Baixe em PDF
Baixe em PDF
Fazer uma cápsula do tempo é um projeto divertido, mas abri-la depois de alguns (ou muitos) anos é melhor ainda. A cápsula pode conter qualquer objeto que tenha alguma importância e que ainda vá ter em cinco, dez ou até 100 anos. O ideal é que ela preserve esses itens para as gerações seguintes, como membros da família ou até desconhecidos. Leia as dicas deste artigo para aprender a criar algo legal e que seja fascinante no futuro.
Passos
-
Decida para quem você quer fazer a cápsula do tempo. Pense em quem vai receber a cápsula no futuro para escolher melhor o que colocar nela, onde guardar e que tipo de caixa serve. Tudo tem que estar bem claro: se você mesmo vai abrir a cápsula, se vão ser os seus filhos ou netos ou até pessoas desconhecidas.
- Em caso de dúvida, pense no que você gostaria de abrir: e se seus avós tivessem deixando uma cápsula do tempo com várias lembrancinhas, bilhetes e coisas do tipo? A seu ver, a ideia de abrir uma cápsula feita há mais de 100 anos é interessante?
-
Faça uma lista dos possíveis objetos para incluir na cápsula. A lista de objetos ideais depende da sua intenção com a cápsula. Você tem a liberdade de coletar mais itens, mas acabar tirando alguns. Tudo varia de acordo com o espaço e o lugar onde ela vai ser enterrada. [1] X Fonte de pesquisa
- Se você quer fazer a cápsula para outra pessoa, coloque lembranças pessoais e atuais da sua vida nela: um par de fones de ouvido que você usou todos os dias dos últimos dois anos, uma chave velha, um cardápio do seu restaurante favorito e assim por diante.
- Se quer fazer a cápsula para gerações posteriores, pense em coisas que seriam do interesse dessas gerações, tanto em sentido pessoal quanto mais geral: convites de casamento, tecnologias e afins.
- Por fim, se você quer fazer a cápsula para quem vier muito depois do seu tempo, pense na "era" atual que estamos vivendo: itens que nem tenham tanto valor agora, mas que fiquem fascinantes em 75 ou 100 anos.
-
Coloque brinquedos para crianças na cápsula. Se você vai fazer a cápsula do tempo com os seus filhos (ou para eles, se ainda não nasceram), guarde brinquedos e jogos simples e divertidos. Não precisa pegar o brinquedo favorito da criança, e sim alguns que ela não use tanto, mas que ainda sejam memoráveis.
- A lembrança de um brinquedo muda bastante com o tempo, mas as crianças ainda têm muito carinho por esses itens.
-
Coloque alguns jornais e revistas atuais. Se você está fazendo a cápsula para pessoas de várias faixas etárias, coloque jornais, revistas e outros itens que tragam notícias sobre o estado em que o mundo se encontra hoje. Dá até para recortar manchetes e matérias específicas do dia em que a cápsula foi guardada. [2] X Fonte Confiável Library of Congress Ir à fonte
- Guarde tudo o que for de papel em sacos de plástico para preservar.
-
Coloque diários, cartas e fotos para dar um toque pessoal à cápsula. Muita gente gosta de ler mensagens antigas deixadas por outras pessoas (conhecidas ou não) na cápsula do tempo. Nesse sentido, usar diários, fotos e afins é uma boa ideia. [3] X Fonte Confiável Library of Congress Ir à fonte
- Esse tipo de objeto é ainda mais suscetível a danos, rasgos e afins. Proteja-os com sacos de plástico e de outras formas para que eles resistam à ação do tempo.
-
Coloque qualquer outro objeto compacto e não perecível. Como dito antes, você tem toda a liberdade para escolher o que colocar na cápsula do tempo — desde que os objetos caibam nela e não passem da data de validade. Sendo assim, é óbvio que não adianta colocar coisas de comer ou beber.
- Se você estiver sem ideias, pense no seu dia a dia: que objetos você mais usa? O que gosta de fazer? O que costuma ler? Fica mais fácil ter ideias assim.
-
Escreva uma carta (opcional). Essa é uma boa oportunidade para você contar a sua história às gerações futuras, incluindo o estado do mundo de hoje, as suas previsões para as décadas seguintes e afins. Não custa também explicar a sua intenção com a cápsula. [4] X Fonte de pesquisa
- Escreva a carta diretamente a que vai abrir a cápsula no futuro para dar um toque pessoal ao projeto.
-
Faça um inventário do conteúdo da cápsula. Faça uma lista de tudo o que você colocou na cápsula e guarde uma cópia dentro dela e outra nas suas coisas. Assim, quem abrir a caixa vai saber que não está faltando nada. [5] X Fonte Confiável Library of Congress Ir à fontePublicidade
-
Decida por quanto tempo a cápsula do tempo tem que ficar guardada. O tempo ideal de preservação da cápsula depende de quem você quer que a abra: de dez a 30 anos é o período ideal para você , enquanto de 60 a 70 é o mais legal para as próximas gerações. Se a sua intenção é que ela seja aberta depois desse período, comece a planejar toda a parte logística desde já.
- Você não precisa estipular uma data específica para a abertura da cápsula. Dá para abrir depois do seu casamento, quando os seus netos nascerem e assim por diante.
-
Prepare-se para imprevistos. Não importa o lugar onde a cápsula do tempo vai ser guardada, sempre há o risco de ela ser danificada antes dessa data. Por isso, proteja todos os itens que estão dentro dela e escolha um material que seja bem resistente. [6] X Fonte Confiável Library of Congress Ir à fonte
-
Use uma caixa de sapato, uma mala velha ou algo do tipo se for enterrar a cápsula em um lugar mais reservado. Se pretende guardar a cápsula em um lugar fechado e abrir em cinco a dez anos, você pode usar algum material mais simples e portátil.
- Lembre-se de que materiais como papelão e papel são extremamente frágeis a qualquer intempérie, como fogo, água e até vento.
-
Use um pote de café para fazer uma cápsula simples e de curta duração. Você pode usar um pote de café ou achocolatado de alumínio para guardar a cápsula por cerca de dez anos. Coloque-o dentro de um saco hermético fechado para evitar quaisquer danos, mesmo que mínimos. [7] X Fonte de pesquisa
-
Escolha um recipiente bem resistente se pretende desenterrar a cápsula do tempo no futuro distante. Se você pretende guardar a cápsula do tempo em um lugar aberto ou até enterrar a caixa, escolha um material bem resistente, como uma caixa de inox ou de PVC. [8] X Fonte de pesquisa
- Você pode usar um pedaço de tubo de PVC com tampa para proteger bem o conteúdo da cápsula. [9] X Fonte de pesquisa
- Você também pode usar sachês de gel (daqueles que vêm com aparelhos eletrônicos). Eles absorvem a umidade e até matam micróbios que reduzem a vida útil dos objetos que estão na cápsula do tempo.
Publicidade
-
Escolha onde guardar a cápsula de acordo com quem você quer que a abra. Se você pretende abrir a sua própria cápsula do tempo, guarde-a em casa, enterrada no quintal. Se pretende que uma geração futura (e não da sua família) a encontre, guarde-a em um lugar aberto, que não fique em uma propriedade fechada.
- Guarde a cápsula em um lugar seguro, onde não haja possibilidade de construção de casas, prédios e afins.
-
Enterre a cápsula do tempo se você quer ser mais tradicional. Enterrar a cápsula pode não ser a melhor alternativa (por uma série de motivos), mas ainda assim é o método mais clássico. Muitas cápsulas acabam esquecidas ou perdidas, além de o seu conteúdo ficar mais suscetível a danos. [10] X Fonte de pesquisa
- Um dos benefícios de se enterrar a cápsula do tempo é que ela não corre um risco tão alto de ser aberta antes da hora.
-
Guarde a cápsula em um lugar fechado se você prefere não arriscar. Guardar a cápsula do tempo em um lugar fechado e protegido das intempéries é uma boa alternativa. Você pode até ficar com vontade de abrir antes do tempo, mas tente resistir — para não perder o "encanto" pelo projeto.
-
Guarde a cápsula em um lugar aberto, mas sem enterrar, para criar a sensação de "desafio". Outra alternativa legal é guardar a cápsula do tempo em uma vasilha de inox ou poliuretano camuflada. [11] X Fonte de pesquisa
- Essas são as chamadas "geocápsulas", que deixam todo o projeto ainda mais legal e aventureiro.
Publicidade
-
Marque a data de "enterro" e a previsão de abertura na cápsula. Assim, a pessoa que encontrar a cápsula do tempo vai saber exatamente quando ela foi guardada e se deve mesmo abrir. [12] X Fonte de pesquisa
- Não escreva a data com canetinha ou na parte externa da cápsula. O ideal é gravar essa informação com algum objeto pontiagudo ou pelo menos usar uma tinta que resista à ação do tempo.
- Anote as datas dentro e fora da cápsula para deixar bem claro quando ela deve ser aberta.
-
Pense em alguma forma de se lembrar (ou de lembrar os outros) da cápsula do tempo. No mínimo, você vai ter que anotar o local e a data de abertura da cápsula em um pedaço de papel, um arquivo digital ou outra coisa do tipo. Se necessário, configure e-mails automáticos e periódicos a si mesmo. [13] X Fonte de pesquisa
- Anote o local e a data de abertura em um documento que seja passado para as gerações posteriores no caso da sua morte (por causas naturais, claro).
-
Planeje todos os passos se você pretende que a cápsula seja aberta muitos anos à frente. Se você pretende que a cápsula do tempo seja aberta anos ou décadas no futuro, conte onde ela está guardada a várias pessoas — que devem respeitar a data e a sua vontade.
- Tire fotos do lugar onde você enterrou a cápsula, identifique as coordenadas por GPS e anote todas as informações importantes para chegar ao local.
- Pense também em outras formas de evitar que a cápsula do tempo se perca. [14] X Fonte de pesquisa
-
Feche e guarde a cápsula do tempo. Feche bem a cápsula e lembre-se de colocá-la dentro de um saco hermético. Depois disso, é só resistir à tentação de abrir antes da data! Com o tempo, fica mais fácil deixar para lá. [15] X Fonte Confiável Library of Congress Ir à fonte
-
Pense em alguma forma de indicar o local onde a cápsula está guardada. Você pode até pintar um tronco de árvore ou uma pedra que fique por perto do local do "enterro" ou usar alguma estratégia mais óbvia para não se esquecer.Publicidade
Dicas
- Se você pretende guardar livros, cartas e outros documento do tipo, use somente papel que não tenha ácido na composição.
- Vá procurar as cápsulas do tempo (mesmo as improvisadas) que já estejam guardadas à sua volta. Por exemplo: a sua avó deixou alguma carta, um diário ou até uma mala por perto? A biblioteca local tem acervos de revistas, mapas e livros velhos?
- Lembre-se de marcar a data atual na cápsula do tempo.
Publicidade
Avisos
- Sempre tenha muito cuidado e respeito por objetos antigos, artefatos históricos e coisas do tipo para que eles cheguem às gerações futuras.
- Não coloque nada perecível na cápsula do tempo. Ninguém vai querer um sanduíche de 40 anos!
- Pense na vida útil dos objetos. Por exemplo: um brinquedo de plástico dura mais tempo que um livro ou uma revista, ainda mais se a cápsula do tempo for exposta à água.
Publicidade
Referências
- ↑ https://www.nytimes.com/2015/11/08/magazine/how-to-make-a-time-capsule.html
- ↑ https://www.loc.gov/preservation/resources/educational/timecapsule/ISUL.pdf
- ↑ https://www.loc.gov/preservation/resources/educational/timecapsule/ISUL.pdf
- ↑ https://www.nytimes.com/2015/11/08/magazine/how-to-make-a-time-capsule.html#
- ↑ https://www.loc.gov/preservation/resources/educational/timecapsule/ISUL.pdf
- ↑ https://www.loc.gov/preservation/resources/educational/timecapsule/ISUL.pdf
- ↑ https://www.nytimes.com/2015/11/08/magazine/how-to-make-a-time-capsule.html#
- ↑ https://www.mnhs.org/preserve/conservation/reports/timecapsule.pdf
- ↑ https://www.popularmechanics.com/home/how-to-plans/how-to/g2183/how-to-build-an-indestructible-time-capsule/
- ↑ https://www.mnhs.org/preserve/conservation/reports/timecapsule.pdf
- ↑ https://www.floridamemory.com/how_do_i/preserve/timecapsules.php
- ↑ https://www.nytimes.com/2015/11/08/magazine/how-to-make-a-time-capsule.html#
- ↑ https://crypt.oglethorpe.edu/international-time-capsule-society/most-wanted-time-capsules/
- ↑ https://crypt.oglethorpe.edu/international-time-capsule-society/register-your-time-capsule/
- ↑ https://www.loc.gov/preservation/resources/educational/timecapsule/FordCC.pdf
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 159 454 vezes.
Publicidade