PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Existem mil e um motivos para alguém querer coletar uma amostra de DNA de si mesmo ou de um ente querido. Hoje em dia, diversas empresas oferecem kits caseiros para testes de paternidade, análises genealógicas e detecção de doenças genéticas. Em alguns países, as forças de segurança até recomendam que os pais tenham amostras de DNA dos filhos para propósitos de identificação. É possível coletar amostras de DNA de diversas maneiras, muitas das quais são indolores e bem pouco invasivas. Dependendo da amostra, ela pode ser guardada por vários anos, desde que seja manuseada corretamente.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Avaliando as suas necessidades

PDF download Baixe em PDF
  1. A decisão final vai depender de para que você quer a amostra. Caso pretenda fazer algum teste laboratorial, você provavelmente precisará de um kit. Já se só quiser guardar uma amostra para o futuro, talvez você não precise de um kit. Mas isso não significa que você não possa comprar um, se quiser.
    • Os kits caseiros contêm todos os materiais necessários para a coleta, bem como instruções completas e formulários de autorização, que devem ser preenchidos se as amostras forem mandadas para testes ou entregues às autoridades.
  2. Na maioria dos casos, não é possível usar amostras caseiras em tribunais. Embora um teste de paternidade caseiro possa ajudar a tirar algumas dúvidas, é provável que você precise ir a um laboratório e pedir para um profissional realizar o coleta se precisar do resultado para uma disputa legal referente a custódia ou pensão alimentícia.
  3. Caso tenha comprado um kit, ele virá com instruções a respeito do tipo de amostra que você deve colher. Já se pretender mandar as amostras para um laboratório sem um kit, pergunte que tipo de coleta eles preferem.
    • A maioria dos kits caseiros exige ou amostras de saliva, ou swabs da parte interna da bochecha. As amostras de cabelo também são muito comuns.
    • É possível extrair DNA de praticamente qualquer tipo de amostra humana, incluindo unhas, sangue, esperma e itens que contenham saliva, como chicletes mascados. A extração, porém, pode ser mais fácil ou mais difícil, dependendo da amostra. Caso colha uma amostra pouco usada, é possível que o laboratório não consiga extrair o DNA ou que o teste saia bem mais caro. [1]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Preservando a integridade da amostra

PDF download Baixe em PDF
  1. Independentemente do tipo de amostra coletada, não encoste nela com as mãos nem a coloque sobre uma superfície contaminada, principalmente se tiver extraído o material de outra pessoa. Você pode acabar contaminando a amostra com o seu próprio DNA. [2]
    • Lave as mãos antes de começar e use luvas o tempo todo.
  2. Caso precise de um cotonete, de uma pinça ou de uma tesoura para fazer a coleta, veja se o equipamento está esterilizado. Evite tocar nas partes que entrarão em contato direto com a amosta. [3]
    • Os utensílios metálicos podem ser esterilizados com álcool ou água fervente.
  3. Os kits vêm com recipientes para a coleta e instruções para o armazenamento da amostra.
    • Envelopes de papel costumam ser a melhor opção para amostras sólidas. Jamais guarde amostras de cabelo e swabs bucais úmidos em recipientes plásticos. O plástico retém a umidade e pode danificar a amostra.
    • Caso opte por guardar a amostra em um envelope, não o lamba para fechá-lo. Você pode acabar contaminando a amostra.
    • Já se estiver planejando guardar a amostra para uso futuro, etiquete o recipiente com o nome da pessoa a quem ela pertence, a data da coleta e o nome da pessoa que colheu a amostra. [4]
    • Mantenha a amostra longa da umidade, de temperaturas extremas e de produtos químicos.
  4. Os kits caseiros vêm com instruções claras que devem ser seguidas à risca. Caso pretenda mandar uma amostra para um laboratório, mas não tenha comprado um kit, informe-se sobre as instruções de envio.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Colhendo a amostra

PDF download Baixe em PDF
  1. Para tirar um swab bucal, raspe a parte interna da bochecha com um cotonete esterilizado por até um minuto. Raspe com força, mas sem machucar, por 30 a 60 segundos. Quando terminar, tome cuidado para não encostar a ponta do cotonete em nenhuma outra superfície além da parte de dentro da sua boca e da parte interna do recipiente.
    • Os kits caseiros costumam vir com mais de um cotonete para o caso do primeiro não apresentar sinais de DNA. Tire diversas amostras mesmo se não estiver usando um kit caseiro. Para aumentar a quantidade de DNA colhida, tire duas ou mais amostras de lados diferentes da boca, ou faça um intervalo de algumas horas entre as coletas.
    • Pelo menos uma hora antes da coleta, pare de comer, beber qualquer coisa que não seja água, fumas, mascar chiclete, escovar os dentes e bochechar enxaguante bucal. [5]
    • Enxágue a boca com água morna dez minutos antes da coleta. Caso pretenda colher uma amostra de um bebê, primeiro, dê uma mamadeira com água para ele.
    • Deixe o cotonete secar antes de guardá-lo. [6]
  2. As amostras de cabelo devem vir com o folículo capilar. O folículo é aquela partezinha que parece um bulbo branco. [7]
    • Não use frios encontrados em roupas e escovas, nem cabelo cortado.
    • Não toque nos folículos.
    • Tirar amostras de cabelo pode doer, principalmente em quem tem madeixas fortes e brilhantes.
  3. A forma mais simples de fazer isso é babando dentro do recipiente de coleta. Caso tenha comprado um kit, é provável que ela tenha vindo com esponjinhas para facilitar a coleta de saliva de crianças pequenas. [8]
    • Pelo menos uma hora antes da coleta, pare de comer, beber qualquer coisa que não seja água, fumar, mascar chiclete, escovar os dentes e bochechar enxaguante bucal.
    • Enxágue a boca com água morna dez minutos antes da coleta. Caso pretenda colher uma amostra de um bebê, dê uma mamadeira com água para ele antes.
  4. Caso pretenda colher amostras mais incomuns, como unhas, sangue ou sêmen, tome todas as precauções para não encostar nem contaminar os materiais de qualquer outra forma. Entre em contato com o laboratório para o qual você deseja mandar as amostras para ter certeza de que eles são capazes de extrair DNA da amostra coletada.
    Publicidade

Dicas

  • Você precisa de autorização para testar o DNA de outra pessoa. Caso pretenda colher uma amostra de uma criança ou de outra pessoa incapaz de consentir, você deve pegar a autorização do pai ou responsável.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Um kit caseiro de DNA.
  • Cotonetes esterilizados.
  • Envelopes e recipientes esterilizados.
  • Sacos plásticos.
  • Luvas de borracha.
  • Sabão.
  • Água.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 31 188 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade