Baixe em PDF Baixe em PDF

O inchaço nas pernas é um sintoma comum de várias doenças e complicações. Geralmente, o inchaço é inofensivo e pode ser facilmente controlado em casa, especialmente quando causado por excesso de esforço, retenção de líquidos, alimentação não saudável ou gravidez. Em alguns casos, porém, o inchaço nas pernas pode estar associado a problemas médicos mais graves, como doenças cardíacas, renais e hepáticas. Se você apresentar inchaço nas pernas, sempre converse com seu médico para ter certeza de que não está tendo nenhuma complicação séria.

Método 1
Método 1 de 3:

Alívio imediato

Baixe em PDF
  1. 1
    Tire todas as roupas apertadas. Roupas que apertam a cintura, as pernas ou as coxas podem causar inchaço nas pernas. Tire todas as roupas que possam estar apertando suas pernas e vista algo folgado e confortável. [1]
    • Evite leggings, jeans, calças ou ligas apertadas.
    • Embora as meias de compressão possam ajudar a reduzir o inchaço, é importante usar aquelas projetadas para essa finalidade e que sirvam corretamente em você.
  2. Sente-se ou deite-se e use travesseiros, cobertores ou um pufe para elevar a perna inchada a um nível acima do coração. Como alternativa, deite-se na cama ou em um tapete de ioga com as pernas apoiadas na parede ou na cabeceira da cama em um ângulo de 90°. [2] Fique nessa posição por 15 a 30 minutos de cada vez, ou mais, se você se sentir confortável. Repita esse procedimento de 3 a 4 vezes por dia enquanto o inchaço persistir.
    • Elevar as pernas ajuda a aliviar a pressão e a reduzir a retenção de água nas pernas. Isso pode ser especialmente útil se você tiver ficado sentado ou em pé na mesma posição por longos períodos de tempo.
    • Se puder, tente colocar vários blocos (como blocos de exercícios) sob o colchão para que você possa manter as pernas elevadas enquanto dorme.
  3. A automassagem pode ajudar a reduzir o inchaço causado por gravidez, edema, retenção de água, ficar sentado por muito tempo ou uma dieta rica em sódio. Use movimentos confortavelmente firmes (não dolorosos) para massagear a perna inchada, subindo pela perna na direção do coração. [3] Repita esse processo por 20 minutos de cada vez, uma ou duas vezes por dia.
    • Combine a massagem com a elevação para ajudar a retirar os fluidos e o sangue acumulados das pernas. Deite-se com as pernas esticadas contra uma parede ou a cabeceira da cama e massageie uma perna de cada vez nessa posição.
    • Se tiver condições, você também pode procurar a ajuda de um massoterapeuta. Em geral, uma massagem sueca padrão resolve o problema. No entanto, se o inchaço for mais grave, talvez você deva procurar um terapeuta que pratique tratamento especializado para inchaço.
  4. Prepare uma banheira fria ou morna com profundidade suficiente para acomodar os seus pés e tornozelos inteiros. Adicione cerca de uma xícara (400 g) de sal de Epsom à banheira e misture delicadamente até que os cristais de sal se dissolvam. Em seguida, deixe os pés de molho por 15 a 20 minutos para ajudar a controlar qualquer dor associada ao inchaço. [4]
    • Você também pode adicionar sais de Epsom a uma banheira cheia e sentar-se nela com as panturrilhas e coxas totalmente submersas se o inchaço for maior.
    • Se a dor for grave o suficiente para impedir suas funções diárias ou se estiver piorando rapidamente, procure ajuda médica imediatamente.
  5. Se você tiver que ficar em pé por longos períodos, tente programar intervalos regulares para sentar-se ou esticar as pernas. Se você tiver que ficar em pé no trabalho, converse com o seu gerente sobre como garantir intervalos regulares ou sobre como buscar acomodações para minimizar o tempo em que você tem que ficar em pé. [5]
    • De preferência, você deve ficar pelo menos 15 minutos em pé a cada 2-3 horas. Isso pode ajudar a aliviar imediatamente o inchaço causado por longos períodos em que você fica parado.
    • Se você não conseguir fazer as pausas necessárias, verifique se é possível fazer outras adaptações. Se, por exemplo, você trabalha como caixa, peça ao seu gerente para conseguir um banco atrás da caixa registradora.
  6. Ao viajar de avião, há vários exercícios que você pode fazer diretamente no seu assento para ajudar a minimizar o inchaço. Além de fazer uma pequena caminhada para cima e para baixo no corredor a cada hora, tente: [6]
    • Flexionar e estender os tornozelos por 10 a 15 repetições a cada hora.
    • Flexionar os músculos da panturrilha.
    • Fazer rotação de cada tornozelo de 10 a 15 vezes por hora.
    • Deixar os sapatos de lado o máximo possível.
  7. Temperaturas muito quentes e muito frias podem aumentar o acúmulo de fluido que causa o inchaço. Fuja de qualquer temperatura extrema o mais rápido possível. Isso deve ajudar a minimizar o inchaço. [7]
    • Isso inclui limitar a quantidade de tempo que você passa em banheiras de hidromassagem, saunas e banhos muito quentes.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Tratamentos para inchaço recorrente

Baixe em PDF
  1. Normalmente, o inchaço é um sintoma de uma doença subjacente. Em geral, a melhor maneira de tratar o inchaço recorrente é tratar a causa subjacente. Em alguns casos, como em viagens frequentes ou gravidez, a causa pode ser óbvia. Em outros, talvez você precise consultar seu médico para obter um diagnóstico. As causas comuns de inchaço nas pernas incluem: [8]
    • Doença renal, hepática ou cardíaca
    • Linfedema (bloqueio no sistema linfático)
    • Coágulos sanguíneos
    • Veias varicosas
    • Lesão na perna
    • Obesidade
    • Medicamentos para pressão arterial
    • Medicamentos para hormônios
    • Gravidez
    • Períodos prolongados em que você passa sentado ou em pé
    • Dieta pobre (especialmente excesso de sal)
  2. As meias de compressão estão disponíveis em lojas de produtos ortopédicos e também on-line. O uso dessas meias durante todo o dia pode ajudar a minimizar e, em alguns casos, evitar o inchaço recorrente nas pernas. [9]
    • Você não precisa usar as meias o tempo todo, mas elas devem ser usadas quando você estiver na escola ou no trabalho, quando estiver fazendo suas atividades cotidianas ou por algumas horas todos os dias.
    • Obtenha ajuda de um profissional médico ao dimensionar suas meias e escolher o material certo para seu estilo de vida. Meias muito apertadas podem causar feridas.
  3. Uma dieta saudável com baixo teor de sódio e carboidratos pode ajudar a reduzir o inchaço recorrente, minimizando a retenção de líquidos. Procure seguir uma dieta rica em vegetais frescos, proteínas magras, frutas e grãos integrais. Evite açúcares adicionados, alimentos com alto teor de sódio e alimentos processados ou pré-embalados que geralmente têm sal adicionado. [10]
    • Alimentos com alto teor de sódio incluem a maioria dos congelados industrializados, produtos enlatados, molhos e sopas embalados, molhos para salada e alimentos em conserva.
    • Embora o sal marinho seja considerado uma alternativa mais saudável ao sal de cozinha em algumas áreas, tanto o sal marinho quanto o sal de cozinha têm aproximadamente a mesma quantidade de sódio por peso. Se você optar por usar o sal marinho, ele ainda precisa ser consumido com moderação.
    • Além disso, geralmente é aconselhável que as pessoas com inchaço nas pernas evitem bebidas com cafeína e álcool com frequência.
  4. Exercitar as pernas em atividades cardiovasculares leves a moderadas por meia hora todos os dias pode ajudar a minimizar o inchaço e reduzir os episódios de recorrência. Procure atividades que envolvam especificamente as pernas, como caminhar, correr ou andar de bicicleta. [11]
    • A natação é uma atividade altamente recomendada para pessoas com dor moderada a grave nas pernas. Como é uma atividade que não exige sustentação de peso, ela permite que você se exercite sem aumentar a dor ou o estresse na perna.
  5. A adição de um suplemento de magnésio à sua dieta pode ajudar a limitar a dor nas pernas inchadas. Tome o suplemento todos os dias com uma refeição para otimizar sua absorção. [12]
    • Sempre converse com seu médico antes de começar a tomar qualquer novo suplemento ou fazer qualquer mudança importante na dieta.
  6. 6
    Experimente suplementos de vitamina B12 para reduzir a retenção de líquidos. A deficiência de vitamina B12 pode causar anemia, que pode levar a uma variedade de sintomas prejudiciais, inclusive edema nas pernas ou nos pés. [13] Se você estiver preocupado com a possibilidade de o inchaço nas pernas estar relacionado a uma deficiência de vitamina B12, converse com seu médico sobre a possibilidade de fazer exames e tomar suplementos.
    • Você também pode obter vitamina B12 de vários alimentos, inclusive frutos do mar (como mariscos, salmão, atum e truta), fígado, carne (como boi e frango), ovos, produtos lácteos (como iogurte ou leite) e cereais fortificados. [14]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Tratamento médico

Baixe em PDF
  1. Se a dor surgir muito rapidamente, vá ao pronto-socorro local o mais rápido possível. Da mesma forma, se a dor for grave o suficiente para interferir nas funções normais, procure ajuda imediata. Mesmo que a dor não esteja piorando progressivamente, a dor intensa pode ser um sinal de um problema médico maior. [15]
    • Uma grande preocupação é a trombose venosa profunda, que geralmente resulta em inchaço na área da panturrilha. Diferentemente do inchaço causado pelo edema, o inchaço causado pela trombose venosa profunda geralmente resulta em endurecimento, vermelhidão, calor e aumento rápido do tamanho da perna.
  2. O inchaço rápido ou a piora do inchaço pode ser um indicador de um coágulo sanguíneo ou de outro problema de saúde que precisa de atenção emergencial. Se você perceber que o inchaço está piorando rapidamente, procure ajuda médica de emergência. [16]
  3. Você também deve procurar ajuda de emergência se sentir falta de ar, dor no peito ou aperto no peito. Esses são sintomas de emergências médicas que precisam de cuidados imediatos, como um ataque cardíaco ou um coágulo de sangue no pulmão. [17]
    • Observe os sintomas de emergência relacionados, como tosse com sangue, tontura ou desmaio, ou dificuldade para respirar quando você estiver deitado de costas.
  4. O inchaço em um lado da perna pode ser um indicador de trombose venosa profunda, um tipo de coágulo de sangue que se forma nas veias profundas das pernas. Ligue para o seu médico e veja se é necessário marcar uma consulta ou fazer um exame adicional. [18]
    • Os sinais adicionais de trombose venosa profunda incluem falta de ar, pulso rápido, dores no peito e respiração superficial se a trombose se transformar em embolia pulmonar.
    • Sua perna ou pé também pode parecer vermelho ou quente ao toque. [19]
  5. Bolhas, úlceras e outras feridas com inchaço podem ser causadas por flebite, o que pode colocar você em risco de infecção. Marque uma consulta médica imediatamente se você notar qualquer ferida nos pés ou nas pernas. [20]
    • Dependendo da gravidade das feridas, o médico pode recomendar monitoramento, antibióticos ou tratamento cirúrgico ambulatorial.
  6. Se você acha que seus medicamentos estão causando ou contribuindo para o inchaço, converse com seu médico sobre a alteração de seus medicamentos. Talvez você precise parar e experimentar um medicamento diferente, alterar a dose ou parar de tomar determinados grupos de medicamentos em geral. [21]
    • Os tipos de medicamentos que podem contribuir para o inchaço incluem antidepressivos, medicamentos para pressão arterial, hormônios e esteroides.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 504 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade