PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Teu seu próprio negócio é uma carreira estressante, porém gratificante, além de uma escolha de vida que demanda seu tempo e atenção. No começo, tenha a expectativa de viver no trabalho até que ele esteja consolidado, para que então possa decolar. Há várias opiniões diferentes sobre como se abrir um negócio. Você verá abaixo algumas diretrizes e ideias básicas para começar.

Parte 1
Parte 1 de 7:

Tendo uma ideia

PDF download Baixe em PDF
  1. Você precisará de uma ideia de negócio antes de qualquer coisa. Faça uma pesquisa de mercado para ter uma noção melhor. Deve ser algo que o deixe entusiasmado, já que o seu novo negócio vai consumir muito do seu tempo e dinheiro.
    • Elabore ideias de negócios identificando coisas que as pessoas precisam e pelas quais estão dispostas a pagar, que não existam na sua região ou online, ou que você possa fornecer melhor que os outros.
  2. Antes de viajar demais, pense um pouco se a sua ideia é plausível. É algo que as pessoas realmente pagariam para ter? Vai dar lucro suficiente para valer a pena gastar tempo fazendo? Tenha certeza de que a ideia é possível de executar. Mesmo que fosse maravilhoso ter um computador que faz comida aparecer magicamente do nada, isso seria simplesmente impossível (a menos que você seja o Patrick Stewart.)
  3. Qualquer que seja sua ideia, procure saber se ela é original. Isso vai ajudar a eliminar ou combater consideravelmente a concorrência, o que vai tornar o seu negócio mais bem sucedido. Só dar uma mudada em um produto que já existe (como fazer um achocolatado na cor branca ou algo do tipo) normalmente não basta para montar uma empresa, então seja criativo!
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 7:

Fazendo um plano de negócios

PDF download Baixe em PDF
  1. Você precisará de um plano de negócios consistente para apresentar aos investidores e a melhor maneira de começar é determinar os custos operacionais básicos. Isso vai destacar os pontos importantes e ajudá-lo a determinar quanto dinheiro será necessário para fazer o produto ou oferecer o serviço que tem em mente. Entram aí os custos de produção, transporte, impostos, salários dos colaboradores, aluguel do imóvel etc. [1]
    • Conhecer os seus custos operacionais será essencial para determinar se o seu negócio será rentável, já que você precisará ganhar mais do que essa base para se manter aberto.
  2. Seja realista. Quantas pessoas, de fato, vão usar o seu produto? Quanto elas vão pagar pelos seus serviços? Reconsidere ou mude os planos se os valores forem muito baixos quando comparados a quanto vai custar para manter o negócio.
  3. Prepare-se para todos os problemas que possam atrapalhar o seu negócio.
    • Avalie a concorrência: entrar no ramo será muito difícil se a participação no mercado ou o produto que eles estão oferecendo forem muito fortes ou bem estabelecidos. Ninguém vai querer comprar uma versão do mesmo preço ou mais cara de um produto que já é ótimo ou de um serviço que já existe.
    • Você também precisará conhecer as leis e regulamentações associadas, especialmente com relação a impostos. Consulte as autoridades estaduais e a Receita Federal. [2]
    • Verifique se não há nenhuma proibitiva em termos de custos, como equipamentos que são caros demais para que o negócio seja lucrativo. Por exemplo, a produção de carros não deslanchou até que o Ford descobrisse como fazê-los de forma mais barata construindo equipamentos mais eficientes.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 7:

Fazendo um plano de marketing

PDF download Baixe em PDF
  1. Quando você tiver uma ideia geral de quanto dinheiro terá para trabalhar, faça um orçamento para o marketing que indique o valor que terá disponível para investir em publicidade.
  2. Depois que você souber quanto dinheiro tem, pesquise os custos de tipos diferentes de marketing e dê algumas ideias que se encaixem nesses métodos e sejam eficazes dentro da faixa de preço. Por exemplo, pense em fazer um comercial de TV se tiver bastante dinheiro para investir em marketing. Crie formas de utilizar as mídias sociais com eficácia se não tiver muito dinheiro. Essa estratégia é bastante eficaz, já que não requer muitos gastos.
  3. Quando souber o tipo de publicidade que quer fazer, pense nos lugares mais eficazes para anunciar e que parte do dia, mês ou ano vai funcionar melhor para alcançar o seu público alvo.
    • Esteja certo de que está usando uma publicidade que seja apropriada ao tipo de pessoas que você espera despertar interesse pelos seus produtos ou serviços. Não faz muito sentido usar mídias sociais para anunciar um cruzeiro para idosos, por exemplo. Da mesma forma, uma publicação impressa em um jornal provavelmente não será sua melhor opção se estiver divulgando uma balada. Não faz sentido também divulgar um serviço que só está disponível em São Paulo para pessoas que moram no Maranhão, por exemplo. Leve a localização física em consideração também.
    • Estude qual a melhor parte do ano para fazer divulgações se os seus serviços forem sazonais. Além disso, anúncios na televisão precisam entrar na hora certa para que as pessoas certas estejam assistindo quando eles passarem.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 7:

Obtendo financiamento

PDF download Baixe em PDF
  1. Converse com um banco com o qual você já tenha um bom relacionamento. Pergunte que tipo de empréstimos para startups eles oferecem e como eles podem beneficiar o seu negócio. Ao usar um banco que já conhece, eles terão acesso facilmente aos seus registros financeiros e se sentirão mais confiantes em investir com você.
  2. Procure por investidores locais se o empréstimo do banco não for suficiente. Pode haver algum magnata ou alguém com grana que possa ter interesse em vê-lo crescer. Procure por pessoas na sua região que possam ter os fundos e a motivação para ajudá-lo.
  3. Os investidores-anjos são indivíduos com um patrimônio financeiro elevado e capitalistas de risco são empresas. Ambos financiam uma empreitada de alto risco promissora em troca de uma participação (sociedade) e geralmente trazem experiência, conhecimento administrativo e contatos com eles. Geralmente trabalham através de uma rede ou associação [3] .
  4. Pessoas que o conheçam há muito tempo têm mais chances de acreditar nas suas habilidades e intenções. Essas são as pessoas que também vão provavelmente ficar ao seu lado se as coisas ficarem difíceis no começo da sua empreitada ou se precisar levantar mais fundos. No entanto, deixe claro que o dinheiro será um capital de risco e que eles podem perder tudo ou não ter um retorno em curto prazo.
  5. Use sites para levantar o dinheiro que precisa para começar se ainda não puder conseguir financiamentos suficientes. Essas fontes de financiamento têm vários benefícios: você pode não precisar pagar juros sobre o dinheiro que conseguir (já que ele estará sendo usado para produzir produtos ou serviços reais) e isso irá ajudá-lo tanto a medir o interesse no que você tem para oferecer quanto a construir uma clientela. Seu negócio abrirá com centenas ou milhares de clientes já prontos para contar a outras pessoas sobre o que você tem para oferecer.
  6. Independente de que tipo de fonte você usou para levantar fundos, forneça informações essenciais sobre a operação, a estratégia e a contabilidade aos seus financiadores periodicamente, geralmente duas vezes ao ano. Uma reunião de conselho é geralmente uma boa ideia, se todos puderem estar presentes. Faça uma teleconferência, caso não possam.
    Publicidade
Parte 5
Parte 5 de 7:

Preparando a infraestrutura

PDF download Baixe em PDF
  1. Você precisará de um espaço para operar a sua empresa. Pode ser um escritório doméstico se precisar de pouco espaço e não tiver funcionários, ou pode ser que uma estação de trabalho ou um depósito sejam necessários. Procure alugar em um bairro barato ou em uma incubadora de empresas em vez de um endereço chique. Algumas universidades abrem espaço a baixo custo para empreitadas baseadas em ideias científicas inovadoras. Depende do que for fazer e do quão grande você queira que sua empresa seja. Verifique se o espaço preenche os requisitos legais para o que pretende e se está dentro do seu orçamento.
  2. Compre todas as coisas que precisa para começar a trabalhar. Equipamentos mecânicos, computadores, telefones ou materiais necessários à atividade. Tudo depende do que for fazer. Tente comprar de distribuidoras, pois eles terão descontos significativos. Aluguel ou arrendamento são boas opções também, se você tiver pouco capital, para não travar os fundos.
  3. Será necessário um bom sistema para ajudar o seu negócio a andar bem e de forma eficiente. Desde calcular os impostos e perceber que R$2000,00 estão faltando misteriosamente até procurar nos registros dos clientes para saber se o Seu João pagou, de fato, suas dívidas. Invista em armários, etiquetas e softwares de registro digital para se manter organizado e ciente de tudo.
    Publicidade
Parte 6
Parte 6 de 7:

Construindo uma clientela

PDF download Baixe em PDF
  1. Você precisará alcançar clientes em potencial de maneira que os faça querer usar o seu serviço. Isso é especialmente importante quando ainda se está começando e não se tem uma clientela regular e estabelecida.
    • Anuncie de uma forma que prenda minimamente a atenção dos clientes e que com sorte vá além e aguce sua imaginação. Seja criativo e apele para os aspectos certos dos clientes que você quer.
    • Ofereça amostras grátis do que faz para as pessoas certas, para que elas possam dizer coisas boas sobre o que você tem para oferecer. Divulgação de boca em boca (ou seja, boas relações públicas) é a melhor forma de atrair novos clientes. Responda imediatamente e resolva o problema se receber reviews ou feedbacks negativos. As pessoas vão julgá-lo bem menos pelos seus erros se estiver disposto a consertá-los.
  2. Participe de conferências, festas beneficentes, reuniões com negócios de setores complementares e esteja onde quer que os seus clientes possam estar juntos em alta concentração. Em outras palavras: apareça em público e interaja com as pessoas. Use as conexões dos seus amigos para conhecer gente que possa ajudá-lo. Esse tipo de interação é muito importante quando se está começando um negócio. Afinal de contas, você não pode viver em um buraco. [4]
  3. Seja bom em interagir com as pessoas. Tente ler nas entrelinhas o que as pessoas dizem. Aprenda a chegar a necessidades que elas nem sabiam ter. Descubra como fazer as pessoas felizes. Seja charmoso e, acima de tudo, humilde. O cliente pode nem sempre estar certo, mas você precisa ser capaz de fazê-lo pensar assim.
  4. O mundo todo está online. Qualquer negócio que queira sobreviver nos próximos 10 anos tem que ter um site. As pessoas vão usar a ferramenta para contatá-lo, encontrar sua localização, saber seu horário de funcionamento, fazer perguntas e sugestões e até mesmo comprar seus produtos ou serviços. Tendo um domínio e serviços disponíveis online, você poderá expandir sua área de atendimento por toda a sua região ou até mesmo ao redor do mundo.
    Publicidade
Parte 7
Parte 7 de 7:

Recebendo pagamentos

PDF download Baixe em PDF
  1. Não deixe as pessoas se aproveitarem de você. Exija pagamento dentro de um espaço de tempo específico (o que julgar apropriado para a sua atividade). Cobre as pessoas o quanto antes puder. Converse com elas caso algum pagamento esteja atrasado. Você pode acabar trabalhando de graça e o seu negócio ir para o buraco se ignorar esses problemas, torcendo para que eles desapareçam. [5]
  2. Pouquíssimas pessoas hoje em dia pagam por produtos ou serviços com dinheiro em espécie. Será muito mais fácil para o seu negócio, assim como para manter os registros e para a contabilidade, se você aceitar cartões de crédito e débito. Cogite utilizar uma Moderninha se quiser economizar em taxas ou precisar de mais mobilidade. Dessa forma, seus clientes terão a possibilidade de fazer pagamentos no cartão, dando mais praticidade e segurança ao seu negócio.
  3. Você precisará de um sistema de pagamento online se pretender vender seus produtos na internet. Serviços como o PayPal tornam isso algo incrivelmente simples. Pesquise para descobrir qual método funciona melhor. No entanto, tenha certeza de que qualquer sistema que você utilize seja seguro. Não é interessante que nem as suas informações nem a de seus clientes sejam hackeadas ou utilizadas indevidamente, certo?.
    Publicidade

Dicas

  • Tenha certeza de que seu produto/serviço é convidativo para a região e as pessoas, não só no seu ponto de vista. Caso não seja, o que pode fazer para mudar isso? Seja sensato.
  • Peça a opinião de pessoas que você conhece que têm um negócio em casa. Elas podem ajudá-lo a começar.
  • Garanta que o seu negócio aparente ser profissional e seja atrativo. Tenha uma logo profissional, uma marca que seja consistente e um site. Você pode encontrar algumas dicas no endereço https://novaescolademarketing.com.br/marketing/branding-construcao-da-marca/ .
  • Tenha consciência de que fazer a sua empresa deslanchar leva tempo. A maioria dos negócios não se tornam rentáveis logo de cara, então se organize para isso na sua vida pessoal também. Você fará sacrifícios para ser seu próprio chefe.
  • Use recursos gratuitos. Sua biblioteca local tem várias referências úteis com relação à incorporação, redação de planos de negócios, marketing, assim como informações específicas da sua indústria. A Small Business Association, a Chambers of Commerce, o site da AMEX Small Business, bem como associações para a sua indústria ou por etnia, todas elas oferecem materiais, capacitações, networking e às vezes até financiamentos. Outra boa opção é o SCORE , que é um grupo de executivos aposentados que dão conselhos para startups.
  • Na contratação, faça uma revisão profunda e entreviste o candidato. Pegue sempre informações concretas, número de passaporte, de identificação, experiência profissional, licenças entre outras que evidenciem que o profissional é honesto e confiável.
  • Torne o pagamento algo conveniente e acessível. Receba cartões de crédito, ofereça planos de pagamentos mensais, faça promoções de produtos do tipo “compre um, leve outro” ou no preço final.
  • Quando escolher um nome, um slogan, tipo de serviço etc., peça opiniões.
  • Peça ajuda aos seus pais.
  • Pergunte a opinião de seus amigos, parentes e colegas e planeje algo com a ajuda dessas pessoas que torcem por você.
  • Tenha ideias originais. Simplicidade, originalidade e funcionalidade são cruciais se for fazer algo que envolva softwares. Ele deve ter todos os recursos que um software normal tem, além de mais algumas coisas para o conforto do usuário.
  • Providencie treinamentos práticos para os funcionários para assegurar que eles se sintam confortáveis executando o trabalho.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 12 377 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade