Baixe em PDF Baixe em PDF

Gráficos vetoriais e raster são dois tipos diferentes de imagens, embora essa diferença normalmente não possa ser percebida a olho nu. As imagens vetoriais são desenhos geométricos feitos por computador que têm como base um eixo x e um eixo y, de modo que elas podem ser redimensionadas para sites de internet, projetos de design gráfico ou impressão. Os dados raster (ou bitmaps), por sua vez, são feitos em uma grade de pixels e não ficam tão nítidos quando redimensionados para um tamanho maior. Para vetorizar uma imagem ou fotografia, é necessário ajustar seus traços. Confira abaixo como transformar suas imagens em versões vetoriais redimensionáveis.

Método 1
Método 1 de 3:

Usando um vetorizador online

Baixe em PDF
  1. Há diversos sites na internet que vetorizam gratuitamente imagens com as extensões PNG, BMP, JPEG e GIF.
  2. Alguns dos mais populares são o Vectorization.org, Vectormagic.com e Autotracer.org; se preferir, você pode ainda fazer um busca por "vectorization website" no Google.
  3. A opção mais versátil é o PDF; contudo, você também pode salvar a imagem como EPS ou AI para que ela possa ser usada nos programas da Adobe.
  4. Isso poderá levar alguns instantes ou minutos, dependendo da complexidade do arquivo.
  5. Feito isso, sua imagem ficará parecendo com uma imagem gerada por computador. Esse efeito pode ser percebido principalmente nas fotografias.
    • Cada site oferece opções diferentes para alterar o estilo de sua imagem vetorial. Se não gostar do resultado, experimente utilizar outro site.
  6. Salve o arquivo na pasta de sua preferência e use sua nova imagem vetorial onde quiser. [1]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Vetorizando uma imagem no Adobe Illustrator

Baixe em PDF
  1. Use os formatos PNG, BMP, JPEG ou GIF.
  2. Em seguida, abra um novo documento e salve-o no formato AI em seu computador.
  3. Na sequência, localize a imagem em seu computador para inseri-la no documento.
  4. Em seguida, vá até o menu "Objeto" e selecione "Traçado de imagem". As opções a seguir podem ser definidas antes de ajustar o traçado do objeto:
    • Escolha um limite de cor. Usando um valor mais alto, as áreas escuras ficarão totalmente pretas e as áreas mais claras serão transformadas em brancas. Ao traçar um objeto, ele será convertido para uma imagem em preto e branco.
    • Adicione sombras se precisar suavizar as extremidades da imagem.
    • Escolha os demarcadores. Quanto menor o número, mais justo será o caminho traçado ao longo das linhas da imagem. Se um valor muito baixo for definido, a imagem pode ficar serrilhada; um valor muito alto, por sua vez, fará com que a imagem perca detalhes.
    • Defina a Área Mínima. Essa opção permite que você remova partes da figura que não farão parte da imagem vetorial final.
    • Defina o ângulo dos cantos. Quanto menor o valor, mais nítidos ficarão os cantos traçados.
  5. Você poderá reajustar essas configurações depois, se desejar.
  6. Para isso, clique no grupo desejado e selecione "desagrupar". Utilize a ferramenta "Faca" para cortar e separar pontos de ancoragem agrupados.
  7. Adicione elementos, cores ou texturas normalmente, de acordo com suas preferencias.
  8. Agora, você poderá convertê-la para outro formato e usá-la como uma imagem vetorial. [2]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Vetorizando um esboço no Adobe Illustrator

Baixe em PDF
  1. Normalmente, a imagem escolhida será uma que você deseja ampliar mas é muito pixelada ou tem uma resolução muito baixa para ser usada sem modificações. Você pode também digitalizar uma imagem ou desenho usando um scanner.
    • Se optar pela digitalização, aumente o contraste da imagem. Assim, será mais fácil ajustar seu traçado.
  2. Em seguida, vá até "Arquivo" e selecione "Inserir" para abrir a imagem ou foto no programa. Use toda a extensão da tela para poder trabalhar nos detalhes.
  3. Em seguida, bloqueie a primeira camada clicando no pequeno cadeado. Assim, a imagem ficará fixa conforme você trabalha nela.
  4. Selecione a ferramenta "Caneta". Agora, você irá traçar a imagem para criar uma imagem vetorial nítida.
  5. Ajuste a largura da Caneta para que ela se enquadre na linha que você irá desenhar. As linhas em primeiro plano deverão ser mais grossas, enquanto as do plano de fundo devem ser mais finas.
    • Sempre use traçados pretos e fundos brancos durante esse processo. Você poderá alterar essas cores depois.
  6. Para criar uma linha curva, clique no segundo ponto a arreste-o até que ele esteja igual à curva original da imagem.
    • Use as alças para ajustar a curva de Bézier. Elas podem ser ajustadas indefinidamente.
  7. Lembre-se de que o ideal é criar o menor número possível de pontos e, ao mesmo tempo, tentar manter a forma original da imagem. Esse processo exige prática; com o tempo, ficará mais fácil. [3]
  8. Se desejar, você pode agrupar esses elementos mais tarde. Quando terminar, preencha as cores; elas podem ser adicionadas à mesma camada ou em camadas diferentes.
  9. Para concluir, salve o arquivo como uma imagem vetorial AI ou EPS. Agora, você poderá redimensionar sua imagem como quiser.
    Publicidade

Materiais Necessários

  • Mouse;
  • Scanner (opcional);
  • Imagens raster (bitmap) ou fotos.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 94 496 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade