
Faça-o ao menos temporariamente. Guarde ou doe presentes que tenham entregado ou lembranças como cartões postais, cartas velhas ou anotações. Apague ou arquive imagens e vídeos da pessoa em seu celular. Isso o ajudará a prosseguir e a deixar de pensar nele se não houver itens pela casa que o lembrem da pessoa. [2] X Fonte de pesquisa
- Se jogar fora ou doar parece excessivamente radical, ao menos guarde tudo longe de seus olhos por um tempo.
Publicidade
-
Ficar olhando para as postagens nas redes sociais só fará com que pense nele ainda mais. Silencie as postagens e os stories em páginas como Instagram e Twitter para que não apareçam em seu feed. Se quiser garantir que não verão ou contatarão um ao outro, bloquear a pessoa pode ser a melhor opção. [3] X Fonte de pesquisa
- Embora seja às vezes difícil de se lembrar, saiba que remover ou bloquear alguém não é cruel. Em certos casos, é o que você precisa fazer para se curar e dar um passo adiante.
-
Separe tempo para desabafar quando preciso. Um amigo ou familiar que o conheça bem pode ajudá-lo a processar o que aconteceu. Converse sobre a experiência e sobre como está se sentindo. Ouça os conselhos ou o retorno que forem entregues. A seguir, pergunte como estão e converse sobre outros assuntos por um tempo para se permitir uma pausa desse tema. [4] X Fonte de pesquisa
- Evite falar de seus sentimentos com alguém que também é amigo da pessoa cuja amizade você perdeu. Isso pode acabar criando ainda mais drama ou deixá-lo em uma situação desconfortável.
Publicidade
-
Concentre-se em suprir as suas necessidades físicas e emocionais. Mesmo sendo difícil, você conseguirá vencer na vida mesmo sem essa amizade. Coma alimentos saudáveis, durma bastante e exercite-se regularmente para investir a sua energia no trabalho, em seus interesses e nos hobbies. Concentrar-se em si mesmo em vez de na amizade perdida pode ajudá-lo a reconstruir a autoestima e determinar o que espera de amizades futuras. [5] X Fonte de pesquisa
- Volte a fazer o que ama. Faça aulas de pintura, caso goste de fazer arte. Pratique uma trilha desafiadora se quiser sair na natureza. Mergulhe no o faz feliz.
- Experimente coisas novas para descobrir o seu potencial pleno. Se você sempre quis tocar piano, agora é o momento de se inscrever para aulas.
- Abrir-se a novas experiências o ajudará a conhecer pessoas novas e a lembrá-lo de que ainda há muito na vida reservado para você.
-
Veja-os agora como lições para como deseja agir em amizades futuras. É possível que vocês tenham simplesmente se afastado ou, talvez, que o seu amigo tenha cometido erros. Se as suas ações contribuíram com o fim dessa amizade, tenha compaixão de si mesmo. Reflita em seus erros passados, mas perdoe-se para que possa prosseguir e mudar o próprio comportamento. [6] X Fonte de pesquisa
- Caso não tenha sido uma pessoa que cumpria com a palavra nessa amizade, por exemplo, comprometa-se a fazê-lo sempre daqui em diante.
Publicidade
-
Isso ajuda a quebrar o ciclo da ruminação. Ao se ver preso pensando na amizade perdida, redirecione os pensamentos de volta para os seus sentidos. Se estiver fora de casa, concentre-se no clima e na sensação que ele traz. Observe ao ouvir sons como pássaros cantando ou um caminhão passando por perto. Ao redirecionar a atenção, você interrompe os pensamentos obsessivos antes que saiam do controle. [7] X Fonte de pesquisa
- Você não precisa dedicar horários específicos a essa prática. Use-a como uma ferramenta rápida para voltar aos eixos sempre que os pensamentos fugirem do controle.
-
Mesmo cinco minutos ao dia de meditação podem fazer maravilhas. Primeiramente, escolha um lugar confortável para sentar. A seguir, concentre-se apenas na respiração. Inspire e expire lentamente, observando o abdome subir e descer. Se quaisquer pensamentos vierem à sua mente, deixe-os passar sem qualquer apego. Essa prática pode ajudá-lo a reconquistar o controle ao se deparar com uma ruminação interminável. [8] X Fonte de pesquisa
- Caso esteja com dificuldades para aquietar a mente, experimente repetir um mantra interno. Escolha palavras tranquilizadoras, como "silêncio", "sossego" e "paz".
- Você também pode imaginar uma visão calmante para aquietar a mente. Visualize uma praia pitoresca, uma linda floresta ou outra cena que o ajude a relaxar.
- À medida em que se sente mais confortável com a prática, aumente a quantidade de tempo que passa meditando de 5 para 15 minutos.
Publicidade
-
Se estiver com dificuldades, esse profissional pode ajudar a oferecer as ferramentas necessárias para prosseguir. Se os seus pensamentos obsessivos sobre o amigo perdido o distraem do trabalho ou da escola e o têm atrapalhado inclusive a ser feliz, busque ajuda de um profissional de saúde mental. Ele poderá ajudá-lo a processar os próprios sentimentos e dará conselhos sobre como controlar a mente e os pensamentos. Uma opção para começar seria buscar uma indicação de um médico de confiança ou procurar online por alguém em sua região. [9] X Fonte de pesquisa
- O término de uma amizade pode ser devastador, às vezes até mais que a perda de um relacionamento romântico. Não seja tão duro consigo mesmo se precisar de um apoio extra, isso é completamente normal e compreensível.
WikiHows Relacionados
Referências
- ↑ https://psychcentral.com/blog/8-tips-to-help-stop-ruminating
- ↑ https://www.nbcnews.com/better/lifestyle/how-cope-when-friend-breaks-you-ncna988516
- ↑ https://www.nbcnews.com/better/lifestyle/how-cope-when-friend-breaks-you-ncna988516
- ↑ https://ideas.ted.com/how-to-get-over-a-friendship-breakup/
- ↑ https://psychcentral.com/blog/8-tips-to-help-stop-ruminating
- ↑ https://psychcentral.com/blog/8-tips-to-help-stop-ruminating
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/insight-is-2020/201612/stop-obsessing-or-fixating-fast-cognitive-technique
- ↑ https://counseling.uoregon.edu/how-stop-obsessing
- ↑ https://psychcentral.com/blog/8-tips-to-help-stop-ruminating
Sobre este guia wikiHow
Este artigo foi útil?
Artigos Relacionados
Inscreva-se na Newsletter Gratuita do wikiHow!
Receba tutoriais úteis em seu email semanalmente!
Inscreva-me!