PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

"Detetive, Vítima e Assassino" é um jogo de festa divertido e conveniente que você pode jogar com qualquer pessoa. O conceito é bem simples: há um "assassino" secreto que pisca para as pessoas de modo a eliminá-las. Você precisa identificar quem ele é antes que ele mate todo mundo!

Método 1
Método 1 de 2:

Jogando a versão clássica

PDF download Baixe em PDF
  1. Este é um jogo divertido para se jogar com os amigos, a família ou até com estranhos, para quebrar o gelo. Ele dá mais certo se você tiver pelo menos dez pessoas, mas não mais do que 30, ou o jogo pode ficar muito longo. [1]
  2. Esse jogo é conveniente porque pode ser jogado dentro ou fora de casa. Ou seja, você pode jogar na sala, no pátio, no parque, em qualquer lugar. É só escolher o melhor local para quem está jogando.
    • Todo mundo vai ficar andando, portanto, ao escolher um local, o único aspecto a ser considerado é o espaço. Veja se todos têm espaço para se misturar e ficar de pé ou sentados confortavelmente.
  3. A pessoa escolhida para essa função ficará fora do jogo para escolher o assassino e fazer a moderação.
    • Todos podem se revezar como moderadores. Assim, todo mundo pode jogar.
  4. Todos ficam de pé ou sentados com os olhos fechados enquanto o moderador anda e escolhe um assassino. Não vale olhar!
    • O moderador pode bater no ombro da pessoa para indicar que ela foi escolhida como assassino. Assim, a escolha será um segredo para quem mais estiver jogando.
  5. Depois que o assassino for escolhido, todos ficam de pé e andam pelo espaço. Vocês podem conversar entre si. Falem sobre o clima ou o que comeram naquele dia.
    • Para entrar ainda mais no jogo, todos podem fingir serem detetives e falar como se estivessem em um seriado ou filme policial. As conversas podem ser sobre pistas e apostas.
  6. A chave para o jogo é que todos devem fazer contato visual uns com os outros. Embora a maioria das pessoas esteja apenas conversando e olhando umas para as outras, o assassino está tentando fazer contato visual e piscar para você sem que os outros percebam. É assim que ele "mata".
  7. Se você fizer contato com o assassino e ele piscar para você, você foi "morto". Espere alguns segundos depois da piscadela e finja que está morrendo. Em seguida, fique de fora e observe o jogo até o final.
    • Morrer de forma dramática torna o jogo ainda mais interessante. Agarre o peito ou finja que está ficando sem ar e caia no chão. Use toda a sua criatividade e talento teatral. [2]
    • Espere alguns segundos depois de ser morto. Se você morrer na hora, vai entregar o mistério fácil demais.
  8. Enquanto estiver conversando com todos, preste atenção aos seus arredores e tente descobrir quem é o assassino. Só tome cuidado para não fazer contato visual com ele.
  9. Se achar que sabe quem é o assassino, levante a mão e diga: "Eu acuso!". Uma segunda pessoa deve apoiar a acusação. Você diz o nome do seu suspeito e a outra pessoa diz o nome de quem ela acha que é o assassino. O acusado deve dizer sim, se for o assassino, ou não, se for inocente. [3]
    • A segunda pessoa pode acusar alguém diferente. Nesse caso, ela só é penalizada se a primeira pessoa também errar. Se a pessoa que acusou primeiro acertar, a segunda não é penalizada porque o jogo acaba.
    • Você pode acusar alguém a qualquer momento no jogo, desde que tenha certeza de quem é o assassino. Se errar, você está fora da partida.
    • Se ninguém apoiar a sua acusação, você não pode acusar. Espere um pouco e tente de novo.
    • Se errar, você tem que sair do jogo como penalidade, e a partida continua até que o assassino seja identificado. A pessoa que apoiou você também tem de sair se estiver errada.
    • Se você errar, mas a segunda pessoa acertar, ela ganha o jogo.
    • Se você acertar, o assassino é pego, você ganha e todos podem começar uma nova partida.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Jogando com três assassinos

PDF download Baixe em PDF
  1. Você precisará de um mínimo de 15 pessoas, pois haverá três assassinos. Se tentar jogar com pouca gente, o jogo acabará em segundos.
  2. Fiquem em círculo, sentados no chão ou em cadeiras. Todos precisam ver os rostos uns dos outros.
    • Essa versão do jogo é sentada, portanto você não precisa andar pelo espaço.
    • Fique confortável. Você vai permanecer nessa posição por um bom tempo, especialmente se jogar várias rodadas, portanto pegue uma almofada.
  3. Use um baralho e pegue três cartas (o Coringa, a Rainha de Copas e a Rainha de Espadas) para representar os assassinos. Todos compram uma carta, e quem comprar uma dessas três é um assassino.
    • Um dos assassinos vai piscar para matar você. O segundo vai fazer uma careta rápida para matá-lo, e o terceiro vai fazer beicinho. [4]
    • O baralho deve ter a mesma quantidade de pessoas jogando. Se você tiver 15 pessoas jogando e um baralho inteiro, pode demorar um pouco até que as três cartas de assassino sejam compradas.
    • Você também pode usar pedaços de papel, com três deles marcados com "piscar", "careta" e "beicinho", se não tiver cartas. Todos pegam três pedaços de papel para que, nessa versão, uma pessoa possa ser os três assassinos. [5]
  4. Falem um com o outro enquanto estiverem sentados em círculo. Todo o grupo pode se envolver em uma só conversa, ou você pode falar com quem está próximo. Lembre-se apenas de prestar atenção nos rostos enquanto isso.
    • A conversa pode ser sobre qualquer coisa. Falem sobre os planos para a semana, onde querem passar as férias ou o que fizeram naquele dia. Vocês podem até usar sotaques falsos para fazer todo mundo rir.
  5. Todos devem fazer contato visual entre si e prestar atenção nos rostos uns dos outros. Os assassinos estão tentando matar você piscando, fazendo caretas e fazendo beicinho, por isso você precisa prestar atenção ao que todos estão fazendo com os rostos e tentar pegá-los.
  6. Você precisa ser morto pelos três assassinos para morrer nesse jogo. É preciso receber uma piscadela, uma careta e um beicinho, portanto, se você já tiver sido morto duas vezes, cuidado para não morrer uma terceira vez.
    • Levante a mão direita. Se o assassino que pisca matar você, levante a mão direita e mantenha-a levantada pelo resto do jogo ou até sair. [6]
    • Levante a mão esquerda. Se for morto pelo assassino da careta, morra levantando a mão esquerda e mantenha-a levantada pelo resto do jogo ou até sair. [7]
    • Cruze as pernas. Se for morto pelo assassino do beicinho, morra cruzando as pernas e deixe-as desse jeito até o jogo acabar ou você sair. [8]
  7. Se estiver prestando atenção e achar que sabe quem é o assassino (ou os assassinos), levante a mão e diga "Eu acuso!". Uma segunda pessoa deve apoiar a acusação. Você diz o nome dos seus suspeitos e a outra pessoa diz o nome dos suspeitos dela. Os acusados devem dizer sim, se forem os assassinos, ou não, se forem inocentes. [9]
    • A segunda pessoa pode acusar alguém diferente. Nesse caso, se você estiver acusando o primeiro ou o segundo assassino, a segunda pessoa será penalizada se errar. Se estiver acusando o último assassino, a segunda pessoa não será penalizada porque o jogo acaba.
    • Se você chutar errado, mas a segunda pessoa acertar, você sai do jogo e a pessoa fica.
    • Se ninguém apoiar a sua acusação, você não pode acusar. Espere um pouco e tente de novo.
    • Você pode chutar um assassino de cada vez ou, se achar que sabe quem são, tentar acertar todos de uma vez só. Cuidado, pois se você chutar dois ou três assassinos e errar apenas um deles, estará fora.
    • Se errar, você tem que deixar o jogo como penalidade, e a partida continua até que os assassinos sejam identificados. O segundo acusador também precisa sair do jogo se errar.
    • Se você acertar um dos assassinos, ele sai do jogo e todos continuam jogando até que todos os assassinos sejam pegos. Se acertar todos, você pode jogar a próxima jogada!
    Publicidade

Dicas

  • Lembre-se de se divertir, e não tenha medo de entrar de cabeça no jogo! Morrer de maneira dramática ou fingir ser um detetive faz parte da diversão.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Um grupo de pessoas (de preferência dez ou mais)
  • Um baralho

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 126 600 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade