Baixe em PDF
Baixe em PDF
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) é uma medida das mudanças dos preços dos produtos em um período de tempo específico. Ele é usado tanto como um indicador de custo de vida quanto um indicador de crescimento econômico. O IPC é calculado baseado em dados agregados sobre o preço de itens de consumo comuns em certos distritos urbanos. Esse artigo vai ensinar você a calcular o IPC.
Passos
-
Encontre um registro de preços antigos. Recibos de supermercado de um ano anterior servem bem para esse propósito. Para cálculos mais precisos, use como base os preços de um período de tempo relativamente pequeno, talvez apenas um ou dois meses do ano anterior. [1] X Fonte de pesquisa
- Se você estiver utilizando recibos antigos, verifique a data deles. Saber apenas que os preços mostrados ali não são recentes não ajudará em nada, pois o cálculo do IPC só é relevante se feito sobre um período de tempo definido.
-
Some os preços dos itens comprados no passado. Com a ajuda de um registro de preços antigos, some os preços dos produtos desejados.
- Normalmente, o IPC se restringirá apenas a itens de consumo comuns. Entre eles, estão alimentos, como leite e ovos, e produtos de limpeza, como detergentes e xampus.
- Se você estiver usando um registro de suas próprias contas para determinar a variação dos preços em geral, e não de itens específicos, pode ser interessante excluir do cálculo os itens que são comprados apenas ocasionalmente.
-
Encontre um registro dos preços atuais. Novamente, os recibos de supermercado servem para isto.
- Se você tiver uma amostra pequena de itens, procure panfletos de supermercados para aumentar a amostra.
- Pode ser útil, para fins de comparação, certificar-se de que os preços comparados são das mesmas marcas e que foram comprados na mesma loja. Como existem diferenças consideráveis entre lojas e marcas, a única forma de ter resultados confiáveis é reduzindo essa variação.
-
Some o preço dos itens atuais. Você deve usar uma lista de itens idêntica à dos itens antigos. Por exemplo, se um pacote de pão estava na primeira lista, ele também deve estar na lista atual.
-
Divida o preço dos itens atuais pelo preço dos antigos. Por exemplo, se o total dos preços atuais for 90 reais e o dos preços antigos for 80, o resultado é 1,125 (90 ÷ 80 = 1.125).
-
Multiplique o resultado por 100. Para obter o valor do IPC, devemos multiplicar o valor obtido por 100 para termos uma comparação em porcentagem em relação ao preço original.
- Veja o IPC como uma porcentagem. Os preços antigos representam o referencial, que é descrito como 100% dele mesmo.
- Usando o exemplo anterior, os preços atuais representam 112,5% dos preços antigos.
-
Subtraia 100 do novo resultado para encontrar o valor do IPC. Ao fazer isso, você estará subtraindo o referencial, representado pelo número 100, para determinar a mudança que houve com o tempo.
- Usando o exemplo acima novamente, o resultado seria 12,5, o que significa que os preços aumentaram em 12,5% do primeiro período para o segundo.
- Resultados positivos representam inflação, enquanto os negativos representam deflação (que é um fenômeno raro na maior parte do mundo desde a metade do século 20).
Publicidade
-
Encontre o preço do item específico que você comprou no passado. Tente achar algo que você tenha um preço exato do passado e que tenha comprado novamente recentemente. [2] X Fonte de pesquisa
-
Encontre o preço atual do mesmo item. É melhor comparar a mesma marca do item na mesma loja, pois o propósito do IPC não é determinar se você esta economizando ao comprar em uma loja ou marca diferentes.
- Evite também comparar itens que estejam em promoção. O IPC oficial é calculado pelo governo com a ajuda do IBGE usando vários itens em locais diferentes para eliminar variações de curto prazo. Calculá-lo para itens específicos ainda é válido, mas as promoções não devem ser consideradas.
-
Divida o preço atual pelo preço antigo. Então, se uma caixa de cereais custava 5 reais e agora custa 5,50, o resultado deve ser 1.1 (5,00 ÷ 5,50 = 1.1).
-
Multiplique o resultado por 100. Novamente, para calcular o IPC, devemos multiplicar o valor obtido na divisão por 100 para criarmos um ponto de referência em relação ao preço antigo.
- Usando o exemplo, o IPC seria 110.
-
Subtraia 100 dele para obter a mudança nos preços. Nesse caso, 110 - 100 é igual a 10, o que significa que o preço desse item em particular aumentou 10% no período.Publicidade
Materiais Necessários
- Bloco de anotações;
- Calculadora;
- Caneta ou lápis;
- Recibos de produtos de dois pontos de referência (um atual e um de um ano atrás, por exemplo).
Referências
Publicidade