Baixe em PDF Baixe em PDF

Você já foi acometido por um sentimento terno e reconfortante quando ouviu um agradecimento sincero por algo que fez? Você não é a única pessoa que se sente assim. Imagine o quanto seria incrível saber que outra pessoa se sentiu dessa forma porque você agradeceu! Como seres humanos, nós gostamos de nos sentir valorizados. Dizer "obrigado" de forma aberta e sincera não apenas fará de você um ser humano mais feliz, como também o transformará em alguém mais saudável e animado. Sendo assim, reserve um momento para agradecer na próxima vez em que alguém fizer um favor — grande ou pequeno — para você. [1]

Método 1
Método 1 de 4:

Facilitando o agradecimento

Baixe em PDF
  1. Lembre-se de sorrir e olhar nos olhos da pessoa se estiver dizendo "obrigado" pessoalmente. Esses pequenos gestos acrescentam muita sinceridade ao agradecimento. [2]
  2. Demonstrar nossa gratidão é incrível, mas puxar o saco de alguém ou agir como um idiota para dizer "obrigado" é um exagero e poderá acabar constrangendo a pessoa que você quer agradecer. O agradecimento deve ser simples, direto ao ponto e agradável. [3]
  3. Você deveria agradecer uma pessoa porque se sente sinceramente grato por algo que ela tenha feito, e não porque alguém o mandou fazê-lo ou porque você sentiu que era necessário. A falsa gratidão é facilmente percebida e não é levada a sério. [4]
    • Isso vale especialmente para as pessoas que trabalham em lojas e talvez se sintam forçadas a agradecer os clientes regularmente. O cliente perceberá se o agradecimento não for sincero, portanto, mesmo que dizer “obrigado” seja parte do seu trabalho, você ainda poderá fazê-lo de forma sincera.
  4. Certas situações exigem mais do que um “obrigado” em pessoa, como quando somos convidados para jantar ou recebemos um presente. Nessas circunstâncias, um agradecimento por escrito é fundamental. Uma pessoa que o tratou de forma especialmente gentil merece o mesmo tratamento em retorno, e um cartão ou nota de agradecimento é a melhor forma de demonstrar o quanto você valoriza o gesto dela. [5]
    • Caso decida enviar um cartão, o ideal é comprar um em branco. Cartões em branco permitem que você escreva uma nota breve, mas personalizada.
    • Independentemente do formato da nota de agradecimento, ela deverá mencionar especificamente o motivo pelo qual você está dizendo “obrigado”.
    • Embora os e-mails possam obviamente ser personalizados, evite enviá-los nesse tipo de situação. Eles não soam tão sinceros e bem-intencionados quanto um cartão ou nota de verdade.
  5. Não peça para alguém dizer "obrigado" em seu nome: faça você mesmo. O agradecimento não será sincero se não vier diretamente de você. [6]
    • Crie alguns cartões de agradecimento personalizados e tenha-os sempre à mão se você for uma pessoa muito ocupada e com pouco tempo extra, ou compre várias caixas de cartões em branco e deixe-as sobre sua mesa.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Planejando o agradecimento

Baixe em PDF
  1. Caso não saiba como dizer "obrigado" ou o que escrever no cartão, tente usar o seguinte modelo: quem , o quê e quando . [7]
  2. Inicie o processo de agradecimento elaborando uma lista com o nome de todas as pessoas que devem receber um cartão. Por exemplo, escreva uma lista com todas as pessoas que o presentearam (e seus respectivos presentes) se você recebeu vários presentes de aniversário. A lista também deverá incluir os nomes de qualquer pessoa que o tenha ajudado a organizar um evento (por exemplo, a festa de aniversário). [8]
  3. Toda nota pessoal de agradecimento possui seis partes: a saudação inicial, a expressão de agradecimento, os detalhes, a próxima vez, a reafirmação e a saudação de despedida. [9]
    • A saudação inicial é simples. Comece a nota com os nomes das pessoas que estiver agradecendo. Cumprimente-os formalmente se o cartão for formal (por exemplo, "Caro Sr. Francisco"), e informalmente se o destinatário for um familiar ou amigo próximo (por exemplo, "Oi, mamãe").
    • Na expressão de agradecimento , nós agradecemos a pessoa pelo que ela fez. A coisa mais fácil a se fazer é começar essa parte com “obrigado”, mas você poderá ser mais criativo se desejar (por exemplo, "Meu dia ficou mais feliz quando abri seu presente").
    • Nos detalhes , você começará a ser mais específico. Acrescentar informações específicas sobre o motivo do agradecimento torna a nota muito mais sincera e pessoal. Você poderia mencionar o presente específico que recebeu, ou o que comprou com o dinheiro que ganhou de presente, etc.
    • A próxima vez é onde falamos alguma coisa sobre a próxima vez em que veremos ou falaremos com a pessoa em questão. Por exemplo, se você estiver enviando a nota para seus avós e pretende vê-los logo mais, no Natal, mencione isso.
    • Na reafirmação , encerramos a nota com outra mensagem de agradecimento. Você poderia escrever outra frase (por exemplo, "Mais uma vez, obrigado por sua generosidade, estou muito ansioso para ir para a faculdade e esse dinheiro vai me ajudar bastante)" ou apenas dizer “obrigado” mais uma vez.
    • A saudação de despedida é semelhante à saudação inicial, mas desta vez você assinará seu nome. Dependendo de quem for o destinatário, a despedida pode ser mais formal (por exemplo, "Atenciosamente") ou informal (por exemplo, "Beijos").
  4. Os cartões e as notas de agradecimento devem ser enviados dentro de um mês após o evento, mas enviá-los o mais cedo possível é definitivamente melhor. Caso você se atrase, poderá iniciar a nota com um pedido de desculpas por ter demorado mais tempo do que o previsto. [10]
    • Planeje passar uma determinada quantidade de dias escrevendo os agradecimentos se você estiver enviando cartões para os convidados de um evento muito grande.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Seguindo a etiqueta

Baixe em PDF
  1. Diferentes eventos e ocasiões exigem diferentes tipos de etiqueta e, embora não exista nenhuma regra que o obrigue a seguir tais diretrizes, elas já se tornaram uma tradição. É normal enviarmos um cartão ou nota de agradecimento pelas seguintes razões: [11]
    • Receber qualquer tipo de presente, incluindo dinheiro. Pode ser um presente de aniversário, graduação, mudança de casa, férias, etc.
    • Participar de um jantar ou ocasião especial (como o Natal) na casa de outra pessoa.
  2. É normal enviar um cartão escrito à mão para as pessoas que fizeram algumas das coisas a seguir no seu casamento. Além disso, também é comum enviarmos o cartão até três meses após a cerimônia, embora seja muito mais fácil permanecermos atualizados quando os enviamos assim que recebemos um presente. [12]
    • Alguém que enviou um presente de noivado, chá de panela ou de casamento, incluindo dinheiro.
    • Algum participante da cerimônia de casamento (por exemplo, dama de honra, madrinha, pajem, etc.).
    • Alguém que deu uma festa em sua homenagem (por exemplo, chá de panela, festa de noivado, etc.).
    • Alguém que o ajudou a planejar ou organizar o casamento, incluindo vendedores e fornecedores que fizeram da festa um sucesso (por exemplo, confeiteiros, floristas, decoradores, cozinheiros, etc.).
    • Qualquer pessoa que tenha se esforçado para ajudá-lo durante o planejamento e preparação do casamento (por exemplo, o vizinho que cortou a grama, etc.).
  3. Caso você tenha sido entrevistado para um emprego, estágio ou posição de voluntariado, envie uma nota ou cartão para o entrevistador assim que a entrevista terminar.
    • Personalize a nota, falando sobre a vaga para a qual você foi entrevistado e mencionando até mesmo algum detalhe específico da entrevista.
    • Verifique se escreveu o nome de todos corretamente. Não há nada pior do que enviar um agradecimento após uma entrevista e escrever o nome do destinatário errado.
    • Cumprimente o entrevistador com uma saudação formal, chamando-o de "Senhor", a menos que ele peça para ser chamado apenas pelo primeiro nome.
    • No caso de uma entrevista, é comum enviarmos um e-mail em vez de um cartão ou nota de verdade. Logisticamente, talvez seja a melhor opção se o envio do cartão for difícil ou levar tempo demais.
  4. O recebimento de qualquer tipo de assistência financeira para cursar a universidade é sempre incrível, e muitas bolsas de estudo vêm de doações. Independentemente se a bolsa foi doada por um indivíduo, patrimônio ou organização, uma nota de agradecimento é uma ótima forma de demonstrar gratidão pela ajuda. [13]
    • Se a bolsa tiver sido concedida através do seu curso pré-vestibular, o departamento responsável pela seleção dos beneficiários poderá ajudá-lo a encontrar o endereço para onde o agradecimento deverá ser enviado.
    • Como você não conhece o destinatário pessoalmente, mantenha o agradecimento formal e elegante.
    • Antes de enviar a carta, verifique duas vezes a existência de erros gramaticais ou de ortografia. Você poderá até mesmo ler o bilhete para alguém, já que talvez tenha deixado passar algum erro.
    • Esse tipo de agradecimento deve ser enviado em uma carta formal de negócios ou em um papel de boa qualidade, e não em um bilhete ou cartão escrito à mão.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Expressando gratidão

Baixe em PDF
  1. A gratidão tem a ver com ser grato e educado, mas também com ser cortês, generoso e saber dar valor aos outros. Ela envolve a preocupação com outras pessoas. Expressando nossa gratidão, podemos influenciar uma situação de forma positiva e até mesmo alterar o comportamento alheio. [14]
  2. O primeiro Passo para conseguirmos expressar gratidão é entendermos pelo que nos sentimos gratos. Colocar todas as coisas pelas quais você é grato em um diário será um ótimo meio de entender a forma como se sente em relação aos outros e a si mesmo. Você levará apenas alguns minutos por dia para listar três coisas pelas quais se sente grato naquele determinado momento. [15]
    • Use a ideia do diário de gratidão para ajudar as crianças a desenvolver uma compreensão melhor do sentimento de gratidão. Todas as noites antes da hora de dormir, ajude-as a escrever três coisas pelas quais sejam gratas. Caso as crianças sejam jovens demais para escrever, peça para desenharem uma imagem que represente a mesma ideia.
  3. Desafie-se a demonstrar alguma forma de gratidão, cinco vezes ao dia. A gratidão deve ser expressa para todos, não apenas para familiares e amigos íntimos. Se você pensar no assunto, é provável que existem diversas pessoas que o ajudem diariamente e nunca ouçam palavras de agradecimento, como motoristas de ônibus, recepcionistas, operadores de telemarketing, faxineiros, pessoas que seguram a porta para você, oferecem o assento no ônibus, etc. [16]
    • Ao agradecer, lembre-se de usar o nome da pessoa (se você souber), dizer que é grato e informar o porquê de se sentir assim. Por exemplo: "Obrigado por segurar o elevador para mim, Silvia, fiquei com medo de me atrasar para a reunião, mas agora estarei no horário!".
    • Se uma razão prática o impedir de expressar a gratidão pessoalmente, escreve-a ou expresse-a em pensamento. [17]
  4. Ela não precisa ser expressa através dos meios tradicionais (por exemplo, dizendo “obrigado”), existem muitas outras opções. De vez em quando, busque novos meios de demonstrar gratidão por alguém fazendo algo que nunca tenha feito antes, ou que não faça há muito tempo. [18]
    • Por exemplo: prepare o jantar quando perceber que seu parceiro está muito cansado, cuide dos seus filhos por uma noite, para que ele possa sair com os amigos, ofereça-se para ser o motorista da rodada ou para ser o anfitrião da festa de Natal neste ano.
  5. Você provavelmente se lembra dos seus pais mandando você dizer “obrigado” quando era criança. A gratidão nem sempre é a primeira coisa na mente de uma criança, mas é importante que seja ensinada. Este método de quatro passos poderá ensinar seus filhos a serem gratos: [19]
    • Fale com eles sobre a gratidão, o que ela significa e por que é importante. Use suas próprias palavras e dê exemplos.
    • Demonstre suas habilidades de gratidão para eles. Você poderá fazer isso na forma de exercícios ou através de situações da "vida real".
    • Ajude-os a demonstrar gratidão para outra pessoa. Caso tenha mais de um filho, peça que eles deem exemplos e forneçam comentários um sobre o outro.
    • Nunca deixe de incentivá-los a serem gratos e sempre ofereça um reforço positivo quando fizerem um bom trabalho.
  6. Por mais difícil que seja, também devemos exibir gratidão para as pessoas que nos incomodam ou nos deixam um pouco irritados. Lembre-se de ser paciente ao fazer isso e de evitar soar como se estivesse sendo sarcástico. [20]
    • As pessoas que o deixam louco de raiva podem ter perspectivas completamente diferentes das suas a respeito de alguns assuntos. Embora talvez você não consiga concordar ou gostar de tais perspectivas, elas ainda são opiniões válidas. Tenha gratidão pelo fato de que essas pessoas compartilharam suas opiniões e permitiram que você aprendesse a enxergar a situação a partir de outros pontos de vista.
    • Mesmo que alguém o deixe extremamente irritado, provavelmente ele ainda possui alguma característica admirável. Talvez ela seja irritante, mas seja sempre pontual ou muito organizado. Concentre-se nos aspectos positivos ao falar com essas pessoas.
    • Considere o fato de que lidar com pessoas assim o ensina novas habilidades. Sinta-se grato por estar aprendendo a manter-se calmo e paciente durante situações frustrantes.
  7. Sentir-se grato e conseguir expressar tal sentimento pode ter um efeito surpreendente sobre você e sobre as pessoas ao seu redor. A gratidão está relacionada à felicidade — as pessoas mais felizes tendem a ser mais gratas. Receber o agradecimento de alguém faz com que você se sinta bem e pensar nas coisas pelas quais é grato o ajuda a se concentrar no lado positivo da vida. [21]
    • Passar algum tempo escrevendo as coisas pelas quais você é grato imediatamente antes de dormir poderá ajudá-lo a dormir melhor. Você não apenas passará os últimos momentos do dia pensando em coisas positivas, como também poderá esvaziar a mente e colocar todos os pensamentos no papel. [22]
    • A gratidão poderá torná-lo mais compreensivo, porque as pessoas gratas tendem a concentrar-se nas emoções positivas em vez das negativas, e assim não ficam tão chateadas quando alguém as trata mal.
    Publicidade

Vídeo

Sobre este guia wikiHow

Resumo do Artigo X

Para agradecer alguém, escrever um cartão expressando sua estima é uma boa ideia, mas se um cartão for formal demais, tente conversar pessoalmente quando seu amigo estiver sozinho. Caso não possam se encontrar, envie uma mensagem ou e-mail carinhoso; não importa o formato, seja específico e mencione o presente ou favor que recebeu. Você pode ainda fazer algo bacana, como levar seu amigo para jantar. Seja qual for o gesto, lembre-se de que nunca é tarde para demonstrar gratidão. Se quer aprender mais sobre a etiqueta para agradecer alguém, como ao escrever um cartão, leia nosso artigo!

Esta página foi acessada 163 812 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade