PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O gengibre pode ser apreciado como uma iguaria ou um tempero ou pode até mesmo ser usado para fins medicinais, tais como aliviar a dor de estômago. Ele é comumente usado em pratos salgados refogados, em doces como biscoitos e até mesmo em coquetéis, como o Moscow Mule. O gengibre é uma deliciosa raiz, mas o problema é que é difícil usar tudo de uma vez, o que leva ao problema de armazenagem. Se você quer que seu gengibre dure algumas semanas — ou até mesmo alguns meses —, é melhor saber diferentes formas de armazená-lo. Para aprender, basta seguir estes passos.

Método 1
Método 1 de 5:

Sabendo o básico

PDF download Baixe em PDF
  1. [1] Se quiser que seu gengibre dure o maior tempo possível, você tem que escolher as raízes mais frescas e usar logo após a compra. Para encontrar os mais frescos, procure o gengibre com uma fragrância fresca e picante e uma casca bem lisa. Eles devem parecer pesados e firmes nas suas mãos. Evite qualquer gengibre que esteja enrugado ou um pouco mole, pois estes já estão passando.
    • Evite qualquer gengibre que esteja molhado, úmido ou mofado.
    • Decida se você quer armazenar o gengibre na geladeira ou no freezer. Se você sabe que usará o gengibre em breve, melhor guardá-lo na geladeira para que não fique difícil descascá-lo, moê-lo ou usá-lo no futuro. O gengibre dura até três semanas na geladeira; se você souber que não o usará antes desse período, melhor guardá-lo no congelador.
    • Você também pode misturar as coisas. Se souber que usará um pouquinho de gengibre em breve, corte um pedaço dele e deixe na geladeira. Guarde o resto no freezer para usar no futuro.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 5:

Armazenando gengibre na geladeira

PDF download Baixe em PDF
  1. Para armazenar gengibre em um saco plástico vedado, basta colocá-lo com casca no saco, tomando cuidado para tirar todo o ar. Coloque-o na gaveta de vegetais da sua geladeira e ele vai ficar crocante e fresco durante várias semanas. Quando comparado a outros métodos, como armazenar em um saco de papel ou envolvê-lo num papel toalha e depois colocá-lo no saco, este método se demonstrou mais eficiente. [2]
    • Se o gengibre já está descascado, este método irá funcionar também, mas o prazo de validade não será tão longo.
  2. [3] Guarde um pedaço de gengibre com casca envolvendo-o completamente em papel toalha. Em seguida, coloque-o em um saco de papel. Tome cuidado para tirar todo o ar do saco antes de fechá-lo. Coloque o gengibre na gaveta de verduras da sua geladeira e armazene-o por algumas semanas.
  3. Se você estiver com pressa, simplesmente coloque o gengibre em um saco de papel e guarde na gaveta de verduras da sua geladeira. O gengibre não vai durar tanto tempo como nos outros métodos, mas este é um truque rápido e fácil se você souber que vai usar o gengibre em uma semana. Este é um método que também serve para armazenar rapidamente ervas como endro ou coentro.
  4. Basta colocar o gengibre fresco descascado em uma jarra ou recipiente lacrado e mergulhá-lo em aguardente ou outro líquido ácido. Os líquidos mais comumente utilizados são: cachaça, vodka, xerez seco, saquê, vinho de arroz, vinagre de arroz e suco de limão fresco. [4] Vodka e cachaça são as aguardentes mais populares. A vodka conserva o gengibre por mais tempo sem tirar tanto o seu sabor. [5]
    • Embora este seja um método de armazenamento comprovado, esteja ciente de que o líquido vai alterar um pouco o sabor do gengibre.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 5:

Armazenando no congelador

PDF download Baixe em PDF
  1. [6] Retire cuidadosamente um pedaço de PVC e enrole o gengibre com casca uma ou duas vezes até que esteja completamente coberto pelo plástico. Em seguida, coloque o gengibre em uma embalagem plástica que possa ser fechada, tomando cuidado para tirar todo o ar extra. Coloque o saco no congelador e aproveite o gengibre pelos próximos meses.
  2. Primeiro, descasque o gengibre e pique em pedaços pequenos. Em seguida, espalhe o gengibre em uma bandeja forrada com papel manteiga, separado em porções que sejam do tamanho de colher de chá ou de sopa. Coloque a bandeja no congelador até que o gengibre fique completamente congelado e, em seguida, transfira para um recipiente hermético ou para um frasco com uma tampa apertada. Coloque no congelador e aproveite esta gengibre picado por até seis meses. [7]
  3. Corte o gengibre no tamanho apropriado para o prato que deseja fazer, seja em pedaços do tamanho da ponta do dedo ou em palitos. Você pode misturar e combinar, cortando o gengibre em qualquer tamanho que você quiser, mantendo a casca. Em seguida, guarde o gengibre em um recipiente fechado e coloque-o na geladeira.
  4. Se souber que vai cozinhar o gengibre em rodelas, você pode descascá-lo, cortá-lo nessa forma e, em seguida, colocá-lo numa tigela de vidro ou em outro recipiente aberto que possa levar ao congelador. Coloque no congelador até que o gengibre esteja completamente sólido, virando-o depois de uma hora para acelerar o processo, se quiser. Em seguida, coloque o gengibre em um recipiente bem fechado. Leve-o ao congelador. O gengibre deverá ser consumido em até três meses.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 5:

Armazenando gengibre em um pote fechado à vácuo

PDF download Baixe em PDF

Este Método permite que você conserve o gengibre por algumas semanas.

  1. Coloque um rótulo com data no pote.
  2. Use ao longo das próximas semanas.
    Publicidade
Método 5
Método 5 de 5:

Armazenando gengibre em um saco fechado à vácuo

PDF download Baixe em PDF

Dicas

  • Se desejar, você também pode armazenar gengibre bem picado ou mesclado na mistura de xerez seco ao invés de em pedaços. O procedimento permite que você armazene mais gengibre, podendo utilizá-lo normalmente depois. Se você optar por fazer isso, adicione uma pequena quantidade de xerez no liquidificador para ajudar a misturar.
  • É melhor ralar o gengibre em um ralador de cerâmica. [8] É muito mais fácil usar um desses do que um ralador de queijo normal. Esses raladores têm bordas altas que impedem o gengibre de deslizar para fora. Naturalmente, eles nunca enferrujam e podem ser utilizados para outros alimentos, tais como chocolate ou noz-moscada.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Gengibre;
  • Saco de papel;
  • Refrigeração;
  • Aguardente para o método de armazenamento em líquidos alcoólicos.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 224 027 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade