Baixe em PDF Baixe em PDF

As "Dynamic Link Library" (Bibliotecas de Vínculo Dinâmico), ou arquivos DLL, fazem parte dos pilares da programação tradicional do Windows. Esses arquivos são utilizados por aplicativos para obter funções e bibliotecas adicionais sem embuti-las no próprio programa. É comum que sejam compartilhados por diferentes softwares. Para a maioria dos usuários, os DLLs funcionam em plano de fundo e raramente será necessário lidar com eles. No entanto, de vez em quando pode ser necessário registrar um item com este formato para um programa que você instalou para que ele funcione corretamente. Se possuir interesse em codificação, explorar a maneira com que os DLLs são construídos pode lhe ajudar imensamente.

Método 1
Método 1 de 2:

Utilizando arquivos DLL

Baixe em PDF
  1. A sigla representa "Dynamic Link Library", ou seja, Bibliotecas de Vínculo Dinâmico, mostrando que o arquivo do Windows é utilizado pelo programa para utilizar funções já existentes. Na verdade, eles permitem que o Windows e outros programa obtenham funcionalidade sem precisar tê-la embutida.
    • Os arquivos DLL são parte essencial da programação do Windows, fazendo com que os softwares funcionem de maneira mais eficiente e rápida.
  2. A maior parte deles fica em plano de fundo e os programas irão instalar e acessá-los automaticamente. Movê-los pode causar graves problemas no sistema.
    • Algumas vezes, pode ser pedido que você coloque um arquivo DLL em certa localização ao instalar programas criados pela comunidade. Certifique-se de que o aplicativo é confiável antes de fazer isto, pois os DLLs podem ser maliciosos.
    • Se estiver interessado em aprender como os arquivos DLL são construídos, leia a próxima seção.
  3. Se precisar copiar manualmente um arquivo DLL à uma pasta para uso de um programa, talvez seja necessário colocá-lo no Registro do Windows antes que possa ser utilizado. Leia a documentação do programa para determinar se é necessário realizar esse passo (é muito incomum para a maioria dos programas do Windows). [1]
    • Abra o Prompt de Comando. O programa pode ser encontrado ao abrir o menu Iniciar ou pressionando as teclas Win + R e digitando cmd . Navegue até a localização do novo arquivo DLL.
    • Se estiver utilizando o Windows 7 ou uma versão mais recente, abra a pasta contendo o novo arquivo DLL, segure a tecla Shift , clique com o botão direito na pasta e selecione "Abrir janela de comando aqui". O prompt de comando abrirá diretamente àquela pasta.
    • Digite regsvr32 nomedodll .dll e pressione Enter . Isto adicionará o arquivo DLL ao Registro do Windows.
    • Insira regsvr32 -u nomedodll .dll para retirar o arquivo DLL do Registro do Windows.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Descompilando arquivos DLL

Baixe em PDF
  1. Trata-se de um programa que permite que você veja o código fonte que foi utilizado para construir um arquivo ou programa, neste caso, um arquivo DLL. Para ver o código que dá funcionalidade a um DLL, será necessário usar um "descompilador" para revertê-lo de volta ao código legível. Abrir um arquivo DLL sem o descompilador (como no Bloco de Notas) irá resultar numa tela com caracteres bagunçados e totalmente sem sentido.
    • O dotPeek é um dos descompiladores gratuitos mais conhecidos e está disponível no site jetBrains jetbrains.com/decompiler/ .
  2. Se estiver utilizando o dotPeek, basta clicar em "File" (Arquivo) → "Open" (Abrir) e procurar pelo DLL que deseja descompilar. Será possível explorar os conteúdos dos arquivos DLL sem afetar seu sistema. [2]
  3. Os arquivos deste formato são feitos de "nódulos" ou módulos de código que funcionam juntos para formar todo o arquivo DLL. É possível expandir cada um para ver quaisquer sub-nódulos que possam estar contidos.
  4. Ele aparecerá no canto direito do dotPeek. Navegue pelo código para analisá-lo. O dotPeek irá mostrá-lo em C# ou baixará mais bibliotecas para visualizar o código-fonte original.
    • Se o nódulo precisar de mais bibliotecas para ser visualizado, o dotPeek tentará fazer o download delas automaticamente.
  5. Caso tenha encontrado uma parte do código que não entenda, utilize o recurso "Quick Documentation" (Documentação Rápida) para ver o que o comando está fazendo.
    • Posicione o cursor na parte do código que precisa documentação no quadro "Code Viewer" (Visualizador de Códigos).
    • Pressione Ctrl + Q para carregar a janela da "Quick Documentation".
    • Siga os hiperlinks para aprender mais sobre cada aspecto do código que está sendo examinado.
  6. Se quiser manipular, editar e construir o arquivo sozinho, ele pode ser exportado ao Visual Studio. O código exportado estará em C# , mesmo se originalmente tenha sido escrito originalmente numa linguagem totalmente diferente.
    • Clique com o botão direito no arquivo DLL do Assembly Explorer.
    • Selecione "Exportar ao Projeto"
    • Escolha uma das opções de exportação. O projeto pode ser aberto imediatamente no Visual Studio se quiser começar imediatamente a trabalhar nele.
  7. Ao ter o projeto carregado no Visual Studio, você terá total controle sobre a edição e construção do DLL em sua própria criação. Clique aqui para instruções mais detalhadas sobre a utilização do Visual Studio.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 197 567 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade