Baixe em PDF
Baixe em PDF
Se você é novo na religião, seja ela cristã, judaica ou islâmica, e quer começar a orar para Deus, siga esses passos simples para obter um grande começo em seu tempo diário com Deus.
Passos
-
Pense nos motivos pela sua oração. Antes de começar, pense: por que você vai orar? Quais são as coisas em sua vida que o incomodam? Pelo que você está grato? Como você quer trazer Deus para sua vida? Quais perguntas você possui? Estas são coisas pelas quais você pode querer rezar. Saber o que dizer com antecedência vai fazer você se sentir mais claro e confortável quando estiver orando.
-
Consulte seu conselheiro religioso ou um amigo de confiança. Depois de ter pensado sobre algumas das coisas sobre as quais você gostaria de falar com Deus, consulte o seu padre, imã, rabino ou um amigo ou membro da família em quem você confia. Pergunte em que ele acha que Deus poderia ser capaz de ajudá-lo e o que ele pensa sobre as suas preocupações e perguntas. Ele pode abrir seus olhos para perguntas e respostas sobre as quais você nunca tinha pensado.
-
Encontre um bom lugar para rezar. Quando estiver pronto para orar, você terá que encontrar lugar e momento apropriados para rezar. Este deve ser um lugar calmo onde você pode dedicar uma boa quantidade de tempo e concentração para a sua conversa com Deus, para mostrar a Ele sua devoção.
- No entanto, se você sentir a necessidade de rezar de forma rápida e em uma situação menos ideal, vá em frente. Você não precisa estar em um lugar especial para Deus ouvi-lo. Ele vai entender o seu sofrimento e se preocupa apenas com o fato de você o amar em seu coração e tentar segui-lo.
-
Obtenha todos os itens necessários ou adicionais. Você pode querer ter alguns itens quando você orar, como velas, a bíblia, os restos de um ente querido ou outros itens que sejam importantes. Tenha-os disponíveis e respeitosamente organizados.
-
Planeje orar sozinho ou com outros. Decida se é melhor orar sozinho ou com outras pessoas. Diferentes credos enfatizam diferentes métodos, mas você não deve se sentir constrangido pelas convenções normais de sua denominação. Faça o que você sente que é certo em seu coração, mesmo que isso signifique cantar as suas orações numa igreja cheia de pessoas ou encarar uma parede sozinho em um canto.Publicidade
-
Mostre respeito. Mostre respeito humilhando-se diante de Deus. Vista-se de forma simples (se possível), não mostre sua oração orgulhosamente para pessoas próximas, e ore de joelhos com a cabeça baixa (se possível).
-
Leia a Bíblia. Você pode querer começar lendo uma passagem da Bíblia que tenha importância e significado para você. Isto vai abrir o seu coração para a palavra de Deus e mostrar a Ele a sua devoção.
-
Agradeça a Deus. Agradeça a Deus por todas as suas bênçãos. Agradeça-lhe pelas coisas que lhe alegram, que melhoram sua vida ou que fazem do mundo um lugar melhor. Entenda que estas bênçãos são Deus mostrando o seu amor por seu povo e devem ser comemoradas e apreciadas.
-
Peça perdão. Peça perdão a Deus pelos erros que você cometeu. Mantenha seu coração aberto e lembre-se de que todos nós cometemos erros: ninguém é perfeito. Embora possa ter problemas para admitir ou pensar em um erro que cometeu, você vai descobrir de alguma maneira que pode ser melhor. Seja sincero e você saberá em seu coração que Deus te perdoa.
-
Peça orientação. Peça a orientação de Deus. Ele não é um gênio ou algum grande mágico dos desejos. Ele apenas está lá para orientá-lo sobre o caminho que você deve seguir. Peça a ele para conduzi-lo, para dar-lhe sabedoria para tomar as decisões certas e as formas de melhorar a si mesmo como pessoa, bem como o mundo e as pessoas ao seu redor.
-
Ore pelos outros. Ore por aqueles que você sente que necessitam de orações. Você pode orar por sua família, seus amigos ou por estranhos. Peça a Deus para mostrar-lhes o seu amor e também para ajudá-los a encontrar o caminho deles quando eles estiverem perdidos. Não lance julgamento sobre eles ou os seus problemas: Deus é o único juiz e Ele fará o que é certo.
- Lembre-se de que as pessoas não são o diabo ou demônios, pois elas são almas, assim como você é, e podem ser guiadas por Deus. Não peça para elas serem castigadas. Ore para que percebam os erros e peçam perdão, assim como você faz.
-
Encerre a sua oração. Encerre a sua oração da maneira que achar mais adequada. A forma mais comum é dizer 'Amém'.Publicidade
-
Tente orar em hebraico. A maioria das denominações acredita que a oração em hebraico é melhor, apesar de que Deus vai entender qualquer outro idioma que você falar.
-
Tente orar com outros. Os judeus preferem orar com mais frequência e em grupos, diferentemente da oração Cristã, que é mais focada individualmente. Ore com os outros, se puder. Pode ser no templo, com a sua família em casa ou enquanto estiver fora com seus amigos.
-
Conheça cada uma das orações para os diferentes rituais. Em vez de orações individuais determinadas diariamente, os judeus preferem recitar bênçãos para diferentes momentos do dia, eventos e épocas do ano. Você vai querer aprender as diferentes orações e quando devem ser ditas, bem como os Dias Santos que exigem orações especiais.
-
Ore individualmente se você preferir. Se os modos normais de oração não lhe agradarem e você sentir que se comunica melhor com Deus estando sozinho e da sua própria maneira, tudo bem. Você pode orar no método Cristão acima e Deus vai entender. Ele se preocupa mais com sua devoção e obediência.Publicidade
-
Ore nos momentos certos. Os muçulmanos rezam em momentos específicos do dia e você vai precisar aprender e respeitar esses momentos. Você pode pesquisar, perguntar ao seu imã ou obter um aplicativo ou programa útil para dispositivo móvel ou computador.
-
Oriente-se. Você terá que orar na direção de Meca. Esta é uma parte importante da oração para os muçulmanos. Você vai precisar procurar qual é a direção correta na área em que você vive. Alternativamente, você pode obter um aplicativo ou programa para o seu telefone ou computador que funcionará como uma bússola e apontar a direção certa, não importa onde você esteja.
-
Sente, levante e movimente-se corretamente. Há maneiras específicas que os muçulmanos possuem para sentar, levantar, se curvar ou mover as mãos e os corpos durante a oração. Isso pode ser um pouco complicado e você pode precisar fazer alguma pesquisa. Você também pode aprender observando companheiros muçulmanos, seja fora de casa ou em sua mesquita local.
-
Abra sua oração. Comece a sua oração da maneira correta. Oração muçulmana é muito mais específica e rígida do que a oração Cristã. A abertura padrão é chamar "Allah - Wa - Akbar" e depois recitar o Isteftah Dua e Surah Al- Fatiha.
-
Recite as Suras (capítulos). Recite as Suras apropriadas para a hora do dia ou que estão sendo recitadas por seus companheiros nas proximidades. Se você está sozinho, você pode recitar as que acreditar que são adequadas.
-
Execute o número apropriado de rakats. Os rakats, ou ciclos de oração, são padronizados e um número diferente de ciclos é prescrito para cada hora do dia. Saiba qual é o número apropriado e tente realizar pelo menos este tanto.
-
Encerre a sua oração. Encerre suas orações na forma normal, girando a cabeça para a direita e dizendo: "As Salam Alaykum wa Rahmatullahi wa Barakatuhu'." O anjo que registra as vossas boas obras está neste lado. Em seguida, vire a cabeça para a esquerda e diga: "As Salam Alaykum wa Rahmatullahi wa Barakatuhu'." O anjo que registra suas ações de injustiça/erradas está neste lado. Agora, suas orações acabaram.Publicidade
-
Procure sinais de que Deus o ouviu. Quando você terminar de orar, no decorrer do dia e mais à frente, procure por sinais de que Deus tem ouvido suas orações. Mantenha seu coração aberto e procure maneiras em que Ele tentará lhe mostrar o caminho adequado. Você saberá em seu coração o que é o certo.
-
Faça o bem por Ele e mantenha suas promessas. Se você prometeu a Deus que iria melhorar a si mesmo ou se esforçar mais em alguma coisa, mantenha sua promessa. Se esforce ao máximo, com honestidade e com humildade, e Deus vai entender e ficar satisfeito.
-
Ore regularmente. Não basta orar quando você tem um grande problema. Deus não é um band-aid. Ore o tempo todo e mostre a Ele o respeito merecido. Adquira o hábito e com o tempo você vai estar ótimo nisso.
-
Ajude e ore com os outros. Ao orar mais, você vai querer rezar com os outros e trazer outros para entender o quanto eles podem ganhar com a oração. Traga-os para Deus, ajudando-os de forma honesta, humilde e sem julgamento, e eles também poderão se inspirar em oração.Publicidade
Dicas
- Ore sempre e onde quer que você precise, seja no trânsito, antes de um teste ou antes de cada refeição.
- Confie sempre no que você sabe que é verdade em seu coração. Se um sacerdote, líder, amigo ou membro da família lhe diz algo que faz você se sentir desconfortável, ore por ele. Deus vai lhe dizer o que é certo e você vai se sentir seguro e feliz em seu coração. Ninguém além de Deus pode dizer o que é certo e o que Ele quer.
Publicidade
Publicidade