Baixe em PDF Baixe em PDF

Os setor bancário emprega milhões de pessoas no mundo inteiro, em cargos que vão desde atendente a investidor. O código de vestimentas costuma ser o mesmo para todos e exige o uso de roupas sociais e conservadoras, mas isso também pode variar com o nível do cargo. Mantenha os hábitos de higiene em dia, preste atenção aos detalhes e vista-se profissionalmente.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Vestindo-se para a entrevista

Baixe em PDF
  1. Observe como os funcionários se vestem na próxima vez em que for a um banco e baseie-se neles. Para cargos iniciais, esforce-se para se vestir um pouco melhor do que os exemplos que vir. No entanto, para cargos mais altos essa dica não é tão válida, já que você não quer passar uma impressão de esbanjador.
    • Não é muito comum ver os caixas trabalhando de terno e gravata, mas você deve usar essas peças para a entrevista do mesmo jeito; isso também vale para as mulheres, que devem usar um terno ou tailleur para a ocasião, mesmo que as funcionárias não sejam vistas nesses trajes. [1]
  2. Bancários se vestem socialmente, mas não são ousados com suas escolhas. Usar artigos que atraem a atenção para você não é uma boa ideia.
    • Uma das primeiras impressões durante uma entrevista de emprego é o cheiro. Usar perfume demais pode ser enjoativo e distrair o entrevistador. Caso queira muito, prefira usar só um pouco. [2]
    • Deixe os adornos de luxo em casa. Usar relógios caríssimos e outros acessórios chamativos pode atrair atenção negativa e ser considerado inadequado no ambiente de trabalho. Prefira peças discretas ou não use nada. [3]
    • Esta não é uma boa hora para sensualizar. Usar roupas provocantes não é nada apropriado para o ambiente de trabalho. Use uma maquiagem discreta e prefira tons mais naturais.
    • Use roupas sóbrias. Camisas, calças, gravatas e vestidos devem ser de cor lisa, preferencialmente sem estampas. Fique longe de cores chamativas.
  3. Mais importante do que o estilo das peças é o estado de conservação. Fique de olho em marcas amassadas, manchas e partes puídas, assim como sua própria higiene. Trabalhar em um banco exige atenção aos detalhes e suas roupas devem refletir isso.
    • Passe as roupas que usará para trabalhar. Caso elas estejam manchadas ou gastas, escolha outra coisa para vestir.
    • Os sapatos fazem toda a diferença. Engraxe-os ao menos uma vez por semana e, se eles tiverem muitas marcas de uso, rasgos, sola gasta, etc., compre outro par.
    • Vá à manicure e ao cabeleireiro. Seus cabelos devem ser alinhados, curtos e a barba deve ser sempre bem feita; as mulheres devem tingir as raízes brancas [4] e as unhas devem estar sempre curtas e limpas. Caso queira usar esmaltes, prefira cores claras. [5]
    • Retire os piercings e esconda as tatuagens. Algumas instituições têm flexibilizado as regras em relação a alterações corporais, mas não conte com isso na hora da entrevista. Vista-se como o esperado e, depois de conseguir o trabalho, veja como seus colegas se comportam.
  4. Os homens do sistema bancário devem seguir uma série de normas, às vezes até sobre as cores das roupas:
    • Vista ternos nas cores cinza, preto ou azul-marinho.
    • Prefira gravatas em tons verdes, azuis ou vermelhos em seda e sem estampas. A gravata deve chegar até a fivela do cinto, nem acima, nem abaixo dessa linha. O nó deve ser Windsor , o mais tradicional deles. [6]
    • A típica camisa masculina é social, branca, com mangas compridas e completamente abotoada. Para não ficar na mesmice, você pode variar e escolher tons pastéis sóbrios. Nesse caso, verifique se a cor da camisa combina com a da gravata. Para saber mais, leia Como Combinar as Cores da Gravata, do Terno e da Camisa.
    • As calças e o terno devem ser da mesma cor. Não deixe a carteira e as chaves balançando nos bolsos da frente. As meias devem ter a mesma cor que as calças e o cinto deve combinar com os sapatos. [7]
  5. Da mesma maneira que os homens têm certas regras a seguir, as mulheres também devem ficar atentas a alguns padrões estabelecidos:
    • Use um tailleur de calça ou saia em azul-marinho, preto ou cinza.
    • Prefira camisas sociais de mangas compridas e colarinho brancas ou em tons pastéis.
    • Use meias-calças cor da pele e tenha sempre um par extra à mão, para o caso de desfiarem.
    • Calce sapatos sociais com a ponta fechada e saltos baixos; eles também devem combinar com o cinto. Além disso, as pastas executivas são consideradas mais profissionais do que bolsas.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Vestindo-se para trabalhar

Baixe em PDF
  1. Fique a par do código de vestimentas do banco em questão e vista-se de acordo com ele. Segui-lo lhe dará uma boa noção do que é esperado que você vista e de como adequar seu guarda-roupas à empresa.
    • Além disso, o código de vestimenta é uma boa maneira de saber quais são os pré-requisitos para o trabalho. Observe seus colegas e compare as roupas deles ao que está descrito nas regras.
  2. Converse com colegas ou com seu chefe para saber se existem dias de roupas mais casuais na instituição. Nesses dias, é apropriado usar peças que seriam consideradas inadequadas para trabalhar em um banco.
    • As casual fridays , ou sextas casuais, já foram mais comuns, mas elas ainda existem em bancos de investimento de primeira linha. Um exemplo disso foi a mudança ocorrida na fusão entre os bancos Itaú e Unibanco, em que o Itaú adotou essa prática permanentemente. [8] Ainda assim, cuidado para não exagerar. [9]
  3. Comece a compor seu visual a partir dos sapatos. Você passará um bom tempo em pé, oque faz do conforto uma prioridade. Compre pares que aceitem palmilhas, para absorver melhor o impacto e proteger os pés. Os melhores são os fechados e com saltos baixos.
  4. As roupas devem estar impecáveis, limpas e em bom estado. Passe qualquer marca amassada, use a camisa por dentro das calças ou saia e não use nada que tenha manchas e desgastes óbvios. Seu trabalho envolverá lidar com o público e as pessoas terão uma péssima impressão de você e do banco se perceberem isso; se esse é o seu caso, repare-as no que for possível e substitua as peças inutilizadas. Assim, sua aparência será ainda mais profissional e agradável.
  5. Esconda qualquer modificação física que tiver da vista do público. Brincos podem ser usados, se forem artigos mais discretos e tradicionais; joias de qualquer outra parte do rosto devem ser retiradas. Proteja as tatuagens com camisas de manga comprida e calças.
  6. A parte de cima, como camisas, casacos e blusas, deve cobrir bem a barriga e ter um decote discreto. Quanto às saias, o ideal é que a barra alcance as pontas dos dedos quando seus braços estiverem relaxados ao lado do corpo, no mínimo. Nada que tenha a barra ou fenda mais curta do que isso é apropriado para o ambiente de trabalho.
  7. Embora suas roupas de trabalho devam ser similares às usadas para a entrevista, para cargos iniciais usar o terno não é necessário. Preste atenção às roupas de seus colegas e tente vestir peças nesse padrão. Para cargos mais avançados, o uso de terno e gravata é indispensável, sempre alinhado às roupas da entrevista.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 72 505 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade