PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Uma hora ou outra, as atitudes de alguém podem acabar deixando mágoas. No caso de ter sido magoada por um homem, o melhor a fazer é se esforçar para encontrar uma maneira de contar a ele como se sente. Para isso, reserve um tempo para refletir sobre o ocorrido e decidir como se expressar. Em seguida, prepare-se para a conversa. Por fim, coloque em prática algumas estratégias que a ajudarão a seguir em frente e a evitar se magoar novamente no futuro.

Método 1
Método 1 de 3:

Decidindo como agir

PDF download Baixe em PDF
  1. Antes de se precipitar e partir para uma discussão, pare um pouco e reflita sobre a situação e sobre as suas emoções. Já aconteceu algo parecido entre vocês antes? Será que não está exagerando na reação?
    • Tente registrar tudo em um diário ou em um pedaço de papel. Para isso, ajuste o despertador para dez minutos e comece a escrever tudo o que vier à cabeça.
    • É importante se acalmar antes de tomar alguma providência; mas não demore muito, pois o responsável por magoá-la pode acabar se esquecendo do que fez. [1]
  2. 2
    Escute os seus sentimentos. Se estiver se sentindo arrasada neste exato momento, cuide de sua dor primeiro. Assim, mais calma, poderá conversar melhor e com a cabeça no lugar. Dê um pouco de atenção a si mesma. [2]
    • Tome um banho relaxante, coma algo nutritivo, escreva no seu diário, passe um tempo com os amigos ou apenas fique a noite inteira largada no sofá.
  3. 3
    Busque uma segunda opinião. Assim que conseguir um espaço para respirar, procure o conselho de alguns amigos de confiança ou familiares. Diga a eles o que aconteceu e escute o que eles têm para dizer. [3]
    • Como eles enxergaram o ocorrido? Reagiram da mesma forma que você? Pode ser que eles confirmem, ou não, o seu ponto de vista.
    • Peça a opinião de pessoas que não sejam radicalmente contra nem a favor do homem em questão.
  4. Pense em como ele reagirá quando a ouvir dizendo que está magoada com ele. Recorra a situações do passado para tentar prever como ele reagirá. [4]
    • Por exemplo, ele, normalmente, faz-se de vítima das circunstâncias e afirma que não a magoou? Ele costuma pedir perdão, mas não de forma sincera? Aproveite tudo o que já viveu, para não esperar uma reação muito distante daquelas que já presenciou.
  5. 5
    Analise se vale a pena se esforçar. Compare o que espera alcançar por meio de uma conversa e qual pode ser, de fato, o resultado que ela trará. As suas necessidades serão, mesmo, atendidas por ele? Vale a pena expor seus sentimentos só para, no fim, eles serem ignorados?
    • Deixe a importância que tem o relacionamento decidir se vale a pena ou não se esforçar por ele. Se você foi magoada pelo seu marido, namorado, por um amigo ou parente, pode até ser possível empurrar todo o ocorrido para debaixo do tapete. No entanto, em se tratando de um romance casual ou apenas de um conhecido, prefira simplesmente afastar-se. [5]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Conversando

PDF download Baixe em PDF
  1. Enumere todos os pontos que pretende abordar durante a conversa. Não se esqueça de citar como foi magoada e de adicionar exemplos. No calor de uma discussão, com os nervos à flor da pele, é fácil acabar esquecendo do que tem de ser dito ou até perder o rumo da conversa. Por isso, faça dessa lista uma prioridade.
  2. 2
    Treine com antecedência. Em outras palavras: ensaie. Escreva tudo e depois repita na frente de um espelho. Se possível, peça ajuda a alguém que tem a apoiado – a pessoa pode ensaiar possíveis diálogos com você. [6]
  3. 3
    Seja sincera e vá direto ao ponto. Quando for confrontá-lo, procure ser objetiva e sempre sincera. Não tente abrandar o que ele fez nem diminuir tudo o que sentiu. Também é muito importante não ficar dando voltas antes de entrar no assunto.
    • Por exemplo, diga algo mais ou menos assim: “Fiquei muito magoada por você ter esquecido que o meu aniversário foi na semana passada. Senti-me desprezada e sem valor nenhum para você”.
  4. Tente não parecer dramática e extremamente emotiva. De outro modo, será difícil levar a sério o que tem a dizer. Mantenha a calma, para que a conversa flua mais facilmente. [7]
  5. Para conseguir ter algum êxito, será necessário evitar fazer com que ele entre na defensiva. Tente medir bem as palavras sem prejudicar o conteúdo do que está tentando dizer nem repreender o homem. Para isso, as frases começadas em “Eu” podem ajudar muito. [8]
    • Frases desse tipo podem ajudá-la a assumir integralmente o que sente: “Fiquei muito magoada por você ter esquecido do meu aniversário na semana passada”.
    • Frases em segunda pessoa, contudo, podem fazer o outro se sentir atacado, veja: “Você não liga para mim! Esqueceu-se do meu aniversário!”.
  6. Não generalize ao tentar explicar as atitudes dele. É muito difícil compreender cenários muito amplos, principalmente quando se sente atacado. Por isso, prefira exemplos e cenários bem específicos.
    • Não use frases como: “Você sempre joga os problemas mais difíceis para cima de mim”. Prefira algo como: “Fiquei muito chateada essa manhã, porque você me deixou cuidando do Junior sozinha – igual na semana passada”.
  7. Assim que terminar de se expressar, dê a ele a oportunidade de se manifestar também. Deixe-o explicar o ponto de vista dele completamente, mesmo que não esteja de acordo com o seu. [9]
    • Treine ouvir o outro de forma ativa . Esforce-se para entender claramente o que ele estiver falando. O que ele vier a dizer poderá ajudá-la a tomar uma decisão segura do que fazer.
    • Por exemplo, ele pode pedir perdão e perguntar o que fazer para corrigir determinado comportamento no futuro. Por outro lado, ele pode partir para a defesa, culpando o estresse e a falta de tempo pelo esquecimento de seu aniversário.
  8. Ao decidir-se por prosseguir com o relacionamento, diga-o que quer ver mudanças. Diga-o em detalhes como resolver os problemas para que possam seguir em frente. [10]
    • Por exemplo: “As datas comemorativas são muito importantes para mim, por essa razão, espero que, daqui em diante, anote-as em seus calendários para que não se esqueça mais”.
    • Dizer a ele claramente o que fazer trará muito mais resultados do que, simplesmente, apenas reclamar de seus sentimentos.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Seguindo em frente

PDF download Baixe em PDF
  1. Uma boa forma de encarar situações negativas é tentando descobrir o que mudar em si mesma para preveni-las no futuro. Volte no tempo e pense se haveria algo que pudesse ter feito para abrandar o ocorrido. [11]
    • Por exemplo, caso esteja magoada porque o seu parceiro nunca a contou que mantinha um outro relacionamento, isso poderia ter sido evitado se você tivesse perguntado em vez de ter só presumido que não (principalmente porque os relacionamentos abertos estão na moda).
    • No futuro, sempre pergunte aos seus parceiros: “Você é solteiro?” ou “Existe alguém mais que eu não saiba?”.
  2. Estabeleça limites . Todo relacionamento traz mágoas. Entretanto, é possível diminuir a dor, estabelecendo limites saudáveis de convivência. Os limites servem para deixar claro o que você está disposta ou não a aceitar dos outros. [12]
    • Faça uma lista de limites e compartilhe-a com as pessoas que gosta.
  3. Recuse-se a pedir desculpas ou a ficar se sentindo mal por estabelecer os seus limites. Algumas pessoas ficarão ofendidas quando forem acusadas de violar o seu espaço ou de magoá-la. [13]
    • Não se sinta intimidada nem culpada se isso acontecer. Sempre defenda as suas convicções.
  4. 4
    Esqueça quem não a respeita. Caso o homem se recuse a admitir que a magoou, o melhor a fazer é manter distância dele. Explique claramente que ele não será mais bem-vindo em sua vida se continuar desrespeitando os seus limites.
    • Pode ser difícil tomar uma atitude como essa, mas mantenha-se firme em defesa de seus direitos.
    • Converse com um psicólogo caso não esteja conseguindo se distanciar de alguém que não a respeita.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 121 233 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade