Baixe em PDF Baixe em PDF

Você sempre quis ser um grande cantor? Você pode ter uma voz maravilhosa esperando para ser descoberta — basta saber como encontrá-la. A chave para se tornar um cantor melhor é descobrir o seu alcance vocal. Em seguida, é preciso usar a técnica correta de canto e praticar bastante. Quem sabe com alguns truques vocais, você vai sair por aí encantando a todos com o seu canto!

Parte 1
Parte 1 de 3:

Conhecendo melhor a sua própria voz

Baixe em PDF
  1. Alcance vocal é a medida de oitavas que você consegue cantar, da mais baixa até a mais alta. Para tanto, experimente cantar diferentes escalas, começando com a nota mais baixa você conseguir. Vá subindo de nota de forma clara e contínua até que você não consiga mais alcançar uma nota mais alta. Há sete tipos principais de voz: soprano, mezzo-soprano, alto, contratenor, tenor, barítono e baixo.
    • Aqueça a sua voz cantando as escalas principais, começando com o C médio. Cante CDEFGFEDC e abaixe ou aumente a nota em meio tom para cada nova escala.
    • Quais escalas você consegue cantar melhor? Em que ponto se torna difícil alcançar as notas? Anote a nota máxima que consegue alcançar para poder determinar qual é o seu tipo de voz.
  2. Ela é o conjunto de notas musicais nas quais você se sente mais à vontade cantando e no qual sua voz soa melhor. Vale lembrar que o seu alcance vocal pode ir além da sua tessitura. Você pode ser capaz de atingir notas muito altas ou muito baixas, mas há uma série de notas nas quais sua voz consegue produzir com maior facilidade e mais potência. Encontrar essa zona áurea de notas pode ajudá-lo a encontrar a sua melhor voz de canto possível.
    • Quais músicas dão mais prazer quando você canta? Se há aquelas preferidas nas quais você adora soltar a voz sem medo de ser feliz, pode ser que o motivo não seja mera coincidência. Talvez essas canções contenham as notas da sua tessitura. Preste atenção nas notas musicais presentes nessas músicas.
    • Com o treinamento certo, você pode se tornar capaz de aumentar a variedade de notas que você consegue reproduzir com força e intensidade.
  3. Se você ainda não usou a técnica correta, é possível que nem saiba como sua voz soa de verdade. Só a técnica correta pode fazer com que sua voz soe claramente e com potência. Ao praticar canto, lembre-se que:
    • Mantenha uma boa postura. Fique em pé para respirar com mais facilidade. Deixe o pescoço reto e relaxado ao mesmo tempo.
    • Falando em respiração, lembre-se de respirar usando o seu diafragma. Seu estômago deve “inflar” quando você inspira e “esvaziar” enquanto expira. Isso dará mais controle sobre o seu tom de voz.
    • Procure abrir a parte de trás de sua garganta e enunciar bem as vogais quando você canta.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Praticando com canções

Baixe em PDF
  1. Suas cordas vocais são músculos que precisam de tempo para se aquecer para que não fiquem sobrecarregados. Comece cantando escalas lentamente por cerca de 10 ou 15 minutos. Quando você sentir que suas cordas vocais estão prontas para entrar em ação para valer, você pode começar a soltar a voz nas músicas que escolheu para praticar.
  2. Selecione as que combinam melhor com o seu alcance vocal. Assim, você terá mais chances de cantar bem e encontrar a grande voz que esteve escondida dentro de você durante todo esse tempo.
    • Cante junto com as gravações das músicas que você escolher até se sentir à vontade com as canções.
    • Pratique cantando as músicas sem a gravação de fundo. Você pode até tocar a parte instrumental, mas não os vocais.
    • Experimente cantar músicas em uma variedade de gêneros. Você pode até amar hip hop ou rock, mas pode acabar descobrindo que sua voz foi feita para o jazz ou o sertanejo. Abra a sua mente e experimente cantar todos os tipos de música.
  3. Use um gravador ou outro aparelho para gravar o próprio canto de ter aquecido e praticado. Anote os pontos que precisam ser melhorados e o que ficou bem.
  4. Às vezes é difícil saber onde precisamos melhorar sem a opinião de quem está de fora. Faça uma pequena apresentação para os seus familiares ou amigos e peça a opinião sincera deles sobre a sua voz.
    • Não se esqueça de aquecer antes de fazer a apresentação.
    • Procure cantar em uma sala grande, espaçosa e com o teto alto. Sua voz vai soar melhor do que se você cantasse em um quarto de teto baixo com carpete, por exemplo.
    • Depois de ouvir os comentários e críticas sobre a sua voz, leve tudo em consideração na próxima vez em for praticar o canto.
    • Clubes de karaokê são ótimos lugares para a prática de cantar na frente de outras pessoas.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Aprimorando a sua voz

Baixe em PDF
  1. O que faz da sua voz única e especial? Depois de descobrir as limitações do seu alcance vocal, você pode experimentar diferentes estilos de canto para trazer à tona o melhor em sua voz.
    • Talvez você tenha uma voz propícia para a ópera. Experimente o canto clássico.
    • Ou, quem sabe, o tom agudo da sua voz fique perfeito para a música sertaneja. O céu é o limite!
    • Até mesmo gritos e sussurros têm o seu lugar entre as lendas do rock. Nada é proibido.
  2. Cantar com outros músicos é uma ótima maneira de ser mais criativo com o seu estilo vocal. Cadastre-se em um coral ou clube de música em sua igreja ou escola. Você pode também se reunir com alguns amigos para começar uma banda na qual você é o vocalista. E, caso esteja ansioso para apresentar-se junto ao público, você pode fazer um teste para um musical ou começar a fazer apresentações de rua.
  3. Se você está realmente determinado a encontrar sua voz para o canto, o melhor mesmo é ser treinado por um professor de canto e música. Os instrutores de voz podem ensinar você a usar a sua voz como se fosse um instrumento musical. É provável que você acabe descobrindo que o seu alcance vocal na verdade é maior. Além disso, um instrutor poderá ajudar a descobrir qual o estilo de canto e de música que combina melhor com as suas habilidades vocais.
    Publicidade

Dicas

  • Comece sempre com músicas mais fáceis. Conforme você for melhorando com a prática, passe para canções mais desafiadoras.
  • Concentre-se na letra e no sentimento que a música passa. Procure transmitir a verdadeira paixão da música com seu canto.
  • Cantar bem não é fácil, e sempre haverá quem não goste da sua voz. Mas siga em frente praticando e se aprimorando para deixar a sua voz mais flexível.
  • Raras são as pessoas que nascem cantando bem. No geral, são necessários tempo e esforço para chegar lá!
  • Procure beber água em temperatura ambiente. A água muito quente ou fria agride as cordas vocais, dificultando o canto. Entre um exercício vocal e outro, tome goles de água à temperatura ambiente para manter sua garganta lubrificada.
  • Procure evitar beber líquidos como leite e suco de laranja. Eles aumentam a produção de muco na garganta.
  • Experimente cantar uma grande variedade de gêneros. Jazz, hip hop, pop, canto lírico. É importante conhecer estilos diferentes para descobrir qual lhe agrada mais para cantar.
  • Tente cantar tocando piano para ajudar a obter a nota certa.
  • A prática é o segredo do sucesso.
Publicidade

Avisos

  • O ato de gritar, falar alto e até mesmo sussurrar podem forçar a sua garganta. Na verdade, sussurrar força mais a sua voz do que falar alto!
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 299 285 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade