PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Os círculos escuros em volta da boca são causados pela hiperpigmentação ou pelo excesso de melanina em certas áreas da pele. A hiperpigmentação pode ser resultado da exposição ao sol, de uma inflamação cutânea ou de doenças endocrinológicas. É possível evitar o escurecimento da pele em torno da boca evitando a superexposição ao sol e tratando quaisquer inflamações ou doenças. Se já tem uma área escura em volta da boca, você pode realizar alguns procedimentos para clarear a área e uniformizar a pele.

Método 1
Método 1 de 3:

Diagnosticando a área escurecida

PDF download Baixe em PDF
  1. Estes pontos muitas vezes resultam de altas quantidades de melanina em determinadas áreas da pele. Esta melanina pode ser liberada por gatilhos internos ou externos. Essa doença é chamada de hiperpigmentação. Os “gatilhos” incluem exposição solar, melasma e inflamação cutânea.
    • Pontos escuros causados pelo sol: aglomerados marrom escuros que podem demorar meses ou até anos para aparecer nas áreas expostas ao sol. Assim que aparecem, eles geralmente não saem até que recebam tratamento. A alteração na pigmentação fica próxima da superfície da pele e pode ser tratada com cremes e esfoliantes. Sempre use protetor solar para prevenir manchas solares ou evitar que fiquem piores.
    • Melasma (Cloasma): estes pontos escuros simétricos vêm de mudanças hormonais pelo uso de anticoncepcionais ou durante a gravidez. Quando os hormônios se misturam com a exposição ao sol, podem aparecer pontos escuros nas bochechas, na testa e no lábio superior. Esta forma de hiperpigmentação tente a voltar com facilidade, mesmo com tratamento.
    • Hiperpigmentação pós-inflamação: você pode ficar com pontos mais escuros depois de uma queimadura, espinha ou outra abrasão cutânea se você tem uma pele mais escura. Neste caso, a melanina está em áreas profundas da pele e os pontos pretos podem demorar de três a seis meses para desaparecer.
  2. A pele em torno da boca fica mais seca durante o inverno e algumas pessoas tendem a umedecê-la com saliva, o que acaba escurecendo a pele. Se não se expôs muito ao sol, você pode estar umedecendo a área em torno da boca mais do que deveria.
  3. Isto pode levar à descoloração, secura e vincos na boca. Estes problemas não ficam nas partes mais profundas da pele, então provavelmente não será preciso fazer um tratamento invasivo. É possível se livrar da descoloração tratando e esfoliando a pele.
  4. Se não tiver certeza do que está causando a mancha, um dermatologista pode diagnosticar o problema e sugerir um tratamento. Mudanças na pele podem sinalizar câncer ou outras doenças sérias, logo, é uma boa ideia deixar um médico examinar os sintomas.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Experimentando cremes, esfoliantes e prescrições médicas

PDF download Baixe em PDF
  1. O produto vai remover as células mortas da pele e, com o tempo, clarear as áreas escuras em volta da boca. Passe uma toalhinha em uma quantidade equivalente a uma ervilha de esfoliante facial. Esfregue a toalhinha suavemente no rosto para remover as células pigmentadas e limpar a pele.
    • É possível encontrar esfoliantes faciais em drogarias, mercados e lojas de cosméticos. Leia avaliações do produto antes de comprá-lo. Alguns esfoliantes são vendidos para tratar a acne e outras doenças de pele e usam ácidos e outros produtos químicos para limpar a pele.
  2. É possível encontrar produtos hidratantes e clareadores em drogarias e lojas de cosméticos; procure um creme que contenha vitamina C, ácido kójico (extraído de algumas espécies de fungos), arbutina (tirado da planta de uva ursina), ácido azeláico (encontrado no trigo, cevada e centeio), extrato de alcaçuz, niacinamida ou extrato de semente de uva: tais ingredientes ajudam a bloquear a enzima tirosinase, necessária para a produção de melanina. Espalhe uma camada fina do creme em volta da boca, seguindo as instruções de uso e evitando o uso prolongado. [1]
    • O ácido kójico é popular em tratamentos de pele, mas pode irritar as mais sensíveis; então, tome cuidado.
  3. Se os pontos escuros não estiverem sumindo, seu dermatologista pode prescrever um creme à base de hidroquinona, por exemplo. A hidroquinona limita as células que produzem pigmento e desacelera a produção de tirosinase. Os pontos escuros tendem a sumir rapidamente com a baixa produção de pigmentação.
    • Estudos realizados em animais ligam a hidroquinona com o câncer, mas estes animais foram alimentados ou injetados com a substância. A maioria dos tratamentos para humanos ficam restritos ao uso tópico, e não há pesquisas que sugiram a toxidade em humanos. Muitos dermatologistas negam a ligação com o câncer. [2]
    • Muitos pacientes exibem os primeiros sinais de clareamento dentro de alguns dias e boa parte do efeito acontece dentro de seis semanas. Após o tratamento, você pode passar a usar um creme sem prescrição médica para manter a cor mais clara.
  4. Os lasers tendem a ser uma forma mais duradoura e efetiva de tratar descolorações próximas da superfície da pele, mas o tratamento de pigmentação por laser nem sempre é permanente. O efeito vai depender da genética, da exposição aos raios UV e dos hábitos de cuidados com a pele. Os lasers também costumam ser mais caros que outros tratamentos.
  5. Seu dermatologista pode sugerir esses peelings para atingir e tratar as células danificadas na porção mais profunda da pele. Lembre-se de que tais tratamentos não são permanentes; dependendo da predisposição genética para a formação de pontos escurecidos — e da exposição aos raios UV— os pontos escuros podem voltar em algumas semanas ou anos. Fique longe do sol e trate os pontos escuros cedo para que o tratamento dure mais tempo.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Experimentando remédios naturais

PDF download Baixe em PDF
  1. Em uma tigela pequena, misture o suco de ¼ de limão com uma colher de sopa de iogurte ou mel. Lave seu rosto com água morna para abrir os poros. Espalhe a mistura nas áreas afetadas, deixando uma camada grossa de produto, então deixe a máscara secar. Enxágue a pele com água morna.
    • Você também pode umedecer um algodão de maquiagem com 2 colheres de sopa de suco de limão e açúcar. Esfregue a área escurecida por dois a três minutos, então enxágue com água.
    • Para obter um tratamento mais forte, corte um limão na metade e esprema o suco na pele escurecida. Enxágue depois de dez minutos.
    • Evite a exposição ao sol depois de usar o limão. Faça estes tratamentos à noite, quando a pele não vai receber raios UV por algumas horas.
  2. Espalhe o gel de aloe vera (babosa) nas áreas escurecidas para hidratar a pele e ajudá-la a se recuperar. O aloe vera funciona melhor se a causa do escurecimento for a exposição ao sol.
  3. Use uma quantidade quase igual dos dois ingredientes, o suficiente para cobrir a área escurecida. Espalhe a mistura em volta da sua boca e deixe agir por 20 minutos. Enxágue com água morna. Este tratamento pode ajudar a pele a melhorar. [3]
  4. Prepare a pasta usando uma grama de farinha, uma colher de chá de açafrão em pó e meia xícara de coalhada. Espalhe a pasta na área escura. Deixe agir por 20 minutos e enxágue com água morna.
  5. Prepare um esfoliante com uma colher de sopa de aveia, uma colher de chá de suco de tomate e uma colher de chá de coalhada. Misture bem os ingredientes. Esfregue suavemente na pele por três a cinco minutos. Enxágue depois de 15 minutos. [4]
    Publicidade

Dicas

  • Não se esqueça de hidratar a pele!
  • Trate a pele com cuidado. Não esfregue com força ou vai acabar ficando com marcas e machucados em volta da boca.
  • A esfoliação pode doer um pouco na primeira tentativa, mas você se acostuma.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 320 797 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade