Baixe em PDF Baixe em PDF

Não deixe mais de aproveitar um dia perfeito na piscina ou na praia por estar menstruada. É completamente possível entrar na água sem vazamentos ou outra demonstração de que você está naqueles dias. Na verdade, nadar durante a menstruação pode ajudar a aliviar a cólica e fazê-la sentir-se melhor naqueles dias em que você fica nervosa ou de mau humor à toa. Aqui vão as dicas. [1]

  1. A água pode diminuir o fluxo menstrual por um tempo, mas não é nada higiênico sair por aí entrando na água com os amigos sem colocar um absorvente interno primeiro. Caso não se sinta à vontade usando esses itens, procure aprender a usá-los em casa primeiro para preparar-se para uma piscina ou praia.

    [2]
    • Absorventes internos : Se você já está acostumada, eles são perfeitos para nadar. Você não precisa se preocupar com vazamentos, já que eles se adaptam ao seu corpo, tampando o canal vaginal. Só não se esqueça de conferir se a cordinha está escondida dentro da parte de baixo do biquíni. E é essencial trocar o absorvente a cada duas horas caso o seu fluxo seja intenso. De qualquer forma, jamais, mas nunca mesmo, deixe o mesmo absorvente no canal vaginal por mais do que oito horas.
    • Coletores : a desvantagem do coletor menstrual é que você provavelmente ainda não o conhece. A vantagem é que é invisível, e ele vai “sugando” o fluxo e acumulando o mesmo em um tipo de copo de silicone médico por até 10 horas seguidas. Ou seja, você não precisa preocupar-se com um cordãozinho ensopado de urina ou trocas de absorvente por 10 horas! A desvantagem é que tem que jogar fora a menstruação coletada e lavar o copo antes que possa ser reutilizado.
    • Absorventes externos: não são indicados para usar na água. Eles vão absorvê-la e inchar, ficando bem volumosos — um pesadelo!
  2. Como eles precisam ser trocados várias vezes ao longo do dia, é melhor levar a mais do que a menos. Principalmente caso seus amigos decidam ficar mais um dia na praia, por exemplo. Se preferir, você pode levar uma reserva de absorventes internos e outra de externos para quando não for mais entrar na água e nem usar biquíni. [3]
    • Se estiver usando absorvente interno em um dia de fluxo intenso, troque a cada três ou quatro horas.
    • Se estiver usando o coletor, você provavelmente não vai precisar se preocupar em esvaziá-lo — ele pode ficar até dez horas. Mas levar um de reserva é o ideal.
  3. Há muitas mentiras quando o assunto é nadar menstruada. Não dê ouvidos a quem diz que fazê-lo não é saudável. [4]
    • Não há prova de que o sangue menstrual atraia tubarões. De qualquer maneira, evite praias que tenham alertas de tubarão.
    • Absorventes internos não irão reter água em abundância quando você nadar. Atletas olímpicas, biólogas marinhas e mergulhadoras não usariam absorventes internos se eles causassem qualquer problema. E elas usam.
    • As mulheres nadam e entram menstruadas na água há séculos.
    • O formato do sistema reprodutivo impede que as mulheres tenham problemas ao adentrar em águas.
  4. Se você estiver muito preocupada com vazamentos ou manchas, um short curto resolve o problema. Compre um modelo bem feminino, que valorize o seu tipo de corpo e que não seja muito largo, e coloque sobre a parte de baixo do biquíni. Para maior segurança, compre um de cor escura.
    • Shorts folgados ficam ótimos com biquínis e compõem um estilo que não chama muita atenção.
    • Você também pode enrolar e dizer que não achou sua roupa de banho ou que teve de pegar uma emprestada de seu irmão ou coisa que o valha.
  5. Se você colocar o absorvente interno ou o coletor corretamente, não haverá vazamentos. No entanto, para ficar mais tranquila, fique com um biquíni azul-marinho, roxo-escuro ou outro tom escuro. Agora, basta relaxar para curtir a praia ou a piscina. [5]
    • Uma opção são os biquínis com a parte de baixo parecida com um short. Dependendo da estampa, eles podem até passar a impressão de que seu bumbum é maior.
  6. Não fique mexendo no biquíni ou se virando para olhar no espelho a cada cinco minutos — isso chama atenção de todo mundo. Se você estiver realmente preocupada, saia da água e vá ao banheiro conferir se está tudo no lugar. [6]
    • Combine um esquema com uma amiga de confiança. Se você ainda estiver muito preocupada com manchas, peça para uma amiga a avisar caso ela note algo de errado.
  7. Não há uma receita infalível para isso, mas você pode diminuir a intensidade da cólica e reduzir o inchaço com uma alimentação mais saudável. Evite frituras, alimentos com muito sal, açúcar e bebidas com cafeína. Para a dor, pode-se recorrer a um analgésico, como a dipirona. E, por incrível que pareça, às vezes o melhor remédio para a cólica é entrar na água, relaxar e se divertir. [7]
  8. Se você não conseguir ficar à vontade na água ou não estiver se sentindo muito bem, diga algo como “Eu não estou com muita vontade de entrar na água agora” e fique no sol. Se só houver garotas no grupo, elas provavelmente vão entender na hora. Se tiver garotos também, eles provavelmente não vão ter coragem de pressioná-la. Mas caso isso aconteça, reafirme com firmeza e seriedade que não quer ou explique que está menstruada!
    • Procure participar mesmo de fora da água. Você pode sentar na beira da piscina e cronometrar, ser o juiz ou a torcida de competições que seus amigos resolverem fazer.
    • Mas só deixe de entrar na água se realmente não quiser. Uma mulher nunca deveria deixar de viver plenamente — esteja ela naqueles dias ou não. A menstruação é um processo natural, não uma doença.
    Publicidade

Dicas

  • Dê uma passadinha no banheiro antes de nadar. Assim dá para conferir se está tudo em ordem antes.
  • Confie na sua intuição. Se sentir que vai vazar, saia da água e vá ao banheiro.
  • Leve um biquíni de reserva para o caso de “acidentes”.
  • Caso você tenha um vazamento e sua amiga repare, sejam discretas. Combinem um código para essa situação. Por exemplo: "Nossa, esqueci de mostrar o hidratante que comprei. Vou te mostrar agora. Está na minha bolsa". Assim, você pode sair da água e ir ao banheiro.
  • Combine com uma amiga para que vocês duas levem absorventes e outros artigos de emergência. Dessa forma, vocês duas se garantem.
  • Experimente cortar um pouco o cordão do absorvente interno para torná-lo mais discreto e fácil de esconder.
Publicidade

Avisos

  • Apesar da pressão da água segurar um pouco o fluxo, depois de algum tempo, vai dar para perceber um pouco de sangue na água.
  • Os absorventes externos não absorvem muito bem o fluxo quando molhados, além de incharem.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 502 152 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade