Baixe em PDF
Baixe em PDF
Berinjelas podem ser congeladas se você pretende cozinhá-las num outro dia. Para congelar o vegetal, você precisa limpar, fatiar e branquear antes de colocá-lo no forno. Outra alternativa é congelar berinjelas assadas ou à parmegiana. Aqui vão as instruções.
Passos
-
Escolha uma berinjela fresca. Quando mais fresca, mais tempo vai durar após o congelamento.
- Qualquer berinjela que você for congelar deve estar madura, mas com as sementes ainda um pouco verdes. Procure berinjelas com casca escura uniforme.
- Não use o fruto com pontos murchos ou manchas na casca.
- As variedades pretas tradicionais tendem a desmanchar menos que as roxas no freezer, mas teoricamente qualquer espécie pode ser congelada para uso posterior. Apenas mantenha em mente que a textura vai ficar mais mole depois de congelar o vegetal, mas esse não costuma ser um problema se você pretende cozinhá-lo depois de descongelar.
- Se não puder congelar as berinjelas imediatamente, guarde-as na geladeira até estar pronto. Porém, quando mais cedo você congelá-las, melhor.
-
Lave as berinjelas. Enxágue-as em água fria corrente, esfregando levemente com os dedos para remover qualquer sujeira.
- Se você colheu a berinjela no seu próprio jardim e tiver dificuldades em remover toda a sujeira, pode usar uma escovinha.
-
Fatie as berinjelas. As fatias descascadas devem ter cerca de 0,8cm.
- Use uma faca afiada para cortar cerca de 0,6cm do topo e da base da berinjela.
- Remova a casca com um descascador. Equilibre a berinjela sobre um dos cortes da base ou do topo e descasque inteira.
- Use uma faca afiada para cortar a berinjela restante em fatias de cerca de 0,8cm cada.
- Trabalhe rapidamente e só corte as berinjelas que você pretende branquear de cada vez. Berinjelas cortadas começam a oxidar depois de meia hora.
Publicidade
-
Ferva água em uma panela grande. Coloque água até cerca de 2/3 da panela. Leve para ferver em fogo alto.
- Espere ferver bem.
- Certifique-se de que sua panela é grande o suficiente para acomodar toda a berinjela que você cortou. Você pode branquear as berinjelas em etapas caso não tenha nenhuma panela que acomode todas as fatias, mas tente sempre cortar apenas a quantidade de berinjelas que você consegue branquear de uma vez.
-
Adicione suco de limão à água fervente. Coloque meia xícara (125 ml) de suco de limão para cada 4 litros de água utilizados. [1] X Fonte Confiável National Center for Home Food Preservation Ir à fonte
- O suco de limão previne a oxidação das berinjelas sem afetar demais o sabor.
-
Prepare uma tigela grande de água com gelo. A tigela deve ter o tamanho da panela de água fervente.
- Use uma bandeja de gelo ou mais para garantir que a água fique bem fria.
- Certifique-se de que a água gelada está pronta antes de começar o branqueamento.
-
Branqueie as berinjelas. Coloque as fatias na água fervendo e as branqueie por 4 minutos.
- O branqueamento destrói as enzimas que fazem com que a berinjela se desmanche com o tempo. Se você não branqueá-las, elas começam a perder o valor nutricional, cor e sabor em menos de um mês, mesmo congeladas.
- Você pode usar a mesma água para branquear berinjelas até cinco vezes. Pode ser preciso adicionar mais água e suco de limão conforme o nível diminui.
-
Transfira rapidamente as berinjelas para a água gelada. Assim que estiverem branqueadas, use uma escumadeira para retirar as fatias da água fervente e mergulhá-las em água gelada.
- Quando resfria as berinjelas rapidamente, você para o processo de cozimento.
- Deixe as fatias na água gelada por 4 a 5 minutos, ou até que também estejam geladas.
- Adicione mais água com gelo à tigela caso necessário para manter a temperatura correta.
-
Seque as berinjelas. Tire-as da água gelada com uma escumadeira e deixe secar numa peneira, ou use várias folhas de papel-toalha.Publicidade
-
Coloque as berinjelas em um recipiente apropriado para o freezer. Você pode usar um saco plástico ou um pote com tampa.
- Se for usar sacos plásticos, remova o máximo de ar possível para evitar que o as frio queime os vegetais. Sacos selados a vácuo são a melhor opção, mas também pode usar sacos seláveis comuns, desde que próprios para uso no freezer.
- Se for guardar as berinjelas em potes com tampa, deixe pelo menos 1,3cm de espaço sobre elas. Esse espaço extra permite que as berinjelas expandam ao congelar.
- Recipientes de vidro não são recomendados para uso no freezer.
- Marque a data atual na sacola ou pote para que, no futuro, você saiba há quanto tempo suas berinjelas estão guardadas.
-
Separe as fatias com filme plástico, caso desejado. [2] X Fonte de pesquisa Se você planeja usá-las separadas no futuro, disponha as folhas bem secas alternadas com camadas de filme plástico.
- Esse passo é opcional, mas se você não o seguir, as fatias vão grudar depois de congeladas.
-
Congele até o momento de usar. Berinjelas congeladas costumam durar cerca de nove meses.
- Se estiverem bem congeladas e embaladas a vácuo, duram cerca de 14 meses.
Publicidade
-
Asse as berinjelas antes de congelar. Outra forma de congelar as berinjelas é pré-cozê-las antes. [3] X Fonte de pesquisa
- Pré-aqueça o forno a 200°C. Prepare uma assadeira rasa cobrindo-a com papel-alumínio.
- Fure as berinjelas várias vezes com um garfo. Furar a casca evita que a pressão no interior aumente demais enquanto assa. Quanto mais furos fizer, mais seguro.
- Asse as berinjelas por 30 a 60 minutos. Estarão prontas quando começarem a murchar dentro do forno. Berinjelas menores levam apenas trinta minutos, mas as maiores podem levar até uma hora.
- Retire a polpa. Quando as berinjelas estiverem frias, corte-as com uma faca no sentido do comprimento. Use uma colher de metal para retirar a polpa.
- Coloque-as em recipientes hermeticamente fechados. Deixe cerca de 1,3cm de espaço em cada recipiente.
- Congele por até 12 meses.
-
Prepare as fatias para fazer berinjela à parmegiana. Se você planeja fazer as berinjelas à parmegiana, pode empaná-las em farinha de rosca e congelar sem assá-las.
- Lave e fatie as berinjelas como se fosse congelá-las puras e branqueadas.
- Mergulhe cada fatia em leite, ovo batido ou massa de empanar.
- Cubra as fatias com uma mistura de farinha de rosca e temperos. A farinha de rosca pode ser temperada com ervas italianas, queijo parmesão ou usada pura.
- Embrulhe as fatias em papel encerado. Em vez de simplesmente intercalar as fatias com filme plástico, certifique-se de que cada fatia empanada está completamente embrulhada em uma folha de papel encerado.
- Congele por até 6 meses.
- Para usar, descongele as fatias na geladeira e asse ou frite como de costume.
Publicidade
Materiais Necessários
- Faca de cozinha afiada
- Descascador de legumes
- Escova para vegetais
- Panela grande
- Tigela grande
- Pote ou saco próprio para freezer
- Filme plástico
- Assadeira
- Papel-alumínio
- Garfo
- Luvas térmicas
- Papel encerado
Referências
Publicidade