PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Caso esteja com um dente mole que parece que vai cair, faça o possível para que o processo seja indolor. É possível reduzir as chances de sentir dor amolecendo o dente o máximo possível antes de puxá-lo, anestesiando a área e aliviando qualquer dor que seja sentida depois do dente ser arrancado. Consulte um dentista se não conseguir tirar o dente sozinho.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Amolecendo e puxando o dente

PDF download Baixe em PDF
  1. Quanto mais mole ele estiver quando você tentar retirá-lo, menor será a dor. Use a língua e os dedos para ir soltando o dente com movimentos suaves. Só tenha cuidado para não puxar ou empurrar com muita força para não doer.
    • Faça movimentos suaves durante o dia para ajudar a soltar o dente e deixá-lo pronto para sair.
  2. Também é uma boa ideia comer alimentos crocantes para ajudar a amolecer o dente e fazer com que ele saia sem dor. Mastigue maçãs, cenouras, amendoim ou outros alimentos crocantes para ajudar a soltar o dente um pouco mais.
    • Comece com algo que não seja muito duro para não correr o risco de a mastigação causar dor. Coma um pêssego ou um pedaço de queijo primeiro e depois passe para alimentos mais crocantes.
    • Tente não engolir o dente. Caso sinta que ele se soltou durante a mastigação, cuspa a comida em um guardanapo para procurá-lo.
    • Ligue para o médico ou dentista caso tenha engolido o dente acidentalmente. Provavelmente não tem problema uma criança engolir um dente de leite, mas ainda assim é uma boa ideia perguntar ao dentista, só para garantir. [1]
  3. A escovação e o uso do fio dental também podem ajudar a amolecer o dente e deixá-lo mais fácil de arrancar. Só tenha o cuidado de não escovar nem passar o fio com muita força para que não seja doloroso. Escove e passe fio dental como de costume (pelo menos duas vezes ao dia) para ajudar a soltar o dente e manter o restante dos dentes saudáveis. [2]
    • Para passar o fio dental, use aproximadamente 45 centímetros de fio e enrole a maior parte ao redor dos dedos médios de cada mão. Segure o fio dental entre o polegar e o indicador.
    • Em seguida, passe o fio entre o dente mole e os vizinhos com um movimento para frente e para trás. Tente curvar o fio ao redor da base do dente mole.
    • Você também pode usar movimento para cima e para baixo na lateral de cada dente. [3]
    • Para facilitar o uso, utilize um fio dental com haste, que pode ser encontrado na maioria dos supermercados.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Anestesiando e puxando o dente

PDF download Baixe em PDF
  1. O gelo pode ajudar a deixar as gengivas próximas ao dente dormentes e a prevenir a dor na extração. Você também pode chupar gelo depois de arrancar o dente para ajudar a aliviar a dor. [4]
    • Chupe algumas lascas de gelo logo antes de tentar arrancar o dente. Isso deve anestesiar a área e facilitar a extração.
    • Tente chupar alguns cubos de gelo durante o dia para ajudar a aliviar a dor depois de arrancar o dente.
    • Faça isso de três a quatro vezes por dia durante 10 minutos.
    • Aguarde um tempo entre um cubo de gelo e outro; caso contrário, o gelo pode danificar o tecido da gengiva.
  2. Também é possível usar um gel anestésico tópico que contenha benzocaína para deixar a área dormente. O gel é muito útil se balançar o dente ainda causar dor. [5] Aplique um pouco de gel nas gengivas antes de puxar o dente para ajudar a anestesiar a área.
    • Leia e siga todas as instruções do fabricante do produto.
    • Pergunte a um farmacêutico sobre as opções de gel anestésico disponíveis.
  3. Caso você ache que o dente está solto o suficiente para ser arrancado sem dor, use um pedaço de gaze estéril para segurá-lo e torcê-lo. [6] Quando o dente estiver pronto para sair, deve ser fácil girá-lo sem dor.
    • Caso sinta dor ao puxar o dente ou se ele não se mover ao aplicar uma leve pressão, continue soltando-o um pouco mais. Caso contrário, puxar o dente poderá ser bastante doloroso.
    • Faça movimentos para frente e para trás, da esquerda para a direita e gire enquanto puxa o dente. Isso serve para remover o tecido que segura a gengiva ao redor do dente.
  4. Depois de puxar o dente, um coágulo de sangue vai se formar no local. É importante que esse coágulo permaneça no local para que a área se cure corretamente. Não enxágue a boca, não beba com um canudo nem faça qualquer coisa que envolva sucção ou uma lavagem mais vigorosa.
    • Não escove nem passe o fio dental no local ou ao redor de onde estava o dente. Ainda é preciso escovar e passar o fio dental nos outros dentes, mas não mexa no local do dente arrancado.
    • Você pode enxaguar a boca delicadamente depois de escovar e passar o fio dental, mas evite fazer uma lavagem muito vigorosa.
    • Evite temperaturas extremas. Coma alimentos macios e à temperatura ambiente nos dois primeiros dias após remover o dente.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Reduzindo a dor após extrair o dente

PDF download Baixe em PDF
  1. Pressionar a gengiva com uma gaze estéril depois de arrancar um dente pode reduzir a dor e estancar um possível sangramento. Caso as gengivas fiquem doendo ou sangrando um pouco depois de arrancar o dente, enrole um novo pedaço de gaze e coloque na área onde o dente estava.
    • Pressione a gengiva até o sangramento parar. [7] O sangramento deve estancar em poucos minutos.
  2. Também é possível usar um saquinho de chá molhado para aliviar a dor na gengiva depois de arrancar um dente. Ponha um saquinho de chá em água quente por alguns minutos, retire-o da água e esprema para remover o excesso de líquido. Em seguida, deixe esfriar por alguns minutos e coloque-o no local do dente extraído para aliviar a dor. [8]
    • Você pode usar chá verde, preto, de hortelã ou de camomila para aliviar a dor.
  3. Você pode tomar um analgésico como o paracetamol ou o ibuprofeno se a dor persistir. [9] Leia a bula e siga as instruções de uso.
  4. Marque uma consulta com um dentista se o dente mole estiver doendo ou se você não conseguir retirá-lo. [10] Seu dentista pode extrair o dente com a ajuda de uma anestesia para que você não sinta dor.
    • Em alguns casos, o dente pode ter um cisto ou granuloma, que são basicamente uma infecção, na extremidade da raiz. O dentista é a única pessoa que pode limpar o local e remover a infecção, portanto, procure um profissional caso ache que esse pode ser o caso.
    Publicidade

Avisos

  • Não tente forçar o dente para sair. Caso ele não esteja solto e você tentar puxá-lo, será muito doloroso.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 171 977 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade