PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O inverno chegou e a temperatura está consideravelmente mais baixa, mas você não quer colocar um casaco para poder mostrar a blusa nova que comprou semana passada. Ou talvez tenha saído de casa de manhã e esquecido de pegar o casaco. Seja qual for o caso, é importante saber como se manter aquecido nessas situações. Porém, saiba que não é aconselhável usar roupas de verão em temperaturas muito baixas.

Método 1
Método 1 de 3:

Adaptando-se ao frio

PDF download Baixe em PDF
  1. Abra a janela ou vá até o quintal e veja como está o tempo antes de sair de casa. Sabendo como está o clima naquele momento, será mais fácil se preparar mentalmente para o frio que poderá sentir.
    • Lembre-se de olhar a previsão do tempo para se preparar para a temperatura que vai fazer mais tarde, ou caso esteja se planejando para sair outro dia.
    • Verifique qual a sensação térmica também. A sensação térmica é o quanto "parece" que está a temperatura, sentida pelo corpo humano. [1]
  2. Permita que o corpo se acostume à temperatura que está fazendo, e o incômodo deve diminuir aos poucos. Porém, saiba que a temperatura pode cair ainda mais conforme o tempo vai passando. Como consequência, o nariz pode ficar escorrendo depois de um tempo. [2]
    • Faça isso todos os dias nas semanas que antecederem o inverno, aumentando aos poucos a tolerância ao frio.
  3. Deixar o chuveiro no morno, ou desligado, ajuda a acostumar o corpo a temperaturas mais frias no longo prazo, além de economizar na conta de energia elétrica. Pode ser desconfortável no começo, mas o corpo se acostuma.
    • Tomar banho frio faz bem para a saúde, pois melhora a circulação do sangue. [3]
  4. O sol pode aquecer o corpo mesmo quando está frio. Ficar na sombra ou em áreas cobertas poderá fazê-lo sentir mais frio do que se você estivesse no sol.
    • Pode haver uma variação de 10 a 15 °C entre ficar no sol e na sombra. [4] Outros fatores que afetam a diferença de temperatura são o vento e o quanto a pessoa está se movimentando.
  5. Pensar em um local de clima quente pode ajudar a distrair o corpo da temperatura real naquele momento. A maioria das pessoas gosta de imaginar que está na praia ou na piscina, ou ainda lembrar de um dia particularmente quente.
    • É melhor pensar em um lugar onde já esteve pessoalmente. Todo mundo sabe que sempre faz calor em Fortaleza, mas pode ser difícil imaginar como realmente é para quem nunca esteve lá. Tente lembrar de como foi na última vez que esteve na praia ou na piscina, de sentir o calor do sol na pele.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Mantendo-se ativo

PDF download Baixe em PDF
  1. Antes de sair de casa, se aqueça um pouco alongando o tronco, braços e pernas. Atletas profissionais fazem isso não só para prevenir lesões musculares, mas também para se aquecer ao se preparar para jogar em temperaturas mais frias. [5]
    • Cuidado para não se alongar demais. O exercício terá o efeito contrário se o corpo começar a suar dentro de casa. Você ficará com frio ao sair e sentir o ar gelado lá fora.
  2. A melhor maneira de manter o corpo aquecido é se movimentando. A atividade aumenta a circulação do sangue, o que faz com que a temperatura aumente também. [6] Veja algumas sugestões de atividades para fazer em pé e manter-se aquecido enquanto estiver do lado de fora:
    • Chute com o joelho nas mãos. Abaixe os braços e coloque as mãos para frente, e em seguida chute com o joelho para cima de forma que ele encoste na mão.
    • Polichinelo.
    • Rotação de tronco. Mantendo os braços levantados, gire a parte superior do corpo de um lado para o outro, em um ritmo moderado.
    • Dança. Simplesmente entregue-se à música quando a ocasião pedir!
  3. Mesmo usando apenas uma camiseta, manter as outras partes do corpo aquecidas pode diminuir a sensação de frio em geral. Esfregue as mãos uma na outra e assopre ar quente. [7]
    • As extremidades são as primeiras a sofrer com o frio. Elas incluem as mãos, os pés, as orelhas e o nariz. Não há músculos ou fluxo sanguíneo suficientes para mantê-las tão quentes quanto o resto do corpo. [8] É importante mantê-las aquecidas para evitar lesões como geladuras, quando uma parte do corpo congela ou sofre uma queimadura de frio.
  4. Beber café, chá ou chocolate quente em pequenos goles é uma ótima maneira de aquecer as mãos e o rosto, além de manter o corpo aquecido no geral. O calor do líquido vai espalhar-se pelo corpo, e a cafeína e o açúcar fornecerão mais energia para continuar movimentando-se. Consumir uma bebida quente traz apenas vantagens.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Usando outras peças de roupa

PDF download Baixe em PDF
  1. Todas as partes do corpo humano liberaram calor, mas a cabeça e o pescoço costumam liberar em maior quantidade. [9] Use um chapéu e um cachecol para não deixar o calor escapar e fazê-lo circular pelo próprio corpo. Pode ser qualquer tipo de chapéu, exceto viseiras.
    • Dê preferência a gorros ou outro tipo de chapéu que cubra as orelhas. Elas são uma das primeiras partes do corpo a sofrer com a baixa temperatura.
  2. Ponha uma outra camisa de tecido mais grosso, podendo ser até uma regata, por baixo da blusa com a qual quer sair. O tronco do corpo ficará protegido, o que ajudará a manter todo o resto mais aquecido.
  3. Vestir uma calça térmica ou uma legging por baixo do jeans manterá o calor preso na parte inferior do corpo. Meias-calças e meias de cano longo também ajudam.
  4. Evite geladuras e mantenha as mãos aquecidas com luvas. Algumas têm apenais dois espaços, um para colocar o polegar e o outro para colocar todos os outros dedos juntos. Essas são ainda melhores para aquecer as mãos, mas podem ser usadas apenas quando não for necessário usar os dedos. [10]
    • Luvas podem combinar perfeitamente com as roupas. Um simples par de luvas de uma cor clara para as meninas será como um acessório de bom gosto, e, para os meninos, luvas de couro pretas o farão parecer descolado.
    • Existem mini aquecedores de mão para colocar dentro da luva ou nos bolsos e manter as mãos aquecidas. Além disso, existem luvas que esquentam, mas estas precisam estar sempre conectadas por um cabo USB.
  5. Conforme a noite chega, vai ficando mais frio. Caso a temperatura fique extremamente baixa, será inevitável ter que usar mais camadas de roupas ou até usar cobertores, o que não precisa necessariamente arruinar seu estilo.
    • Leve um cachecol [11] ou uma blusa de frio. Uma coberta ou manta podem ser usados para cobrir um banco ou o chão frio antes de sentar.
    Publicidade

Dicas

  • Cada pessoa é diferente e pode ter mais ou menos dificuldade para se adaptar ao clima frio. Os diferentes formatos e tamanhos de corpo também influenciam essa variação.
  • Respire fundo quando estiver sentindo muito frio. Relaxar o corpo e manter uma boa circulação sanguínea podem ajudá-lo a se sentir melhor.
  • Diga a si mesmo que não está com frio. Algumas pessoas dizem que tentar convencer a si mesmas que não está tão frio ajuda. Experimente e veja se funciona.
Publicidade

Avisos

  • Não tente usar apenas camisetas em temperaturas frias extremas. Há o risco de ficar com hipotermia, uma condição séria e potencialmente fatal.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 29 714 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade