PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Massa é a medida da quantidade de matéria que determinada coisa tem, enquanto matéria é aquilo que podemos tocar fisicamente. Na maioria dos casos (mas nem sempre), a massa está relacionada ao tamanho do objeto. Por exemplo: um balão pode ser maior que algo, mas ter menos massa. Leia este artigo para descobrir alguns métodos para calcular esse valor.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Calculando a massa a partir da densidade e do volume

PDF download Baixe em PDF
  1. A densidade mede a "compactação" de determinado corpo. Pesquise o valor próprio do item que tem em mãos na internet ou em um livro didático. A unidade científica para densidade é quilos por metro cúbico (kg/m 3 ), mas também pode ser gramas por centímetro cúbico (g/cm 3 ) para corpos menores.
    • Use esta fórmula para converter as unidades: 1.000 kg/m 3 = 1 g/cm 3
    • A densidade de líquidos costuma ser medida em quilos por litro (kg/L) ou gramas por mililitro (g/mL). Para fazer a conversão, use: 1 kg/L = 1 g/mL.
    • Exemplo: um diamante tem 3,52 g/cm 3 de densidade.
  2. Calcule o volume do objeto . O volume representa o espaço que o corpo ocupa. Em sólidos, é medido em metros cúbicos (m 3 ) ou centímetros cúbicos (cm 3 ). Em líquidos, é medido em litros (L) ou mililitros (mL). A fórmula do volume depende do formato do objeto. Leia este artigo para encontrar as mais comuns e importantes.
    • Use a mesma unidade que usar para calcular a densidade.
    • Exemplo: já que medidos a densidade de um diamante em g/cm 3 , devemos medir seu volume em cm 3 . Assim, pode-se dizer que o volume do item é de 5.000 cm 3 .
  3. Assim, vai calcular a massa do objeto. [1] Preste atenção às unidades, pois tem de chegar a um resultado em quilos ou gramas.
    • Exemplo: um diamante de 5.000 3 de volume e 3,52g/cm 3 de densidade teria uma massa de 17.600 gramas (5.000 cm 3 x 3,52 g/cm 3 ).
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Calculando a massa em outros problemas científicos

PDF download Baixe em PDF
  1. A segunda Lei de Newton afirma que a força é igual à massa multiplicada pela aceleração (F = m x a). Se souber o valor da força resultante e a aceleração do objeto, você pode inverter a fórmula para calcular a massa: m = F / a.
    • A força é medida em N (Newton), mas também pode ser expressa como (kg * m) / s 2 . A aceleração, por sua vez, é medida em m/s 2 . Quando calcular F / a, as unidades se cancelam para dar ao valor uma resposta em quilos (kg). [2]
  2. A massa é a quantidade de matéria em um objeto, e não pode ser alterada — a menos que o corpo sofra alguma alteração física (perda ou ganho de material). O peso, por sua vez, é a medida do efeito da gravidade sobre a massa. Se um corpo viajar a uma área onde a força gravitacional seja diferente (da Terra à lua, por exemplo), seu peso vai mudar, mas sua massa, não. [3] [4]
    • Objetos de massa maior pesam mais que objetos de massa menor quando estão no mesmo campo gravitacional.
  3. Calcule a massa molar . Se estiver estudando química, você pode se deparar com o termo "massa molar". Esse conceito é semelhante ao tratado neste artigo — mas, em vez de medir a quantidade de matéria em um objeto, mede exatamente um mol de determinada substância. Para realizar esse cálculo na maioria dos contextos, faça o seguinte:
    • Para um elemento químico: encontre a massa atômica do elemento ou composto que está medindo. Esse valor vai estar expresso em "unidade de massa atômica" (u). Multiplique-o pela constante da massa molar, 1 g/mol, para levar o resultado final à medida certa em g/mol.
    • Para um composto: some a massa atômica de cada átomo no composto químico para encontrar o valor de u total da molécula. Multiplique esse número por 1 g/mol.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Calculando a massa com uma balança

PDF download Baixe em PDF
  1. Esse equipamento é o mais adequado para calcular a massa de um objeto. Ele tem três escalas, cada uma com um contrapeso, [5] que você pode mover para obter o valor final. [6]
    • A balança tríplice escala não sofre os efeitos da gravidade e, assim, faz uma leitura específica da massa — comparando uma massa conhecida com outra, desconhecida.
    • O valor da escala do meio aumenta de 100 em 100 gramas; o da escala de trás, de dez em dez. Por fim, a escala da frente vai de zero a dez gramas. Observe que os contrapesos ficam presos em um dos encaixes em cada braço.
    • O equipamento funciona como uma gangorra e você pode usá-lo para fazer uma mensuração precisa da massa do objeto — afinal, a margem de erro é de meros 0,06 gramas. [7]
  2. Assim, ela vai indicar um valor zero.
    • Se o indicador da extrema direita não ficar alinhado ao valor fixo, gire o parafuso nivelador (do lado esquerdo, sob os braços) para calibrar a balança.
    • Faça isso para que a balança marque 0,000 g e não interfira na sua leitura final. O peso do prato é chamado de tara.
    • Você também pode girar a peça que fica abaixo do prato para dentro ou para fora para levá-lo ao valor zero. Lembre-se de que a balança não pode ter um valor diferente antes da disposição do objeto. A seguir, coloque-o no local adequado para calcular a massa usando os contrapesos.
  3. Comece levando a peça do braço de 100 gramas à direita, até que o indicador fique abaixo do valor marcado no equipamento. Tudo o que fica à esquerda desse ponto indica o número de gramas em centenas; afinal, você está mudando a posição do contrapeso encaixe após encaixe.
    • Leve a peça do braço de dez gramas à direita, até que o indicador fique abaixo do valor marcado no equipamento. Tudo o que fica à esquerda desse ponto indica o número de gramas em dezenas.
    • O braço da frente não tem encaixes, e você pode levar o contrapeso a qualquer ponto. Os valores em negrito representam os gramas, enquanto as marcas entre esses números indicam décimos de gramas.
  4. Agora, você está pronto para determinar a massa do objeto que pôs sobre o prato. Para isso, some os números dos três braços da balança.
    • Interprete os dados da escala da frente como se fosse uma régua, aproximando os valores dos números inteiros mais próximos.
    • Por exemplo: se quiser pesar uma lata de refrigerante e o contrapeso de trás indicar 70 g, o do meio indicar 300 g e o da frente indicar 3,34 g, o objeto pesa um total de 373,34 gramas.
    Publicidade

Dicas

  • O símbolo da massa é m ou M .
  • Você também pode usar calculadoras virtuais para determinar a massa se tiver o valor do volume e da densidade em mãos. [8] [9]
Publicidade

Avisos

  • Se necessário, faça as conversões de valores entre os sistemas métrico e imperial. Nos Estados Unidos, por exemplo, usa-se o sistema imperial, que tem unidades como libra ( pound ). [10]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 394 822 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade