PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Há diversas formas de ajudar pessoas que moram na rua. Doar alimentos e roupas para abrigos é uma ótima forma de ajudar. Você também pode ser voluntário em alguma organização. Informe-se sobre pessoas em situação de rua e compartilhe o que aprender com outras pessoas. Use cartas e e-mails para se comunicar com os jornais da sua região, faça postagens nas redes sociais e escreva em um blog para discutir como a situação dos moradores de rua é um problema e o que as pessoas podem fazer para ajudar.

Método 1
Método 1 de 5:

Apoiando organizações sem fins lucrativos

PDF download Baixe em PDF
  1. A maneira mais fácil de ajudar moradores de rua é doar dinheiro à organizações cujo objetivo seja ajudar essas pessoas. Isso garantirá que os assistentes sociais e profissionais que sabem como ajudá-los tenham os recursos necessários para realizar seu trabalho.
    • No seu testamento, você pode colocar uma doação para uma organização que ajude pessoas que moram na rua, se quiser. [1]
    • Você também pode fazer doações para igrejas, templos, mosteiros e outras instituições religiosas que ajudam moradores de rua.
  2. Doar itens usados ou novos é outra maneira de ajudar. Doe esses itens à organizações que fornecem abrigo para moradores de rua ou cuidam deles de alguma forma. Alternativamente, você pode fazer doações diretamente aos moradores de rua que encontrar na sua região. Entre os itens mais recomendados, estão:
    • Roupas de inverno (toucas, cobertas, casacos e calçados);
    • Roupas íntimas e meias novas;
    • Itens de higiene em tamanho de viagem (pasta de dente, escovas, sabonetes, etc.); [2]
    • Roupas profissionais (uma das dificuldades de moradores de rua é parecer apresentável em entrevistas de emprego);
    • Itens de primeiros-socorros (analgésicos, antissépticos, curativos e higienizadores de mãos);
    • Itens médicos secundários (protetor solar, hidratantes profundos, medicamentos para alergias e lenços de papel);
    • Bilhetes de ônibus, trem e metrô (ótimos para ajudá-los a ir às entrevistas de emprego);
    • Roupas de cama e banho (lençóis, toalhas, travesseiros, fronhas).
  3. Uma das maiores dificuldades de quem não tem onde morar é encontrar comida. Doe alimentos não perecíveis para os abrigos da sua região.
    • Antes de fazer a doação, entre em contato com o abrigo e pergunte se eles precisam de algo específico.
    • Alternativamente, você pode comprar (ou fazer) uma refeição para um morador de rua. [3]
  4. Além de itens mais práticos, como roupas e produtos de higiene, você pode dar brinquedos para crianças de rua. Geralmente, elas não têm muitos objetos pessoais e provavelmente não terão qualquer brinquedo. Para adultos, você pode doar livros, revistas ou outros materiais de leitura.
    • Doar brinquedos é principalmente importante perto do fim do ano, quando há o Dia das Crianças e o Natal, e as crianças geralmente sabem que não ganharão nenhum presentinho.
  5. Se você não pode doar dinheiro ou produtos, inscreva-se para trabalhar em alguma organização como voluntário. As oportunidades de voluntariado vão depender da disponibilidade da organização. Você provavelmente trabalhará:
    • Preparando caixas com alimentos e outros produtos para levar aos moradores de rua;
    • Servindo refeições em um abrigo;
    • Ajudando moradores de rua a se reestabelecer, procurar um emprego e pagar as contas;
    • Treinando moradores de rua para desenvolver alguma habilidade, como jardinagem ou tocar algum instrumento musical;
    • Usando suas habilidades para ajudar os moradores de rua de outras formas (por exemplo, fornecer cortes de cabelo gratuitamente ou dar aulas de reforço para as crianças).
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 5:

Conscientizando as pessoas

PDF download Baixe em PDF
  1. Muitas pessoas têm dificuldade em ter empatia pelos moradores de rua por conta dos estereótipos negativos que cercam essa população. Para ensinar as pessoas, você pode fazer algo simples, como conversar com um amigo ou colega de trabalho ou, então, conversar com os políticos da sua região para ver o que pode ser feito para ajudar essas pessoas.
    • Se você tem filhos, eduque-os. Se você trabalha como voluntário em uma organização que presta assistência aos moradores de rua, pergunte se você pode levar seus filhos para que eles possam ver pessoalmente as dificuldades que essas pessoas enfrentam diariamente.
  2. Muitas pessoas não sabem que há abrigos na região delas. Entre em contato com o jornal da sua região, com uma igreja ou editora e pergunte se eles estariam dispostos a publicar oportunidades de voluntariado e organizações que precisam de doações. Assim, mais pessoas vão se informar a respeito e conhecer maneiras de ajudar.
  3. Escrever cartas ao editor-chefe do jornal da sua região pode ajudar a conscientizar as pessoas sobre a necessidade de compreender a situação dos moradores de rua. Você também pode escrever para editores de publicações maiores, com circulação nacional. Compartilhe informações sobre a quantidade de moradores de rua da sua região (ou do país, se quiser escrever para jornais maiores). Explique os diferentes motivos para as pessoas estarem nessa situação. Finalize com sugestões de como as pessoas podem ajudar, seja na sua região ou pelo país.
  4. Em vez de (ou além de) escrever para publicações, comece um blog você mesmo para conscientizar as pessoas. Blogs são uma excelente plataforma para compartilhar opiniões, informar as pessoas e convencê-las a ajudar. Promova seu blog nas redes sociais e peça para as pessoas darem opiniões, também.
    • Além de publicar textos, inclua vídeos e fotos também.
  5. Uma das melhores formas de ajudar moradores de rua é conscientizar as pessoas da sua região é fazendo uma campanha de doação de roupas ou alimentos. Converse com as empresas da região, além de instituições religiosas, e pergunte se é possível deixar um cesto para arrecadações em um local visível. Faça uma placa para colocar sobre o cesto para explicar o propósito da campanha e listar os itens mais necessários.
    • Divulgue a campaha ao entregar panfletos pela cidade. Pergunte aos editores do jornal da sua região se eles podem ceder um espaço para divulgar a campanha nas edições futuras.
    • Restaurantes são ótimos locais para divulgar sua campanha de doações e colocar cestos de arrecadação, já que têm grande circulação de pessoas. A pessoas vão se lembrar de trazer alimentos não perecíveis da próxima vez que forem ao local.
    • Se estiver organizando uma campanha em conjunto com uma organização de assistência aos moradores de rua, pergunte quais alimentos e roupas são mais necessários. Inclua essa informação na placa que estará junto com o cesto de doações.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 5:

Usando o ativismo político

PDF download Baixe em PDF
  1. Os distúrbios mentais são tanto uma causa, quanto uma consequência da situação de rua. Uma das melhores formas de fazer a diferença para os moradores de rua é viabilizar e estimular o acesso à serviços de saúde gratuitos ou de baixo custo. Procure as clínicas de saúde mental da sua região e converse com os políticos sobre a sua importância. [4]
  2. Outro problema que faz crescer a quantidade de moradores de rua é a falta de moradias acessíveis. Apoie organizações de desenvolvimento de moradia, como a TETO. Converse com a prefeitura local sobre a cobrança excessiva de impostos e a especulação imobiliária. [5]
  3. Cuidados básicos de saúde são um grande problema para pessoas em situação de rua. Elas estão mais sujeitas a desenvolver doenças, mas dificilmente têm acesso aos serviços de saúde. Ajude os moradores de rua a ter acesso aos serviços básicos de saúde e converse com a prefeitura para disponibilizar mais clínicas do SUS na sua cidade. [6]
  4. Os albergues são outro serviço que podem ajudar moradores de rua a se reestabelecer e se reintegrar à sociedade, pois dão espaço para que eles possam tomar banho, dormir e guardar seus pertences. Procure os albergues da sua região e, se não encontrar, entre em contato com a prefeitura e veja se há projetos para construir alguns. [7]
  5. As bibliotecas públicas podem ajudar os moradores de rua. Com elas, eles podem acessar computadores e procurar oportunidades de emprego, além de estudar e fazer cursos de capacitação para aumentar as chances de voltar ao mercado de trabalho. [8]
  6. Em muitos lugares, moradores de rua são presos ou agredidos pela polícia. Isso só faz com que eles se distanciem ainda mais da possibilidade de se reintegrarem à sociedade. Para ajudá-los, vote contra às medidas que criminalizam a situação dessas pessoas e contra os políticos que criam tais medidas. [9]
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 5:

Tomando atitudes

PDF download Baixe em PDF
  1. Se você está em uma posição onde pode empregar uma pessoa em situação de rua, faça isso! Não importa se você pode treinar a pessoa para um cargo de maior responsabilidade ou pode apenas oferecer um serviço de entrada, como auxiliar na limpeza, isso pode fazer uma grande diferença para um morador de rua.
    • Cuidado apenas para não se aproveitar da pessoa. Pague o mesmo salário e benefícios que você pagaria para qualquer outra pessoa.
  2. Muitos dependem disso para obter uma renda. Eles vendem esses materiais recicláveis para centros de coleta e ganham dinheiro, o que pode ajudar a comprar alimentos ou suprir outras necessidades. Se você conhece alguém que faz coletas para revenda, separe os materiais recicláveis da sua casa para que ela possa passar lá de vez em quando para recolhê-los. [10]
  3. Em algumas regiões, moradores de rua recebem para distribuir materiais de organizações assistencialistas. Empresas também podem fazer parcerias com as organizações para ajudar a empregar pessoas em situação de rua. Apoie essas empresas e compre produtos ou serviços que ajudem os moradores de rua.
  4. Algumas pessoas não sabem procurar ajuda e, por isso, não são ajudadas. Se vir um morador de rua, pergunte se ele está precisando de ajuda. Se ele disser que sim, pergunte se ele já foi a um abrigo. Caso ele esteja interessado, mostre-o como chegar ao local. [11]
    • Muitas organizações têm mapas para impressão e listas de recursos que você pode imprimir e dar para o morador de rua em questão.
    • Mostrar que você se importa é uma ótima maneira de ajudar os moradores de rua a acreditar que eles também são importantes.
  5. Se vir alguma pessoa em situação de rua, mas não quer abordá-la sozinho, ligue para uma organização de assistência a moradores de rua. Eles podem enviar alguém para conversar com o morador de rua e ajudá-lo a se reestabelecer. [12]
    • Não se esqueça de passar informações precisas sobre a localização da pessoa, as vestimentas e a aparência dela no geral.
  6. Se você não se sente confortável em abordar um morador de rua e não consegue entrar em contato com nenhuma organização, ligue para os serviços de emergência. Eles enviarão uma equipe para avaliar a situação da pessoa em questão. Além disso, é importante ligar para os serviços de emergência se vir um morador de rua: [13]
    • Tendo um surto psicótico;
    • Apresentar risco a si mesmo ou outras pessoas;
    • Intoxicado de qualquer forma;
    • Em perigo por causa das condições climáticas.
    Publicidade
Método 5
Método 5 de 5:

Enxergando os moradores de rua como seres humanos

PDF download Baixe em PDF
  1. Há muitos artigos informativos que podem ajudar você a entender as causas e o impacto do desabrigo, tanto nas pessoas que moram na rua, quanto na sociedade. Ao aprimorar seu conhecimento, você será capaz de identificar mais formas de ajudar os moradores de rua e educar outras pessoas sobre o problema. Você também pode assistir a documentários sobre pessoas em situação de rua ou assistir à palestras sobre o assunto. [14]
  2. Muitas pessoas têm preconceitos sobre os moradores de rua e os motivos de estarem desabrigados. Por exemplo, algumas pessoas pensam que moradores de rua só estão nessa situação porque fizeram escolhas ruins na vida. Isso é, na maioria das vezes, mentira. Procure estereótipos na opinião das outras pessoas e corrija-as educadamente sempre que fizerem declarações mal informadas sobre as pessoas em situação de rua.
    • Continue a avaliar suas próprias ideias sobre moradores de rua e mantenha sempre a mente aberta.
  3. Eles merecem o mesmo nível de respeito e educação que qualquer outra pessoa. Trate-os com a mesma bondade que você reserva aos seus amigos, familiares e colegas de trabalho.
  4. Moradores de rua se sentem invisíveis, o que pode comprometer para a sua confiança e o seu comportamento em geral. Sorria quando encontrar com eles e converse gentilmente se tiver a oportunidade. Apenas sorrir para um morador de rua ou cumprimentá-lo pode mudar o dia dele para melhor.
    Publicidade

Avisos

  • Não se exponha ao risco. Na dúvida, chame um profissional.
  • Sempre peça para alguém acompanhá-lo ao distribuir comida. Nunca vá sozinho.
  • Cuidado ao dar dinheiro diretamente para os moradores de rua. Dar comidas, roupas e doar dinheiro às caridades é uma opção bem melhor. [15]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 61 836 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade