Baixe em PDF
Baixe em PDF
Precisa saber como abrir uma certa porta do roteador para permitir o acesso de um aplicativo à rede? Leia as instruções abaixo para erguer as “barreiras” de segurança, possibilitando a conexão de jogos, servidores, clientes BitTorrent e outros programas ao roteador. No entanto, esteja ciente de que abrir as portas deixa a rede mais vulnerável a ataques.
Passos
-
Verifique se você está conectado à internet . Antes de obter acesso à página do roteador, será preciso conectar-se à internet para exibir o endereço correto e permitir que você estabeleça a ligação ao roteador.
-
Abra o menu “Iniciar” clicando no logo do Windows no canto esquerdo inferior da tela.
-
Acesse o menu “Configurações” selecionando o ícone de uma engrenagem no canto esquerdo inferior do “Iniciar”.
-
Clique em “Rede e Internet”, seção representada pelo ícone de um globo no meio da janela “Configurações”.
-
Quase no fim da janela, entre em Exibir as propriedades de rede .
- Pode ser necessário rolar a tela para baixo para encontrar o link.
-
Vá até a seção "Wi-Fi", que estará ao lado de “Nome”, mais abaixo.
-
Procure por “Gateway padrão”, no fim dessa seção.
-
Anote o número do Gateway padrão, à direita da opção, que é o endereço do roteador.
- O número estará em forma de endereço IP, começando com 192.168.
-
Abra a página do roteador em um navegador de internet. Digite o número do Gateway padrão na barra de endereços e pressione ↵ Enter .
- Por exemplo: se o Gateway padrão for "192.168.1.1", digite 192.168.1.1 na barra de endereços.
-
Insira nome de usuário e senha, ou pule este Passo se não for pedido nenhum dado. Caso já tenha configurado as opções de segurança do roteador (quando o instalou, por exemplo), digite o nome de usuário e a senha; do contrário, as informações a seguir podem ser as credenciais padrões de login de acordo com a marca do roteador: [1] X Fonte de pesquisa
- Roteadores Linksys : digite admin em ambos os campos.
- Roteadores Netgear : insira admin em “Nome de usuário” e password em “Senha”.
- Leia o manual do roteador para confirmar essas informações.
- Caso tenha esquecido os dados de login, pode ser necessário reiniciar o roteador.
- O nome de usuário e a senha do roteador também poderão estar em um adesivo colado no aparelho.
-
Espere que a página de configuração do aparelho seja carregada e siga os passos para redirecionar a porta .Publicidade
-
Verifique se você está conectado à internet . Antes de obter acesso à página do roteador, será preciso conectar-se à internet para exibir o endereço correto e permitir que você se estabeleça uma ligação ao roteador.
-
Abra o menu Apple clicando no logo no canto esquerdo superior da tela; um menu suspenso deverá surgir.
-
Clique em Preferências do Sistema… para abrir o menu de mesmo nome.
-
Nessa tela, selecione o ícone de um globo para abrir o menu Rede .
-
Escolha Avançado… , no canto direito inferior da janela, para que uma tela pop-up surja.
-
Acesse a guia TCP/IP , na parte superior dessa janela.
-
Verifique o número à direita de “Roteador”; esse é o endereço dele.
- Ele estará em forma de endereço IP, iniciando com 192.168.
-
Abra a página do roteador em um navegador de internet inserindo o número do Gateway padrão na barra de endereços e apertando ⏎ Return .
- Por exemplo: se o número padrão for "192.168.1.1", digite 192.168.1.1 na barra de URL.
-
Insira nome de usuário e senha, ou pule esse passo se não for pedido nenhum dado. Caso já tenha configurado as opções de segurança do roteador (quando o instalou, por exemplo), digite o nome de usuário e a senha; do contrário, as informações a seguir podem ser as credenciais padrões de login de acordo com a marca do roteador: [2] X Fonte de pesquisa
- Roteadores Linksys : digite admin em ambos os campos.
- Roteadores Netgear : insira admin em “Nome de usuário” e password em “Senha”.
- O manual do aparelho poderá ter o nome de usuário e senha padrão.
- Caso esqueça as informações de login, será necessário reiniciar o roteador.
- O nome de usuário e a senha do roteador também poderão estar em um adesivo colado no aparelho.
-
Espere que a página de configuração do aparelho carregue. Depois, siga os passos para redirecionar a porta .Publicidade
-
Entenda a interface do roteador. Não existem duas interfaces iguais, portanto, será preciso buscar pela seção de redirecionamento de portas; é mais simples ler o manual do roteador para achá-la facilmente.
- Por exemplo: para procurar a seção de redirecionamento de portas em um roteador Linksys, pesquise por linksys portas e ache o modelo do seu aparelho.
- É preciso também pensar um pouco ao procurar pelos itens do roteador. Se você não encontrar “Avançado” em algum lugar da página do roteador, continue procurando em outras, não desistindo facilmente.
-
Encontre a seção “Redirecionamento de Portas”. A página de cada aparelho é diferente, mas há várias seções que podem ter esse nome, como “Redirecionamento de Portas”, “Aplicativos”, “Jogos”, “Servidores Virtuais”, “Firewall” e “Configuração Protegida”; se a configuração estiver em inglês, observe também “Port Forwarding", "Applications", "Gaming", "Virtual Servers" e "Protected Setup".
- Qualquer seção com a palavra “Porta” (ou "Port") vale a pena investigar.
- Caso não encontre nada do tipo, entre em “Configurações Avançadas” e tente achar algo.
-
Busque as opções pré-configuradas de redirecionamento de portas. Vários roteadores possuem um menu suspenso com preferências já definidas para aplicativos conhecidos; caso esteja procurando abrir as portas para um deles, basta selecionar o programa no menu (“Nome do Serviço”, “Aplicativo” e nomes do tipo); depois, salve as alterações.
- O Minecraft, por exemplo, é um dos programas que as pessoas mais realizam o redirecionamento de portas, e pode ser uma opção pré-configurada do seu roteador.
-
Crie uma entrada personalizada se o programa não estiver na lista pré-configurada. Cada roteador possui uma forma diferente de completar esse processo, mas as informações necessárias são as mesmas para praticamente todos os aparelhos:
- “Nome” ou “Descrição”: digite um nome para o serviço (“Minecraft”, por exemplo). Nem sempre esse passo é necessário, mas já o ajudará a não se perder entre as várias configurações para abrir portas.
- “Tipo” ou “Tipo do Serviço”: aqui, pode ser TCP, UDP ou ambos; se não souber qual selecionar, clique em “Ambos” ou “TCP/UDP”.
- “Entrada” ou “Início”: o primeiro número da porta deve ser inserido aqui. Pesquise pelo correto para garantir que não esteja já em uso por algum aplicativo.
- “Privado” ou “Final”: aqui, coloque o segundo número da porta. Para abrir apenas uma delas, coloque o mesmo número; se for redirecionar várias, insira o que indica o fim dela (por exemplo: “23” no primeiro campo e “33” no segundo para abrir as portas de 23 a 33).
-
Digite o IP privado do computador no campo “IP Privado” ou “IP do Dispositivo”. Para encontrar o valor, clique aqui (PC) ou aqui (Mac) .
- Dependendo do roteador, esse campo de texto poderá já estar preenchido pelo endereço IP do seu computador, e você poderá pular o passo.
-
Salve as configurações clicando em “Salvar” ou “Aplicar”. Às vezes, será pedido que o roteador reinicie para que as alterações tenham efeito.
- Verifique se você marcou “Habilitado” ou “Ativado” ao lado da fileira da porta redirecionada.
Publicidade
Dicas
- Todos os números precisam ser digitados corretamente, já que inserir uma porta errada fará com que o programa não funcione. Revise e veja se eles estão todos certos.
- Há alguns roteadores (como os da D-Link) que possuem o recurso de “port triggering”, que permite que alguns jogos funcionem sem que o endereço IP seja alterado. Esse recurso funciona monitorando as conexões de saída do jogo, automaticamente configurando o redirecionamento das portas de acordo com o endereço IP dele. Geralmente, é preciso acessar a página inicial do roteador para habilitar manualmente a opção.
- Desabilite firewalls e proteções extras do computador ao topar com problemas. Os firewalls do Norton Internet Security e produtos do tipo podem ser muito problemáticos; deixe ativado, no máximo, a proteção nativa do Windows ou Mac.
Publicidade
Avisos
- Nunca abra todas as portas do roteador; hackers poderão invadir sua máquina.
- Ao descobrir que o roteador possui uma senha padrão, altere-a, já que ela é um risco de segurança.
- Sempre use antivírus, antispywares, antiadwares e proteção de firewalls ao alterar as configurações do roteador.
Publicidade
Publicidade