PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Apesar de todos os artistas possuírem processos diferentes de criação, ter uma base para trabalhar é útil caso esteja com dificuldades para compor suas músicas. Para compor um rap, siga essas instruções.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Escrevendo a letra

PDF download Baixe em PDF
  1. Ouça uma batida no modo de repetição e permita-se associar ou até mesmo fazer um freestyle em voz alta para que a criatividade comece a fluir. Faça isso por um tempo antes de colocar a caneta no papel. Quando estiver pronto, faça uma lista de todos os conceitos, perspectivas e letras em potencial que tenham surgido em sua cabeça. Utilize esses itens como guia e inspiração para a letra que escreverá. [1]
    • Deixe as ideias descansarem por um tempo. Carregue um bloco de notas para anotar ideias caso tenha alguma inspiração no ônibus, na academia ou no mercado. Assim, será possível capturar a criatividade no momento em que ela nasce e aproveitá-la mais tarde.
  2. Se fosse escrever uma dissertação, você começaria com uma "declaração de tese". Ao escrever um rap, comece com um gancho (que pode ser o seu refrão). Ele deve "resumir" o tema da composição, além de ser único e cativante. Um bom gancho normalmente inspirará os outros elementos da música, como a batida ou o resto da letra, então não desconsidere sua importância. [2]
    • Se estiver com dificuldades para criar algo do nada, inspire-se ou responda a um verso de outra música. Usar referências é diferente de copiar (o famoso plágio) — esse último caso pode até gerar problemas na justiça. O refrão de "Drop it like it's hot" era uma resposta a um single do grupo Hot Boys lançado no início dos anos 2000, mas o Snoop Dogg o transformou em um grande sucesso alguns anos mais tarde. Com alguma pesquisa, você consegue encontrar no YouTube várias "diss" e respostas a elas no cenário do rap.
  3. Siga as palavras . Escolha pontos de sua lista que o inspirem e os transforme em realidade. É nessa hora que suas habilidades de escrita e rima aparecerão. Se você é um rapper experiente, aproveite seus pontos fortes. Se você gosta de produzir metáforas, utilize-as. Se você é um bom contador de histórias, crie uma narrativa.
    • Não fique em seu próprio caminho. O maior erro que você pode cometer ao escrever letras é querer "dizer" algo e forçar conceitos abstratos na sua música. Seja específico e utilize palavras, frases e imagens concretas para manter sua ideia inicial.
  4. Apesar de alguns acreditarem que podem criar raps sobre qualquer coisa, é melhor evitar criar uma música sobre seu império de tráfico de cocaína na quebrada se você for apenas um adolescente que mora no centro. Lembre-se também de que sua música não é melhor ou pior só porque você aborda um tema muito diferentão. Os Beastie Boys criavam raps sobre festas e skates de modo talentoso e único, e eles não se encaixavam nos assuntos ou na imagem tradicional dos rappers. [3]
    • Se quiser escrever sobre algo que não faz, seja absurdo e exagere na letra. Não faça isso com muita frequência, nem com músicas sérias, mas divirta-se e seja criativo.
  5. A menos que seja um rapper famoso mundialmente e que faz mágica com suas canções, seus primeiros rascunhos não serão muito bons. Não há problema algum nisso. O primeiro rascunho de "Like a Rolling Stone", de Bob Dylan, tinha 20 páginas e era terrível. Ao escrever, coloque no papel tudo que vier na mente e vá filtrando o que há de melhor, reescrevendo a letra e trabalhando nela até deixá-la no ponto certo. [4]
    • Concentre-se nos versos e imagens mais memoráveis e remova tudo que não combinar com o tema, o tom ou a história. Se estiver com dificuldades para descobrir o que funciona ou não, tente reescrever a música de cabeça. Isso funcionará como uma peneira – você não será capaz de se lembrar dos pontos mais fracos e terá que criar versos melhores para substitui-los.
    • Uma música média possuirá de 16 a 20 linhas. Elas serão divididas em 3 a 4 estrofes seguidos de um refrão. Tente diminuir sua letra para algo próximo desses valores.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Escolhendo batidas

PDF download Baixe em PDF
  1. Em quase todos os tipos de composição, a melodia surge antes da letra. Isso não é diferente com o rap, os rappers normalmente desenvolvem uma batida e se familiarizam com ela antes de tentar escrever algo. Apesar de você possuir uma pilha de rimas em cadernos, prontas para serem utilizadas em músicas, criar uma canção requer uma batida com a qual possa rimar. Isso criará uma música que não pareça forçada e que combine com a letra.
    • Encontre um produtor online que crie batidas e ouça diversas até encontrar alguma de que goste. Encomende sons ou estilos em particular para conseguir uma faixa original. Se você gosta de amostras orientais e referências à histórias em quadrinhos antigas — como as do grupo Wu-Tang Clan —, envie alguns exemplos ao produtor.
    • Mesmo se tiver uma pequena ideia sobre o tipo de música ou assunto que quer, experimente criar pelo menos três batidas antes de escolher uma. Combinar conteúdo, palavras e música é um processo complicado. Não o apresse.
  2. Use um computador ou equipamento próprio, ou até mesmo utilize seus beatboxes como inspiração. [5]
    • Comece tirando amostragens de músicas R&B ou de soul que goste. O grupo The Meters era uma banda de soul relativamente obscura nos anos 60 que se tornou famosa após ter suas melodias utilizadas em grandes raps. Utilize batidas existentes com o "GarageBand" ou outro software gratuito.
    • Crie batidas com uma máquina de ritmos. A Roland TR-808 é a máquina mais conhecida de todas e foi utilizada na criação de diversos clássicos de rap e hip-hop. Ela possui uma grande variedade de graves, agudos, palmas e outros sons de percussão que podem ser programados em diversos padrões. Também dá para usá-la para processar e manipular as batidas no computador.
  3. Ouça tons de baixo em um sintetizador ou teclado, ou escolha uma música existente e ouça a batida repetidamente até que a melodia se revele. Ouça-a de diferentes ângulos e crie possibilidades únicas. Isso o ajudará a encontrar o gancho ao compor a letra e o refrão da música. [6]
    • Crie uma "faixa rascunho" cantarolando palavras aleatórias sobre a batida para encontrar e memorizar a melodia. Não importa se você cantar bem ou não, pois isso não estará na música final. Explore a batida e encontre uma melodia cantando livremente, cantarolando ou vocalizando.
  4. Algumas são mais alegres e dão vontade de dançar, o que resultará em músicas festivas, enquanto outras são mais sombrias e resultarão em materiais mais sérios ou políticos. Uma batida ser boa não significa que ela é adequada para a música que deseja criar. Ao ouvir , imagine as possíveis músicas que possam sair de cada uma e escolha a que mais combinar com sua ideia.
    • O sentido que a música vai tomar pode surpreender você — e não há problema nisso. Siga seu instinto. Se uma batida "conversa" com você – é hora de começar a criar uma música.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Juntando tudo

PDF download Baixe em PDF
  1. Agora que tem uma boa ideia do som que sua música terá, organize as rimas em estrofes (use até 16 linhas — exemplo: 4 estrofes de 4 linhas). É possível começar cada verso com praticamente qualquer rima, mas é uma boa ideia encerrá-los com rimas que possuam um sentido. [7] Assim o verso não ficará "sobrando". Uma estrutura popular é: [8]
    • Introdução
    • Verso
    • Refrão
    • Verso
    • Refrão
    • Verso
    • Ponte
    • Refrão
    • Outro
  2. Pratique cantar a música com a batida escolhida para refiná-la e otimizar os versos. Lembre-se de que um rap não é uma tese; utilize apenas as palavras necessárias para transmitir a ideia, nada além disso. Não tenha medo de acrescentar uma ou duas pausas, pois elas podem ajudar a enaltecer certos pontos da música.
  3. Cante a letra sobre a batida até memorizar todas as respirações e se cansar de ouvi-las. Apenas então você estará pronto para produzir a música.
  4. Junte-se com um produtor para realizar a gravação e a masterização ou faça tudo por conta própria.
    Publicidade

Dicas

  • Se não conseguir pensar em boas letras, não desista! Dê uma volta e ouça mais músicas para ter novas ideias.
  • Nunca desista! Tente extrair seu rapper interior para se tornar um profissional um dia.
  • Tente reproduzir uma experiência pessoal para criar uma música com paixão. Não crie canções sobre assuntos gerais ou genéricos. Reflita nas dores e alegrias do passado e crie músicas sobre coisas pelas quais seja apaixonado.
  • A chave para fazer sucesso é possuir seu próprio estilo.
  • Ouça seu rapper interior para descobrir o que funciona melhor. Se não tem muita certeza do que dizer, lembre-se de que a ideia é ir além de sua mente/memória. Crie músicas e deixe novas linguagens surgirem. Foque-se em artistas famosos que respeita/ama e veja se isso afeta os resultados.
  • Você não precisa comprar o "FL Studio" para começar. Existem muitos editores de áudio gratuitos (como o Audacity) que são ótimos. Se possuir um computador Macintosh, utilize o "GarageBand", que permite que você realize gravações instantaneamente. Existem também pacotes baratos que podem ajudá-lo, como "FL Studio", "MTV Music Generator", Thightbeatz", "Soundclick" e "Hip Hop Ejay". Entretanto, as melhores batidas possíveis são conseguidas com bandas, então chame seus amigos que saibam tocar guitarra, baixo, bateria ou teclado para tentar criar algo em conjunto.
  • Se precisa de ajuda para escrever a letra, utilize uma ferramenta online .
  • Dê toques especiais nas batidas incluindo instrumentos (como baterias antes do refrão ou baixos e melodias extras) para destacar sua música.
  • Ouça ao Eminem e deixe a mente fluir. Algo surgirá em sua cabeça!
  • Ouça outras músicas e deixe a mente fluir. Ouça batidas de que goste e faça mistura de músicas. Não tenha medo de errar!
Publicidade

Avisos

  • Não desafie outros rappers a menos que seja bom em freestyle e tenha desenvolvido um fluxo único e uma boa cabeça para criação de letras.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 118 714 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade