Baixe em PDF Baixe em PDF

Estudantes, críticos e escritores frequentemente citam poemas quando estão escrevendo redações, artigos de pesquisa e livros, ou quando estão fazendo discursos, lendo ou apresentando. Embora os guias de estilo como os da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), da Modern Language Association (MLA) e da Associated Press (AP) estejam disponíveis para ajudar, citar poesias adequadamente irá depender do quanto delas você está usando. Cite um poema usando-o integralmente ou em partes no formato correto e inclua-o na sua página de bibliografia ou trabalhos citados.

Método 1
Método 1 de 5:

Citando palavras exatas, linhas e frases de poemas

Baixe em PDF
  1. Por exemplo, escreva "I love thee freely" quando estiver citando uma linha no poema de Elizabeth Barrett Browning.
  2. Então, no exemplo acima, a citação seria "I love thee freely" (7) quando você estiver usando essa linha do poema.
  3. Por exemplo, você pode escrever: Barret Brown discutiu o amor e a liberdade quando ela disse "I love thee freely" (7).
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 5:

Citando linhas consecutivas de um poema

Baixe em PDF
    • Coloque uma barra invertida para indicar onde as linhas se separam no poema. As linhas se separam quando um novo verso é iniciado. Por exemplo, você escreveria: "I love thee freely, as men strive for Right;/I love thee purely, as they turn from Praise" quando estiver citando linhas consecutivas do poema de Barrett Browning.
  1. Por exemplo, no poema de Barrett Browning, as linhas 7 e 8 são utilizadas, então ambas precisam ser citadas.
  2. Por exemplo, a citação de Barrett Browning seria (7-8).
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 5:

Usando um bloco de citação

Baixe em PDF
  1. Cite quatro ou mais linhas consecutivas de um poema sem as aspas, mas separando o que você está citando dentro do que está escrevendo. Um bloco de citação também é chamado de citação longa.
  2. Isso irá ligar o poema ao que você está discutindo em seu trabalho, redação ou artigo.
    • Conclua sua introdução com dois-pontos. Por exemplo, quando estiver escrevendo sobre o poema de Barrett Browning e preparando-se para fazer uma citação longa, você pode dizer: Barrett Browning compartilha sua forma de amar aqui:
  3. Ela deve estar separada do texto.
  4. O bloco de citação deve estar alinhado na segunda tabulação no corpo do seu trabalho. Isso fará com que seu bloco de citação se destaque.
  5. Você não usará barras invertidas. Ao invés disso, você irá imitar as linhas do poema que está citando.
  6. Por exemplo, se citasse várias linhas consecutivas do poema de Barrett Browning, depois da sua citação longa, você colocaria: (7-11) sem a pontuação.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 5:

Citando um poema em um discurso

Baixe em PDF
  1. Por exemplo: Como Elizabeth Barrett Browning disse em seu soneto.
  2. Isso pode ser mais dramático, principalmente se o autor não é muito conhecido e as palavras em si são mais poderosas do que o poeta.
  3. Mesmo se você ler o poema inteiro como parte do discurso, referencie-o novamente se você usou uma linha ou frase mais adiante em seu discurso.
    Publicidade
Método 5
Método 5 de 5:

Adicionando a referência na página de bibliografia (ABNT)

Baixe em PDF
  1. 1
    Faça uma citação normal na página de bibliografia. Ao citar um poema no corpo do texto, é sempre interessante levar os dados do autor à página de bibliografia. Para tanto, siga a estrutura padrão: Sobrenome do autor em caixa alta, nome do autor. Após um ponto, adicione o nome da obra em negrito. Siga com um ponto, adicione a cidade da publicação, insira dois pontos e indique a cidade e o ano de publicação.
    • Exemplo: FULANO, De tal. Os melhores poemas do wikiHow . São Paulo: Edihow, 2018.
  2. 2
    Faça uma citação de coletânea na página de bibliografia. Encontrou o poema numa coletânea? Sem problemas: basta indicar também os responsáveis pela coletânea utilizando "In.:". Depois dessa expressão, coloque o nome dos organizadores da coletânea, o nome da obra, a cidade de publicação e o ano. Nesse caso, o negrito fica no título da coletânea, e não no poema.
    • Exemplo: FULANO, De tal. Os melhores poemas do wikiHow. In.: HOW, Owiki (Org.). Todos os poemas mais legais . São Paulo: Edihow, 2018.
    • Perceba que há um "(Org.)" ao lado do nome do autor. Isso significa "Organizador". Se a coletânea for feita por terceiros, use esse indicador. Caso a obra tenha sido organizada pelo próprio autor, dispense o "(Org.)"
    Publicidade

Dicas

  • Descubra se existe um estilo específico que você deve seguir quando precisar citar poemas e outros materiais de referência. Professores, editores e editoras podem seguir o estilo ABNT, MLA, AP ou algum outro formato próprio.
  • Referencie o poema que você usou em sua redação acadêmica ou artigo de pesquisa no fim do seu trabalho, na página de bibliografia ou trabalhos citados usando o formato MLA ou outro formato que você seja instruído a usar.
Publicidade

Avisos

  • Não cometa plágio. Sempre dê o crédito e a citação devidos quando você usar o trabalho de um poeta.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 136 521 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade