PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O tratamento químico da piscina pode ser frustrante às vezes, mas o problema da alta concentração de cloro costuma ter uma solução simples. As piscinas cobertas podem ser mais difíceis de cuidar, mas ainda assim existem diversas soluções disponíveis. Se você quiser diminuir cada vez mais o teor de cloro da água sem correr o risco de contaminações, procure um sistema ultravioleta.

Método 1
Método 1 de 3:

Empregando técnicas básicas

PDF download Baixe em PDF
  1. Muitas pessoas acham que o cheiro químico e os olhos ardendo indicam a presença de cloro. Na verdade, esses sinais aparecem depois de que ele se transforma em outros produtos químicos. A medida correta a se tomar é geralmente aumentar o cloro com um tratamento de choque. [1] [2] Ou, melhor ainda, é possível usar um teste, como descrito abaixo, para obter uma medição precisa.
  2. Se você ainda não tiver, compre um em uma loja de materiais de piscina. [3] O kit deve medir tanto o cloro livre quanto o cloro total. [4]
    • O teor padrão de cloro residual livre na piscina é de 1 a 3 ppm (partes por milhão). [5] O teor de cloro total não deve ser maior do que 0,2 ppm em relação ao do cloro livre. A quantia de cloro recomendada em cada país pode ser diferente. [6]
    • Se a piscina também for tratada com ozônio ou filtros ultravioleta, a quantia de cloro livre na água deve ser reduzida para 0,5 ppm. [7]
  3. Se o nível de cloro estiver apenas um pouco alto (cerca de 4 a 5 ppm), não é necessário o uso de nenhum produto químico. Basta parar de adicionar cloro à piscina, e o problema provavelmente vai se revolver por conta própria. [8]
    • Para interromper a adição de cloro, desligue o clorador, o dosador de cloro automático ou o gerador de cloro à base de sal, retire a pastilha de cloro da piscina com uma peneira ou remova o flutuador de cloro. Se você não souber ao certo qual é o sistema utilizado na piscina, pergunte ao gerente ou proprietário.
  4. A radiação ultravioleta do sol decompõe rapidamente o cloro. Uma única tarde sem nuvens pode remover 90% do cloro de uma piscina, desde que você tenha retirado todas as fontes de cloro citadas anteriormente. [9]
    • A lâmpada ultravioleta não costuma ser uma boa substituição para este passo. Consulte os métodos UV mais abaixo para obter outras informações.
  5. A prática da natação ajuda a diminuir o teor de cloro da piscina, mas só faça isso se o nível do cloro estiver um pouco acima do limite (4 ppm). Alguns especialistas discordam sobre o nível considerado perigoso para as pessoas. O limite de algumas piscinas públicas muitas vezes chega a 10 ppm, enquanto outras adotam um limite máximo de 5 ppm como medida de segurança. [10]
    • Não entre na piscina se o teste mostrar mais resultados inesperados, tais como pH alterado ou alcalinidade.
    • Não nade se você sentir um cheiro forte de "cloro" (e se o teste mostrar um teor elevado). O cheiro na verdade se origina de substâncias irritantes conhecidas como cloraminas. [11]
    • O cloro afeta os pulmões. Ele é mais perigoso em locais que não têm muita ventilação e também se a pessoa tiver problemas respiratórios. [12]
  6. Essa é uma opção lenta e cara, mas dilui o cloro. Drene e reabasteça cerca de um terço ou metade da água. Depois disso, a piscina pode levar muito tempo para voltar ao pH e ao nível de cloro normais. [13]
    • Se você tiver um filtro com bomba e dreno, esse é o caminho mais rápido para drenar (parcialmente) a piscina.
  7. Repita o teste do teor de cloro uma ou duas vezes por dia, ou a cada duas horas, se a piscina estiver em uso. Se ele não diminuir em poucos dias, experimente um dos métodos abaixo.
    • Consulte as dicas abaixo para obter orientações sobre outros resultados do teste, como pH ou ácido cianúrico. Se os resultados desses testes ficarem fora dos padrões e não se corrigirem rapidamente, é preciso contratar um profissional.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Adicionando produtos químicos para diminuir o cloro

PDF download Baixe em PDF
  1. Peça ajuda a um vendedor se você não souber direito o que comprar. Não utilize produtos químicos de fontes desconhecidas. Os produtos químicos vendidos em loja de artigos para piscina vêm com uma concentração específica própria para piscinas.
    • O tiossulfato de sódio é provavelmente o neutralizador de cloro mais comum, mas exige cuidado ao ser manuseado.
    • A água oxigenada costuma ser a opção mais barata e se decompõe em substâncias inofensivas. No entanto, ela é bem menos eficaz se o pH da piscina estiver abaixo de 7. [14]
  2. Nunca coloque produtos químicos na piscina enquanto ela estiver em uso. Se outras pessoas tiverem acesso a ela, coloque cartazes com avisos.
  3. Muitos produtos para piscina podem causar lesões se entrarem em contato com pulmões, olhos ou pele. Releia esta lista de cuidados antes de prosseguir: [15]
    • Leia o rótulo do produto com cuidado para saber como utilizá-lo com segurança. Siga as recomendações de segurança e releia os protocolos de emergência.
    • Guarde os produtos químicos em um local bem ventilado, fora do alcance de luz solar, fontes de calor e umidade. Não guarde ácido e cloro próximos um ao outro. Não armazene produtos químicos secos ao lado ou debaixo de líquidos.
    • Abra apenas um produto de cada vez. Feche a embalagem e guarde-a antes de abrir outro produto.
  4. Sempre siga as indicações para saber como colocá-lo na piscina e quanto usar. Muitos produtos estão disponíveis em diferentes formas e concentrações, portanto não há como dar instruções sobre todas em um guia geral como este.
    • Geralmente , ao adicionar o tiossulfato de sódio, use cerca de 15 ml para cada 4 L de água.
    • Caso você esteja tratando uma piscina pública, use uma medida mais precisa: 77 ml de tiossulfato de sódio baixa o cloro para 1 ppm em 38.000 L de água. [16] Um funcionário de uma loja de materiais de piscina ou uma calculadora on-line podem ser úteis.
  5. O excesso de neutralizador pode causar problemas maiores ainda: o cloro pode baixar a zero e o neutralizador que restar sem uso na piscina vai destruir o cloro que for colocado na próxima vez. Use 1/3 ou 1/2 da quantidade calculada.
  6. Espere um tempo para a piscina se ajustar de acordo com as instruções do rótulo. Faça testes sempre e não entre na água até os parâmetros voltarem ao normal. Se as medidas em geral se estabilizarem, mas o cloro ainda continuar alto, adicione outra dose pequena de neutralizador.
    • Caso o sistema de circulação da piscina seja mais lento do que a média, é preciso esperar mais tempo para o neutralizador fazer efeito.
  7. Aumente o pH da piscina, se necessário . Esses produtos químicos costumam diminui-lo, portanto, prepare-se para aumentar o pH quando o cloro voltar ao teor normal. O valor deve ficar entre 7,2 e 7,8 — mas o ideal é que fique o mais próximo possível de 7,5. [17]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Usando lâmpadas ultravioletas

PDF download Baixe em PDF
  1. As lâmpadas ultravioletas (UV) feitas para piscinas podem neutralizar a maioria dos germes. Tais lâmpadas não são suficientes para manter a piscina segura. No entanto, elas ajudam a diminuir a quantidade de cloro livre disponível para 1 ppm ou menos. [18] Elas também podem quebrar as moléculas de algumas substâncias químicas perigosas ou irritantes que surgem em uma piscina com cloro. Por fim, vários tipos de lâmpadas UV podem até ajudar a baixar níveis altos de cloro, embora não sejam muito usadas para esse fim.
    • Os guias de segurança locais podem ter exigências diferentes.
  2. Uma lâmpada de "média pressão" é uma opção versátil que oferece os seguintes benefícios:
    • Ela é a única lâmpada comum que quebra as moléculas de boa parte da cloramina. Mesmo assim, é preciso de uma dose de 10 a 20 vezes maior do que a quantia recomendada para a desinfecção. Ou seja, é provável que seja preciso comprar várias lâmpadas.
    • Essa lâmpada é a mais eficaz para diminuir a cloramina, a substância que faz os olhos arderem, irrita a pele e tem o cheiro característico do "cloro".
    • Ela é excelente para desinfecção, mas não é a melhor opção.
  3. Esse tipo de lâmpada, também conhecido como purificador, tem uma ótima capacidade de desinfecção, embora ainda seja preciso usar quantidades (reduzidas) de cloro. Ela pode ser uma ótima opção para uma piscina pública.
    • Essas lâmpadas tendem a ser mais baratas e durar mais do que as lâmpadas UV de média pressão.
    • As propagandas podem alegar que tal lâmpada remova as cloraminas. Essa informação é apenas uma meia-verdade, mas, na prática, ela pode ou não reduzir os efeitos mais aparentes, como o ardor na vista.
  4. Há também alguns outros tipos de lâmpadas UV, embora sejam menos comuns. Aqui vão algumas informações sobre o que cada um deles faz:
    • Na verdade, a radiação "ultravioleta" inclui uma gama variada de comprimentos de onda com diferentes efeitos. Ela geralmente é dividida em UVA (315 a 400 nm), UVB (280 a 315 nm) e UVC (100 a 280 nm). [19] É possível comprar cada um desses tipos de luz ou outros comprimentos de onda (como 245 nm).
    • Apenas a radiação UVC ajuda a desinfetar as piscinas.
    • Apenas a radiação UVA (incluindo os raios UV do sol) diminui bastante a quantia de cloro. Mesmo assim, é necessária uma quantidade intensa de luz.
    • Todos esses três tipos ajudam a diminuir a cloramina.
  5. É recomendável que se contrate um profissional para instalar as lâmpadas UV. Assim que ele as instalar de acordo com as especificações, pouquíssima manutenção vai ser necessária. Continue a testar a piscina para ver o teor de cloro, mantendo-o em 1 ppm ou abaixo, conforme as normas municipais.
    Publicidade

Dicas

  • Os produtos químicos das piscinas se degradam com o tempo. Para melhores resultados, não compre mais do que o necessário para usar em uma temporada. [20]
  • Se você sentir cheiro de "cloro", na verdade se trata do odor de um subproduto chamado cloramina. Esse geralmente é um sinal de que é preciso colocar "mais" cloro para manter a piscina segura. A medida que deve ser tomada em piscinas caseiras é o tratamento de choque.
  • Se você precisar desinfetar a piscina rapidamente, coloque muito cloro e depois diminua o teor da substância com um tratamento químico.
Publicidade

Avisos

  • Caso os resultados de cloro ainda não sejam como o esperado, veja os outros testes. Para um nível estável de cloro, o pH deve ficar entre 7,2 e 7,8, a alcalinidade deve estar entre 80 e 120 ppm (dependendo do tipo de cloro) e o ácido cianúrico deve estar entre 30 e 50 ppm. [21] Os parâmetros de seu país podem ser ligeiramente diferentes.
  • Em alguns lugares, os testes para piscina incluem uma substância conhecida como ortotoluidina, associada ao risco de câncer. [22] Use luvas para fazer o teste e não devolva a amostra para a piscina. Saiba que esses testes medem apenas o cloro total e não o índice de cloro "livre" disponível para a desinfecção. [23]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 118 855 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade