PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Um roteador é um dispositivo que se conecta com vários aparelhos, como computadores e smartphones, a uma rede. Se você acabou de comprar um roteador TP-Link novo, pode configurá-lo facilmente usando o processo de “Quick Setup” na interface de usuário, que pode ser acessada usando um navegador no seu PC. Se não tiver todas as informações que precisa, você pode tentar fazer a rede sem fio funcionar com uma configuração básica. Você pode usar uma interface baseada na web para configurar controles parentais no roteador, assim como atribuir encaminhamento de porta a um dispositivo específico. Este artigo mostrará como configurar um roteador TP-Link.

Método 1
Método 1 de 5:

Configurando o roteador

PDF download Baixe em PDF
  1. Se você tem um modem separado, desconecte-o da tomada para desligar. Se ele tiver uma bateria de emergência, remova-a também.
  2. Você precisará de um cabo ethernet para fazer isso. Use um dos seguintes passos para conectar o roteador à internet.
    • Se o roteador tiver um modem embutido, basta conectar o cabo da internet do provedor na porta "WAN" ou "Internet" na parte de trás do roteador.
    • Se você tiver um modem separado, conecte o cabo de internet da sua casa na porta "WAN" ou "Internet" no modem. Depois, conecte um cabo ethernet a uma porta "LAN" disponível na parte de trás do modem. Por fim, conecte a outra ponta do cabo ethernet à porta "WAN" ou "Internet" na parte de trás do roteador.
  3. Se você tem um modem separado, basta conectá-lo à energia e inserir a bateria de volta ao lugar para ligá-lo novamente.
  4. Use o adaptador AC que veio com o roteador. Conecte-o à saída de energia, que costuma ficar na parte de trás do roteador. Depois, conecte o adaptador a uma tomada. O roteador vai ligar. Espere as luzes na frente dele pararem de piscar para indicar que ele terminou de inicializar.
  5. Você vai precisar de outro cabo ethernet para fazer isso. Conecte um cabo ethernet a qualquer porta "LAN" disponível ao roteador. Depois conecte a outra ponta a uma porta ethernet disponível no seu computador.
    • Se o seu computador não tiver uma porta ethernet disponível, você pode comprar um adaptador USB para ethernet e usá-lo para conectar o cabo ethernet ao seu computador usando qualquer entrada USB que tiver.
    • Se preferir, você pode se conectar ao roteador sem cabos usando o SSID padrão e a senha que vieram escritos na parte inferior ou no manual de usuário.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 5:

Configurando o roteador usando o Quick Setup

PDF download Baixe em PDF
  1. Você pode usar qualquer um no seu computador, como Google Chrome, Safari, Firefox ou o Microsoft Edge.
  2. Digite o endereço de acesso padrão na barra de endereços no topo do seu navegador para abrir a interface de usuário do roteador. Geralmente, você encontra o endereço de acesso padrão escrito embaixo do roteador ou no manual de usuário dele. O endereço de acesso padrão costuma ser um dos seguintes: [1]
  3. Não é a mesma senha do Wi-Fi, e sim a senha que você vai usar para fazer login no roteador e alterar as configurações, caso precise. Uma boa senha (ou seja, uma senha forte) deve ter, no mínimo, oito caracteres e conter letras, números e caracteres especiais. Crie uma senha que você consiga lembrar. Digite a senha duas vezes e clique em Vamos Começar para proceder.
  4. Essa opção guiará você pelo processo de configurar seu roteador. Clique na guia Quick Setup no topo, caso ela ainda não esteja selecionada.
    • Se o modelo do seu TP-Link for mais antigo, clique em Quick Setup no topo do painel do menu à esquerda.
  5. Use o menu suspenso ao lado de "Fuso Horário" para selecionar seu fuso horário atual. Depois, clique em Próximo para continuar.
  6. Clique no botão ao lado do tipo da sua conexão de internet. Você pode selecionar "Dynamic IP", "Static IP", "PPPoE", "L2TP", "PPTP". Se não souber qual é, clique em Detectar Automaticamente no topo da tela. Clique em Próximo quando quiser continuar.
    • O recurso "Detectar Automaticamente" pode não funcionar perfeitamente. Verifique com o seu provedor de internet se não souber ao certo qual o tipo de conexão de internet que você está usando.
    • Se não conseguir obter a informação que você precisa com o provedor, você pode tentar executar o processo usando a configuração básica .
  7. Dependendo do tipo de conexão com a internet que você selecionou, talvez seja necessário inserir o endereço de IP, máscara de sub-rede (que costuma ser "255.255.255.0"), o gateway padrão e seu DNS primário e secundário. Se não souber essas informações, entre em contato com seu provedor de internet. Digite os dados necessários e clique em Próximo .
    • Se for perguntado se você quer clonar o endereço de MAC do computador, verifique com seu provedor de internet para ver se o seu acesso à internet é limitado a um endereço MAC específico. Se sim, verifique se você está usando o computador que tem esse endereço MAC e clique na opção para clonar o endereço MAC. Se não tiver certeza, clique na opção ao lado de "NÃO Clonar o Endereço de MAC do Meu Computador e clique em Próximo .
  8. O nome da rede é o mesmo que as pessoas vão usar para procurá-la quando quiserem se conectar ao seu Wi-Fi. A senha é a que elas usarão para se conectar à sua rede. Digite o nome da rede ao lado de "Nome da Rede (SSID)" e digite a senha ao lado de "Senha". Depois, clique em Próximo para continuar.
    • Se você planeja permitir que seus convidados se conectem à sua rede, escolha uma senha que não seja usada em outros aplicativos ou serviços. Prefira uma senha que você não se importe que os outros saibam.
    • Se o seu roteador é dual-band, você terá que inventar um nome de rede (SSID) separado para a banda 2.4 GHz e para a 5 GHz. A banda 2.4 GHz tem uma internet mais lenta, mas com mais alcance. Já a 5 GHz é mais rápida, mas tem menos alcance. Você pode usar a mesma senha para as duas, mas os nomes delas precisam ser diferentes.
    • Se não quiser que o nome da sua rede apareça nos dispositivos das pessoas quando elas pesquisarem redes Wi-Fi, clique na caixa de seleção ao lado de "Esconder SSID". Você terá que digitar o nome da rede e a senha manualmente quando for se conectar a ela.
    • Se o seu roteador tem suporte para Smart Connect, você pode clicar na caixa de seleção para habilitar o Smart Connect. Isso permite que os dispositivos troquem automaticamente da banda 2.4 GHz para a 5 GHz dependendo da distância que eles estiverem do roteador. [2]
  9. A página de resumo exibe todas as informações que você inseriu até agora. Reveja-as para conferir se estão certas. Clique em Salvar quando quiser continuar.
  10. A página seguinte exibirá os nomes da sua rede e as senhas. Use esse momento para conectar os dispositivos sem fio à rede. Clique em Próximo quando estiver pronto para continuar.
  11. Se você tem um TP-Link ID, digite seu e-mail e senha dele e clique em Log In para conectar-se aos serviços de armazenagem na nuvem e registrar seu roteador. Se não tiver um TP-Link ID, clique em Cadastrar-se Agora , digite um endereço de e-mail, crie uma senha e concorde com os termos e condições para criar um TP-Link ID. Você também pode clicar em Fazer Log In Mais Tarde para pular este Passo.
  12. Parabéns! Você acabou de configurar seu roteador TP-Link. [3]
  13. Assim que terminar de configurar o roteador, atualize o firmware dele. Pode levar alguns minutos para que ele atualize. Assim que terminar, o roteador vai reiniciar automaticamente. Siga os seguintes passos para atualizar o firmware do seu roteador:
    • Digite o endereço de acesso padrão em um navegador de internet.
    • Faça login usando a senha de admin.
    • Clique em Atualizar no canto superior direito.
    • Clique em Upgrade abaixo de "Online Upgrade" se houver uma atualização disponível.
    • Clique em Sim para confirmar.
    • Espere a atualização terminar.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 5:

Configurando o roteador usando o “Basic Setup”

PDF download Baixe em PDF
  1. Você pode usar qualquer um no seu computador, como o Google Chrome, o Safari, o Firefox ou o Microsoft Edge.
  2. Isto abre a interface de usuário do roteador. Geralmente, você encontra o acesso padrão escrito na parte inferior do roteador ou do manual de usuário. O endereço de acesso padrão costuma ser um dos seguintes:
  3. Essa não é a mesma senha da do Wi-Fi, e sim a senha que você vai usar para fazer login no roteador e alterar as configurações, caso necessário. Uma boa senha deve ter, no mínimo, oito caracteres e conter uma mistura de letras, números e caracteres especiais. Crie uma senha que você consiga lembrar. Digite uma senha que você consiga lembrar. Digite a senha duas vezes e depois clique em Vamos Começar para continuar.
  4. É a segunda guia no topo da tela. Isso permite que você configure seu roteador usando o passo a passo básico com o menor número de informações possível.
  5. E a terceira opção no painel do menu à esquerda. Isso permite que você configure suas configurações sem fio.
  6. A maioria dos roteadores sem fio dual-band têm duas redes que você pode habilitar e conectar-se. A banda 2.4 GHz tem internet mais lente, mas abrange uma área maior. A banda 5 GHz tem internet mais rápida, mas menos abrangência. Clique na caixa de seleção ao lado das redes que você quer habilitar. Você pode habilitar as duas ao mesmo tempo.
  7. O nome da rede é o nome que as pessoas vão procurar quando quiserem se conectar à sua rede sem fio. A senha é o que elas terão que digitar para conseguir fazer a conexão com o seu Wi-Fi. Você terá que digitar nomes diferentes para cada banda (2.4 GHz e 5 GHz), mas você pode usar a mesma senha para as duas.
    • Se você planeja permitir que seus convidados se conectem à sua rede, tome o cuidado de não usar uma senha que seja usada em outros aplicativos ou serviços. Use uma senha que você não se importe que as pessoas saibam.
    • Se estiver usando um modelo de TP-Link mais antigo, você terá para clicar em Wireless 2.4 GHz e Wireless 5 GHz no menu à esquerda para configurar as duas bandas da rede.
    • Se não quiser que o nome da sua rede apareça nos dispositivos das pessoas quando elas forem procurar uma rede Wi-Fi para se conectar, clique na marca de seleção ao lado de "Esconder SSID". Você terá que digitar o nome da rede e senha manualmente quando for se conectar a ela.
  8. É o botão azul que fica no canto inferior direito. Fazê-lo salvará as configurações da sua rede.
  9. Quando você muda o nome e a senha da sua rede sem fio, seu computador e seus dispositivos terão as sessões automaticamente desconectadas. Entre novamente usando o nome da rede (SSID) e senha que definiu nas configurações do roteador. Agora você conseguirá se conectar à internet.
  10. Assim que terminar de configurar o roteador, é uma boa ideia verificar a atualização do firmware. Podem levar alguns minutos para que o roteador atualize. Assim que terminar, ele vai reiniciar automaticamente. Siga o passo a passo abaixo para atualizar o firmware do seu roteador:
    • Digite o endereço de acesso padrão em um navegador.
    • Faça login usando a senha de admin.
    • Clique em Atualizar no canto superior direito.
    • Clique em Upgrade abaixo de "Online Upgrade", se houver uma atualização disponível.
    • Clique em Sim para confirmar.
    • Espere a atualização terminar.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 5:

Configurando controles parentais

PDF download Baixe em PDF
  1. Você pode usar qualquer navegador de internet no seu computador, como o Google Chrome, o Safari, o Firefox ou o Microsoft Edge. Você pode usar uma interface baseada na web para configurar controles parentais no seu roteador TP-Link. Você pode usar os controles parentais para bloquear sites ou palavras-chaves em dispositivos específicos, bem como parar definir limites de tempo em determinados dispositivos.
  2. Isso abre a interface de usuário do roteador. Geralmente, você encontra o endereço de acesso padrão na parte inferior do roteador ou no manual de usuário. O endereço de acesso padrão geralmente é um dos seguintes:
  3. Essa é a senha que você configurou quando abriu a interface de usuário durante a configuração inicial do roteador. Digite a senha administrativa e clique em Log In .
    • Se você não configurou uma senha administrativa ainda, digite uma nova senha e clique em Vamos Começar . Depois, clique em Quick Setup e faça os passos iniciais do processo.
  4. É a segunda guia no topo da página. Ela permitirá que você configure seu roteador usando passos básicos e com poucos dados.
  5. É a quinta opção no menu à esquerda. Ela tem um ícone que lembra uma pessoa grande e uma criança pequena.
  6. Digite um nome para o perfil de controle parental ao lado de "Nome".
  7. Siga o passo a passo a seguir para fazer isso:
    • Clique no ícone de adição (+) grande abaixo de "Dispositivos".
    • Clique na caixa de seleção ao lado do(s) dispositivo(s) aos quais quer aplicar as configurações.
    • Clique em Salvar no canto inferior direito.
  8. Se os dispositivos listados abaixo de "Dispositivos" estiverem corretos, clique em Próximo no canto inferior direito para continuar.
  9. Você pode digitar uma palavra-chave para bloquear o conteúdo de qualquer site que contenha essa palavra-chave ou pode digitar o nome de um site ou aplicativo específico.
    • Você pode adicionar quantas palavras-chaves ou sites quiser bloquear.
  10. Quando tiver digitado todas as palavras que quer bloquear, clique em Próximo para continuar.
  11. Para fazer isso, clique na caixa de seleção ao lado de Habilitar abaixo de "Limites de Tempo". Depois, use a barra deslizante para definir um limite diário para a conexão de internet de determinado dispositivo por dia. Você pode definir um limite diário separado para os dias de semana (segunda a sexta) e finais de semana (sábado e domingo).
  12. Isso bloqueia o acesso à internet no dispositivo durante os horários de dormir. Para definir um, clique na caixa ao lado de Habilitar , abaixo de "Hora de Dormir". Depois use as caixas ao lado de "De:" e "Até:" para definir um período de tempo no qual o dispositivo ficará sem acesso à internet (por exemplo, "De: 21 h Até: 6 h"). Você pode definir um horário de dormir diferente para os finais de semana também.
  13. Isto salva o perfil. Você pode adicionar mais perfil para criar restrições diferentes. [4]
    Publicidade
Método 5
Método 5 de 5:

Configurando Encaminhamento de Porta

PDF download Baixe em PDF
  1. Você pode usar qualquer navegador de internet no seu computador, como o Google Chrome, o Safari, o Firefox ou o Microsoft Edge. Se um computador ou dispositivo precisar de acesso a uma porta específica ou um endereço externo da web, você pode configurar o encaminhamento de porta no seu roteador para permitir que o dispositivo se conecte diretamente com a internet externa. Você pode configurar o encaminhamento de porta na interface baseada na web.
  2. Isso abre a interface de usuário do roteador. Geralmente, você encontra o endereço de acesso padrão escrito embaixo do roteador ou no manual de usuário dele. O endereço de acesso padrão costuma ser um dos seguintes:
  3. Essa é a senha que você configurou quando abriu a interface de usuário na configuração inicial do roteador. Digite a senha administrativa e clique em Log In .
    • Se não criou uma senha administrativa ainda, digite uma nova senha e clique em Vamos Começar . Depois, clique em Quick Setup e faça o processo de configuração inicial.
  4. É a terceira guia no topo da tela. É aqui que você pode mexer nas configurações avançadas do seu roteador TP-Link.
  5. Seu endereço de IP público estará escrito ao lado de "Endereço de IP" na caixa escrito "Internet". Seu endereço de IP privado estará escrito ao lado de "Endereço de IP" na caixa "WAN". Anote os dois números.
  6. Para fazer isso, clique em Rede no painel do menu à esquerda para expandir o menu Rede. Depois, clique em DHCP Server no menu abaixo de "Rede".
  7. Para fazer isso, desça até a tabela "Lista de Cliente DHCP". Ela lista todos os dispositivos conectados à sua rede. Identifique o dispositivo para o qual você quer aplicar o encaminhamento de porta usando o nome dele. Depois, anote o endereço de IP e MAC atribuídos a ele.
  8. A opção estará ao lado de um ícone de sinal de adição (+) no canto superior direito da página da web. Isso permite que você digite uma reserva de endereço para o dispositivo.
  9. Digite ou copie e cole o endereço de MAC ao lado de Endereço de MAC . Depois, insira o endereço de IP ao lado de Endereço de IP . Digite uma descrição, se quiser. Clique em Salvar . Isso garante que o roteador sempre atribua este endereço de IP ao dispositivo em questão.
  10. Para fazer isso, desça e clique em Encaminhamento NAT no painel do menu à esquerda. Depois, clique em Servidores Virtuais .
  11. Os serviços incluem HTTP, FTP, DNS, Gopher, NNTP e etc. Para selecionar um tipo de serviço, clique em Visualizar Serviços Existentes ao lado de "Tipo de Serviço". Depois clique em Escolher ao lado do tipo de serviço que você quer selecionar. O número da porta do serviço em questão estará preenchido automaticamente.
    • Se o serviço ao qual você está se conectando usa um número de porta diferente que o que está autopreenchido, você terá que verificar com o serviço para descobrir o número correto da porta.
  12. Digite o mesmo endereço de IP que você atribuiu anteriormente ao dispositivo ao lado de "Endereço de IP Interno". Clique em Salvar no canto inferior direito quando terminar. Isso atribui o encaminhamento de porta ao dispositivo.
    • Para visitar o servidor que você acabou de adicionar ao navegador na sua rede ou fora da rede, digite o endereço de IP público na barra de endereços, seguido por dois pontos (:) e pelo número da porta (por exemplo, 119.139.172.01:80). [5]
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 13 680 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade