Baixe em PDF Baixe em PDF

A melhor coisa a se fazer ao encontrar um filhote de pombo no chão é deixá-lo onde está, já que o animal provavelmente tem mais chances de sobreviver sem a interferência humana. O pombinho sabe o que é melhor para ele. Caso suspeite de que ele precisa de ajuda, porém, ligue para um escritório do Ibama, para a Secretaria de Controle de Zoonoses ou para um serviço de resgate de animais silvestres. Eles saberão cuidar do filhotinho bem melhor do que você. [1] Entretanto, se você tem uma criação de pombos, pode ser preciso conhecer os processos de alimentar filhotes quando os pais não puderem cuidar deles por algum motivo. Nesse caso, você precisará usar uma técnica especial para dar papinha para os pombinhos. Afinal, os filhotes de pombo não abrem o bico para receber comida como outros pássaros. Eles se alimentam de “leite de papo”, uma substância produzida no papo dos pombos adultos. Pode parecer estranho para você, mas os animais absorvem bem mais nutrientes dessa maneira.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Preparando a papinha

Baixe em PDF
  1. Algumas das marcas mais comuns são a Alcon Pet e a NuTrópica. A pasta alimentícia, ou papa, pode ser encontrada pela internet e em lojas de ração. Porém, o produto custa caro, logo, pode ser uma boa ideia preparar uma papa caseira. Procure alimentos para pombos, rolinhas, papagaios ou até mesmo falcões pequenos.
    • Caso esteja na loja de ração e não saiba o que comprar, peça ajuda a um funcionário.
    • Você também pode pedir ajuda a um centro de resgate de pássaros silvestres. Os funcionários do centro poderão recomendar o melhor alimento para o filhote ou levá-lo para receber cuidados especializados se ele for de uma espécie selvagem.
  2. A papa deve ficar bem ralinha, no começo. Prepare-a diariamente ao longo de 10 dias até ela ficar com consistência de ketchup. Use água morna, da mesma temperatura que você usaria para alimentar um bebê humano.
    • Para preparar a pasta da Alcon Pet, siga as recomendações abaixo:
      • Primeiro e segundo dia: uma parte de papa para cinco de água.
      • Terceiro e quarto dia: uma parte de papa para quatro de água.
      • Quinto e sexto dia: uma parte de papa para três de água.
      • Sétimo dia até o “desmame”: uma parte de papa para duas de água.
    • Já para preparar a papa da NuTrópica, siga as recomendações abaixo:
      • Primeiro e segundo dia: uma parte de papa para cinco de água.
      • Terceiro e quarto dia: uma parte de papa para quatro de água.
      • Quinto dia: uma parte de papa para três de água.
      • A partir do sexto dia: uma parte de papa para duas de água.
  3. Só recorra ao cereal infantil se realmente estiver sem opções. Misture-o com água morna até ficar com consistência de leite ralo. O preparado só deve ser dado para pássaros com mais de três dias. Também é essencial que você procure uma fonte melhor de nutrientes para o pombinho o mais rápido possível.
    • Outra opção é dar biscoitos para filhotes de cachorro molhados em água morna para o pombo. Molhe os biscoitos até eles ficarem moles e fofinhos. A maioria dos pássaros filhotes deve conseguir comer os biscoitos desse jeito. Porém, se o pombinho for muito pequeno, é possível que você tenha que bater os biscoitos com a água morna.
  4. Na jarra do liquidificador, ponha um pote de papinha de galinha peneirada, uma gema de ovo cozido, uma colher de sopa de iogurte light, ¼ de colher de chá de óleo de milho, 250 mg de carbonato de cálcio, duas gotinhas de óleo de fígado de bacalhau, uma gota de vitamina E diluída, uma pitadinha de vitamina B (do tamanho de uma semente de gergelim) e 25 mg de vitamina C. Bata bem.
    • Para diluir a vitamina E, misture uma gota de uma cápsula de 400 UI com dez gotas de óleo de milho. Mexa bem. Prepare uma nova solução após alguns dias.
    • A quantidade de vitamina B é tão pequena que não dá nem para pesar com uma balança. Basta pegar uma pitadinha do tamanho de uma semente de gergelim.
    • Adicione enzimas digestivas durante os três primeiros dias de vida do bichinho. Para a receita inteira, você só precisa de 1/8 de colher de chá de enzimas. Porém, você deve adicionar as enzimas 30 minutos antes de alimentar o pássaro, e apenas à papa que você vai servir. Logo, se for dar 1/5 da receita para o pombinho, adicione 1/5 da quantidade de enzimas separadas.
    • A partir da primeira semana, você pode começar a adicionar outras sementes e alimentos para pombos aos poucos à papa.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Alimentando um pássaro na primeira semana de vida

Baixe em PDF
  1. Coloque o filhotinho em uma caixa perto de uma luminária de mesa inclinada com uma lâmpada comum ou uma lâmpada negra para répteis de 40 w. Você também pode usar um tapetinho de aquecimento em potência baixa, um tapetinho próprio para animais ou uma bolsa de água quente. Os três devem ser embrulhados com uma toalha.
    • A digestão dos filhotes de pombo não funciona no frio. Na verdade, os filhotinhos precisam ser mantidos aquecidos constantemente durante as duas primeiras semanas de vida. Na natureza, eles costumam ficar protegidos debaixo do corpo dos pais.
  2. Puxe a comida com uma seringa alimentar, sem agulha. Remova o êmbolo e cubra a abertura com um pedaço de bandagem veterinária ou com uma barreira dental de borracha. Segure a cobertura no lugar com um elástico. Em seguida, faça um furo na barreira grande o bastante para o pombo enfiar o bico.
    • O filhotinho vai comer pelo buraco como se estivesse se alimentando do leite de papo dos pais.
    • Limpe os resíduos de comida que caírem no pássaro com um cotonete umedecido com água morna.
  3. O papo é a bolsinha que fica logo abaixo do peito dos pássaros. É lá que as aves guardam os alimentos que serão digeridos. Observe o papo do pombinho enquanto ele come. Deixe ele encher até ¾ da capacidade.
    • Pressione delicadamente o papo do animal. Quando estiver com ¾ da capacidade ocupada, ele deve parecer uma garrafa de água. Caso o pássaro vomite quando você apertar o papo, é porque ele comeu demais.
  4. Os pombos e as rolinhas têm papos maiores do que os pássaros que recebem comida na boca. Logo, eles só precisam ser alimentados quatro vezes por dia, quando o papo estiver totalmente vazio.
    • Caso o pássaro seja muito novinho, dê uma olhada nele em intervalos de duas a três horas. Alimente-o se o papo estiver vazio.
    • Não é necessário alimentar o pássaro à noite.
  5. Veja sempre se o papo do pombo está vazio antes de alimentá-lo. Após a primeira semana de vida, ele começa a esvaziar apenas três vezes ao dia. Passadas algumas semanas, esse número cai para duas vezes ao dia.
    • O pássaro ficará agitado quando estiver com fome.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Experimentando técnicas alternativas

Baixe em PDF
  1. Segure o filhote de pombo sobre o copo e incline tanto o animal quanto o recipiente. Deixe que o pombo coloque a cabeça no copo e pegue a comida por conta própria. Puxe-o para fora de vez em quando para testar o volume do papo e deixar o bichinho respirar. [2]
    • Essa técnica não funciona para recém-nascidos, mas pode ser eficaz para alimentar filhotes mais velhos.
  2. Puxe a papa com a pipeta e encaixe uma sonda plástica do mesmo tamanho na ponta. Corte a sonda de forma que ela fique grande o suficiente para ir do bico ao pescoço do pássaro. Coloque a pontinha da sonda sobre uma chama para lubrificá-la. Deixe esfriar e insira no bico do pássaro. Com um dedo, acompanhe a sonda por fora até ela chegar no fim do pescoço. Aperte lentamente a pipeta para liberar a comida. Quando o papo do pombo encher, remova a sonda, deixando apenas um pouquinho de comida na boca do animal.
    • O ideal é que você veja alguém usando a técnica da sonda antes de tentar colocá-la em prática por conta própria.
    • Use uma sonda plástica flexível, de uso médico. Dê uma olhada em farmácias e lojas de materiais hospitalares. Um cateter, por exemplo, é uma ótima opção.
  3. Passadas duas semanas de vida do animal, esquente milho e ervilhas para alimentá-los. Coloque os grãos no bico do bichinho um a um, até encher o papo. Quando você terminar, o papo deve ficar parecido com um saco de feijão.
    • Você também pode misturar alimentos e moldá-los na forma de bolinhas. Experimente, por exemplo, colocar um preparado de sopa de lentilha, ervilha e cevada de molho até ficar macio. Em seguida, é só fazer bolinhas e dar para o pombo comer.
    Publicidade

Aviso

  • Dependendo do país, resgatar pássaros selvagens sem uma licença pode ser ilegal. Na dúvida, deixe os filhotinhos onde estão.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 20 731 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade