PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Quem não tem o hábito de comer sushi normalmente acaba se sentindo um pouco confuso ou sufocado pela quantidade de opções. A boa notícia é que, uma vez que você já tenha aprendido o básico, apreciar um bom sushi é só uma questão de descobrir de quais pratos você mais gosta. O segredo é respeitar as suas preferências pessoais. Será que o melhor é comer com as mãos ou com o hashi? Será que dar uma apimentada no prato com o wasabi é uma boa ideia? Com o tempo, você logo vai descobrir de que tipo de sushi você gosta e desenvolver uma forma própria de saboreá-lo.

Método 1
Método 1 de 3:

Fazendo um pedido em um restaurante ou em um sushi bar

PDF download Baixe em PDF
  1. Caso goste de ver o sushi sendo preparado, o melhor é escolher um assento no bar. Você também pode aproveitar para pedir sugestões e recomendações ao chef.
    • Para curtir uma refeição mais intimista e silenciosa, peça uma mesa para o maître.
  2. Alguém logo aparecerá na sua mesa ou no bar para perguntar se você não quer beber alguma coisa. Peça um chá verde, uma cerveja, saquê ou até mesmo água, mas evite refrigerantes. O açúcar vai se sobrepor ao sabor do sushi. Caso queira comer algum aperitivo antes do sushi, faça o pedido para o garçom, e não para o sushiman.
    • Experimente abrir o apetite com um missoshiro ou uma salada de Edamame ou wakame.
  3. Você vai receber um cardápio para escolher o seu prato, mas deixar o shushiman surpreendê-lo com as sugestões da casa é sempre uma opção. Porém, não se esqueça de avisar ao chef se você tiver alguma alergia ou restrição alimentar. [1]

    Você sabia? O ato de deixar o chef escolher se chama ‘omasake’, que significa “Eu vou deixar por sua conta”.

  4. Você provavelmente já viu esses rolinhos de peixe com arroz e alga por aí. Eles são chamados de makis e são ótimos para os marinheiros de primeira viagem, que ainda não estão muito bem ajustados à ideia de comer peixe cru. Feito com kani, pepino e abacate, o rolinho Califórnia é um dos mais populares entre os iniciantes. [2]
    • O Filadélfia é outro favorito dos novatos. Ele é feito com cream cheese, salmão e abacate enrolados com arroz e alga marinha.
    • Pode ser que você encontre a opção temaki no menu. O temaki é bem parecido com um rolinho, só que com o arroz, o peixe e os legumes colocados em um cone de alga seca.
  5. Caso você já saiba que gosta de peixe cru, peça algumas fatias individuais. O sushiman vai colocá-las sobe um punhado de arroz para sushi prensado. Essa também é uma boa pedida para quem não é fã do sabor da alga marinha. [3]
    • Lembre-se de que o nigiri costuma ser servido em apenas um ou dois pedaços. Caso queira comer mais, peça diversos tipos de nigiri ou aposte em um rolinho para dividir.
  6. Servido sem ingredientes adicionais, o sashimi é uma das formas mais puras de comer peixe cru. O sushiman apenas coloca as fatias de peixe em um prato para você saborear. [4]
    • Pedir recomendações ao chef é sempre uma boa ideia. Explique do que você gosta e deixe que ele faça uma seleção de sashimis para você provar.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Comendo sushi corretamente

PDF download Baixe em PDF
  1. Caso o garçom lhe ofereça uma toalha quente e úmida antes da refeição, use-a. Esfregue-a bem nas mãos e coloque-a de volta no prato para que o garçom a leve de volta. Já se isso não acontecer, simplesmente lave as mãos. [5]
    • Alguns restaurantes de sushi também oferecem toalhas quentes e úmidas para que os clientes limpem as mãos ao fim da refeição.
  2. O garçom ou o sushiman vão lhe servir o prato que você escolheu junto com um pratinho vazio, no qual você pode colocar o shoyu, e uma pastinha verde. A pastinha verde é o wasabi, que você pode usar para dar uma apimentada no sushi.
    • Os sushimans costumam colocar um pouco de wasabi nos rolinhos. Logo, experimente um rolinho antes de apimentar os outros.
    • O sushi também será servido com um acompanhamento de gengibre em conserva, que pode ser bem clarinho ou cor-de-rosa.

    Você sabia? O wasabi ocidental é feito com raiz-forte em pó, semente de mostarda e corante alimentar. Já o wasabi original é preparado com raiz-forte japonesa ralada, o que deixa a pasta bem mais clarinha e menos picante.

  3. Pegue uma peça com os hashis ou com os dedos. Embora comer sushi com hashis seja costumeiro, é perfeitamente aceitável pegar as peças com os dedos. Um bom sushi não deve se desfazer ao ser levantado do prato. [6]
    • O sashimi, por sua vez, costuma ser comido apenas com hashis. Como não leva arroz, ele costuma ser bem fácil de pegar com os palitinhos.
  4. Ponha um pouco de shoyu no pratinho vazio. Em seguida, mergulhe lentamente a peça escolhida no molho por mais ou menos um segundo. Caso esteja comendo nigiri, mergulhe o peixe no molho em vez do arroz para que para não desmontar o sushi. [7]
    • Como o sushi já foi temperado pelo chef, costuma ser falta de educação mergulhar a peça inteira no shoyu. Além disso, você também vai aumentar as chances do sushi se desfazer.
    • Não misture o wasabi no shoyu. Isso também costuma ser considerado falta de educação.
    • Caso o sushi já venha com molho, prove-o antes de mergulhá-lo no shoyu. Pode ser que você goste do sabor escolhido pelo chef.
  5. A maioria das peças de sushi é pequena o bastante para caber dentro da sua boca. Comer o sushi todo de uma vez vai fazer com que você aproveite melhor a combinação do arroz, da alga e do peixe. Caso o sushi seja grande demais para a sua boca, coma-o em duas mordidas, mas pode ser uma boa ideia pedir para o chef preparar peças menores. [8]
    • Embora algumas pessoas digam que você deve colocar o peixe virado para baixo na boca, a posição do sushi só depende de você.
    • Preste atenção na mudança de sabores conforme for comendo o sushi. Talvez você note uma textura macia no começo, por exemplo, seguida por um toque final mais apimentado.
  6. Nós normalmente pedimos vários tipos de sushi ao mesmo tempo para experimentar diferentes sabores. Para refrescar a boca entre um tipo e outro, pegue um pouquinho de gengibre com os hashis e leve à boca. Após comer o gengibre, passe para o próximo sushi da fila. [9]
    • Evite colocar o gengibre sobre o sushi para comê-los juntos.
    • O gengibre pode ser branquinho ou cor-de-rosa se tiver sido complementado com corante alimentar.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Aproveitando a experiência

PDF download Baixe em PDF
  1. Caso seja novo no mundo do sushi, é bem possível que você goste de rolinhos (makis) com peixes cozidos, como salmão defumado e tempura de frutos do mar. Para expandir os seus horizontes, aposte em alguns tipos de nigiri ou sashimi, como: [10]
    • Sake (pronuncia-se "sha-ke" ) - salmão fresco.
    • Maguro — atum azul.
    • Hamachi — atum amarelo.
    • Ebi — camarão cozido.
    • Unagi — enguia de água doce.
    • Tai — luciano-do-golfo.
    • Tako — polvo.
  2. Caso esteja sentado no bar, comente com o chef que está gostando da refeição. Elogie o arroz, por exemplo. Os chefs especializados em sushi levam anos criando a própria receita de arroz. Avise, também, se as peças estiverem grandes demais ou se você quiser provar algum outro tipo de sushi. [11]
    • Caso esteja em uma mesa, mas queira expressar para o chef o quanto você gostou da refeição, veja se o bar tem uma caixinha para gorjetas.
  3. Peça um combinado de rolinhos, nigiri e sashimi para duas ou mais pessoas para curtir uma variedade maior de sabores e texturas. Para tirar as peças do prato comunal, use a parte não pontuda dos hashis. Assim, você evita espalhar germes para os seus amigos. [12]
    • Não há nada de errado em dizer para o seu amigo que você não gosta de determinados rolinhos ou sashimis. O objetivo é que vocês dois apreciem a refeição.
  4. Você provavelmente já ouviu alguém ditando regras a respeito de como comer sushi. Logo, é bem compreensível que você se sinta intimidado. Lembre-se, porém, de que você pode comer sushi do jeito que achar melhor. Caso não consiga pegar o sashimi com os hashis, não há nada de errado em espetar um garfo nele, por exemplo.
    • Concentre-se em curtir ao máximo a experiência em vez de em seguir todas as regras, principalmente se estiver comendo sushi pela primeira vez.
    Publicidade

Dicas

  • Evita usar perfume e desligue o celular quando for a um sushi bar. Assim, você garantirá um ambiente agradável para todos os clientes.
  • Jamais pergunte se o peixe é fresco. Você vai acabar ofendendo o chef. Caso tenha escolhido um restaurante japonês de boa qualidade, pode ter certeza de que os peixes são frescos.
  • Para encontrar um bom restaurante japonês, leia os comentários dos clientes e peça recomendações.
Publicidade

Avisos

  • Comer carne crua pode aumentar as suas chances de pegar uma intoxicação alimentar. Caso esteja grávida ou tenha problemas imunológicos, peça pratos cozidos ou aposte nas opções vegetarianas.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 57 050 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade