Baixe em PDF
Baixe em PDF
A tristeza é uma emoção comum [1] X Fonte de pesquisa e é gentil de sua parte querer consolar um amigo, um parente, um parceiro ou um conhecido que esteja triste. [2] X Fonte Confiável PubMed Central Ir à fonte Você pode ajudar alguém demonstrando interesse (empatia, carinho e valorização dos sentimentos, por exemplo), ajudando a pessoa a se sentir melhor e fazendo algumas atividades com ela.
Passos
-
Aproxime-se. Para ajudar alguém que está triste, você precisa se aproximar para conversar. Como será feita a aproximação vai depender da relação com a pessoa.
- Chegue perto e puxe conversa. Pode começar com algo trivial como, “Oi, como vai?”. Se ela responder simplesmente “bem”, diga que ela parece triste e se ofereça para conversar. Se a pessoa recusar a oferta, respeite a decisão. Seja compreensivo e se mostre à disposição caso ela queira desabafar. Você pode tentar outra aproximação depois, se desejar.
-
Ofereça amparo. Diga que está ali para apoiá-la. [3] X Fonte de pesquisa
- Diga o quanto se importa com o bem-estar dela. Ofereça ajuda e tente quebrar o gelo com algo do tipo, “Eu sei que está muito triste. Estou aqui para você”.
- Pergunte o que pode fazer para ajudar. Experimente dizer algo como, “Gostaria de ajudar de alguma forma. Há algo que eu possa fazer? Podemos conversar, se quiser".
-
Demonstre empatia. Estar alinhado com as emoções de outra pessoa faz parte de ser empático. Se ela estiver triste, demonstre preocupação. Tente se ver nela para compreender essas emoções. Não ria se a pessoa estiver triste ou chorando.
- Expresse carinho e compreensão. Use o contato físico: ofereça um abraço ou segure as mãos dela, se isso for deixá-la à vontade e for apropriado. [4] X Fonte de pesquisa Você também pode perguntar se pode dar um abraço.
-
Valorize os sentimentos. Muita gente reage com tristeza às adversidades, o que pode ser normal em uma situação complicada. [5] X Fonte de pesquisa Valorizar ou neutralizar a tristeza pode ajudá-la a substituir o sentimento de desalento pelo de aceitação. [6] X Fonte de pesquisa
- Diga algo como, “Eu entendo que está triste, faz todo o sentido nessa situação complicada. Lamento muito que esteja passando por isso.”
- Não tente inibir as emoções. Nunca diga algo como “Não fique triste”. Esse tipo de comentário minimiza os sentimentos da outra pessoa.
- Outra forma de neutralizar os sentimentos é esclarecendo sobre a tristeza, o luto e a perda. [7] X Fonte de pesquisa www.mccombwagner.com/download/24712/TheFiveStagesofG.pdf Experimente explicar que os sentimentos de negação, raiva e outras emoções inerentes ao luto são completamente normais nesse tipo de situação.
-
Deixe-a chorar. O choro pode aumentar a sensação de bem-estar ao liberar as emoções presas. [8] X Fonte de pesquisa Incentive a pessoa a deixar os sentimentos fluírem. [9] X Fonte de pesquisa
- Fique ao lado dela no momento do choro. Ofereça um lenço, afague as costas dela (se for apropriado) ou a incentive a colocar tudo para fora.
- Algo apropriado a se dizer é “Tudo bem chorar. É bom colocar os sentimentos para fora de vez em quando.”
- Evite fazer comentários pedindo que ela pare de chorar. O sinal que envia ao dizer algo assim é que não é certo colocar as emoções para fora e que a tristeza dela o incomoda.
-
Ouça ativamente. A escuta ativa é colocar o foco total na outra pessoa e na experiência dela. Não fique pensando na próxima coisa a dizer, simplesmente ouça o que ela está dizendo.
- Faça perguntas claras para mostrar que está atento à conversa. Você pode dizer, “Pelo que estou entendendo, sua tristeza é porque perdeu seu cachorro e quer encontrá-lo, não é isso?”
-
Dê espaço. Respeite o espaço e as vontade da outra pessoa. Se ela não quiser falar sobre o assunto que a incomoda, ainda assim poderá ajudá-la a se sentir melhor fazendo alguma atividade juntos.
- Para mostrar que entende a necessidade de espaço, você pode dizer, “Eu entendo se você não quiser conversar ou se quiser ficar sozinha. Estou aqui para você se desejar conversar ou fazer algo."
Publicidade
-
Seja otimista e esperançoso. [10] X Fonte de pesquisa Você não pode se deixar abater pela tristeza alheia. É preciso regular as próprias emoções e não se impressionar, senão não conseguirá ajudar quem realmente necessita.
- Dê um tempo na conversa. Uma desculpa de que precisa ir ao banheiro, por exemplo. Respire fundo e coloque suas emoções para fora também.
-
Ofereça um presente. De acordo com as cinco línguas do amor, muitas pessoas veem nos presentes uma maneira de mostrar amor e apoio. [11] X Fonte de pesquisa Um presente pode animar quem está triste, e a atitude mostra que você está pensando nela.
- Dê presentes como flores, um cartão, ou o chocolate favorito.
- Se estiver com pouco dinheiro, escreva uma carta ou faça você mesmo um presente.
-
Ajude a mudar o pensamento negativo. [12] X Fonte de pesquisa Pensamentos negativos (e fictícios) podem aumentar a tristeza ou a culpa. Algumas pessoas tendem a personalizar eventos ou situações, e isso pode acabar criando emoções negativas desnecessárias. [13] X Fonte de pesquisa
- Um exemplo do que a pessoa pode pensar: “É culpa minha Fido ter fugido.” Ajude-a a redirecionar esse tipo de pensamento oferecendo alternativas e discordando gentilmente. Você pode dizer algo como, “Você ama o seu cachorro e faz tudo o que pode por ele. Talvez ele tenha simplesmente saído e não conseguiu encontrar o caminho de volta para casa."
- Algumas pessoas tentam prever os acontecimentos de forma negativa, dizendo coisas como “Eu nunca encontrarei meu cachorro.” Esse pensamento é inútil, porque ela não sabe o que vai acontecer. Você pode dizer, com delicadeza, algo como, “Não há mais possibilidades de encontrá-lo? Vamos torcer para conseguir trazê-lo de volta.”
- Evite culpar os outros. [14] X Fonte de pesquisa Incentive a pessoa a se concentrar na situação em vez de ficar pensando em como os outros contribuíram para o problema. Além de aumentar a raiva, o pensamento só vai atrapalhar na resolução do contratempo.
-
Ajude a resolver o problema. A tristeza às vezes impede que a pessoa pense racionalmente e consiga solucionar o impasse. Incentive-a a observar as emoções como fontes de informações. A tristeza está dizendo que algo está errado e precisa ser solucionado. [15] X Fonte de pesquisa Em seguida, você pode ajudá-la a pensar numa alternativa para tentar resolver o problema.
- Por exemplo, se a pessoa perdeu o cachorro, você pode dizer, “Vamos pensar numa solução. O que você acha que devemos fazer primeiro?”
- Ofereça possíveis soluções. Você pode dizer, por exemplo, “Tenho uma ideia! Por que não ligamos para os abrigos de animais para ver se alguém o encontrou?”
Publicidade
-
Encoraje os mecanismos de enfrentamento positivos. Tente ajudar encontrando maneiras saudáveis de enfrentar um problema. Essa é uma forma de lidar com sentimentos e situações negativas e conseguir se expressar sem causar mais dor ou danos. [16] X Fonte de pesquisa
- Alguns exemplos desses mecanismos para lidar com a tristeza são: atividades religiosas ou espirituais, exercícios criativos (artísticos), atividades relacionadas à natureza, exercícios físicos ou meditação.
- Evite bebidas alcoólicas ou substâncias em excesso. [17] X Fonte de pesquisa Além de perigoso, nada disso vai ajudar a diminuir a tristeza. Para desencorajar o uso de bebidas ou drogas, ofereça alternativas. Você pode dizer, “Eu li que o consumo do álcool como forma de enfrentar um problema acaba criando outros e reduz a habilidade de lidar com as emoções e com a situação em si. Por que não assistimos, em vez disso, a um filme de comédia?"
-
Distraia a pessoa. [18] X Fonte de pesquisa Às vezes as pessoas ficam ruminando uma situação e se prendendo aos pensamentos negativos. [19] X Fonte de pesquisa Distraia a sua amiga para ajudá-la a diminuir esse sensação.
- Alguns exemplos que podem ajudar na distração: assistir a um filme alegre, ouvir música animada, dançar, dar nomes aos objetos da sala e brincar com um jogo.
-
Passem mais tempo juntos. Passar um tempo com a pessoa pode ser um consolo e um grande apoio para ela. [20] X Fonte de pesquisa O apoio é essencial para ajudar alguém a superar a tristeza.
- Façam atividades criativas. Pintar, desenhar, tocar instrumentos musicais, escrever músicas e fazer velas são algumas ideias.
- Aproveitem a natureza. Façam um piquenique em um lugar bonito. Vão à praia e relaxem na areia.
- Façam exercícios. Uma corrida, ou simplesmente uma caminhada, são ótimas opções.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.btmar.org/files/files/buddhist_psychotherapy.pdf#page=226
- ↑ http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2852199/
- ↑ http://www.researchgate.net/profile/Inger_Benkel/publication/23416008_Family_and_friends_provide_most_social_support_for_the_bereaved/links/54e18e660cf2953c22bb05ce.pdf
- ↑ http://jaicobooks.com/j/pdf/5%20love%20languages%20singles.pdf
- ↑ http://www.btmar.org/files/files/buddhist_psychotherapy.pdf# page=226
- ↑ http://orbi.ulg.ac.be//bitstream/2268/5988/2/Moira%20PAID%202008.pdf
- ↑ www.mccombwagner.com/download/24712/TheFiveStagesofG.pdf
- ↑ https://pure.uvt.nl/portal/files/908339/MedPsy_Hendriks_Why_EmoReg_2008.pdf
- ↑ http://www.researchgate.net/profile/Janice_Zeman/publication/14494889_Display_rules_for_anger_sadness_and_pain_it_depends_on_who_is_watching/links/0c96052cadaebecba1000000.pdf
- ↑ http://www.researchgate.net/profile/George_Bonanno/publication/8909498_Loss_trauma_and_human_resilience_have_we_underestimated_the_human_capacity_to_thrive_after_extremely_aversive_events/links/0deec5337810d114ee000000.pdf
- ↑ http://jaicobooks.com/j/pdf/5%20love%20languages%20singles.pdf
- ↑ http://www.getselfhelp.co.uk/docs/UnhelpfulThinkingHabits.pdf
- ↑ http://www.btmar.org/files/files/buddhist_psychotherapy.pdf# page=226
- ↑ http://orbi.ulg.ac.be//bitstream/2268/5988/2/Moira%20PAID%202008.pdf
- ↑ https://www0.gsb.columbia.edu/mygsb/faculty/research/pubfiles/1530/informational%20properties%20of%20anxiety%20and%20sadness%20and%20displaced%20coping.pdf
- ↑ http://www.btmar.org/files/files/buddhist_psychotherapy.pdf# page=226
- ↑ http://www.researchgate.net/profile/Cynthia_Mohr/publication/26655531_Coping-Anxiety_and_Coping-Depression_Motives_Predict_Different_Daily_Mood-Drinking_Relationships/links/0912f50cf703ef0256000000.pdf
- ↑ http://www.researchgate.net/profile/HAW_Schut/publication/46664149_Attachment_in_coping_with_bereavement_A_theoretical_integration/links/00b7d52f11dffc31a5000000.pdf
- ↑ http://orbi.ulg.ac.be//bitstream/2268/5988/2/Moira%20PAID%202008.pdf
- ↑ http://jaicobooks.com/j/pdf/5%20love%20languages%20singles.pdf
Publicidade