Baixe em PDF Baixe em PDF

O player da Roku transforma qualquer televisão normal em um “hub” de entretenimento com todos os seus serviços de streaming preferidos! Ele pode ser conectado a qualquer televisão com uma entrada HDMI, ou seja, você poderá usar tanto uma SmartTV quanto um televisor “normal”, e se você tiver o conversor, já poderá também desfrutar de todos os conteúdos! É importante ressaltar que, no Brasil, também estão disponíveis SmartTVs com o serviço integrado, de marcas como Philco e Semp, em diversos varejistas físicos e on-line. Confira as opções aqui . Continue lendo o artigo para saber como instalar, configurar e usar o Roku em sua televisão.

O que você precisa saber

  • Instale o player Roku conectando-o em uma entrada HDMI da sua TV e sintonize-a.
  • Configure o dispositivo escolhendo um idioma, conectando-se a uma rede Wi-Fi e permitindo a atualização do firmware.
  • Vincule o seu Roku e crie uma conta aqui .
Parte 1
Parte 1 de 3:

Instalando o Roku

Baixe em PDF
  1. Há dois tipos principais, que exigem que a TV tenha ao menos uma entrada HDMI livre:
    • Roku Player (1, 2, 3, 4, Ultra ou Ultra LT, Express, Express 4K ou Express+, Premiere ou Premiere+, XS, SE, LT, entre outros): todos os dispositivos da categoria parecem uma “caixinha”. Possuem diversos cabos, entre eles um HDMI e outro de alimentação, além de um controle remoto. No Brasil, estão disponíveis apenas os modelos Express ou Express 4K.
    • Roku Stick : parece um pendrive. Possui um cabo de alimentação USB, controle remoto e duas pilhas alcalinas AA. Não está disponível no Brasil, apenas via importação.
    • Caso o player tenha sido adquirido de outra pessoa ou você deseja configurar o Roku velho em uma outra TV, você pode restaurá-lo às configurações de fábrica .
  2. Todos os modelos HDTV possuem ao menos uma entrada do tipo, que possui formato de trapézio e deverá estar em uma das laterais ou na parte de trás da TV. O processo variará um pouco, dependendo do tipo do seu Roku: [1]
    • Roku Player : conecte uma ponta do cabo HDMI na parte de trás do conversor Roku e a outra ponta na entrada HDMI na lateral ou parte de trás da TV.
    • Roku Stick : insira o conector HDMI na ponta do dispositivo diretamente na entrada HDMI na televisão.
    • Se o stick não estiver conectado devido aos outros cabos, você pode comprar um extensor HDMI para que ele possa ser inserido.
    • Caso a televisão não tenha entrada HDMI, tente usar um adaptador de HDMI para cabos componente ou composto. As entradas são componente se forem vermelhas, verde e azuis e composto se forem vermelhas, brancas e amarelas.
  3. Em TVs com mais de uma, deve haver um número designando a entrada, como HDMI 1, HDMI 2 e assim por diante. Com isso, você poderá rapidamente sintonizar a conexão certa com o Roku.
    • Lembre-se de que é preciso conectar o dispositivo a uma entrada HDMI com suporte a HDCP 1.4 ou 2.2 para assistir conteúdo em 4K ou 4K HDR.
  4. Tanto o player quanto o stick precisam ser conectados a uma fonte de energia (a tomada da parede, por exemplo):
    • Roku Player : a ponta menor do adaptador de energia deve ser plugada na parte de trás do dispositivo, e a outra, em uma fonte de eletricidade.
    • Roku Stick (modelo 3600 e abaixo): conecte a ponta menor do cabo de alimentação micro-USB na parte de trás ou de baixo do dispositivo e a outra ponta na tomada. Algumas TVs possuem entradas USB que podem ser usadas para fornecer energia no lugar da tomada.
    • Roku Stick+ (modelo 3810 e superiores): insira a ponta do cabo de alimentação USB, com um adaptador wireless avançado, na lateral ou na parte inferior do stick. A outra ponta do cabo extensor de energia (também USB) e a fonte devem ser inseridas na tomada. Algumas TVs possuem entradas USB que podem ser usadas para fornecer energia no lugar da tomada; se não houver energia suficiente da entrada USB, o Roku pode parar de funcionar, ficar instável ou apresentar outros comportamentos imprevisíveis.
  5. Ligue o televisor, pressione o botão “Source”, “Video” ou “Input”, no controle, e escolha a entrada HDMI em que o Roku está conectado (HDMI 2, por exemplo). O logo do Roku deverá ser exibido; do contrário, confirme que você colocou na entrada correta.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Configurando o Roku

Baixe em PDF
  1. Utilizando as setas do controle remoto do Roku, navegue pelos idiomas e países até encontrar português e Brasil, respectivamente. Pressione “OK” no controle remoto.
    • O controle do Roku deve parear automaticamente; do contrário, pressione e segure o botão de pareamento por três a cinco segundos até que a luz verde na parte de trás comece a piscar.
    • Para controlar o Roku de um dispositivo móvel, baixe o app para iOS na App Store e para Android na Loja Play Store. Fazer isso transforma o seu celular em um controle remoto para o Roku, além de também poder transmitir conteúdo do dispositivo na TV.
  2. Conecte-se à internet . Para uma conexão sem fio, aperte a seta para direita e escolha “Configurar nova conexão sem fio”; caso a internet seja por cabo (Ethernet), conecte o fio ao Roku, aperte o botão de seta para direita e opte por “Configurar uma rede com fio”. Você também pode selecionar “Conectar-se à internet mais tarde” se não vai fazer streaming imediatamente.”
    • Selecione sua rede Wi-Fi no lado esquerdo da tela. Navegue pelas redes sem fio disponíveis e pressione “OK” para escolher uma. Se, no começo, você não encontrar a rede desejada, escolha “Escanear novamente” para ver todas as redes e aperte “OK”. Lembre-se de que a rede deve ser a mesma que a do seu computador, tablet ou smartphone. [2]
    • Se houver um ícone de um cadeado ao lado do nome de uma rede, você precisa inserir a senha do Wi-Fi. Faça isso usando o teclado virtual e escolha “Conectar”.
    • Pressione “OK” mais uma vez no controle remoto para conectar-se à internet. Se todas as opções ficarem verdes, a internet já está funcionando no Roku! Caso precise aumentar a força do sinal, compre um extensor HDMI para poder colocar o Roku em um lugar melhor.
    • Ao conectar o player do Roku (a versão disponível no Brasil), você também poderá usar um cabo Ethernet em vez do Wi-Fi. O stick não possui uma entrada LAN Ethernet, no entanto.
  3. Assim que ele estiver conectado à internet, você terá que baixar o firmware mais recente; ao fim do processo, o Roku reiniciará. A atualização pode demorar cerca de meia hora ou até mais, dependendo da velocidade da sua internet. Tenha paciência.
  4. Pressione o botão “OK”, no controle remoto do Roku, para determinar a melhor resolução para o televisor; se os resultados não forem os esperados, confirme que todos os cabos HDMI estão bem conectadas e refaça a análise da conexão HDMI. Se a tela estiver com a resolução correta, opte por “Sim, a tela está boa”; do contrário, selecione “Não, vou escolher outra opção” e confirme manualmente o tipo de exibição e a resolução.
    • Quem usa o player terá as melhores configurações determinadas automaticamente para a HDTV.
    • Já no streaming stick, escolha “Set up display type” (Definir tipo de exibição) e permita a execução do processo de configuração.
    • No streaming stick+, opte por “Auto detect display type” (Detectar automaticamente o tipo de monitor) e selecione “OK, go to automatic” (OK, fazer automaticamente) quando pedido.
    • Você pode mudar as opções de exibição depois; basta acessar “Settings” (Configurações) → “Display type” (Tipo de exibição).
  5. Para utilizar o controle remoto do serviço a fim de alterar o volume e desligar o televisor, escolha “Ver configurações do controle remoto” e aperte “OK”. Confirme que o volume está ligado, siga as instruções e aponte o controle ao televisor. Se isso não der certo, tente inserir manualmente a marca da televisão. [3]
    • Você pode escolher “Pular” se preferir que o controle funcione apenas com o Roku.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Ativando o Roku

Baixe em PDF
  1. Será preciso inserir esse código, de cinco a sete dígitos, para ativar o Roku on-line.
  2. Com um computador, Tablet ou smartphone, acesse esta página .
    • Se você for inserir o URL na barra de endereços, cuidado para não cometer qualquer erro de digitação. Há sites que se aproveitam disso para cobrar pela ativação ou configuração do dispositivo, o que o Roku não faz. [4]
  3. Um campo de texto, no meio da tela, é o local em que você deverá fornecer a sequência numérica que o Roku mostrou.
  4. É o botão roxo retangular abaixo do campo de texto, para confirmar o código de ativação.
  5. Se já tiver uma, escolha “Entrar” e digite e-mail e senha; para criar uma, preencha os campos exibidos na página com e-mail, nome de usuário, senha e mais algumas outras informações necessárias.
    • Talvez você tenha que criar um PIN para sua conta. É essa sequência numérica que será utilizada para fazer login na sua TV com Roku, se você optar por protegê-la com senha. Escolha uma das três opções: não pedir o PIN, pedi-lo apenas para fazer compras ou exigi-lo tanto para fazer compras quanto para adicionar canais direto da Roku Channel Store do seu aparelho. [5]
  6. Escolha o método de pagamento que você prefere, como cartão de crédito ou Roku Pay, para facilitar o aluguel ou compra de filmes, para cadastrar-se em sites que fornecem um período de testes e fazer assinaturas. Você pode pular esse passo, por enquanto, escolhendo “Pular, depois eu adicionarei”. [6]
    • Nada será cobrado ao determinar um método de pagamento, mas ele será o padrão ao pagar por alguns conteúdos (assinaturas de streaming, por exemplo) no seu Roku. É claro que o seu consentimento sempre será pedido para autorizar as cobranças.
    • Caso a sua conta já tenha um método de pagamento, pule este passo.
  7. Talvez você tenha que confirmar o e-mail e a senha da sua conta; logo depois, os canais selecionados começarão a ser adicionados ao Roku, um processo que deverá durar alguns minutos.
    • Agora, você já poderá baixar aplicativos , como Netflix, Amazon Prime Video, Disney+, entre outros, à tela inicial do Roku. Basta acessar a “Channel Store” e navegar pelos apps disponíveis.
    Publicidade

Dicas

  • A maioria dos players do Roku possui adesivos para prender perto ou em volta da televisão. Só cuidado para não colocar o dispositivo atrás da TV ou dentro de um gabinete, que pode causar superaquecimento. [7]
  • Para controlar o Roku a partir de um dispositivo móvel, baixe o app acessando a App Store (iOS) ou do Google Play (Android). Isto transformará o celular ou Tablet em um controle remoto e que poderá ser usado para transmitir conteúdo dali para a TV.
  • Se você não conseguir fazer login em sua conta do Roku, acesse esta página para recuperar seu e-mail ou senha:.
  • Você pode ouvir o áudio reproduzido pelo Roku através de fones de ouvido com seu smartphone ou Tablet. Basta baixar o app do Roku na App Store (iOS) ou na Loja Play Store (Android). Quando a audição privada estiver habilitada, nenhum áudio será emitido pelos alto-falantes da televisão. [8]
Publicidade

Avisos

  • Apenas um controle remoto pode ser conectado ao Roku e usar apenas uma sessão de audição privada por vez.
  • Se a luz vermelha não estiver piscando, o Roku está superaquecendo. Desconecte e remova o player da tomada imediatamente. Lembre-se de que ele precisa ficar em um local bem ventilado. [9]
  • Se a luz vermelha na frente do Roku estiver piscando ou a mensagem de energia insuficiente aparecer, é sinal de que o dispositivo não está obtendo energia suficiente da fonte. Confirme que o player está bem conectado à energia; as tomadas de parede são a melhor opção para energizar o Roku. [10]
  • A maioria dos players e streaming sticks do Roku vai perder energia, se conectados a uma entrada USB, quando a TV entra em modo “Standby”. Para que isso não aconteça, é melhor conectá-los a uma tomada usando a fonte de alimentação.
  • Lembre-se de que você precisará adquirir o player “Express+” se quiser rodar conteúdos 4K e HDR em sua televisão, ou então adquirir uma TV 4K com Roku integrado. Saiba mais aqui .
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 55 999 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade