Baixe em PDF Baixe em PDF

Se estiver com dificuldades para acelerar, especialmente em vias rápidas, ou perceber outros sinais de que seu carro não está obtendo gasolina suficiente, o problema pode ser causado por uma linha de combustível, um filtro, uma bomba ou um injetor parcialmente bloqueado ou entupido. Se o carro não ligar, há alguns testes rápidos que você pode fazer para descobrir o que está causando o defeito. Continue lendo para obter mais informações.

Método 1
Método 1 de 2:

Fazendo um teste elétrico

Baixe em PDF
  1. Muitas vezes, não é a bomba em si que para de funcionar, mas a energia que a alimenta. Veja no manual o local da caixa de fusíveis e encontre aquele que corresponde à bomba. Retire-o e inspecione, procurando por sinais de falha. Se estiver estragado, ele estará quebrado ou queimado. Caso esteja bom, veja o resto dos fusíveis relacionados ao sistema de combustível procurando por sinais de defeito e substitua as peças quando necessário. Se nenhum fusível parecer defeituoso, peça para um ajudante dar a ignição e preste atenção no barulho que a bomba está fazendo.
    • Se precisar substituir um fusível, use um com a determinação de corrente elétrica correta, nunca instalando um com mais do que o necessário.
    • Caso encontre um fusível queimado, esse pode ser um sinal de que você tem um grande consumo de corrente e precisa verificar os circuitos individuais. Tente substituir o fusível defeituoso e dê partida no veículo. Se o fusível queimar novamente, há um curto direto influenciando isso e precisará ser diagnosticado. Leve o carro à oficina para arrumá-lo.
  2. Mesmo que você esteja obtendo energia do circuito, isso não significa que ela está chegando à bomba, o que torna importante verificar a tensão lá também. Leia o manual do seu veículo para descobrir onde verificar e o procedimento correto para tal.
    • Teste a voltagem da fonte para determinar se a carga deixando o fusível está chegando na bomba. Se a energia não estiver chegando à bomba, verifique o circuito de controle de bomba. Talvez haja um problema de resposta.
  3. Faça um teste de queda usando um multímetro . Veja se o fio da energia mostra a voltagem completa e o fio terra está aterrado corretamente. Se esse teste elétrico não revelar nada, provavelmente o problema está na sua bomba de combustível e ela precisará ser substituída, embora você possa checar mais completamente realizando um teste adicional de pressão.
    • Se você vir uma diferença de mais de um volt, há fios corroídos ou problemas com o circuito do lado positivo ou negativo. Leve o carro para uma mecânica para fazer mais testes e obter orientações.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Fazendo um teste de pressão do combustível

Baixe em PDF
  1. Se ele estiver entupido com sedimentos, você pode ter problemas para acelerar e suspeitar que sua bomba de combustível está com problemas. Para checar, remova o viltro do veículo e drene o combustível em excesso. Use um pedaço curto de mangueira de borracha na entrada do filtro. Sopre pela entrada do filtro, prestando atenção na resistência, que deve ser mínima. Inspecione a tela em busca de detritos e substitua o filtro se necessário soprando pela saída dele e coletando os dejetos com um pano branco ou toalha. [1]
  2. Disponível na maioria das lojas de autopeças por um valor baixo, ele é um bom investimento, útil para a maioria das marcas e modelos de carros. Se você não quiser comprar um, também pode pegar emprestado de lojas de máquinas ou autopeças que tenham essa opção disponível. O teste dura apenas alguns minutos.
  3. Localize o ponto de teste da bomba, que geralmente fica perto do carburador ou dos injetores de combustível, e encontre o ponto em que ela se encaixa na caixa do trilho de combustível do filtro. Deverá haver uma pequena junta separada ou entrada de teste onde se pode prender o manômetro.
    • As dimensões diferentes podem ter instruções um pouco diversas, e a localização da bomba de combustível varia dependendo do veículo, portanto, consulte o manual para ver instruções mais específicas.
  4. Deixe que ele aqueça um pouco e depois verifique a pressão na marcha lenta e na velocidade nominal listada nas especificações da bomba. Se você não souber a velocidade nominal, rode o motor e veja como a pressão reage. Caso tenha um problema sério, a agulha não vai sair do lugar ou ficará muito abaixo do especificado, o que indica que a bomba de combustível precisa ser substituída.
    • A pressão deverá ser aquela listada no manual e subir proporcionalmente conforme você rotacionar o motor. Se ela não subir, você precisa trocar a bomba e o filtro.
    Publicidade

Dicas

  • Se precisar substituir a bomba, uma reconstruída é muitas vezes tão boa quanto uma nova, além de ser bem mais barata. Caso esteja com coragem, alguns fabricantes fornecem kits de reconstrução. Você pode desmontar a bomba com uma chave de fenda e reconstruí-la você mesmo seguindo as instruções do kit. Se a ideia não parecer interessante, peça para o serviço automotivo localizar e instalar uma bomba reconstruída, que deve ter garantia de pelo menos três meses.
  • As precauções necessárias devem ser tomadas para você efetuar um diagnóstico seguro. Mantenha um extintor de incêndio por perto enquanto trabalhar ou testar o sistema de combustível.


Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 243 739 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade