Baixe em PDF Baixe em PDF

As farpas são um incômodo comum para crianças e adultos, e podem causar uma irritação dolorosa ou até infecções. Os tipos mais comuns são as de madeira, vidro ou metal. [1] Algumas podem ser tiradas em casa com ferramentas básicas, mas as mais profundas precisam de técnicas especiais ou assistência médica.

Método 1
Método 1 de 4:

Usando ferramentas para remover as farpas mais profundas

Baixe em PDF
  1. Se alguma parte da farpa estiver visível na superfície da pele, tente removê-la com uma pinça. [2] Escolha uma pinça que tenha a borda interna serrilhada, pegue a ponta da farpa com firmeza e puxe para fora devagar.
    • Esterilize as pinças antes de usá-las. Passe álcool isopropílico ou vinagre, ferva-as na água por vários minutos ou segure-as sobre uma chama por cerca de um minuto.
    • Lave as mãos antes de tentar tirar a farpa.
  2. Uma boa alternativa se a farpa for grossa e não correr o risco de quebrar é usar um cortador de unhas forte e esterilizado. Caso ela esteja presa em uma parte grossa da pele e em um ângulo difícil, corte parte da pele para melhorar a visibilidade e o acesso à farpa. As partes da pele mais grossas e não sensíveis, como o calcanhar, não vão doer.
    • Corte a pele em uma direção paralela à da farpa.
    • Não corte tão fundo a ponto de causar sangramentos, pois assim você aumenta o risco de infecção. [3]
    • Se puder, use o cortador ou a pinça com sua mão dominante para ter mais destreza e controle. A menos, é claro, que a farpa esteja nessa mão.
  3. Utilize uma agulha ou um alfinete esterilizados para tentar tirar uma parte da farpa para fora, caso ela esteja mais profunda e abaixo da superfície da pele. [4] Faça um pequeno furo na pele, sobre a ponta da farpa que estiver mais perto da superfície. Tente levantar a farpa com a ponta da agulha para poder pegá-la usando a pinça ou o cortador de unha.
    • Não tente tirar toda a farpa com a agulha, pois você vai piorar o machucado e pode quebrar a farpa.
  4. O ictamol (ou ictiol) é um tipo de antisséptico que ajuda a deslocar as farpas mais profundas lubrificando-as e fazendo com que saiam da pele. [5] Aplique o produto sobre a ferida e espere cerca de um dia para que ele desloque a farpa. Durante esse tempo, deixe a ferida coberta com um curativo. Esse método pode exigir um pouco de paciência.
    • As pomadas contendo ictamol podem ser encontradas em farmácias de manipulação e geralmente são vendidas como medicamento para furúnculos e outros problemas de pele.
    • Elas podem ser oleosas e ter um cheiro não muito agradável.
    • Na maioria dos casos, essa pomada só vai trazer a farpa para a superfície da pele, e você ainda terá de usar uma pinça para tirá-la.
  5. Ele não só é um bom antisséptico, como pode retardar o sangramento e ajudar a trazer uma farpa profunda para mais perto da superfície da pele. [6] Se a farpa for de metal, vidro ou plástico, deixe a área de molho por até uma hora em uma tina com água morna e algumas colheres de chá de bicarbonato. Caso ela seja de madeira, faça uma pasta grossa de bicarbonato e água e aplique sobre a ferida. Cubra com um curativo e deixe agir de um dia para o outro.
    • Você precisará usar uma pinça ou um cortador de unhas para tirar a farpa da superfície da pele.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Cuidados posteriores

Baixe em PDF
  1. Se a ferida começar a sangrar após a remoção da farpa, aplique pressão segurando uma bola de algodão limpa sobre ela por vários minutos ou até que o sangramento acabe.
  2. Depois que remover a farpa, concentre-se em limpar a pequena ferida. Lave-a com água morna e sabão e seque-a com uma toalha limpa. Em seguida, passe uma haste flexível (cotonete) com álcool. O álcool é um excelente antisséptico, mas o vinagre de vinho branco e o iodo também servem. [7]
    • Caso não tenha o cotonete, use uma bola de algodão com um pouco de álcool isopropílico.
    • Talvez você sinta uma ardência quando passar o álcool, mas vai ser bem rápido.
  3. As pomadas podem ajudar a prevenir uma infecção. Aplique uma pequena quantidade na ferida limpa. Você pode comprar esse tipo de pomada em qualquer farmácia.
  4. Depois de limpá-la e desinfetá-la, deixe que ela seque ao natural e coloque um curativo pequeno para protegê-la da sujeira e da irritação. Você pode tirá-lo após um ou dois dias.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Precauções

Baixe em PDF
  1. Esse pode ser seu primeiro impulso, mas não aperte a ferida com os dedos para tentar empurrar a farpa para fora. Além de quase nunca funcionar, você corre o risco de quebrar a farpa e piorar o machucado.
  2. Se a farpa for de madeira, não deixe que ela se molhe. Caso contrário, ela pode se desmanchar quando for puxada, deixando pedacinhos enterrados na pele. [8]
  3. Evite infectar a pequena ferida. Assim como faria com qualquer outro instrumento, lave as mãos com água e sabão antes de encostar na área infectada. Ensaboe bem as mãos por pelo menos 30 segundos usando sabonete antibacteriano e depois enxágue.
  4. Não a quebre nem deixe nenhum material dentro da pele, pois isso aumenta o risco de infecção. [9] Retire a farpa pelo mesmo ângulo em que ela entrou para diminuir o risco dela quebrar. [10] É raro uma farpa entrar na pele a 90 graus.
  5. Qualquer farpa, em qualquer parte do corpo e em qualquer profundidade, pode causar infecções. Por isso, mesmo alguns dias após a remoção, fique de olho. Os sintomas comuns incluem inchaço, vermelhidão, sensibilidade, pus, dormência e formigamento ao redor da ferida. [11]
    • Os sintomas mais graves e que indicam que a infecção está se espalhando pelo corpo incluem febre, enjoo, suor noturno, dores no corpo, dores de cabeça e delírios. Procure um médico imediatamente.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Quando procurar ajuda médica?

Baixe em PDF
  1. Se você já tiver tomado algumas medidas em casa e ainda assim não conseguir tirar a farpa da pele, vá ao médico dentro de alguns dias para removê-la. Não a deixe na pele. [12]
    • Caso uma farpa profunda se quebre dentro da sua pele, procure o médico para que ele possa remover os pedaços.
  2. Se a farpa tiver feito um ferimento de tamanho considerável que não pare de sangrar, mesmo após você aplicar pressão por cinco minutos, vá ao médico. Ele pode usar instrumentos especiais para tirá-la. [13]
    • Se o médico precisar cortar a pele usando um bisturi para tirar a farpa, ele aplicará um anestésico tópico no local primeiro.
    • As feridas maiores podem precisar de pontos para se fecharem após a remoção da farpa.
  3. É improvável que você consiga retirar uma farpa enterrada embaixo da unha da mão ou do pé. Se tentar, pode piorar a situação. O médico conseguirá remover com segurança parte da unha e tirar a farpa. [14]
    • A unha provavelmente vai crescer de novo sem problemas.
  4. Se alguma coisa perfurar seu olho, cubra o local afetado e ligue para a emergência imediatamente. Não tente remover -- você pode machucar ainda mais os olhos e afetar sua visão. Tente manter os dois olhos fechados até que a ajuda chegue para que você mova o olho machucado o mínimo possível. [15]
    Publicidade

Dicas

  • As farpas de madeira, os espinhos e outras substâncias vegetais causam mais irritação e inflamação do que os cacos de vidro e as farpas de metal e plástico. [16]
  • Use uma lupa se a farpa for muito pequena e você não estiver conseguindo enxergá-la. Caso esteja com dificuldades, peça para um amigo ou familiar segurar a lupa para você.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 142 952 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade