PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

As emoções de um cavalo dependem do ambiente e das emoções de seu companheiro humano. Alguns equinos têm a tendência de se assustar facilmente ou se amedrontar. Às vezes, esse susto pode ocorrer apenas porque o cavalo entra em contato com um objeto não familiar, outras vezes por causa de uma alteração na rotina, e outras ainda sem explicação. Siga estes passos se o seu cavalo se assustar e você quiser acalmá-lo rapidamente.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Mantendo-se relaxado

PDF download Baixe em PDF
  1. Procure ficar calmo antes e durante a cavalgada. Para tanto, você pode respirar devagar e profundamente para manter seus batimentos cardíacos constantes. Procure também sustentar uma atitude positiva no geral, o que pode incluir acalmar o cavalo falando ou cantando algo suave para ele antes do passeio.
  2. O carinho durante a cavalgada tem o benefício adicional de ajudar a manter as mãos do montador firmes, permitindo um maior controle do cavalo. Esse controle pode ajudar a acalmar o animal mais rápido caso ele fique assustado. Um bom local para acariciar o cavalo é na cernelha, que fica na ponta dos ombros, onde o pescoço encontra as costas. É só passar a mão de leve no pelo. Você também pode pressionar um pouco com as pontas dos dedos ou dar uma coçadinha com as unhas.
  3. Uma maneira de ajudar a manter tanto o cavalo quanto o cavaleiro calmos durante o passeio, minimizando assim o risco de sustos, é usando um aplicativo que define um andamento para a cavalgada. Agindo como um metrônomo, a aplicação vai definir uma cadência para cada marcha, que o cavaleiro pode acelerar ou diminuir. O montador apenas ativa o aplicativo em um smartphone ou aparelho móvel e o coloca no bolso durante a cavalgada, com o volume alto o bastante para o cavalo ouvir. [1] Outra maneira de usar esse aplicativo é pedir para um amigo operar os ajustes de ritmo com a aplicação conectada à instalação sonora de um picadeiro. Essa é uma boa maneira de garantir que o cavalo consiga ouvir o ritmo. [2]
  4. Você pode se assustar com o comportamento do cavalo se ele se amedrontar, mas o animal só sentirá mais estresse se você demonstrar esse sentimento. O seu estresse indica para o cavalo que há uma ameaça legítima, mesmo que só esteja reagindo ao sentimento dele. Nesse caso, pode ser mais difícil acalmar o animal, portanto você deve ficar calmo se o seu cavalo se assustar para minimizar o estresse dele. [3]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Controlando a atenção do cavalo

PDF download Baixe em PDF
  1. Esses animais geralmente só conseguem se concentrar em uma coisa de cada vez, e o objeto no qual provavelmente vão se focar quando se assustam é aquilo que os assustou. Você conseguirá acalmar o cavalo mais rápido se puder tirar a atenção do animal daquele objeto. Talvez precise até andar com o equino em círculos para tirar a atenção daquilo que o assustou.
    • Os cavalos podem se assustar com praticamente qualquer coisa, seja algo no ambiente, um objeto desconhecido ou outros motivos.
  2. Esta é uma posição neutra na qual puxa gentilmente a rédea para virar a cabeça do cavalo. Essa técnica ajuda o animal a se acalmar antes de parar, o que evitará que o equino corra quando se assustar. Na verdade, a flexão lateral pode ajudar a distrair o cavalo, sendo bastante eficaz para acalmar o animal rapidamente.
    • Levante as rédeas para sentir a boca do cavalo usando uma mão. Em seguida, mova a outra mão pela rédea até que seu braço esteja reto e tocando a crina do cavalo.
    • Coloque a mão oposta firme no pescoço do cavalo para se manter estável e comece a fechar os dedos devagar, do indicador ao mindinho, travando o mindinho ao terminar.
    • O cavalo deverá começar a ceder à pressão da rédea. Nesse ponto, comece a abaixar o braço em direção à coxa, perto do joelho. O animal deverá se virar nesse ponto até que haja uma folga na rédea.
    • Caso o cavalo não pare nesse ponto, empurre com firmeza usando a mão de estabilizar e espere. Libere a pressão quando as patas tiverem parado.
  3. Se o cavalo se assustar, você também pode apenas continuar o passeio como se nada tivesse acontecido. Caso tenha tarefas em mente, procure fazer o equino se concentrar nelas como distração. [4]
    • As tarefas incluem treinamento para percursos com obstáculos, testes de adestramento e outras.
  4. Ao apontar o nariz do animal para aquilo que o está assustando, permitindo que ele se mova para o lado ou para trás, você evitará que ele corra em pânico, pois isso significaria correr em direção ao estressante. Caso o cavalo se mova para trás ou para o lado, você vai direcionar a atenção dele de uma maneira que deixa o cavaleiro mais seguro. Para não assustar o animal usando essa técnica, não o empurre em direção ao agente estressante.
  5. Para garantir a sua segurança antes de tudo, você pode precisar descer do animal e, ao fazê-lom pode se colocar em uma posição melhor para acalmar o equino. Se descer do cavalo, uma maneira de ajudar a acalmá-lo é agindo como se nada tivesse acontecido.
    • Nem sempre é recomendado descer do cavalo quando ele se assusta, pois pode ser perigoso abandonar o animal. Essa atitude também pode treinar o equino para entender que descerá se ele agir de uma determinada maneira, o que não é desejável. Só desça nessas circunstâncias se for mesmo necessário. [5]
    • Você também pode tentar acariciar o cavalo na cernelha, como dito acima, para ajudar a acalmá-lo.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Descobrindo por que o cavalo está assustado

PDF download Baixe em PDF
  1. O animal pode se assustar se houver uma mudança nos arredores. Fazer o mesmo percurso em um horário diferente do dia, por exemplo, pode mudar o espaço o bastante para deixar o cavalo mais propenso a sustos. Esse tipo de mudança deve ser considerado para diminuir a chance de o animal se assustar. [6]
  2. Os cavalos confinados por longos períodos podem ter acumulado energia, o que faz com que reajam de modo mais dramático a sons ou cenários não familiares. Até os animais que ficam no estábulo a maior parte do tempo podem se assustar com os arredores, e é por isso que é uma boa ideia levar o cavalo para pastar todos os dias. Após um longo tempo de confinamento, correr em um pasto pode ajudar a deixar o equino pronto para uma cavalgada com o mínimo de chance de sustos. [7]
  3. Um cavalgador experiente pode ajudar a guiar um cavalo de uma maneira que diminua o risco de sustos, mas um inexperiente pode reagir de modo a aumentar a chance desses eventos ocorrerem. Os cavalos respondem ao nervosismo dos cavaleiros, e a postura de um montador assustado pode ser interpretada por um cavalo como um incentivo para acelerar. Por isso, a experiência de ambos é importante para minimizar a ocorrência de sustos. [8]
  4. Um dos motivos pelos quais um cavalo pode se assustar é por não ter uma boa visão. Essa costuma ser considerada a razão mais comum. Um exame feito por um veterinário é uma boa maneira de garantir que o animal não se assustará por causa de problemas de vista. [9]
  5. Um cavalo desconfortável corre mais risco de se assustar. Se o animal estiver sentindo dor por causa de algo sério como um problema de saúde ou simples como um encaixe incorreto da sela, o incômodo deve ser corrigido para ajudar a diminuir os sustos. Outros problemas que podem causar dor e sustos incluem o encaixe ou o tipo de embocadura usado, dentes com bordas afiadas ou objetos presos na parte inferior de um ou mais cascos. [10]
    Publicidade

Dicas

  • Nunca bata em um cavalo assustado. Ele só está reagindo a um instinto natural, portanto lembre-se sempre de que esses equinos são do tipo que luta ou que foge.
  • Aprenda o que assusta ou excita demais seu cavalo e tente se antecipar a essas situações.
  • Entre em contato com um treinador para ajudar o cavalo a superar o medo.
  • Caso o animal tenha medo de algo comum e cotidiano como uma bicicleta, por exemplo, procure fazer com que ele se acostume aos poucos com esse objeto. Coloque uma perto do percurso do passeio e passe por ela como quem não quer nada, deixando que o cavalo a perceba. Ele pode reconhecer o objeto mais tarde e não se assustar.
  • Tenha paciência para que o cavalo se acostume com os agentes estressantes se ele for do tipo que se assusta facilmente.
  • Se o animal andar para trás durante o passeio, não puxe a rédea, ou pode fazer com que o cavalo retalie ou se machuque.
  • Aprenda a diferenciar um cavalo assustado e um preguiçoso. Alguns deixam de pular se não sentem que o cavaleiro está comprometido. Nesse caso, é aceitável que você dê um tapinha leve com o chicote para ensinar ao animal que ele precisa pular.
  • Nunca se coloque em perigo. Sua segurança vem primeiro!
  • Saiba que o cavalo pode morder ou chutar se for do tipo que se assusta facilmente.
  • Mantenha-se sempre calmo e fale com o cavalo. Preste atenção na linguagem corporal do animal, perceba o que o está assustando e passe pelo objeto normalmente, mas fale com o equino. Controle sua voz; deixe-a baixa e firme.
  • Fale com o animal em um tom calmante. Deixe que ele ouça sua voz.
Publicidade

Avisos

  • Ao cavalgar ou ficar perto de cavalos, nunca use tênis ou outros calçados casuais. Calce sempre botas com um saltinho, nunca sem salto.
  • Para evitar o problema, o melhor é estar com um cavalo adequado para seu nível de habilidade. Os cavalos inexperientes nunca devem ir com cavaleiros iniciantes. Se você for novato, é melhor estar com cavalos mais velhos que se assustam menos.
  • Use roupas de proteção ao lidar com cavalos.
  • Se estiver usando uma jaqueta com zíper, deixe-a sempre fechada. Muitos cavalos têm medo dos zíperes pendurados porque eles podem fazer sons ou refletir a luz.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 80 514 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade