Uma rede de computadores é um grupo de dois ou mais computadores conectados através do mesmo link de comunicação de forma que os dados, recursos e dispositivos periféricos possam ser compartilhados entre eles. Apesar de existirem diferentes métodos para criar uma rede de computadores, foi definido um padrão nos últimos anos, tanto para redes domésticas quanto para redes comerciais. Isso ocorreu com a chegada das redes sem fio, que eliminaram a necessidade de uma conexão física direta entre os computadores. Uma rede "ad-hoc" também pode ser utilizada para realizar uma conexão temporária entre dois computadores. Esse artigo fornecerá informações detalhadas sobre como colocar computadores em rede.
Passos
Configurando uma rede para uso doméstico ou para uma pequena empresa
-
Obtenha os equipamentos necessários para montar a rede. Uma ponto de internet à cabo ou DSL e um modem serão necessários para a configuração da rede. Um roteador sem fio também pode ser necessário.
- Antes de configurar, obtenha o nome do roteador (SSID), as credenciais de login dele e o endereço web para a configuração do equipamento. Em geral, essas informações podem ser encontradas na documentações incluídas na caixa.
- Verifique se todos os dispositivos que deseja conectar possuem uma placa de rede sem fio instalada. A maioria dos computadores de hoje trará, de fábrica, uma placa desse tipo. Para ter certeza, leia o manual de instruções do equipamento ou entre em contato com o suporte da marca.
-
Conecte o cabo coaxial ao modem à cabo. Um modem à cabo deve ser conectado a uma pequena entrada coaxial que geralmente é instalada na parede. Você precisará ser cliente de uma empresa de internet local para que a conexão funcione.
-
Conecte um modem DSL à linha de telefone. Os modens DSL devem ser conectados à linha utilizando cabos convencionais de telefone, que geralmente são incluídos na compra. Você precisará ser cliente de uma empresa de internet local para que a conexão funcione.
-
Conecte o roteador sem fio ao modem. Conecte uma ponta do cabo de rede (geralmente chamado de cabo Ethernet ou RJ45) incluído na caixa do roteador sem fio ao modem e a outra na primeira porta vazia, da esquerda para a direita, na parede de trás do roteador. Em geral, essa primeira porta tem uma cor diferente das outras portas Ethernet do equipamento.
- Conecte a outra ponta do cabo à porta Ethernet do modem à cabo ou DSL.
-
Conecte o computador desejado ao roteador sem fio. Conecte uma ponta de um cabo de rede USB ou de um cabo Ethernet na placa de rede de computador e a outra na próxima porta vazia do roteador sem fio.
- Conecte a o modem e o roteador à energia e ligue-os. Espere alguns minutos para que o processo de inicialização termine.
-
Configure o roteador sem fio. Ligue o computador e acesse a área de trabalho.
- Inicie o navegador e digite a URL ou IP do roteador na barra de endereços para acessar a página de configuração do equipamento. O processo de configuração varia de acordo com o dispositivo, mas em geral, as diferenças são poucas.
- Siga as instruções de configuração incluídas no manual de operações do roteador. Apesar de a maior parte do processo de configuração ser automático, o nome da rede (SSID), a senha e as configurações de segurança não devem ser iguais aos originais do equipamento.
- Crie um nome para a rede e digite-o no campo "SSID", geralmente encontrado na seção "Configurações avançadas" da página de configuração do equipamento.
- Crie uma senha para a rede que seja fácil de lembrar. Digite a nova senha no campo "Chave de segurança" ou "Senha da rede", que em geral também é encontrado na seção "Configurações avançadas" do roteador.
- Selecione um protocolo de segurança para a rede. Em geral, as opções serão "nenhum", "WPA" e "WPA 2". O WPA 2 é o mais recomendável, por oferecer uma melhor criptografia e, consequentemente, uma melhor segurança em relação ao WPA. Salve as configurações quando o sistema pedir. Nesse momento, a rede que você definiu aparecerá na lista de redes disponíveis no computador.
-
Conecte os outros computadores ou dispositivos à nova rede ao selecionar "Conectar a" no menu "Iniciar" e selecionando a nova rede na lista de redes disponíveis na caixa de diálogo "Conectar-se a uma rede". Selecione ou digite o nome da rede e entre com a senha definida nos passos anteriores. A rede estará finalizada.Publicidade
-
Acesse o menu "Iniciar" e selecione "Conectar a" na coluna no lado direito. A caixa de diálogo "Conectar a" aparecerá.
-
Selecione a opção "Conectar-se a uma rede" nessa caixa de diálogo.
-
Selecione "Configurar uma conexão ou rede" e então escolha "Configurar uma rede ad-hoc sem fio (computador a computador)" para abrir a caixa de diálogo correspondente.
-
Revise as informações fornecidas na caixa de diálogo e clique em "Próximo" para continuar.
-
Digite um nome para a rede ad-hoc no campo "Nome da rede".
-
Depois, selecione um protocolo de segurança, digite uma senha no campo "Chave de segurança" e clique em "Próximo" para terminar o processo de configuração. Um aviso será mostrado na tela quando a configuração terminar.
-
Clique no botão "Fechar" para sair da caixa de diálogo. A configuração da rede estará finalizada e você agora poderá conectar outros dispositivos a ela usando a senha definida.Publicidade
-
Inicie o aplicativo AirPort Utility. Clique no ícone do WiFi, localizado no canto superior direito da barra de menu e selecione "Criar rede" no menu suspenso para abrir o AirPort Utility.
-
Marque a opção "Mostrar o status do AirPort na barra de menu", localizado na caixa de diálogo do aplicativo.
-
Digite um nome para a rede no campo "Nome da rede" escolha o canal padrão (11).
-
Marque a opção "Exigir senha" e digite uma senha de seis números hexadecimais no campo "Senha da rede".
-
Clique em "Continuar" para sair do AirPort Utility. A rede ad-hoc estará pronta. Os outros dispositivos e computadores agora poderão se conectar à rede através do WiFi ou de uma conexão Ethernet ou USB.Publicidade
-
Verifique se você possuí os equipamentos necessários. Para criar uma rede baseada em Mac, é necessário um AirPort Hub Wi-Fi ou um roteador AirPort. O AirPort é um dispositivo de rede que pode ser comprado online ou em uma loja de eletrônicos da sua cidade.
-
Execute o CD de instalação do AirPort Utility, que vem com o dispositivo. Siga as instruções do assistente para completar o processo de instalação do programa.
- Clique sobre o ícone do WiFi, localizado no canto superior direito da barra de menu, e selecione "AirPort Ligado" no menu suspenso. O AirPort Utility tentará detectar automaticamente o AirPort Hub. Se tudo correr bem, ele aparecerá no menu suspenso logo abaixo da opção que liga e desliga a aplicação.
- Identifique o AirPort Hub na lista de dispositivos disponíveis. Cada AirPort Hub tem um número de identificação único (MAC-ID) que é mostrado na parte inferior do dispositivo. Verifique se ele aparece na lista de dispositivos disponíveis no menu suspenso "Wi-Fi" na barra de menu da área de trabalho.
- Marque a opção AirPort's MAC-ID no menu suspenso para ativar o dispositivo. Nesse momento, a caixa de diálogo do AirPort Utility aparecerá.
- Clique em "Continuar" para configurar a rede no "Modo assistido".
-
Digite um nome para a rede no campo "Nome da rede sem fio". Depois, digite um nome para o AirPort Hub, que também é chamado de "estação base", no campo "Nome da estação base" e clique em "Continuar".
-
Digite uma senha para a rede no campo "Chave de segurança".
-
Selecione o modo de rádio do seu país e clique em "Continuar".
-
Escolha um nível de segurança de rede e clique em "Continuar". Selecione o método de conexão com a internet apropriado e clique em "Continuar" novamente para finalizar o processo de configuração. Os outros computadores e dispositivos agora poderão se conectar à rede ao fornecer o nome e a senha definidos nos passos anteriores.Publicidade