PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Existem várias maneiras de se fazer cosplay de personagens de animes e mangás (sejam eles específicos ou genéricos) de forma convincente. Por sua vez, imitar a maneira de agir do personagem eleva a fantasia a outro nível — mesmo que não seja muito bom ou necessário. Se escolher um personagem genérico, você vai ter mais flexibilidade e liberdade criativa, mas também é útil ter certo conhecimento acerca da cultura japonesa.

Método 1
Método 1 de 3:

Interpretando um personagem genérico

PDF download Baixe em PDF
  1. Personagens de anime e mangá não são tão diferentes de pessoas de verdade: eles podem ser tímidos, engraçados, sarcásticos, etc. Mesmo que não queira imitar alguém específico , é útil ter uma base em mente. Dessa forma, você vai poder adicionar os detalhes extras para tornar a imitação mais convincente.
    • Não sabe que tipo de personalidade escolher? Escolha algo que seja oposto a você! Se é tímido, por exemplo, aja com bravura e empolgação.
    • Baseie-se nos traços de alguém que já existe, como Sephiroth, vilão de Final Fantasy VII .
  2. Se é fã de animes ou mangás, você sabe que muitas das reações dos personagens são extremas. Faça isso com a atuação: se quiser ser feliz, seja muito feliz. Se quiser parecer frio e sério, seja muito frio e sério.
    • Um dos melhores exemplos dessas reações é Edward Elric, de Fullmetal Alchemist . Ele fica muito irritado quando o chamam de baixinho.
    • Também existem vários arquétipos que não demonstram emoção. Em vez de exagerá-las, tente disfarçar e ficar tranquilo, calmo e reservado.
  3. Todo ser humano tem suas idiossincrasias, como passar a mão no cabelo ou rir de maneira peculiar; o mesmo acontece com personagens de animes e mangás. O L, de Death Note , por exemplo, tem o costume de esfregar os dedos. Mesmo que esteja interpretando um personagem genérico, você pode torná-lo mais convincente com alguns maneirismos. Algumas dicas:
    • Ao interpretar um personagem sarcástico, experimente arquear as sobrancelhas ao falar.
    • Para interpretar uma garota tímida, mexa no cabelo de modo nervoso ao conversar com alguém.
    • Para fazer um personagem empolgado, bata as palmas de repente para surpreender os outros.
    • Para um personagem tsundere , experimente cruzar os braços ou ficar mais inexpressivo, principalmente quando falar com alguém de quem gosta!
  4. Assim como os hábitos e gestos, escolher uma frase típica pode dar mais vida ao personagem de anime ou mangá. Em Pokémon , por exemplo, os personagens da Equipe Rocket sempre dizem "Parece que a Equipe Rocket está decolando de novo!" quando são derrotados pelos protagonistas. Você também pode usar termos estrangeiros, como baka ("idiota"). Se tiver um personagem favorito, inspire-se nos bordões mais comuns dele.
  5. Os tsundere são calmos e reservados, exceto quando estão próximos de alguém de quem gostam. Nesses casos, ficam envergonhados e agem com maldade para disfarçar os sentimentos. [1] Ainda assim, eles não recusam ajuda a essas pessoas, mesmo que digam algo como: [2] [3]
    • "Eu nem gosto de você".
    • "Eu só estou fazendo isso porque gosto de você. Não banque o engraçadinho!".
    • Se tocarem alguém de quem gostam por acidente, eles dizem: "Foi sem querer. Não leve para o lado pessoal!".
  6. Essas são as maiores características dos kuudere , principalmente quando estão em situações delicadas e as outras pessoas estão entrando em pânico. Eles costumam ter tons monótonos e têm medo de mostrar emoções ou fraqueza, além de serem líderes inatos. [4] Mesmo assim, têm lados sensíveis, que só mostram àqueles em quem confiam (quer ou não haja interesse amoroso envolvido). [5]
    • Seja mais racional e menos emotivo. Viu uma flor no jardim? Não diga que ela é linda ou que deixa você alegre. É uma flor vermelha qualquer; nada mais.
    • Expresse-se muito pouco. Um sorriso amarelo é mais que suficiente para quando alguém disser algo hilário. [6]
    • Pessoas de personalidade kuudere podem ser irritadiças ou secas. [7]
  7. No fundo, as pessoas assim querem ser sociáveis, mas são muito tímidas ou têm medo demais. Quando se aproximam de alguém, acabam se abrindo, mostrando um lado otimista e contente. [8] Por serem tão quietos e tímidos, eles podem parecer inexpressivos (mas não são frios, como os kuudere ).
    • Use expressões curtas, como "hm" ou "oh", para mostrar que é tímido. Você também pode gaguejar ou falar com um tom suave.
    • Muitos dandere só falam quando alguém lhes dirige a palavra ou quando são obrigados (na sala de aula, por exemplo). [9]
    • Você não precisa ser totalmente antissocial. Muitos dandere recorrem a amigos e outras pessoas especiais quando querem conversar. [10]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Agindo como um personagem específico

PDF download Baixe em PDF
  1. Muitos preferem imitar pessoas que têm uma personalidade parecida com a sua, enquanto outros preferem personagens completamente diferentes.
    • Comece com dois personagens: um parecido e um diferente de você. Se não conseguir imitar um deles, deixe-o de lado e concentre-se na outra opção.
  2. Se possível, tente ler o mangá e ver o anime em que ele aparece. Estude-o em várias situações diferentes e fique atento às emoções e ações quando ele está feliz, triste, irritado, com medo, etc. Veja como ele age com variados núcleos: família, amigos, inimigos e estranhos.
    • Preste ainda mais atenção se o personagem for pouco expressivo. Pessoas assim até mostram emoções, mas de maneira sutil.
    • Não pare só no anime ou mangá. Se o personagem aparecer em videogames ou algo do tipo, assista às cenas dele!
  3. A rede tem muitas informações. Se possível, tente encontrar o site oficial do mangá ou anime em que ele aparece e leia textos sobre a pessoa. Materiais não oficiais ou de fãs podem ser úteis, mas não confie em tudo o que encontrar — muitos fãs fazem interpretações próprias de seus ídolos, que podem fugir à realidade.
  4. Você não precisa copiar a voz (embora possa tentar), mas sim a maneira com que ele fala. É rápido ou devagar? Grave ou agudo? Mostra muitas emoções ou é pouco expressivo? Ouça bem os altos e baixos do som e tente imitar esses aspectos.
  5. Leve a fantasia a um nível ainda mais profissional com algumas falas típicas do personagem. Se não estiver imitando alguém específico, aprenda algo em japonês.
  6. As ações falam mais do que palavras e expressões faciais. Reveja as cenas do personagem e veja como ele se porta, caminha, movimenta etc. Quem é tímido, por exemplo, pode ficar curvado e tentar "se esconder" por trás das mãos, enquanto quem é confiante ou arrogante fica com o peito estufado e a cabeça erguida.
    • Não se esqueça das idiossincrasias! Seu personagem tem algum traço específico? Ele mexe no cabelo ou faz determinado gesto? Preste atenção em tudo!
  7. Ele sempre está carregando determinado objeto? Se sim, imite-o! L, de Death Note , por exemplo, sempre tem uma fatia de bolo em mãos. Carregue consigo uma fatia de verdade ou de mentira. Nekozawa, de Oran High School Host Club , por sua vez, sempre tem um boneco do Beelzenef.
    • Não ponha todo o foco da fantasia nesse acessório; use-o para melhorar a fantasia, sem deixar que ele se torne o centro das atenções.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Sabendo quando parar

PDF download Baixe em PDF
  1. O comportamento do seu personagem pode até ser normal no mundo de onde ele vem, mas não na vida real. Até mesmo em grandes eventos e convenções, algumas atitudes são desagradáveis: agressão, contato físico sem permissão, excesso de xingamentos etc. Se achar que pode se encrencar, não faça nada .
    • Se o personagem for muito maldoso, amenize tal aspecto da personalidade dele para não ofender ou magoar as pessoas.
    • Isso não significa que você não pode interpretar o personagem. Imite as coisas boas e exclua as más.
  2. Por mais que interpretar alguém pareça divertido, às vezes, é preciso levar as coisas a sério. Se estiver perto de pessoas que não conhecem o anime ou mangá — ou não entenderem que está brincando —, é melhor não fazer nada.
    • Por exemplo: os fãs de Fullmetal Alchemist podem achar divertido ficar irritado com a baixa estatura, como Edward Elric. Um médico, por sua vez, não vai achar graça.
  3. Se estiver fazendo cosplay em um evento ou convenção, os outros podem identificar o personagem e brincar com você, principalmente se também estiverem fantasiados. Porém, nem todo mundo gosta de cosplay. Se imitar alguém que eles não conhecem, deixe-os, pois podem ficar irritados.
    • Preste bem atenção às reações físicas das pessoas. Se elas parecerem desconfortáveis ou agitadas, olhando para os lados ou dando desculpas, afaste-se.
  4. Não "assimile" o personagem a ponto de se esquecer de quem é. Lembre-se de que seus amigos gostam de você , não da pessoa do anime ou mangá que está interpretando.
    • Ao mesmo tempo, use alguns aspectos do personagem para se aprimorar. Por exemplo: se ele for um ótimo ouvinte, adote esse aspecto na sua personalidade de verdade.
    Publicidade

Dicas

  • Se não quiser, você não tem que se portar como um personagem de anime ou mangá.
  • Não faça nada só porque seus amigos estão fazendo ou pedindo. Se ficar incomodado quando eles quiserem que você se comporte de determinada maneira, peça para pararem.
  • Volte à realidade de vez em quando. Não se torne o personagem.
  • Inspire-se nos bons traços do personagem para se aprimorar. Se ele for bastante compreensivo, útil e bom ouvinte, por exemplo, imite-o.
  • Lembre-se de que você é de verdade, e não um personagem. Seja genuíno.
  • Se tiver algum amigo que se pareça com o personagem que está interpretando, peça ajuda e sugestões a ele.
  • Você não tem de ser igual ao personagem de anime ou mangá. Não mude sua própria personalidade a ponto de afastar amigos e colegas.
  • Interpretar seu personagem favorito pode ser divertido, mas é preciso ter limites. Não perca a cabeça e passe a copiar tudo dessa pessoa fictícia; equilibre-a com sua própria personalidade.
  • A maioria dos personagens do tipo dere é mulher, mas também podem ser homens.
Publicidade

Avisos

  • Algumas pessoas vão acabar ficando irritadas com esse hábito. Prepare-se para lidar com aqueles que não entendem seus gostos e defenda seus interesses — sempre tentando evitar conflitos. Afinal, todos são livres e têm direito a opiniões (assim como você). Seja sempre educado.
  • Nunca leve armas, de verdade ou mentira, para o trabalho ou a aula.
  • Só escolha um personagem cuja personalidade não prejudique sua autoimagem e seus relacionamentos.
  • Talvez você seja zombado por gostar muito da cultura japonesa e imitar o personagem o tempo todo. Tenha bom senso e ignore quem disser algo ruim.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 109 203 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade