PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O sistema binário representa a linguagem interna dos computadores eletrônicos. Se você se considera um programador sério, é preciso que entenda como se dá a conversão de binário para decimal . Esse guia o ensinará como prosseguir.

Método 1
Método 1 de 2:

Usando a notação posicional

PDF download Baixe em PDF
  1. Escreva o número binário e liste as potências de da direita para a esquerda. Tome por exemplo a conversão do número binário para seu formato decimal. Em primeiro lugar, escreva-o. A seguir, escreva as potências de da direita para a esquerda. Comece com , associando-o a " ", e prossiga somando em cada expoente. Pare quando a quantidade de elementos presentes na lista for igual à quantidade de casas existentes no número binário. O exemplo, , tem oito casas, de modo que a lista (com oito elementos) ficará representada da seguinte maneira: , , , , , , , .
  2. Agora, basta escrever abaixo dos números , , , , , , e , de modo que cada dígito se relacione à respectiva potência de . O " " à direita do número binário deve corresponder ao " " à direita das potências de e assim por diante. Você também pode escrever os dígitos acima das potências, caso prefira — o importante é que estejam no lugar certo.
  3. Faça linhas, começando da direita, ligando cada dígito consecutivo do número binário à potência de mais próxima na lista superior. Comece trazendo uma linha do primeiro dígito do número binário até a primeira potência de presente na lista. A seguir, faça uma linha que vai do segundo dígito do número binário até a segunda potência de presente na lista. Continue a fazer essas conexões entre dígitos e potências. Isso o ajudará a visualizar a relação entre os dois conjuntos numéricos.
  4. Avance por todos os dígitos do número binário. Se o valor em questão for , escreva sua potência correspondente sob a linha, abaixo do dígito. Se o valor em questão for , escreva um sob a linha, abaixo do dígito.
    • Uma vez que " " corresponde a " ", o número escrito será " ". Uma vez que " " corresponde a " ", o número escrito será " ". Uma vez que " " corresponde a " ", o número escrito será " ". Uma vez que " " corresponde a " ", o número escrito será " " e, uma vez que " " corresponde a " ", o número escrito será " ". Já " ", por sua vez, corresponde a " ", sendo que o número escrito será " ", e " " corresponde a " ", resultando no mesmo valor. O valor " " corresponde a " ", tendo " " como número que o acompanha.
  5. Agora, some os números escritos abaixo da linha. Aqui está a operação: . Esse é o equivalente decimal do número binário .
  6. Agora, basta usar a notação para demonstrar que você está trabalhando com um valor decimal, ou seja, que opera em potências de dez. Quanto mais você se habituar à conversão de binário a decimal, mais fácil será memorizar as potências de e mais rapidamente você conseguirá completar esse tipo de tarefa.
  7. É possível usá-lo mesmo na conversão de um número binário como em formato decimal. Basta saber que o valor no lado esquerdo representa a posição das unidades (como de costume) e que o número à direita da vírgula está na posição das "metades", ou .
    • O " " à esquerda da vírgulaé igual a , ou . O " " à direita da vírgula é igual a , ou . Some e e você obterá , que é em notação decimal.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Usando a duplicação

PDF download Baixe em PDF
  1. Esse método não faz uso de potências. É, por isso, mais simples na conversão mental de números maiores, uma vez que basta se lembrar do subtotal. O primeiro a se fazer é escrever o número binários a ser convertido com o método da duplicação. Suponha que o valor sendo analisado seja . Comece escrevendo-o no papel.
  2. Tomando-se o número binário , o primeiro dígito no lado esquerdo é . O total anterior será , uma vez que o processo ainda não se iniciou. Você terá que dobrar o total anterior, , e somar ( ), de modo que o novo total será igual a .
  3. O total atual é e o novo dígito é . Duplique e some ( ), chegando ao novo total .
  4. Prossiga adiante. A seguir, duplique o total atual e some que é o próximo dígito ( ). O seu total agora será igual a .
  5. A seguir, duplique o total atual, que é , e some o próximo dígito, que é ( ). O novo total será .
  6. Duplique o total atual, que é , e some o dígito seguinte, que é ( ).
  7. Agora, duplique o total atual, que é , e some , que é o dígito seguinte. Como resultado, você terá .
  8. Agora, você chegou ao último número e está quase pronto! Basta tomar o total atual, que é , e duplicá-lo antes de somar , que é o último dígito ( ). Tudo concluído! Você acaba de converter da notação decimal a seu formato decimal, que é .
  9. Anote a resposta final como sendo para demonstrar que você está trabalhando com um valor decimal, ou seja, que possui base .
  10. A duplicação é útil porque o número analisado tem base . Se ela for representada por outro número, use-o em seu lugar no método descrito acima. Em um exemplo, se o número tiver base , substitua " " por ". O resultado final será sempre em formato decimal (base ).
    Publicidade

Dicas

  • Pratique. Tente converter os números binários , e . Respectivamente, seus equivalentes decimais serão , e .
  • Nota: esse método é útil apenas para a contagem e não lida com traduções ASCII.
  • A calculadora que vem com o Microsoft Windows pode fazer essa conversão em seu lugar — mas, como programador, é importante que você tenha um bom entendimento de como funciona o método por trás do processo. As opções de conversão da calculadora ficarão visíveis através da função Exibir > Científica (ou " Programador "). No Linux também é possível usar a calculadora.
Publicidade

Avisos

  • Esse método faz uso do binário não assinado, em contraste ao assinado, ao de vírgula flutuante ou ao de vírgula fixa.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 441 436 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade