Baixe em PDF Baixe em PDF

As pessoas citam a Bíblia o tempo todo e em vários contextos. Se você quer ser assim, tem que entender bem como o livro sagrado do cristianismo é organizado para aprender a procurar versículos e trechos específicos (mesmo que não tenha ideia de onde eles ficam). Leia as dicas abaixo para conhecer alguns meios interessantes e simples.

Método 1
Método 1 de 3:

Procurando um versículo pelo número

Baixe em PDF
  1. Ao estudar o sistema de notação da Bíblia, a primeira coisa que você vai notar é o nome do livro. Use o índice da sua cópia para encontrar a parte que quer consultar. Depois, abra-a na página certa de acordo com a abreviatura ou o nome completo. Veja alguns exemplos: [1]
    • Êxodo (Ex).
    • Gênesis (Gen).
    • Números (Num).
  2. O nome do livro é seguido de dois números, sendo que o primeiro é o capítulo. Por exemplo: em "João 3:16", "3" representa o capítulo. Leia os números para determinar os detalhes dessa parte da Bíblia.
    • Algumas pessoas citam versículos da Bíblia usando as abreviaturas e algarismos romanos. Por exemplo: "Lev. xx:13" seria Levítico, capítulo 20, versículo 13.
    • Encontre o capítulo dentro do livro. Pode ser que o índice traga as páginas de cada capítulo de cada livro. Se não for o caso, folheie a Bíblia até encontrar a parte que quer. [2]
    • Assim como nos outros capítulos, você vai encontrar algo como "Capítulo xx" no início de cada um.
    • Além disso, muitas versões da Bíblia trazem <Nome do livro> <Capítulo> <Versículo>, um em cima do outro. Por fim, há cópias que trazem até o último versículo da página.
  3. O segundo número depois do nome do livro é o número do versículo. Ele vem após dois pontos (:). No caso de "João 3:16", "16" é o versículo.
    • As passagens mais longas são separadas por um hífen (-). Por exemplo: a notação "João 3:16-18" inclui os versículos 16, 17 e 18.
  4. Depois de encontrar o capítulo, explore-o até achar o versículo. Eles são listados em ordem numérica, assim como os capítulos em si. Cada frase nova da Bíblia traz a indicação do versículo. Se você quiser ler uma passagem mais longa, como em "João 3:16-18", "17" e "18" vêm logo depois de "16". [3]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Procurando um versículo com uma concordância

Baixe em PDF
  1. A concordância é um tipo de livro que lista todas as ocorrências de determinado termo na Bíblia. Por isso, ela vem muito a calhar para quem quer memorizar um versículo (inteiro ou em partes), mas não sabe em que livro ou capítulo ele está. [4]
    • Compre uma concordância de qualidade em qualquer livraria, gospel ou não, ou peça o livro emprestado na igreja.
  2. Memorize uma palavra importante desse versículo e, depois, pesquise-a na concordância — como fazemos com o dicionário normal. As concordâncias são organizadas alfabeticamente. [5]
    • Escolha um termo bem notável e que tenha um número limitado de ocorrências, como "enchente", "montanha" ou "rubis". Se você pensar em algo geral demais, como "amor" ou "mal", a lista de resultados vai ser muito mais extensa.
  3. Se a pesquisa gerar resultados demais ou você não encontrar o versículo que está procurando, use outro termo. Por exemplo: na frase "o amor deve ser sincero", "sincero" é muito mais específico que "amor". [6]
  4. A concordância vai listar todos os trechos em que o termo é citado na Bíblia. Dependendo do caso, ela pode até trazer o contexto em que a palavra se encaixa (para você saber se encontrou o que buscava). [7]
    • Use o ponto que a concordância apontar (como "Romanos 12:9") para encontrar o versículo completo e o contexto em que ele se encaixa.
  5. Cada tradução da Bíblia tem uma concordância específica. Se você não encontrar o versículo que está procurando, use uma versão diferente. Por exemplo: se a sua Bíblia traz o termo "adorar", mas a concordância traz "venerar", não vai ser possível encontrar o versículo em questão. [8]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Procurando um versículo na internet

Baixe em PDF
  1. Escolha um motor de busca ou acesse um site específico dedicado à Bíblia. Digite o nome do livro e o número do capítulo e do versículo e veja os resultados.
    • Se possível, digite o número do versículo em um formato adequado. Por exemplo: "João 3:16" gera resultados mais precisos que "Capítulo 3 16 João".
  2. Você se lembra de determinada frase do versículo? Sabe uma ou duas palavras e o nome do livro? Pode ser que isso já seja suficiente. [9]
  3. Digite tudo o que você tem na cabeça. Inclua os termos "Bíblia" e "versículo" para chegar a resultados relevantes. [10]
    • Você pode usar algo como "versículo da Bíblia sobre esposas em Salmos" ou "versículo da Bíblia capítulo 7 deserto".
  4. Existem inúmeros sites que listam livros inteiros, bem como capítulos e versículos específicos da Bíblia. Acesse um que seja de confiança e use palavras-chave para se localizar. Se possível, faça uma pesquisa avançada. [11]
    • Essas ferramentas são excelentes para encontrar outros versículos relevantes aos seus estudos e orações.
  5. Se você não se lembra de nenhuma palavra específica do versículo ou não está encontrando nada de bom na pesquisa, use termos que sejam parecidos ou relacionados. Por exemplo: troque "estrelas" por "noite", "céu", "céus" e veja o que acontece. Pode ser que a sua versão da Bíblia seja diferente da que o site ou o motor de busca está apontando. [12]
    Publicidade

Dicas

  • Às vezes, a pessoa que cita o versículo só quer destacar parte dele. Nesse caso, ela pode usar uma letra para indicar a seção do trecho da Bíblia:
    • Se ela usar "a" (como em "João 3:16a"), é porque está chamando a atenção para "Pois Deus amou o mundo de tal maneira...".
    • Se ela usar "b" (como em João 3:16b"), é porque está chamando a atenção para a segunda parte (ou até outra seção do versículo): "...que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna".
  • Se você conhece uma frase da Bíblia, mas não sabe de onde ela vem (livro, capítulo ou versículo), digite um trecho dela no Google e faça uma pesquisa. A maioria das coisas que Jesus disse está nos livros sagrados de Mateus, Marcos, Lucas e João. Isso facilita um pouco a busca. Por exemplo: "A Parábola do Semeador" está em Mateus 13:1-23, Marcos 4:1-20 e Lucas 8:1-15. Além disso, os livros do Novo Testamento citam outros livros bíblicos. Veja: Romanos 9:27 cita Isaías 10:22-23.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 112 527 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade