Baixe em PDF
Baixe em PDF
Leia este artigo para saber como conectar um segundo monitor ao notebook ou desktop. É possível fazer isso tanto no Windows quanto no Mac, mas verifique se o sistema possui suporte para vários dispositivos de exibição ao mesmo tempo.
Passos
-
Verifique se o computador possui suporte a vários monitores. Normalmente, os notebooks aceitarão que outro “display” seja conectado, mas em desktops, pode haver problemas:
- Notebook : em notebooks com ao menos uma saída de vídeo, você poderá conectar um segundo monitor.
- Desktop : o computador deverá ter ao menos duas saídas de vídeo; uma para conectar o monitor primário, e outra para o secundário. Elas não precisam ser do mesmo tipo, apenas da mesma placa de vídeo, o que significa que, se você possuir duas placas, ambos os monitores deverão ser conectados na mesma.
-
Identifique a saída de vídeo do computador. Elas ficam localizadas nas laterais de notebooks, e em desktops, na parte traseira do gabinete (ao lado da saída do monitor primário). Algumas das mais comuns são:
- HDMI : uma saída parecida com um trapézio, comprida em cima e um pouco menor embaixo.
- DisplayPort : lembra um conector retangular, com as laterais mais frisadas.
- USB-C : uma saída fina e oval.
- VGA : também semelhante a um trapézio, com vários “furinhos”. As entradas VGA não são muito comuns em computadores após 2012, mas talvez seja necessário utilizá-las se o computador for novo, e o monitor, antigo (ou vice-versa).
-
Descubra a entrada de vídeo do monitor. Os mais novos deverão ter uma HDMI ou DisplayPort, enquanto outros terão também a VGA.
- Se o monitor em questão for muito antigo, talvez haja uma entrada DVI na parte traseira do segundo. Eles são parecidos com retângulos brancos com vários buracos juntos, e uma seção com buracos separados (essa parte não está em todas as entradas).
-
Compre um cabo para conectar o monitor ao computador. Caso não tenha um cabo para ligar um ao outro (HDMI, por exemplo), procure em uma loja e adquira um.
- Quando o computador e o monitor possuírem uma entrada em comum (HDMI, por exemplo), é mais fácil e barato comprar um cabo que possa ser utilizado para conectá-los, mesmo se um que permita alta definição esteja disponível.
- Nos casos em que a entrada do monitor não corresponder à saída do computador (VGA no monitor e HDMI no computador, como exemplo), você deverá adquirir um adaptador.
- Há certas combinações (como HDMI para DisplayPort) que podem ser compradas em forma de cabos, sem a necessidade de adaptadores.
-
Conecte uma ponta do cabo no computador. Procure a saída de vídeo e encaixe-a.
- Lembre-se de que a saída de vídeo precisa ser parte da mesma placa de vídeo utilizada pelo monitor primário.
-
Conecte a outra ponta do cabo no monitor, encaixando na entrada correspondente na parte traseira do monitor.
- Ao utilizar um adaptador, conecte uma ponta do cabo nele e depois no monitor.
-
Ligue o monitor. Se ele ainda não estiver em uma fonte de energia, use o cabo correspondente para conectá-lo na tomada; depois, pressione o botão para ligá-lo.
- Dependendo do seu computador, a "Área de Trabalho" do sistema poderá aparecer automaticamente no segundo monitor ao ligá-lo.
-
Abra o menu “Iniciar” clicando no logo do Windows no canto esquerdo inferior da tela.
-
Entre em “Configurações”, a seção em forma de engrenagem no canto inferior esquerdo do “Iniciar”.
-
Clique em Sistema , o ícone de uma tela no canto esquerdo superior da tela.
-
Encontre a guia Vídeo , à esquerda. Ela pode já estar aberta ao acessar “Sistema”.
-
Desça a tela e clique em “Vários vídeos”, na seção “Vários monitores”, quase ao fim dessa página. Um menu suspenso será exibido.
-
Escolha uma opção de exibição. Dependendo do que deseja que o segundo monitor faça, clique em uma das alternativas abaixo:
- Duplicar esses vídeos : copia tudo que está no “display” principal do computador ao segundo.
- Estender esses vídeos : cria uma extensão da Área de Trabalho no segundo monitor. Basicamente, o usuário terá mais espaço para trabalhar.
- Mostrar somente em 1 : o segundo monitor ficará apagado e o conteúdo será exibido exclusivamente no primeiro.
- Mostrar somente em 2 : o primeiro monitor ficará apagado e o conteúdo será exibido exclusivamente no segundo.
- Dependendo do computador, mais opções poderão aparecer aqui.
Publicidade
-
Saiba em quais Macs você possa utilizar um monitor a mais. Todos eles possuem suporte a um monitor a mais; no entanto, certos modelos apresentarão apenas uma saída disponível para compartilhar entre carregamento, transferência de arquivos e monitores externos. Caso possua um MacBook com somente uma saída, observe se ele está totalmente carregado e desconectado de periféricos (pendrives ou HD externos, por exemplo) antes de tentar ligá-lo a um monitor.
-
Encontre a saída de vídeo do Mac. Ela é diferente de acordo com o modelo do computador, que poderá apresentar uma (ou mais) saídas na lateral (MacBook e MacBook Pro) ou na parte traseira (iMac):
- USB-C (Thunderbolt 3) : saída no formato oval. MacBooks e MacBooks Pro, bem como os iMacs, terão de uma a quatro.
- Thunderbolt 2 : presente nos modelos mais antigos, é uma saída quadrada.
- HDMI : saída com a parte superior achatada e extensa, e a inferior menor. Também encontrada nos Macs mais antigos.
-
Encontre a entrada de vídeo do monitor. Hoje em dia, elas devem ser DisplayPort ou HDMI, mas há alguns que terão a do tipo VGA.
- Em monitores bem antigos, pode haver uma entrada DVI na parte de trás. Ela é parecida com retângulos brancos e vários buracos juntos, com uma seção de buracos separados (essa parte não está em todas as entradas)
-
Compre um cabo para conectar o monitor ao computador, se for preciso. Adquira um em lojas de informática para ligar um ao outro, como um HDMI, por exemplo.
- Quando o Mac e o monitor tiverem uma conexão em comum (como HDMI), será mais fácil e barato comprar um cabo que possa ser encaixado em ambos, mesmo quando houver uma opção de alta definição disponível.
- Se a entrada do monitor não corresponde à saída do Mac (VGA e HDMI, por exemplo), será preciso comprar um adaptador.
- Há certas combinações (como HDMI para DisplayPort) que podem ser compradas em forma de cabos, sem a necessidade de adaptadores.
-
Insira uma ponta do cabo na saída de vídeo do Mac.
-
Pegue a outra ponta e conecte ao monitor (na parte traseira).
- Ao utilizar um adaptador, conecte-o a uma das pontas para que possa realizar a ligação entre monitor e computador.
-
Ligue o monitor. Insira o cabo de energia na tomada (se ele ainda estiver fora) e pressione o botão de energia do monitor para ativá-lo.
- Dependendo do computador, a Área de Trabalho dele já será replicada assim que o segundo monitor for ligado.
-
Abra o menu Apple clicando no logo da empresa no canto esquerdo superior da tela. Um menu suspenso aparecerá.
-
Clique em Preferências do Sistema… , a opção no menu suspenso. Você acessará a seção “Preferências do Sistema.
-
Aqui, procure por Monitores , embaixo do ícone de uma tela. Uma janela pop-up será exibida.
-
Clique na guia Organização , na parte de cima da janela.
-
Estenda a "Área de Trabalho" para o segundo monitor. Desmarque “Monitores Espelhados”, mais abaixo, para que ele sirva como uma Área de Trabalho maior para o Mac. [1] X Fonte de pesquisa
- Caso queira que o segundo monitor apenas espelhe o principal, pule este Passo.
Publicidade
Dicas
- Geralmente, é mais barato comprar os cabos na internet do que nas lojas.
- Ao utilizar um segundo monitor para estender o primário, leve o ponteiro do mouse à extremidade direita do primeiro para que ele passe ao segundo.
- Você pode acessar as configurações de video no windows apertando a win+p
Publicidade
Avisos
- Se o computador não aceitar mais do que um monitor, será preciso instalar uma placa de vídeo com, no mínimo, duas saídas, para usar mais exibições.
Publicidade
Referências
Publicidade