Baixe em PDF
Baixe em PDF
A determinação é uma habilidade que podemos aprender ao longo da vida! Comece descobrindo o que você deseja e, em seguida, cultive hábitos saudáveis para aumentar suas chances de atingir tal objetivo. Permaneça determinado no longo prazo, usando estratégias para superar eventuais obstáculos e manter sua motivação.
Passos
-
Faça o exercício da sua melhor versão futura. Qualquer um vai ter dificuldade para permanecer determinado se não souber quais metas deseja atingir ou sequer conseguir reconhecer o momento em que já chegou onde gostaria de estar. Portanto, determine o que o sucesso significa para você para conseguir aumentar sua persistência na busca pelos objetivos — o exercício da sua melhor versão futura poderá ajudá-lo com isso. [1] X Fonte Confiável Greater Good in Action Ir à fonte
- Escreva por cerca de 15 minutos sobre como seria a vida futura perfeita para você (daqui a um, cinco ou 10 anos), e inclua muitos detalhes. Reflita sobre diversas áreas, como a carreira, os relacionamentos, a saúde, as paixões, etc. Como seria cada um desses aspectos no melhor futuro possível?
- Não filtre nenhum desejo nem permita que os pensamentos negativos afetem o texto — não importa se tal futuro parece improvável no momento, apenas seja criativo e escreva como se ele pudesse transformar-se em realidade.
-
Defina alguns objetivos específicos. Crie metas bastantes claras para ajudá-lo a alcançar o sucesso imaginado no exercício anterior — comece com apenas alguns objetivos relacionados a diferentes áreas da vida, e procure ser o mais específico possível. [2] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, não diga "Quero ganhar mais dinheiro" e pronto — em vez disso, defina o objetivo específico de completar uma certificação para aumentar suas chances de ser promovido no trabalho. Da mesma forma, não diga "Quero viajar para o Havaí" — prefira definir a meta de economizar 20 mil reais para uma viagem em família.
- Você pode definir metas distintas para cada aspecto da vida, incluindo a área financeira, a saúde, a carreira, os relacionamentos e o desenvolvimento pessoal, mas tenha em mente que diferentes objetivos podem acabar sobrepostos. No exemplo acima, um objetivo profissional foi descoberto quando criamos uma descrição mais específica para uma meta financeira ("Quero ganhar mais dinheiro").
- Você terá mais facilidade para permanecer focado e determinado caso se concentre em apenas um punhado de objetivos por vez — trabalhar em muitas metas ao mesmo tempo vai deixá-lo sobrecarregado, prejudicando sua determinação.
-
Divida as metas em partes menores. Depois de estabelecer alguns objetivos específicos, divida-os em etapas menores e mais plausíveis — você se sentirá mais determinado para correr atrás das metas se souber tudo o que tem pela frente. [3] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, as etapas que uma pessoa deveria seguir se quiser escrever um romance poderiam incluir a redação do livro em si (processo que também deverá ser dividido em diversas etapas menores), a edição, a pesquisa sobre o mercado editorial, a escolha dos agentes literários que deverão receber o trabalho, a criação de uma sinopse e de uma carta de apresentação e, finalmente, o envio desses materiais para os agentes e as editoras.
- Faça uma divisão para poder concentrar-se em uma etapa por vez — depois, avalie cada um desses passos para determinar se você tem os recursos necessários. Por exemplo, a edição profissional de um livro pode custar muito caro, exigindo que algum dinheiro seja economizado antes de qualquer outra coisa.
-
Defina prazos desafiadores. A criação de um cronograma para a realização dos objetivos é uma forma poderosa de manter a determinação, portanto, estabeleça um prazo para o cumprimento da meta geral (como “Economizar 20 mil reais”), além de períodos mais curtos para cada etapa intermediária. [4] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, digamos que alguém tenha estabelecido o prazo de um ano para economizar 20 mil reais — depois de dividir o objetivo em etapas, essa pessoa poderia decidir economizar cinco mil reais durante os primeiros três meses do ano.
- Os prazos deverão ser realistas, mas desafiadores — você estará mais propenso a perder o foco caso se permita tempo demais para atingir um objetivo.
-
Priorize os objetivos. Caso realmente queira correr atrás dos seus sonhos, você precisará colocá-los acima de outros aspectos menos importantes da vida. Isso não significa que uma pessoa deva trabalhar 24 horas por dia para atingir uma meta, mas sim que ela sempre deverá encontrar tempo para trabalhar nos seus objetivos. [5] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, em vez de simplesmente fazer a promessa vaga de trabalhar no livro todos os dias, você deveria definir um horário específico para fazer isso diariamente, dizendo algo como "Vou escrever das seis às oito da manhã, todos os dias" — isso coloca o objetivo em primeiro lugar, já que não importa o que aconteça depois das oito da manhã, você já terá dedicado algum tempo para trabalhar no livro.
-
Fique atento a qualquer lacuna que atrapalhe seu sucesso. Reflita regularmente sobre a sua melhor versão futura e procure discrepâncias na sua vida atual — quais hábitos ou comportamentos impedem que você se transforme na pessoa que deseja ser? Concentre-se nessas lacunas na hora de definir os próximos objetivos.
- Por exemplo, uma pessoa precisará modificar os próprios hábitos de consumo se deseja economizar 20 mil reais, mas costuma jantar fora todos os dias. Ela poderá economizar mais dinheiro em menos tempo se diminuir as visitas ao restaurante e começar a preparar mais refeições em casa.
Publicidade
-
Elimine os pensamentos negativos . Essa é uma etapa muito importante na busca por um objetivo, já que a negatividade diminui a determinação e pode até mesmo fazer com que uma pessoa desista das próprias metas. A positividade, por outro lado, promove a perseverança. [6] X Fonte de pesquisa
- Aprenda a identificar as situações e o vocabulário negativo — por exemplo, mude de pensamento quando se pegar falando algo como "Sou tão fraco que mal consigo fazer uma flexão". Em vez disso, procure cultivar uma mentalidade mais positiva, reformulando a frase para algo nas linhas de: "Tenho dificuldade para fazer flexões agora, mas poderei melhorar aos poucos se não abandonar minha rotina de exercícios".
-
Tire proveito dos seus pontos fortes. Muitas vezes, quando recebemos a avaliação de terceiros ou trabalhamos no crescimento pessoal, acabamos depositando bastante atenção naquilo que precisa ser melhorado. Embora essa seja uma boa estratégia, você também deverá reconhecer seus pontos fortes para que eles o ajudem a permanecer determinado e a não desistir dos próprios objetivos. [7] X Fonte Confiável Harvard Business Review Ir à fonte
- Converse com amigos, colegas, familiares e professores, e peça exemplos de momentos em que você tenha apresentado um ótimo desempenho (ou seja, momentos em que tenha colocado seus pontos fortes em prática). Depois, identifique os aspectos mais mencionados por essas pessoas.
- Digamos que os entes queridos sempre mencionem momentos em que você tenha sido bastante engenhoso — nesse caso, tire proveito de tal qualidade na hora de correr atrás dos seus objetivos (pesquisando os melhores tipos de investimentos para conseguir economizar aqueles 20 mil reais, por exemplo).
-
Desenvolva autoconfiança . A autoconfiança é a capacidade de acreditar em si mesmo, independentemente do nível de dificuldade de uma situação. As pessoas confiantes sempre acreditam que podem superar um obstáculo, ou seja, são determinadas — quando temos determinação, vemos um obstáculo no meio do caminho e sentimos que podemos superá-lo porque acreditamos na nossa capacidade, mesmo que não haja nenhuma evidência de que o sucesso seja possível. [8] X Fonte de pesquisa
- Caminhe com a coluna reta e a cabeça erguida para exibir uma imagem autoconfiante, e mantenha uma postura que transmita poder (apoiando as mãos nos quadris) — entre na personagem e finja segurança, e seu cérebro vai acreditar que você realmente é uma pessoa autoconfiante.
- Pare de se comparar com os outros se também quiser sentir-se autoconfiante por dentro — as comparações acabam com a autoestima. Livre-se desse hábito usando um elástico no pulso: solte-o contra a pele sempre que você se pegar comparando-se com alguém.
-
Pratique a flexibilidade. Ser flexível é dominar a arte de estar aberto às mudanças e, assim como uma pessoa que pratica yoga consegue contorcer-se sem quebrar nenhum osso, você deverá fazer o mesmo quando confrontar alguma adversidade. Provavelmente, sua estrada terá algumas curvas no meio do caminho — os objetivos poderão mudar, assim como os métodos usados para atingi-los. [9] X Fonte de pesquisa
- Tentar coisas novas é uma das melhores maneiras de se permanecer flexível — abandonar a zona de conforto vai ajudá-lo a cultivar a flexibilidade, portanto, crie uma lista com diversas experiências e atividades que você nunca tenha feito e comece a completar cada uma delas.
- Alterar a rotina também gera flexibilidade, portanto, deixe o carro em casa e pegue o ônibus ou pedale até o trabalho. Além disso, siga um caminho completamente diferente ou faça alguma atividade totalmente espontânea no meio do trajeto, como parar para comprar um sorvete ou namorar algumas vitrines.
-
Faça escolhas saudáveis . Todo mundo tem mais facilidade para manter a determinação quando se alimenta bem, descansa e pratica atividades físicas regularmente — todos esses hábitos podem reduzir problemas que dificultam significativamente a capacidade de determinação, como o estresse e a ansiedade. [10] X Fonte de pesquisa
- Todas as noites, procure dormir por pelo menos oito horas, e prefira ir para a cama antes da meia-noite (quanto mais horas de sono antes da meia-noite, melhor). Para adormecer mais rapidamente, desligue todos os aparelhos eletrônicos (como o computador, o telefone e o tablet) 30 minutos antes da hora de dormir.
- Coma muitas frutas e verduras, particularmente as folhas verde-escuras e os vegetais mais coloridos, que carregam mais nutrientes. Evite alimentos muito processados, cheios de sal ou açúcar, já que eles podem deixá-lo triste e indisposto — prefira carboidratos saudáveis, como o arroz integral, a aveia e o gérmen de trigo, e obtenha sua dose diária de proteína a partir dos ovos, peixes e carnes magras.
- Exercite-se por 30 minutos, todos os dias . A atividade física libera substâncias químicas como a endorfina, que vai deixá-lo mais disposto e feliz. Você pode praticar qualquer tipo de exercício — como dançar com os amigos ao som de uma música animada, ou fazer uma corrida.
Publicidade
-
Aprenda com os obstáculos . As pessoas determinadas não têm o termo "fracasso" no vocabulário — obstáculos sempre surgirão no meio do caminho, não importa o quanto alguém esteja preparado, mas, na maioria dos casos, esses obstáculos e "derrotas" são apenas novas oportunidades. [11] X Fonte de pesquisa
- Reformule o problema, considerando o "porquê" — por exemplo, caso precise construir uma ponte sobre um rio e pergunte por qual motivo deve fazer isso, tal pergunta vai ajudá-lo a enxergar novas possibilidades (Por que preciso atravessar o rio? Quais materiais tenho disponíveis?). As perguntas seguintes abrirão um grande leque de novas oportunidades.
- Outro método é perguntar a si mesmo o que você aprendeu com um suposto "fracasso" — o que faria diferente na próxima vez? Quais fatores contribuíram para a "derrota"? O resultado final foi tão ruim quanto você imaginou?
-
Procure soluções criativas. Pensar fora da caixa vai ajudá-lo a permanecer focado, correndo atrás dos objetivos — isso é particularmente importante quando encontramos um obstáculo, já que as soluções criativas oferecem caminhos que talvez não tenham sido considerados anteriormente. [12] X Fonte de pesquisa
- O hábito de sonhar acordado é uma ferramenta incrivelmente útil — portanto, quando for confrontado por um problema, tome algum tempo para sonhar e deixe que a mente reflita sobre a situação sem nenhum tipo de limitação. A hora de dormir é um bom momento para praticar tal técnica, mas você pode fazer isso a qualquer hora do dia.
- Faça algumas perguntas para habilitar sua capacidade de resolução de problemas: de que forma solucionaria o problema se tivesse todos os recursos do mundo? O que você faria se não corresse o risco de fracassar? Quais recursos usaria se não precisasse preocupar-se com um orçamento? Para quem pediria ajuda se pudesse contar com qualquer pessoa?
-
Use a técnica da visualização. Embora pareça um pouco estranha, essa ferramenta é muito poderosa e pode fortalecer bastante a determinação, portanto, pratique visualizar-se atingindo seus objetivos. [13] X Fonte Confiável Greater Good in Action Ir à fonte
- Quanto mais clara for a visualização dos objetivos (com imagens, sons, aromas e detalhes específicos), maior será a probabilidade de que você realmente os realize.
- Por exemplo, se quiser visualizar uma promoção no trabalho, imagine-se em um escritório maior, ouvindo "parabéns" dos seus supervisores e colegas, e tendo dinheiro para viajar com a família nas férias.
-
Crie um quadro de visualização. Essa é uma forma tangível de se visualizar os objetivos — reúna diversas imagens e acessórios que remetam aos seus objetivos. Você permanecerá determinado para seguir em frente se olhar para esses lembretes todos os dias. [14] X Fonte de pesquisa
- Folheie revistas e jornais, e faça uma pesquisa on-line para encontrar imagens, palavras e outros itens inspiradores que tenham algum significado para você — inclua coisas que representem as diferentes metas de cada área da vida, como saúde, relacionamentos e carreira.
- Depois de montar o quadro, coloque-o em um local onde possa vê-lo regularmente — essas serão pequenas sessões de visualização!
-
Recompense-se. Comemore seu progresso, recompensando-se regularmente — não precisa ser nada grande ou caro, a menos que você queira! O objetivo é parabenizar a si mesmo por continuar correndo atrás dos próprios objetivos. [15] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, você poderia comprar um ingresso para o cinema ou almoçar no seu restaurante favorito a cada etapa cumprida na direção de um grande objetivo.
- As recompensas vão mantê-lo no caminho certo porque preservam a determinação, mas elas nunca devem prejudicar os objetivos. Portanto, uma pessoa não deveria recompensar-se com comida se tiver a meta de emagrecer, nem deveria gastar muito dinheiro com um presente para si mesmo se quiser economizar (a menos que a compra faça parte do objetivo final).
-
Faça intervalos para recarregar as energias . De vez em quando, talvez você comece a sentir que está perdendo a determinação — nesse caso, não jogue suas metas no lixo, apenas faça uma pausa! Um intervalo não significa que a determinação tenha chegado ao fim, mas sim que você terá a oportunidade de descansar para conseguir voltar a correr atrás dos objetivos com muito mais energia. [16] X Fonte de pesquisa
- A pausa pode ser curta ou longa, dependendo do seu estado mental atual — reservar um fim de semana para relaxar ou planejar uma viagem curta de férias poderá ser uma boa ideia se a busca por um objetivo estiver causando muito estresse ou frustração.
- Saia com um amigo ou dedique-se a um novo hobby se preferir fazer um intervalo mais curto.
Publicidade
Referências
- ↑ https://ggia.berkeley.edu/practice/best_possible_self# data-tab-how
- ↑ http://www.success.com/article/rohn-4-tips-for-setting-powerful-goals
- ↑ http://self-learner.com/break-down-your-goals-into-smaller-meaningful-steps/
- ↑ http://www.success.com/article/rohn-4-tips-for-setting-powerful-goals
- ↑ https://www.entrepreneur.com/article/224675
- ↑ https://psychcentral.com/lib/how-to-beat-negative-thinking/
- ↑ http://hbr.org/2005/01/how-to-play-to-your-strengths/
- ↑ http://www.washington.edu/doit/Mentor/eca_characteristics.html
- ↑ https://www.gaiam.com/blogs/discover/5-brain-exercises-to-foster-flexible-thinking
- ↑ https://psychcentral.com/lib/how-to-beat-negative-thinking/
- ↑ http://blog.iqmatrix.com/overcome-obstacles
- ↑ https://www.americanexpress.com/us/small-business/openforum/articles/the-neuroscience-of-creativity-why-daydreaming-matters/
- ↑ https://ggia.berkeley.edu/practice/goal_visualization
- ↑ http://www.huffingtonpost.com/elizabeth-rider/the-scientific-reason-why_b_6392274.html
- ↑ http://www.valueoptions.com/spotlight_heart/html/pdfs/Articles/English/change_management/managing_change_reward_yourself_celebrating_behavioral_change.pdf
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/second-wind/201303/struggling-reach-your-goal-take-break
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 56 934 vezes.
Publicidade