Baixe em PDF
Baixe em PDF
}Para fazer uma construção utilizando concreto, é necessário seguir alguns passos a fim de se alcançar os melhores resultados. Um momento crítico do processo é o de posicionar corretamente os ferros de reforço, ou "ferragens". Este artigo explicará como fazer isso e muito mais.
Passos
-
Planeje o projeto. Para a construção de concreto estrutural, um engenheiro e um arquiteto geralmente farão o trabalho de desenho técnico e fornecerão as informações específicas relacionadas às medidas, configurações e posicionamento das ferragens no concreto. Planejar a fabricação, o posicionamento e o cronograma de trabalho serão as suas primeiras tarefas.
-
Compre a ferragem. Para projetos simples como uma fundação de construção típica e reforço de placas de concreto, você pode preferir comprar as ferragens necessárias de um depósito ou loja de materiais de reforma. Para aplicações mais complexas, como um baldrame, viga de fundação, tanques e outros projetos, você precisará de formas especificas criadas por um especialista na fabricação de ferragens. Veja alguns exemplos:
- Estribos. São ferragens moldadas que seguram a lateral dos vergalhões em certa configuração, geralmente chamados de "gaiolas". Eles criam uma estrutura que mantém esses ferros mais grossos no lugar e podem ser redondos, quadrados, retangulares ou mesmo de combinações de formas complexas. [1] X Fonte de pesquisa
- Âncora. Esses têm, geralmente, a forma de L ou pedaços de vergalhões com uma dobra de noventa graus em uma ponta.
- Barras de canto. Também tem forma de L , com as duas pontas com o mesmo comprimento.
- Curvas de compensação. Essas variam de uma forma simples de Z até ângulos complexos, usados no reforço de degraus em passeios de concreto e degraus (mudança na elevação) na fundação de concreto.
- Grampos. São ferros em forma de U que são geralmente usados para fixar duas ou mais grades de ferragens a fim de dar força lateral nas estruturas vazadas.
- Braçadeiras. São pedaços de ferragem com um dobra em U em um ou dois lados, novamente para fixar duas ou mais grades paralelas.
-
Consulte o "plano ou desenho de posicionamento" de ferragens. Se você comprar suas ferragens de um fabricante, o fornecedor normalmente vai revisar as plantas do arquiteto ou engenheiro e produzir um "desenho técnico de venda" com detalhes e identificadores para cada tipo de ferragem usada no projeto. Para projetos mais simples, a planta pode fornecer necessidades de espaçamento e tamanho dos vergalhões. Use esses documentos para determinar onde e qual vergalhão é necessário em cada lugar especifico.
-
Escolha o método que usará para amarrar as ferragens. Na maioria das vezes, as ferragens são amarradas com arame recozido, comprado tanto em rolos grandes de 3,6 kg ou, se estiver usando um armador, com pedaços de fios cortados com dobras feitas em ambas as pontas. O último caso é mais fácil para os iniciantes, mas um pouco mais caro. [2] X Fonte de pesquisa
-
Prepare a área em que se colocará o concreto. O terreno deve ser nivelado e compactado depois de que quaisquer fundações, escavações e instalações pesadas de subsolo necessárias para encanamento e eletricidade estejam terminadas. Configure o perímetro real, ou linhas de forma, para a colocação do concreto depois do nivelamento e compactação e os testes de ensaio estejam prontos.
-
Decida se as formas de concreto serão instaladas antes de colocar as ferragens. Para grandes fundações nas quais serão usadas ferragens pesadas, as formas de trabalho normalmente são feitas primeiro. Para paredes de concreto e baldrames, um lado da forma pode ser construído antes de amarrar as ferragens, mas os vergalhões precisarão ser amarrados antes de completar as formas de trabalho, então os vergalhões podem ser posicionados e amarrados no lugar. Para placas de concreto, o solo é geralmente tratado contra cupins e um isolamento de umidade ou impermeabilização é instalado antes que os vergalhões sejam amarrados.
-
Separe os vergalhões. [3] X Fonte de pesquisa Para isso remova individualmente os vergalhões, estribos e âncoras dos seus respectivos feixes de acordo com as quantidades no desenho de localização. Um exemplo seria uma placa medindo 3,6 metros por 3,6 metros com vergalhões de 20 centímetros em uma direção e 30 centímetros na outra. Determine o tamanho dos vergalhões necessários em cada direção, marque dois ou três vergalhões com as medidas apropriadas em cada direção e conte as marcas para determinar quantos vergalhões são pedidos para cada direção. Em geral, os desenhos de posicionamento são específicos, como " 18 (número 5) vergalhões, 3,5 metros de comprimento, meio para cada lado ". Esses números dão a seguinte informação: Você precisa de dada quantidade, 18 vergalhões, tamanho 5 (5/8 polegada de diâmetro), com 9 vergalhões em cada direção, as carreiras de cima perpendiculares às de baixo.
-
Amarre as ferragens. Esse é o foco principal desse artigo. Amarre os vergalhões para que fiquem nas posições corretas. Esse é um ponto crítico para alcançar a força desejada na estrutura final do concreto.
-
Coloque cada vergalhão na sua respectiva posição de acordo com a configuração descrita nos passos anteriores. A configuração dos vergalhões (ou marcas nos vergalhões) pode ser feita com giz de pedra-sabão, caneta hidrocor, um lápis crayon ou com tinta spray.
-
Selecione o tipo apropriado de amarração que você usará. Para placas comuns, em que a força do concreto interagindo com as ferragens durante a colocação é mínima, e o movimento da estrutura não é desejado, use uma simples passada dupla de arame em volta de cada interseção de ferragens, firmemente enrolada será suficiente. Essa amarração é chamada de amarração rápida e pode ser feita com arames cortados previamente e um armador de ferragens. Para outras aplicações em que a força da colocação do concreto pode deslocar os vergalhões, ou quando mais força é necessária para segurar os vergalhões na configuração apropriada, podem ser usadas amarrações mais complicadas. Aqui estão algumas delas, com uma descrição simplificada de como são feitas: [4] X Fonte de pesquisa
- Amarração em 8. Essa é feita passando o arame em volta do vergalhão de trás (do ponto de vista do amarrador), diagonalmente pelo vergalhão da frente, para trás em volta do vergalhão de trás, diagonalmente na direção oposta pelo vergalhão da frente e depois girando para trás em volta do arame inicial. Depois, corte o arame que está vindo do carretel e dobre as pontas na direção da amarra, assim nenhuma ponta afiada fica saindo da amarração. Essas amarrações ajudarão a segurar firmemente os vergalhões perpendiculares enquanto ajudam a evitar que eles "derrapem" ou se movam diagonalmente.
- Amarração em sela. Similar à amarração em 8, você começa passando o arame que vem do carretel por trás do vergalhão de trás, depois pelo vergalhão da frente, ficando paralelo ao vergalhão. Depois, você passa o arame por trás do vergalhão de trás de novo, volta em volta do vergalhão da frente pelo lado oposto. Agora, você enrola as pontas juntas, corta o arame vindo do carretel e dobra as pontas para trás. Essa amarração geralmente é usada quando se amarra ferragens às paredes ou em outro uso vertical em que o amarrador poderá escalar sobre a estrutura das ferragens para acessar áreas mais altas da parede. A amarração em 8 e em sela geralmente podem ser intercaladas; no entanto, tecnicamente falando, há vantagens no uso de cada um em determinadas circunstâncias.
- Combinações de amarração em 8 e em sela com voltas adicionais em volta das ferragens verticais podem ser usadas para aumentar a firmeza da amarração. Assim, os vergalhões não poderão escorregar para baixo quando o peso for aplicado sobre ele ou se o concreto for virado na forma.
-
Use o alicate para amarrar esses arames de forma eficiente. Para todas as amarrações citadas acima, você puxa a ponta do carretel com sua mão não dominante (daqui para frente considerado como a esquerda, as orientações devem ser revertidas se você for canhoto). Segure a ponta do arame com o alicate na mão direita e "enfie-o" ou passe-o por trás da ferragem como descrito no primeiro passo da amarração escolhida. Dobre ou vire a ponta em direção ao lugar em que prenderá a ponta no próximo passo da amarração, depois o pegue por esse lado, segure-o de novo com o alicate, puxe em direção ao próximo ponto em que irá girá-lo e puxe arame o suficiente para completar a amarra. Segure o arame com sua mão esquerda: assim, o arame se dobrará bem apertado contra o vergalhão que você estiver prendendo em cada estágio da amarração. Solte o arame para que o alicate possa ser usado para segurá-lo e faça isso passando a ponta em volta do vergalhão. Enrole as duas pontas do arame juntas. Passe ou enfie o arame com os alicates assim a amarra fica firme. [5] X Fonte de pesquisa
-
Amarre todos os outros vergalhões necessários nas posições corretas. Confira as plantas para ter certeza de que cada componente do reforço está no lugar. Em geral, em reforços estruturais de concreto, você encontrará diversos elementos que interagem além dos materiais básicos de ferragem discutidos. Aqui estão alguns:
- Blocos de ancoragem.
Ao colocar uma fundação de concreto que terá blocos de concreto levantados sobre ela, você normalmente vai ver que as plantas pedem a instalação de blocos de ancoragem, ou ferragens verticais para reforçar as paredes em um espaçamento requerido para dar à parede subsequente força o bastante para suportar as condições às quais será exposta, ou para ajudá-la a suportar as cargas que segurará como a parte de um todo da estrutura sendo construída. Esses vergalhões são amarrados às ferragens da fundação em uma área que os deixará no centro de paredes individuais. Para que elas sejam corretamente posicionadas, você precisará estabelecer a linha da parede, depois determinar o espaçamento delas. Se seu diagrama começa em um canto, usando blocos regulares de 19X39, você pode colocar a primeira âncora 10 centímetros para dentro da linha externa de paredes, a 10 centímetros do canto. Depois, coloque os ferros adicionais nas distâncias requeridas em múltiplos de 19 centímetros. Por exemplo, em centros de 38, 57 ou 76 centímetros. Isso é chamado de espaçamento de bloco
.
- Barra de ancoragem. Nos casos em que uma fundação não seja completada com uma única colocação de concreto, você precisará "ancorar" através das formas. Assim, a próxima colocação de concreto estará estruturalmente amarrada à anterior. Certifique-se de que os suportes se estendam o bastante de tal forma que o reforço lateral irá sobrepassar o suficiente para manter a força das barras usadas. Geralmente, as "interseções" de ferragens são calculadas em "diâmetro de vergalhão". Um exemplo pode ser o vergalhão número 5 mencionado antes. Ele tem o diâmetro de 5/8 de polegada e a interseção necessária deve ser 40 diâmetros do vergalhão. Multiplicando o diâmetro de 5/8 por 40, você terá 200/8, ou 25 polegadas, o que é igual a 63,5 cm.
- Note que em concreto estrutural, outros tipos de fixações e inserções podem ser requeridos. Coloque os vergalhões de tal forma que permita a instalação de chumbadores para concreto, buchas, chapas soldadas, soquetes ou outros itens em suas respectivas posições sem interferência. Em termos gerais, esses itens requerem posicionamento mais preciso, logo pode ser necessário compensar uma ou duas ferragens.
- Blocos de ancoragem.
Ao colocar uma fundação de concreto que terá blocos de concreto levantados sobre ela, você normalmente vai ver que as plantas pedem a instalação de blocos de ancoragem, ou ferragens verticais para reforçar as paredes em um espaçamento requerido para dar à parede subsequente força o bastante para suportar as condições às quais será exposta, ou para ajudá-la a suportar as cargas que segurará como a parte de um todo da estrutura sendo construída. Esses vergalhões são amarrados às ferragens da fundação em uma área que os deixará no centro de paredes individuais. Para que elas sejam corretamente posicionadas, você precisará estabelecer a linha da parede, depois determinar o espaçamento delas. Se seu diagrama começa em um canto, usando blocos regulares de 19X39, você pode colocar a primeira âncora 10 centímetros para dentro da linha externa de paredes, a 10 centímetros do canto. Depois, coloque os ferros adicionais nas distâncias requeridas em múltiplos de 19 centímetros. Por exemplo, em centros de 38, 57 ou 76 centímetros. Isso é chamado de espaçamento de bloco
.
-
Assente ou segure as ferragens. Assim que os vergalhões ou a grade está montada, você deve segurá-la no lugar, assim o concreto irá cobri-lo completamente. Suporte de ferragem ou tijolos de concreto são geralmente usados para esse propósito. Coloque esses posicionadores em uma distância que não permitirá que as ferragens dobrem ou tombem o suficiente para reduzir a cobertura que você deseja obter com o concreto que colocará nas formas. Para sapatas de 30 cm de largura, os suportes das ferragens são normalmente colocadas a cerca de 10 centímetros da base do concreto. A folga lateral vai de 5 a 10 centímetros.
-
Observe a posição das ferragens enquanto o concreto é virado. Se ocorrer deslocamento, segure as ferragens com uma ferramenta manual como uma pá usando-a em cunha. Assim, você poderá alcançar um ponto suficiente de alavanca para manter o posicionamento ou alterar a direção do fluxo de concreto assim uma força é aplicada na direção oposta.
-
Cubra ou proteja de outra forma qualquer vergalhão exposto enquanto trabalha perto deles. Vergalhões que foram "partidos" ou mecanicamente cortados têm pontas muito afiadas no lugar desses cortes. Trabalhadores da construção civil sofrem sérios ferimentos ou até mesmo morrem quando caem sobre ferragens projetadas. "Capas" especiais feitas de plástico de alto impacto com uma placa de metal colada nelas são requeridas pelas normas de segurança do trabalho de alguns lugares. [6] X Fonte Confiável US Occupational Safety and Health Administration Ir à fontePublicidade
Dicas
- Compre ferramentas de qualidade se você planeja fazer muitas amarrações de ferragem. Alicates e carretéis de arame baratos não aguentarão o uso diário.
- Confira os desenhos de posicionamento das ferragens, especialmente para as ancoragens, já que há um custo considerável para cortar os parafusos ancoras e soldar novos no lugar.
- Amarrações de 15 centímetros são fortes o bastante para segurar as ferragens (número 4 ou 5) ao virar o concreto. Cuidado ao colocar hastes próximas de juntas. Use duas amarrações em 45 graus em uma interseção.
- Mantenha as ferragens guardadas em local protegido para evitar ferrugem e para evitar que as ferragens afundem em solo fofo. Qualquer formação de oxidação (ferrugem) aumentará os desgastes do concreto no futuro. [7] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Avisos
- Use o equipamento de segurança correto para esse trabalho. Luvas são especialmente importantes para proteger as mãos do amarrador.
- As pontas das ferragens e as pontas cortadas de arames podem ser incrivelmente afiadas.
- Capacetes de proteção são necessários pela lei de segurança do trabalho. [8] X Fonte Confiável US Occupational Safety and Health Administration Ir à fonte
Publicidade
Materiais Necessários
- Ferragens.
- Planta de posicionamento de ferragens.
- Alicates ou armador de ferragens.
- Arame.
- Carretel de arame.
- Marcador, giz ou tinta.
- Fita métrica.
Referências
- ↑ https://gfestructures.wordpress.com/2013/01/29/concrete-beam-stirrups-what-are-they-and-why-are-they-important/
- ↑ http://www.bnproducts.com/blog/a-look-at-tying-rebar/
- ↑ https://youtu.be/JLac5O98MY0?t=5
- ↑ http://www.bnproducts.com/blog/4221/
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=IWd9hUUuz4w
- ↑ https://www.osha.gov/laws-regs/standardinterpretations/1999-08-03-2
- ↑ https://www.crsi.org/index.cfm/concrete/handling
- ↑ https://www.osha.gov/laws-regs/standardinterpretations/1997-05-29-0
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 88 041 vezes.
Publicidade