Baixe em PDF
Baixe em PDF
Começar uma conversa com alguém provavelmente é uma das partes mais difíceis de toda a comunicação humana. E pior: às vezes o papo flui com algumas pessoas, mas com outras parece um parto. Se é o seu caso, não se preocupe! Você pode usar algumas táticas universais para conversar com quase qualquer um — aquele seu crush , gente que pareça simpática e até colegas de trabalho! Basta ler e praticar as dicas deste artigo.
Passos
-
Mostre que está interessado no que a pessoa tem a dizer. Dá para fazer amizade com qualquer pessoa, basta mostrar que está interessado nas opiniões dela e não monopolizar o papo. Ninguém gosta de gastar saliva com gente que não ouve ou que só quer falar de si próprio. Fique atento também à sua linguagem corporal: vire o seu corpo na direção do outro (sem invadir o espaço pessoal dele), faça contato visual (sem ser tão intenso) e assim por diante. [1] X Fonte de pesquisa
- Mostre que considera as opiniões da pessoa pensa importantes. Se ela começar a falar de um assunto específico, faça mais perguntas — sem tentar mudar o rumo da conversa de repente.
- Diga o nome da pessoa de vez em quando.
- Se a pessoa começar a falar antes de você, acene com a cabeça de leve uma vez ou outra.
-
Faça perguntas à pessoa, mas não a interrogue. Qualquer conversa que se preze funciona à base de uma troca de perguntas, mas há uma diferença entre perguntar e interrogar . Não fique questionando tudo o que a pessoa diz, e sim comente as coisas que ela fala de vez em quando. Tenha cuidado para não deixá-la desconfortável, ou o papo vai acabar em um piscar de olhos. [2] X Fonte de pesquisa
- Se notar que está enchendo a pessoa de perguntas, sorria e faça um comentário do tipo "Nossa, desculpa pelo interrogatório". Depois, mude de assunto.
- Pergunte à pessoa sobre os hobbies e interesses dela, não sobre sonhos e desejos.
- Fale de assuntos divertidos. Não pergunte o que a pessoa acha daquela tragédia recente que virou notícia em todos os jornais ou do quanto ela está cansada de trabalhar. A conversa precisa ser leve!
- Conte as suas histórias também. O ideal é que você e a pessoa tenham o mesmo tempo de fala.
-
Seja engraçado. Você não precisa dar uma de comediante e contar piadas a torto e a direito, mas fazer alguns comentários e brincadeiras leves ajuda a quebrar o gelo e aliviar qualquer tensão que esteja no ar — afinal, todo mundo gosta de rir! [3] X Fonte Confiável American Psychological Association Ir à fonte
- Chame a atenção da pessoa usando a sua astúcia. Mostre que você é rápido no gatilho e sabe fazer trocadilhos, contar piadas e por aí vai.
- Se tiver uma história legal (e breve) para contar, vá em frente! Só não fique pendurado nos ouvidos da pessoa.
-
Faça perguntas abertas à pessoa. Perguntas abertas são aquelas que não dá para responder com "sim" ou "não". Ou seja: elas pedem respostas mais elaboradas e estimulam o papo. Isso vai ajudar você a conhecer melhor as pessoas com quem conversa, já que elas precisam falar mais para sanar as suas dúvidas.
- Só não faça perguntas "viajadas" demais, como "Qual é o sentido da vida?".
- Fique atento aos indícios de que a conversa não está indo tão bem. Se a pessoa der respostas mais curtas e diretas a perguntas abertas, é porque ela provavelmente não está interessada em conversar com você.
-
Não aborde assuntos desconfortáveis e nem fale demais. Poucas coisas acabam com uma boa conversa mais rápido do que tratar de assuntos desconfortáveis ou falar pelos cotovelos. Veja algumas dicas úteis: [4] X Fonte de pesquisa
- Não revele informações pessoais demais, como falar do seu término de namoro recente, da reação alérgica que você teve recentemente em uma parte íntima do corpo ou da sua relação com outra pessoa. Deixe para falar dessas coisas com seus amigos e parentes!
- Não faça perguntas que possam levar a respostas desconfortáveis. A pessoa pode até falar de relacionamento, carreira ou saúde, mas não pergunte nada do tipo se ela não mencionar esses assuntos naturalmente.
- Não fique falando de si mesmo o tempo todo. Por mais que tirar sarro de si próprio e passar informações pessoais à pessoa com quem você está falando sejam formas de aliviar a tensão, não adianta nada você ficar se vangloriando ou reclamando do quanto a sua vida é difícil.
- Preste atenção. Não esqueça o nome, a profissão e outras informações importantes da pessoa depois de poucos minutos de conversa. Ela vai achar (e com razão) que você não está nem aí. Se for preciso, repita o nome dela assim que ela se apresentar.
Publicidade
-
Puxe papo com aquela pessoa de quem você gosta. Se você acabou de conhecer uma pessoa legal e quer conversar com ela, pense em uma forma original de iniciar o papo — que inclua uma paquera bem de leve. Nessas situações, a forma de falar é mais importante que o que se fala. Faça contato visual e vire o corpo na direção do outro para mostrar que está bem atento. Veja algumas outras estratégias úteis: [5] X Fonte de pesquisa
- Se estiverem em uma festa, fale da música que está tocando. Quem sabe vocês não descobrem que têm gostos parecidos?
- Se estiverem em um bar, pergunte qual drink a pessoa recomenda. Experimente e, se não for tão bom, tire sarro dela (de leve, é claro).
- Pergunte à pessoa o que ela gosta de fazer para se divertir. Só não force a barra!
- Não fale de trabalho. Isso não é nada sexy! Deixe o assunto para outra hora.
- Caçoe de leve da pessoa. Por exemplo: faça um comentário engraçado se ela estiver usando blusa em um dia de calor.
- Fale dos seus animais de estimação. Qual pai de pet não adora falar do seu bichinho, não é? Se for o caso, você e a pessoa podem até trocar fotos deles.
-
Puxe papo com aquela pessoa com quem você queira fazer amizade. Se você quiser fazer amizade com alguém que esteja por perto (como um amigo de um amigo seu, por exemplo), mostre interesse pela pessoa — mas, mais uma vez, não crie clima de interrogatório. A conversa deve ser leve!
- Fale de assuntos positivos. Não fique reclamando o tempo todo! Comece a conversa com um comentário positivo, como falar de como o seu time de futebol está indo bem no campeonato ou do quanto esse bar ou restaurante onde vocês estão é legal.
- Fale da área onde você vive. Quase todo mundo gosta de falar do bairro ou da área onde mora, não? Se não for o seu caso, então fale de algum lugar legal onde você já morou ou onde gostaria de morar no futuro.
- Pergunte quais são os hobbies da pessoa. Pode ser que você e ela tenham os mesmos interesses!
- Não fale de si mesmo o tempo todo. Lembre-se de que toda conversa deve ser uma via de mão dupla: você e a outra pessoa precisam falar e ouvir na mesma medida.
- Se você e a pessoa têm algum amigo em comum, pergunte como ela o conheceu. Vai que vocês acabam descobrindo histórias legais sobre esse terceiro?!
-
Puxe papo com aquele seu colega de trabalho. Puxar papo com colegas de trabalho pode ser um pouco mais complicado do que conversar com aquele crush ou amigo em potencial, já que é preciso respeitar alguns limites no ambiente profissional. Mesmo assim, nada impede que você fale de assuntos relativamente íntimos com as pessoas com quem trabalha!
- Pergunte algo casual sobre a família do seu colega. Todo mundo gosta de falar sobre a própria família! O seu colega logo vai estar mostrando fotos dos filhos, da esposa, do esposo ou de outras pessoas importantes.
- Conte ao seu colega o que você pretende fazer no fim de semana ou nas férias. Você e os seus colegas de trabalho provavelmente têm cargas horárias e expedientes parecidos — o que decerto vale também para os momentos de descanso. Sendo assim, conte à pessoa quais são os seus planos e pergunte quais são os dela.
- Faça pequenas reclamações com a pessoa. Por exemplo: reclame do trânsito até a empresa, da falta de opções veganas no cardápio da cantina e afins. Só mantenha o clima leve!
- Não fale tanto de trabalho. Tente se concentrar no seu lado "humano", como amigos, família e interesses, em vez de falar somente de assuntos ligados à empresa. Você e a pessoa precisam formar laços que vão além do trabalho.
-
Puxe papo com aquele grupo de pessoas. Falar com grupos inteiros pode ser um pouco mais delicado. Nesses momentos, a estratégia mais segura é buscar assuntos de interesse em comum com todo mundo. Além disso, faça o possível para incluir todos os presentes na conversa, mesmo que seja difícil achar temas tão universais.
- Tire sarro de si mesmo. Essa tática é excelente, ainda mais na hora de conversar com um grupo de pessoas que conhecem você, mas não umas às outras. É muito mais fácil criar laços quando o clima está leve e despojado!
- Tente falar com o grupo inteiro, e não somente com uma ou duas pessoas. Quem ficar de fora vai se sentir excluído da conversa.
- Fale de algo peculiar a seu respeito, como uma coisa que deixa você irritado. Todo mundo tem alguma história assim para contar!
- Pense em pontos em comum que os membros do grupo tenham. Você nem precisa ser sutil! Diga algo como "Ah, então vocês dois torcem pro Flamengo. Viram o jogo de quarta-feira?".
Publicidade
Dicas
- Toda conversa é uma via de mão dupla: as duas (ou mais) pessoas precisam falar e ouvir na mesma medida, ou alguém logo vai ficar entediado. Fique atento para nunca monopolizar o papo!
- Modere o seu tom de voz. Não fale baixo e nem alto demais.
- Tente pensar em alguns assuntos que você possa explorar antes mesmo de começar a conversa. Isso ajuda a evitar certos constrangimentos e silêncios.
- Você não precisa (e nem deve) dominar a conversa. Deixe as outras pessoas se manifestarem também.
- Não faça perguntas fechadas (de "sim" ou "não"), e sim pense em algo que dê pano para manga.
Publicidade
Avisos
- Não faça perguntas pessoais demais, a menos que você e a pessoa já sejam próximos. Por exemplo: pergunte "O que você fez nas férias?", "De onde você é?" e "Como vai a família?" somente aos mais chegados.
- Não fale de assuntos que possam deixar a pessoa constrangida e gerem aquele silêncio desconfortável.
Publicidade
Referências
- ↑ https://www.canr.msu.edu/news/what_did_you_say_the_importance_of_being_an_active_listener
- ↑ https://psychcentral.com/blog/the-psychology-of-constructing-a-conversation/
- ↑ https://www.apa.org/monitor/jun06/laughing
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/fulfillment-any-age/201712/10-must-know-tips-making-better-conversations
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/fulfillment-any-age/201107/10-tips-talk-about-anything-anyone
Publicidade