PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Se você tem interesse em esportes, é natural que você queira ser um bom esportista. Para isso, é preciso ter habilidade, o que, por sua vez, exige paciência e determinação. Entretanto, existem outras coisas que você deve ter em mente caso queira se tornar um bom atleta. A habilidade pode levar longe, mas você nunca chegará onde deseja se não tiver a atitude certa e espírito de equipe.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Desenvolvendo a mentalidade certa

PDF download Baixe em PDF
  1. [1] Se você deseja ser um ótimo esportista, você precisa colocar suas metas lá em cima. Isso não significa não ser realista ou querer se tornar um atleta profissional em um ano. Em vez disso, você deve avaliar sua situação atual e pensar sobre onde gostaria de chegar. Dê a você mesmo um prazo razoável para alcançar o objetivo. Se a meta for muito alta, divida seu plano em objetivos menores.
  2. Ser um bom esportista exige mais que força física e velocidade. Para estar realmente entre os melhores, é preciso que você trate os outros jogadores de forma positiva, mesmo que eles sejam do outro time. Quando perder um jogo, aceite a derrota e mostre respeito pela vitória do adversário. [2] Se você demonstrar ter espírito esportivo, você receberá o mesmo respeito quando for sua vez de ganhar.
  3. Seja paciente. Melhorar suas habilidades vai levar tempo, não importa em que categoria esportiva. Sempre vai ter alguém melhor que você, pelo menos no início. Atletas impacientes tendem a não chegar muito longe. Se você não tiver paciência, você vai tentar usar técnicas mais avançadas muito antes de estar pronto para isso. Sua motivação também pode ir embora caso você não veja progresso imediato. Mantenha a meta a longo prazo em mente e persista enquanto trabalha para alcançá-la.
  4. Críticas são inevitáveis quando se pratica esportes. Seja o técnico, outros jogadores ou os torcedores que estejam criticando, você deve manter a cabeça fria. Eles estão bravos porque você perdeu uma jogada ou realmente querem ajudá-lo a melhorar? Aprenda a distinguir as críticas construtivas dos comentários maldosos. Em muitos casos, você pode usar as críticas como motivação para melhorar seus pontos fracos.
    • Não entre na defensiva. [3] Seu pensamento vai se tornar mais limitado se você levar as críticas para o lado pessoal.
  5. Um dos maiores motivos que levam as pessoas a praticar esportes é fazer novas amizades. [4] Você vai conhecer um monte de pessoas ao entrar para um time, e o mais provável é que você faça amizade ao menos com algumas delas. Se você deseja ser um ótimo esportista, é uma boa ideia fazer dessas amizades uma prioridade. Você e seus amigos podem treinar juntos. O apoio moral de jogar com amigos também ajuda bastante.
    • Algumas das habilidades necessárias para esportes coletivos como o futebol podem ser treinadas individualmente, mas para outras (como defesa do gol e passes), é preciso um companheiro. Melhor ainda se você fizer desse companheiro um amigo, pois assim treinar ficará mais divertido com o passar do tempo.
  6. Muitas vezes, a obsessão em se tornar bom em alguma coisa fica tão grande que a pessoa acaba esquecendo o que a motivou a querer ser boa naquilo. Não tirar um tempo para curtir o esporte que você pratica vai levar rapidamente ao esgotamento. Seja nos treinos ou durante uma competição, lembre-se das outras razões que o levaram a praticar o esporte, como a satisfação de praticar exercícios ou a oportunidade de passar um tempo divertido com os amigos. [5]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Treinando suas habilidades

PDF download Baixe em PDF
  1. Se você deseja se tornar uma grande estrela do esporte, entrar para um time é uma boa forma de começar. Mesmo que suas habilidades ainda não sejam tão boas, entrar para um time amador vai ajudá-lo a melhorar. Existem times em toda parte e é grátis entrar na maioria deles. Caso você ainda esteja na escola, procure um na que você frequenta. Centros recreativos também costumam ter times de diversas modalidades. [6]
    • Se você não está mais na escola, você pode achar ou começar um time na internet. [7]
  2. Existem ótimos técnicos para todos os gostos. [8] A personalidade de alguns deles vai combinar mais com o seu estilo que a de outros. A melhor coisa que pode acontecer é ter um técnico que realmente deseja ver seu sucesso. No começo da carreira, o entusiasmo costuma ajudar mais que conhecimento teórico.
    • Qualquer que seja o esporte, saber se comunicar bem é a característica mais importante que um técnico deve ter. [9]
    • Existem técnicos esportivos com vários níveis de formação. Muitos técnicos amadores são voluntários com conhecimento prático e muito entusiasmo pelo esporte. Você também pode contratar um técnico com credenciais, mas isso vai custar uma boa grana. [10]
  3. Se você realmente deseja ser um ótimo esportista, focar em uma determinada habilidade não é suficiente. É importante que você mantenha a mente aberta quanto à sua rotina de exercícios. Não se concentre em uma determinada técnica a menos que você já seja um excelente atleta. Encontre meios de treinar todas as partes do seu corpo. Seja praticando diferentes esportes ou seguindo um programa diversificado de exercícios, treinar o corpo inteiro vai fazer uma grande diferença para a sua performance esportiva.
    • Existem muitos indícios de que praticar mais de um esporte melhora a atuação dos atletas. [11]
  4. Um erro que muitos atletas jovens cometem é querer pular direto para as técnicas mais avançadas, o que não é uma forma eficaz de utilizar o tempo de treinamento. Você precisa de uma base sólida antes de tentar dar passos maiores. [12] Se você é novo no esporte, gaste o tempo que for preciso para aprender os fundamentos. Dessa forma, será muito mais fácil dominar técnicas mais avançadas a longo prazo.
    • Algumas pessoas argumentam que as “habilidades de movimento” fundamentais (tais como saltar e chutar) deveriam ser totalmente dominadas antes que se parta para as habilidades específicas do esporte. [13]
  5. Em uma competição de verdade, as coisas não vão acontecer exatamente conforme a teoria. Muitas vezes em sua carreira será preciso jogar fora das condições ideais. Para poder se preparar para os desafios inesperados, é importante que você consiga prever o que vai acontecer quando estiver competindo. [14] Pergunte a si mesmo se você está aprendendo uma habilidade ou se está realmente aprendendo como utilizá-la nas competições de que participará.
    • Lembre-se do seguinte lema: “Treine da mesma forma que deseja jogar”. [15]
    • Na prática, não há como reproduzir exatamente o que acontece em um jogo de verdade, mas jogar com outras pessoas pode ajudá-lo a se acostumar com as reações mais prováveis.
  6. O corpo se adapta a um determinado nível de pressão. Consequentemente, seu progresso será mais lento se você não aumentar constantemente o grau de dificuldade. Atletas que praticam esportes que envolvem força, como fisiculturistas, fazem isso aumentando o número de repetições ou o peso que eles utilizam nos treinos. Como atleta de competição, a melhor coisa que você pode fazer para continuar progredindo é praticar suas habilidades quando está cansado. [16] Muitos estudos mostraram que o nível da performance despenca quando o atleta está exausto, por isso é uma boa ideia treinar sob essas condições.
    • Treinar a velocidade também é importante. Ela costuma vir com a prática, mas evite tentar acelerar demais antes de ter dominado o básico. [17]
  7. Se você está se perguntando quando podemos considerar que dominamos uma habilidade, a resposta é: quando conseguimos fazê-la automaticamente, sem pensar. Esse estágio é conhecido como fase autônoma, e esse deve ser seu objetivo se você deseja praticar esportes competitivamente. [18] Com o tempo necessário e repetição, a habilidade chegará a esse nível. Quando você está no calor do jogo, você não tem tempo para pensar sobre cada movimento detalhadamente, por isso pratique até que eles se tornem automáticos. Quando isso acontecer, você estará pronto.
    • Quando você estiver competindo em um esporte como o futebol, será preciso chutar a bola sob a pressão de vários adversários. Não é possível reproduzir essa situação de estresse em um treino individual, por isso é importante garantir com antecedência que seus passes saiam perfeitos.
    • Continue treinando. Você nunca deve parar de treinar. Mesmo que você se torne um ótimo atleta, sempre existe algo que pode ser melhorado. Se você parar com os treinos, o mais provável é que você acabe derrotado por alguém mais persistente que você.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Preparando o corpo

PDF download Baixe em PDF
  1. Os melhores atletas sabem que o treino não se resume às habilidades específicas do esporte. Qualquer que seja a modalidade praticada, sua forma física deve ser a melhor possível. Enquanto estiver de folga dos treinos, mantenha a boa forma frequentando uma academia. Embora possa parecer cansativo ou caro, não há dúvida de que é um investimento que vai valer a pena se você deseja ser um bom esportista. Os benefícios de frequentar uma academia são vários. Como você sabe pela prática de esportes coletivos, treinar com outras pessoas é muito motivador. [19]
    • Antes de começar a pagar a mensalidade de uma determinada academia, pesquise um pouco. Faça uma visita e pergunte bastante. Antes de fazer qualquer investimento, verifique se o estabelecimento se adéqua às suas necessidades. [20]
  2. [21] Esse ponto deveria ser óbvio, mas é surpreendente o quanto os atletas ignoram a importância do sono adequado. Isso acontece principalmente em períodos de treinamento intenso ou competições, quando o esquema fica tão apertado que é difícil encaixar tudo em um dia normal. De qualquer forma, seu corpo precisa de descanso. Um mínimo de seis horas está bom, mas oito horas de sono vão garantir que seu corpo tenha tempo o bastante para se recuperar.
  3. Todo mundo deveria procurar manter hábitos alimentares que beneficiem o corpo, mas isso é ainda mais importante se você deseja ser um bom esportista. Comer doces ou comida gordurosa vai acabar com todo o esforço que você fez na academia. Baseie sua alimentação em legumes e verduras. [22] Corte “calorias vazias” (como refrigerantes) e substitua esses produtos por alimentos que sejam bons para a sua saúde.
    • Se você tem intolerância à lactose, tente evitar laticínios. Pode parecer difícil, mas você verá benefícios dentro de um mês.
  4. [23] Não se deve esquecer da água quando se pensa em uma alimentação saudável. De uma forma geral, quanto mais água você beber, melhor você vai se sentir. A água regula todas as funções do corpo, e é natural que você perca parte de sua hidratação por meio do suor enquanto pratica esportes. A regra clássica de “oito copos por dia” não é obrigatória, mas o ideal é que você, quando possível, mantenha água por perto, principalmente quando estiver se exercitando.
    • Leve uma garrafa de água junto com você. Quando a água acabar, encha a garrafa novamente. Você vai acabar bebendo muito mais água se simplesmente se lembrar de mantê-la por perto.
  5. O uso de drogas e álcool não é recomendável se você deseja ser um bom esportista. O álcool é diurético, o que significa que ele reduz a hidratação do seu organismo. [24] Seu corpo vai utilizar recursos para tentar se livrar do álcool e isso pode ter um efeito negativo sobre sua performance esportiva, mesmo dias depois do consumo.
    • A longo prazo, a quantidade de calorias que você consome em bebidas alcoólicas, como vinho e cerveja, pode ter um impacto negativo sobre seu sistema digestivo. [25]
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Tendo sucesso em competições

PDF download Baixe em PDF
  1. [26] Embora o ideal seja que você durma bem regularmente, isso é ainda mais importante na véspera de um grande jogo. A competição já vai ser dura o bastante, logo não vale a pena que você prejudique sua performance por não ter dormido, no mínimo, oito horas.
  2. Ainda que isso não seja, em geral, recomendado para a alimentação diária, atletas devem consumir mais carboidratos. [27] Basicamente, os carboidratos fornecem energia ao corpo, e você vai precisar de bastante para participar de uma competição esportiva.
    • Evite o açúcar nas horas anteriores a um jogo importante. Açúcar e amidos desidratam o organismo, o que é algo a ser evitado antes de uma competição. [28]
    • Não se esqueça de levar um pequeno lanche. [29] Jogos longos são um teste de resistência, e algo simples como uma barra de cereais pode fazer uma grande diferença.
  3. Os aquecimentos são importantes para qualquer atividade física árdua. Eles parecem não ser muita coisa, mas se aquecer de forma adequada previne fadiga precoce e lesões. Faça seu aquecimento cerca de meia hora antes que o jogo comece. [30] Alongue os braços e as pernas. Corra sem sair do lugar. Faça uma atividade leve. Isso vai ajudar seu corpo a entrar no estado certo para a competição.
    • O aquecimento também ajuda a combater a ansiedade pré-jogo, que pode ser um problema para alguns atletas; se esse for o seu caso, aquecer-se pode ajudar.
  4. É importante ter uma boa noção do que esperar em relação ao oponente, seja o esporte individual ou coletivo. Estudar os métodos do adversário nos dias e semanas anteriores a um grande jogo pode ajudar a escolher a melhor estratégia para enfrentá-lo. Procure vídeos de seu oponente em outras competições.
    • A ciência da análise de dados ajuda a compreender melhor as habilidades dos seus companheiros de time e dos adversários. [31] Relacionar cada jogador a seus pontos fortes é fundamental para o sucesso de um time. Os profissionais da área trabalham especificamente com a análise do comportamento esportivo dos atletas.
  5. [32] Você não vai chegar a lugar nenhum se mantiver a cabeça ocupada com outros problemas em sua vida. Viver é sempre complicado, e é possível que esteja acontecendo algo em sua vida pessoal que o preocupe. Entretanto, você não pode deixar que as preocupações o dominem, pelo menos não durante o jogo. Talvez seja mais fácil falar do que fazer, mas se a vitória significa muito para você, deve ser possível manter a atenção voltada para o prêmio.
  6. Pode ser que vários dos melhores atletas tenham uma aptidão natural para o esporte, mas no final das contas, o sucesso deles vem do fato de que eles desejam a vitória mais que qualquer um de seus adversários. Não é muito fácil desenvolver essa atitude, mas se a sua vontade é forte o bastante, você fará praticamente qualquer coisa para tornar seus sonhos realidade. Isso se aplica para os treinos, mas é incrivelmente importante durante os jogos. Seu desejo de vencer terá efeito sobre a sua dedicação. Algumas vezes, a distância entre a vitória e a derrota é muito pequena. Um pouquinho mais de esforço pode fazer uma diferença enorme. A paixão é o segredo da maioria das formas de sucesso, e o mesmo se aplica aos esportes.
    Publicidade

Dicas

  • Estude dentro e fora dos jogos. Uma boa ajuda é assistir a vídeos dos melhores atletas do esporte que você pratica em ação. Pode servir como inspiração para que você melhore suas habilidades.
  • Para tudo é preciso tempo. Você não vai se tornar um ótimo atleta da noite para o dia, mas treinando um pouco suas habilidades diariamente, você verá um grande resultado no futuro.
Publicidade

Avisos

  • Não tenha inveja do desempenho dos outros. Talvez você se sinta inferior ao ver a habilidade de outros jogadores, mas isso não vai ajudar em nada. Mantenha a cabeça erguida e a disposição para batalhar por seu sonho.
Publicidade
  1. http://www.academicinvest.com/science-careers/exercise-science-careers/how-to-become-a-sports-coach
  2. http://usafootball.com/blogs/health-and-safety/post/8942/playing-multiple-sports-builds-better-athletes
  3. http://www.wgcoaching.com/teaching-skills-a-performance-focused-approach-to-teaching-skills/
  4. http://canadiansportforlife.ca/physical-literacy/more-about-fundamental-skills
  5. http://www.wgcoaching.com/teaching-skills-a-performance-focused-approach-to-teaching-skills/
  6. http://www.wgcoaching.com/teaching-skills-a-performance-focused-approach-to-teaching-skills/
  7. http://www.wgcoaching.com/teaching-skills-a-performance-focused-approach-to-teaching-skills/
  8. http://www.wgcoaching.com/teaching-skills-a-performance-focused-approach-to-teaching-skills/
  9. http://www.brianmac.co.uk/tech.htm
  10. http://www.dailyfinance.com/2014/12/25/reasons-gym-membership/
  11. http://www.sparkpeople.com/resource/fitness_articles.asp?id=450
  12. http://www.webmd.com/sleep-disorders/guide/sleep-requirements
  13. http://www.webmd.com/diet/5-foods-to-boost-your-health
  14. http://www.webmd.com/diet/6-reasons-to-drink-water
  15. https://www.drinkaware.co.uk/check-the-facts/health-effects-of-alcohol/healthy-lifestyle/can-alcohol-affect-sports-performance-and-fitness-levels
  16. https://www.drinkaware.co.uk/check-the-facts/health-effects-of-alcohol/healthy-lifestyle/can-alcohol-affect-sports-performance-and-fitness-levels
  17. http://www.scrumqueens.com/news/expert-tips-game-day-preparation
  18. http://www.webmd.com/fitness-exercise/nutrition-tips-athletes
  19. http://www.webmd.com/fitness-exercise/nutrition-tips-athletes
  20. http://www.scrumqueens.com/news/expert-tips-game-day-preparation
  21. http://www.physioroom.com/prevention/warm_up2.php
  22. http://news.mit.edu/2015/mit-sloan-sports-analytics-conference-0302
  23. http://www.layups.com/preparing-mentally-for-game-day/

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 9 366 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade